Autor Tópico: Stops  (Lida 1976 vezes)

Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Online: 22 de Outubro de 2006, 21:01:03
Salvem,

Eu sei que cada aumento ou diminuição da abertura é chamado de um stop. O mesmo, até aonde eu sei, vale para o Iso e o obturador.

Pois bem, digamos que mostre uma foto e vcs digam, olha vc deveria puxar um stop nesta foto. Eu deveria entender o que? É para aumentar a exposição inteira (Iso, f/stop  e obturador) em 1 ponto, só um dos três ou não é nada disso e eu sou uma azêmola?
 :denken:

Valeu
« Última modificação: 22 de Outubro de 2006, 21:02:06 por Aneopa »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2006, 21:22:21
Aumentar um ponto pode ser aumentar o ISO de 100 para 200, aumentar o tempo de exposição de 1/125s para 1/60s ou aumentar a abertura de f8 para f5,6.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2006, 21:26:08
Exatamente como o Paulo falou, 1 stop é mudar 1 ponto alguma coisa.

Foto "original": 1/125 f5.6 ISO 400

Foto com mais 2 stops: 1/125 f5.6 ISO 3200
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2006, 21:32:17
Valeu gente, sigo desasnando.

[]ss


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2006, 21:33:50
Oi!
Vamos deixar o ISO de lado, finge que vc está fotografando com filme e o seu ISO é o do filme, ou seja, fixo.
Então vc fica com 2 variáveis de exposição, certo? Abertura do diafragma e velocidade do shutter.
Para você alterar 1 stop da sua exposição, vc vai prá 2 lados - precisa de maior exposição (mais luz) ou de menor exposição ( menos luz).
Se você precisa de maior exposição, tem 2 jeitos básicos > diminuir a velocidade do shutter , ou obturador, ou aumentar a abertura do diafragma, ou seja, diminuir o numero da medida da abertura que vc tem.
Se vc precisa de menor exposição, é o contrário > aumente a velocidade, ou diminua a abertura.

Uma vez que vc tenha isso claro, pense no ISO.
Se por acaso vc se ver numa situação de pouca luz e não possa ou não queira usar flash, nas digitais vc pode mudar o ISO e assim conseguir mais sensibilidade `a luz, o que resulta em stops `a mais em velocidade ou maior abertura do diafragma. Em filme, usar ISO alto pode causar granulação na imagem, o equivalente a ruído nas digitais. Apesar de não ser muito desejável, há situações onde isso não afeta muito o produto final.

Será que eu ajudei ou piorei a sua dúvida???

Agora me diz :

o que é azêmola???????

 :bye1:  :bye1:  


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2006, 21:41:01
Obrigado Quiqui,
Ajudou sim, obrigado.

Azêmola é uma besta de carga...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2006, 22:38:03
Cada ponto significa o dobro da luz ou a metade da luz (se for mais ou se for menos). Voc~e pode consguir dobrer a luz de várias maneiras. Por exemplo, se você fotografou em 1/100, dobrar a luz é fotografar em 1/50, pois quanto mais lento, mais tempo a cortina fica aberta. É fácil ver isso no caso da velocidade.

Mas se sua fotografia foi em 1/100s e f5.6, voc~e pode dobrar a luz de duas maneiras diferentes. Pode fazer, como eu disse antes, 1/50 e f5.6 ou manter 1/100s e abrir mais o diafragma, um ponto então ficaria f4.

No caso do diafragma a escala de dividir por dois a luz obedece a seguinte escala: 1 - 1.4 - 2 - 2.8 - 4 - 5.6 - 8 - 11 - 15 - 22.

Isso significa que se voc~e está com f8 e passa para f5.6, você aumentou o buraco do diafragma e isso produziu o dobro da luz.

Além disso, você pode mudar o ISO. O ISO é diferente, você mantém a luz igual, mas usa um meio de captura que reage duas vezes mais se voc~e passar de ISO 100 para ISO 200. Você não aumentou a exposição, você aumentou a reatividade do meio à mesma exposição. Mas dobrando o valor termina funcionando mais ou menos como dobrar a luz.


