Autor Tópico: Abrir Negócio - Fotografia  (Lida 1578 vezes)

thalisantos8

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
    • Blog D'Thalita
Online: 30 de Abril de 2015, 14:57:51
Boa tarde, gostaria de algumas informações sobre abrir meu proprio negocio de fotografia. Já li muitos artigos sobre estes assuntos, mas nenhum respondeu minhas questões com clareza.
Estou abrindo meu negócio de fotografia, entretanto, não posso me inscrever como MEI e nem abrir uma empresa normalmente, vou contratar um maquiador para a produção de alguns books, minhas duas dúvidas são: terei que elaborar um contrato com este maquiador e se terei/poderei dar um "recibo" de pagamento à ele, e se posso emitir algum recibo aos meus clientes? Tudo isso ate poder inscrever-me no MEI e sair da informalidade. Também gostaria de saber se, como serei informal, se posso abrir um negócio físico para meus clientes irem até meu escritório, ou se não é necessário.
Agradeço se puderem ajudar, abraços.


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2015, 15:29:50
Tu chegou a entrar em contato com alguma contabilidade?
Teu foco é prestar serviços para pessoa física ou jurídicas?
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


thalisantos8

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
    • Blog D'Thalita
Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2015, 16:36:28
Tu chegou a entrar em contato com alguma contabilidade?
Teu foco é prestar serviços para pessoa física ou jurídicas?

Para pessoas físicas.. Ainda não entrei em contato


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2015, 16:43:35
Então para você talvez seja mais viável ser autônomo (CEI)
Entra em contato com um escritório, marca um horários as vezes eles nem cobram, é que tudo depende da sua renda mensal e cliente final.
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


thalisantos8

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
    • Blog D'Thalita
Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2015, 18:23:22
Então para você talvez seja mais viável ser autônomo (CEI)
Entra em contato com um escritório, marca um horários as vezes eles nem cobram, é que tudo depende da sua renda mensal e cliente final.

Lhe mandei um email...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2015, 19:52:34
Começa do jeito que der e vai levando.... pra vender seu produto você não precisa de Nota Fiscal não.

Sobre ter espaço físico sem CNPJ e Inscrição depende da cidade.. Tem lugar que não tem fiscalização nenhuma.. em outros locais pode ser mais complicado, principalmente se tiver denúncia de concorrente..

A informalidade te fecha algumas portas e pode te complicar em algumas coisas, mas se é o que pode fazer por enquanto acho que tem que tentar...
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 19:54:03 por Luciano.Queiroz »


Henrique Medeiros

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2015, 20:28:29
Contrato sempre, mesmo na informalidade o contrato e o recibo lhe protegem e servem de prova de quitação das suas obrigações quanto ao seu maquiador por exemplo e com os clientes também acho que vale a pena se puder fazer um esforço e se inscrever logo no MEI, pois isso lhe dá mais peso e acaba ganhando clientes, as vezes surge a grande oportunidade e por falta de uma formalização acaba perdendo !


Henrique Medeiros

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2015, 20:31:58
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/quanto-custa

neste link explica os custos de se abrir o MEI é praticamente de graça !


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2015, 19:27:09
não posso me inscrever como MEI e nem abrir uma empresa normalmente
Olá,

Por que não ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2015, 15:36:02
Pessoal, atenção a formalização através do MEI (Micro Empreendedor Individual). O MEI responde com seu patrimônio pessoal. Ou seja, seus bens pessoais são garantidores de suas atividades empresariais...
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600