Autor Tópico: 50mm ou 40mm?  (Lida 2608 vezes)

sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Online: 29 de Abril de 2015, 16:55:59
Oi gente!

Sou uma baby tanto aqui no fórum quanto na fotografia. Tudo que eu sei sobre abertura/ISO/tempo de exposição foi lendo fóruns e assistindo uns videos.
Quero saber a opinião de vocês: Compro uma Canon 50mm f/1.8 ou uma Canon 40mm f/2.8.
Fotografo dentro e fora de casa, de dia e a noite, pessoas, paisagens e animais. Gosto de tudo é um hobby mesmo, nada profissa.
Minha câmera é a Canon EOS Rebel T3 (+ Lente do Kit 18-55mm)

Adoro conversar, então quer quiser bater um papo e passar conhecimentos, vamos nessa :)
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2015, 17:01:17
Tenho as 2 e uma T3, vá de 40mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2015, 17:07:21
compra as duas!
Ricardo Ghion


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2015, 17:12:11
Eu tinha a 50mm 1.8 e vendi ela pra comprar a 40mm. Por vezes eu ainda sinto falta da 50mm, talvez deveria ter ficado com as duas...

A proposta delas é um pouquinho diferente, com a 40mm perdi em abertura, tenho menos desfoque nas minhas fotos e em ambientes escuros perdi um pouco na luminosidade que ela proporciona.
Entretanto ganhei em velocidade de foco, nitidez, barulho ao focar e tamanho.

Como o Ricardo Ghion disse, compra as duas! hehe.

Mas eu talvez daria preferencia inicialmente pra 50mm por ser mais barata e te ajuda a compreender bastante a questão de profundidade de campo e a questão da luminosidade, se comparada com a lente do Kit, por exemplo.
Como tem uma 18-55mm verá que em 50mm ela deve ficar com uma abertura máxima de F/5.6 (acho) e a cinquentinha em F/1.8, é uma bela diferença.

Depois que ficar um pouquinho mais exigente com a nitidez e foco das fotos, pega a 40mm.
Abraços
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 17:15:27 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2015, 17:23:55
Eu tinha a 50mm 1.8 e vendi ela pra comprar a 40mm. Por vezes eu ainda sinto falta da 50mm, talvez deveria ter ficado com as duas...

A proposta delas é um pouquinho diferente, com a 40mm perdi em abertura, tenho menos desfoque nas minhas fotos e em ambientes escuros perdi um pouco na luminosidade que ela proporciona.
Entretanto ganhei em velocidade de foco, nitidez, barulho ao focar e tamanho.

Como o Ricardo Ghion disse, compra as duas! hehe.

Mas eu talvez daria preferencia inicialmente pra 50mm por ser mais barata e te ajuda a compreender bastante a questão de profundidade de campo e a questão da luminosidade, se comparada com a lente do Kit, por exemplo.
Como tem uma 18-55mm verá que em 50mm ela deve ficar com uma abertura máxima de F/5.6 (acho) e a cinquentinha em F/1.8, é uma bela diferença.

Depois que ficar um pouquinho mais exigente com a nitidez e foco das fotos, pega a 40mm.
Abraços


HAHAHHAHA, comprar as duas na atual condição é abusar das minhas finanças.
O que eu sei é que a 50mm da mais efeito 'boken' que a 40mm e é mais clara, mas a nitidez da 40 é tao exorbitante comparada a 50?

Tenho as 2 e uma T3, vá de 40mm.

Tu que tem as duas, porque prefere a 40?



 :D
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2015, 17:29:13
Primeira pergunta: Para que propósito vai comprar outra lente, o que pretende fazer que não consegue fazer com a lente do kit?
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2015, 17:36:36
Primeira pergunta: Para que propósito vai comprar outra lente, o que pretende fazer que não consegue fazer com a lente do kit?

Boa.

HAHAHHAHA, comprar as duas na atual condição é abusar das minhas finanças.
O que eu sei é que a 50mm da mais efeito 'boken' que a 40mm e é mais clara, mas a nitidez da 40 é tao exorbitante comparada a 50?

Já ouvi falar várias vezes que depende da cópia da lente. Tem gente que não reclama e que acha muito boa a nitidez da 50mm, mas a minha não era muito nítida nas bordas. Com a 40mm o ganho em nitidez foi considerável, até mesmo porque ela é bem nítida em sua abertura máxima, já a 50mm perdia muita nitidez em abertura máxima.