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2006, 09:48:30
Citar
Obrigado Quiqui,
Ajudou sim, obrigado.

Azêmola é uma besta de carga...
as bestas de carga, são mais espertas que seus condutores...elas se recusam a cruzar pontes frágeis, ao passo que seus condutores normalmente vão parar no fundo do abismo... :laughing: portanto, uma azêmola é esperta e por isso faz perguntas aos foristas e aprende...o condutor presunçoso sai fotografando de qualquer jeito e suas fotos vão para o abismo... :denken:  
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2006, 22:14:11
Citar
Citar
Obrigado Quiqui,
Ajudou sim, obrigado.

Azêmola é uma besta de carga...
as bestas de carga, são mais espertas que seus condutores...elas se recusam a cruzar pontes frágeis, ao passo que seus condutores normalmente vão parar no fundo do abismo... :laughing: portanto, uma azêmola é esperta e por isso faz perguntas aos foristas e aprende...o condutor presunçoso sai fotografando de qualquer jeito e suas fotos vão para o abismo... :denken:
 :laughing:
  :clap:  :clap:  :clap:

Adorei essa resposta !!!

E viva as azêmolas !!!!

 :bye1:

()s
GuiGui


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2006, 15:24:14
Mais uma vez obrigado a todos, é engraçado como às vezes basta uma sentença para que tudo fique claro... " Cada ponto significa o dobro da luz ou a metade da luz", esta frase aumentou em 2 stops meu conhecimento sobre exposição...

Em relação a azêmola é realmente melhor ser uma assumida e interessada que um puro sangue presunçoso e ignorante...

 :thmbup:  :clap:  :thmbup:

Valeu!!!


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2006, 19:54:33
Aneopa.
Lembre-se, quanto maior o número de "f", menor fica a abertura da lente, ou seja, menos luz passa pelo orifício.
Quanto maior a abertura (número f menor), menor a profundidade de campo e quanto menor a abertura (número f maior), maior a profundidade de campo.
Juntamente com o tempo de exposição, é possível tirar fotos mais criativas. Por exemplo, o véu da cascata, o panning, o congelamento das asas de um beija-flor, etc.
Veja:
ISO 100   1/30    f2,8
ISO 200   1/60    f2,8
ISO 400   1/125  f2,8
A iluminação é a mesma, mas o resultado da foto é totalmente diferente um do outro, em 1/30 a foto pode ficar com rastro e em 1/125 pode congelar a cena. Depende da situação.
Meu raciocínio é:
Muita luz e pouca ação, ISO baixo;
Muita luz e muita ação, ISO médio;
Pouca luz e pouca ação, ISO ISO alto;
Pouca luz e muita ação, ISO mais alto.
Cena com pouca ação 1/15 a 1/60;
Cena com ação média 60 a 250;
Cena com muita ação, acima de 1/250.
Paisagens, velocidade baixa e pequena abertura;
Pessoas, animais e detalhes, velocidade média e grande abertura.
Não sei se compliquei mais ainda. Mas a intenção foi ajudar.
O melhor é praticar em várias situações e fazer experiências alterando estes valores e conferindo os resultados.
Abraços.


 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2006, 22:30:44
Nelson, não esqueça que os f são frações.
2,8 = 1/2,8
32 = 1/32

Assim, a rigor, quanto menor o numero f, menos a abertura ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2006, 07:09:22
Citar
Nelson, não esqueça que os f são frações.
2,8 = 1/2,8
32 = 1/32

Assim, a rigor, quanto menor o numero f, menos a abertura ;)
Falou, Xiru.
Acho que me expressei mal, sei que são frações, o que quiz dizer é que maior é o  número que aparece no display.
Obrigado por ter lembrado.
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2006, 16:50:36
Gostei de aprender sobre a azêmola!  :mf_w00t2: