Autor Tópico: Que efeito é esse ?  (Lida 3817 vezes)

RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Online: 02 de Maio de 2015, 08:43:27
Bom dia galera gosto muito do trabalho do duo borgatto.
Eles fazem umas fotos na festa do casamento que eu acho muito bacana,  mas n sei como chama esse efeito

Sera que alguém sabe como chama e me explicar ? Queria muito aplicar esse efeito no meu trabalho.

Abaixo segue o link
http://www.duoborgatto.com/casamento/um-casamento-na-fazenda-de-tarde-cheio-de-amor.html

Obs: as fotos estao na parte da festa,
Nesse efeito usaram o modo multi ?


Se alguem puder me ajudar eu agradeço

Não coloquei a foto em si pq n sabia se podia colocar foto sem autorização.

Valeu
"O importante é o que importa e vice-versa"


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2015, 08:48:56
 :snack: Acompanhando, me deu curiosidade
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2015, 10:05:46
Não sei especificamente de qual foto se trata, mas acredito que seja esta técnica simples: Obturador em baixa velocidade e flash em segunda cortina.

E em algumas ele movimentou propositalmente a câmera entre o clique e o disparo do flash. Movimentos curtos e suaves obviamente.

Pode testar ai! :D
« Última modificação: 02 de Maio de 2015, 10:08:46 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2015, 10:13:26
Não sei especificamente de qual foto se trata, mas acredito que seja esta técnica simples: Obturador em baixa velocidade e flash em segunda cortina.

E em algumas ele movimentou propositalmente a câmera entre o clique e o disparo do flash. Movimentos curtos e suaves obviamente.

Pode testar ai! :D

Muito Obrigado pela sua colaboração !

Vou fazer o teste hoje mesmo ! Depois conto se o resultado foi superação ou decepção !

 :D :D :D
"O importante é o que importa e vice-versa"


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2015, 10:30:56
Hahahaha, teste com diferentes velocidades do obturador, já que a luz própria do ambiente influenciará bastante também no resultado final!

Só não se esqueça do flash em segunda cortina e depois poste os resultados  :ok:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2015, 11:49:26
alcure, ao que eu saiba, o flash pode ser na primeira ou na segunda cortina. E parando pra pensar, talvez seja até mais fácil na primeira.

O princípio é: Usar baixa velocidade com flash. O flash vai congelar as pessoas e o efeito é obtido movendo a câmera enquanto a cortina está aberta. Se o flash for na primeira cortina, vc primeiro faz a foto das pessoas e depois com a cortina ainda aberta move a câmera pra criar o efeito. Na segunda cortina, vc primeiro faz o efeito e depois compõe a cena quando o flash for disparar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2015, 14:34:32
alcure, ao que eu saiba, o flash pode ser na primeira ou na segunda cortina. E parando pra pensar, talvez seja até mais fácil na primeira.

O princípio é: Usar baixa velocidade com flash. O flash vai congelar as pessoas e o efeito é obtido movendo a câmera enquanto a cortina está aberta. Se o flash for na primeira cortina, vc primeiro faz a foto das pessoas e depois com a cortina ainda aberta move a câmera pra criar o efeito. Na segunda cortina, vc primeiro faz o efeito e depois compõe a cena quando o flash for disparar.

Senão me engano muda o efeito.
Em uma a luz fica em cima da pessoa e no outro fica o contrario.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Henrique Medeiros

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2015, 15:28:43
Existem dois tipos de efeito trabalhados no flash ai, o primeiro é o flash em segunda cortina trabalhado com um leve deslocamento da câmera antes do disparar do falsh o segundo parece ser multiplo ou tambem chamado strobo onde o flash dispara várias vezes na mesma foto com uma velocidade de obturação lenta. A sincronização eu acho legal mas o strobo nas fotos em questão que eu vi não gostei do efeito.


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2015, 18:50:00
alcure, ao que eu saiba, o flash pode ser na primeira ou na segunda cortina. E parando pra pensar, talvez seja até mais fácil na primeira.

O princípio é: Usar baixa velocidade com flash. O flash vai congelar as pessoas e o efeito é obtido movendo a câmera enquanto a cortina está aberta. Se o flash for na primeira cortina, vc primeiro faz a foto das pessoas e depois com a cortina ainda aberta move a câmera pra criar o efeito. Na segunda cortina, vc primeiro faz o efeito e depois compõe a cena quando o flash for disparar.

Quando fazia eventos usava flash na primeira cortina e velocidade baixa, é muito mais fácil focar e enquadrar na primeira cortina.


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2015, 09:34:10
Fala galera,

Fiz alguns testes no casamento que fui, mas não cheguei no resultado que queria,
fiz vários teste em primeira e segunda cortina mas acho que é uma questão de prática mesmo.
Me esqueci de disparar no modo multi, quando tiver um tempo conto minha experiência

Não deu tempo de analisar as fotos ainda porque como foi freela, meu cartão ficou com meu amigo,
vou pegar essa semana.

Uma dúvida que eu tive, vocês fazem esse efeito com flash rebatido ou direto ?
Se direto vocês alteram o zoom do flash ?

Valeu Abraço.
"O importante é o que importa e vice-versa"


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2015, 12:37:44
Fala galera,

Fiz alguns testes no casamento que fui, mas não cheguei no resultado que queria,
fiz vários teste em primeira e segunda cortina mas acho que é uma questão de prática mesmo.
Me esqueci de disparar no modo multi, quando tiver um tempo conto minha experiência

Não deu tempo de analisar as fotos ainda porque como foi freela, meu cartão ficou com meu amigo,
vou pegar essa semana.

Uma dúvida que eu tive, vocês fazem esse efeito com flash rebatido ou direto ?
Se direto vocês alteram o zoom do flash ?

Valeu Abraço.

Eu faria com flash direto, de preferencia fora da câmera. Flash rebatido vai iluminar o ambiente todo, o que pode perder o efeito.


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2015, 12:40:26
Eu faria com flash direto, de preferencia fora da câmera. Flash rebatido vai iluminar o ambiente todo, o que pode perder o efeito.


Opa ! boa dica vou testar dessa forma também em uma próxima oportunidade.

"O importante é o que importa e vice-versa"


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #12 Online: 04 de Maio de 2015, 13:12:35
Eu costumo fazer na primeira cortina (nem sabia que dava pra fazer na segunda :aua:) e não gostava muito do resultado pq as luzes do ambiente ficavam passando na frente do rosto das pessoas =P

No próximo casório vou inverter, deve dar um resultado mais legal
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2015, 13:32:45
Da pra fazer de várias formas, rebatido ou direto, na primeira ou na segunda cortina, puxando o zoom ou balançando a câmera.

Essa aqui eu fiz na primeira cortina, com flash rebatido e girando a câmera em seu eixo horizontal.



lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2015, 22:42:38

Da pra fazer de várias formas, rebatido ou direto, na primeira ou na segunda cortina, puxando o zoom ou balançando a câmera.

Essa aqui eu fiz na primeira cortina, com flash rebatido e girando a câmera em seu eixo horizontal.



Ficou bem legal!