Mas se usar ambas em algo como F/4 não dá quase pra notar diferença
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2015, 17:41:01
Primeira pergunta: Para que propósito vai comprar outra lente, o que pretende fazer que não consegue fazer com a lente do kit?

A questão eu acho que nem é o que eu não consigo fazer, e sim, o que eu posso fazer além.
Como eu fotografo só por hobby o proposito é satisfação.
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2015, 17:58:20

HAHAHHAHA, comprar as duas na atual condição é abusar das minhas finanças.
O que eu sei é que a 50mm da mais efeito 'boken' que a 40mm e é mais clara, mas a nitidez da 40 é tao exorbitante comparada a 50?

Tu que tem as duas, porque prefere a 40?



 :D

50mm é muito fechado em camera crop.
40mm é mais pratica para lugares fechados.
E o motor STM é outro nivel comparada com o da 50mm.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2015, 18:33:23
Primeira pergunta: Para que propósito vai comprar outra lente, o que pretende fazer que não consegue fazer com a lente do kit?

Primeira resposta... o $$ é dela!!! kkk Brincadeira... mas sair da lente do KIT é otimo nem pense duas vezes compre outra lente.
Ricardo Ghion


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2015, 18:43:30
Primeira resposta... o $$ é dela!!! kkk Brincadeira... mas sair da lente do KIT é otimo nem pense duas vezes compre outra lente.

HAHAHAHA opaaa
In love com as fotos desses bebes  :wub:


_______________________________________________________________ ___________________
Eu acho que: com uma lente fixa tu exercita mais a criatividade por ter que se 'mexer' para buscar o enquadramento que imaginou

Enfim... obrigada a todos pelas respostas!
Acho que vou de 40mm, por mais que ela seja mais escura que a 50, a comparação das fotos que eu vi me deixaram mais satisfeitas quando usada a 40.
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 18:46:06 por sbs »
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 29 de Abril de 2015, 18:55:25
Pegue a 40mm, para uso amador é a melhor coisa, o tamanho dela é ótimo para a T3 e a construção muito melhor que a 50mm 1.8, é uma lente pra durar :ok:
O ponto de luz que vc vai perder não irá fazer muita diferença na prática já que a 50mm só fica com uma nitidez legal em 2.8, quanto ao bokeh, vc consegue até com a 24 2.8 pancake (que é praticamente uma copia da 40mm, só mudando o campo de visão), tudo depende da sua distancia para o objeto e para o fundo ;)
O Rodrigo Eduardo tem belas fotos com a 40mm em uma T1i, dê uma olhada depois


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 29 de Abril de 2015, 19:05:55
Pegue a 40mm, para uso amador é a melhor coisa, o tamanho dela é ótimo para a T3 e a construção muito melhor que a 50mm 1.8, é uma lente pra durar :ok:
O ponto de luz que vc vai perder não irá fazer muita diferença na prática já que a 50mm só fica com uma nitidez legal em 2.8, quanto ao bokeh, vc consegue até com a 24 2.8 pancake (que é praticamente uma copia da 40mm, só mudando o campo de visão), tudo depende da sua distancia para o objeto e para o fundo ;)
O Rodrigo Eduardo tem belas fotos com a 40mm em uma T1i, dê uma olhada depois

Obrigada pela resposta Lucas :)
Realmente, eu vi que a 40mm tem uma construção superior em relação a 50mm, sendo que essa é praticamente toda de plástico.
Meu primo me recomendou uma 35mm mas R$R$R$ não da né, mais cara que minha própria câmera.

Eu gosto do efeito boken, mas não tão exagerado ao ponto de: o que é aquilo ali atras?! hahaha

Passa um link p eu ver as fotos dele :)
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Abril de 2015, 19:06:57
Olha como a nitidez da 50 mm é ruim em 1.8

https://www.flickr.com/photos/gabrielvenzi/17072550327/in/faves-ghion/

Coitada vai ficar louca, avisei compra as duas. SBS é Bokeh não Boken, eu sempre errei então vai uma ajudinha extra.
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 19:10:06 por Ricardo Ghion »
Ricardo Ghion


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 29 de Abril de 2015, 19:14:10
Olha como a nitidez da 50 mm é ruim em 1.8

https://www.flickr.com/photos/gabrielvenzi/17072550327/in/faves-ghion/

Coitada vai ficar louca, avisei compra as duas. SBS é Bokeh não Boken, eu sempre errei então vai uma ajudinha extra.

Já to louca! ahhahaha
 :o  :hysterical: Obrigada pela correção!!!!
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".