Autor Tópico: Você posiciona a modelo, se posiciona, tenta focar e....  (Lida 6151 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #30 Online: 06 de Maio de 2015, 20:39:55
A maior capacidade de abertura do diafragma de lentes, esta relacionado proporcionalmente com a qualidade da imagem que se obtem dela?
quanta mais luz voce tem para fazer a foto melhor e a opçao de qualidade.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #31 Online: 06 de Maio de 2015, 21:16:18
Esse ja ouvi isso de algumas pessoas. Mas eu nao concordo exatamente com a frase.

A lente sempre está na abertura máxima então além da imagem no viewfinder ser mais clara, fica mais fácil perceber a profundidade de campo, independente da abertura que se use na foto em sí. Não tem desvantagens, só vantagens na lente mais clara.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #32 Online: 07 de Maio de 2015, 08:31:40
A lente sempre está na abertura máxima então além da imagem no viewfinder ser mais clara, fica mais fácil perceber a profundidade de campo, independente da abertura que se use na foto em sí. Não tem desvantagens, só vantagens na lente mais clara.
  :clap: :clap: E com pouca luz ambiente , mais ainda, facilita a visao!!!
« Última modificação: 07 de Maio de 2015, 08:32:02 por agalons »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 07 de Maio de 2015, 08:44:28
Com mais luz entrando (lente mais aberta) o sistema de foco consegue se trabalhar melhor.

Tanto pra AF quanto pra MF com confirmação de foco.

Isso é fato. Tanto é que as cameras tem um f/stop limite para auto foco.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 07 de Maio de 2015, 08:48:15
Interessante este ponto da discussão, concordo que é sempre bom ter uma lente mais clara... é uma possibilidade que está lá! Maior abertura, desfoque, possibilidade de usar um ISO menor, etc...
A questão do foco ser facilitado, também está OK.

O que foi questionado anteriormente, as vezes também me pergunto, ok tenho uma lente 1.8, 1.4 - mas fotografo com ela em 80% das vezes em f4... caso prático para mim é o exemplo de uma 85mm 1.8 montada em uma APS-C, com distância focal equivalente a 135mm, vai fotografar em 1.8... a foto se torna possível com menor iso pela entrada de mais luz, porém ter apenas um olho em foco, parte do rosto desfocado, nem sempre ou quase nunca é a intenção...

Acho que com câmeras como as FF atuais que estão entregando qualidade aceitável em ISO muito elevado, o jogo fica mais equilibrado, afinal utilizar o diafragma todo aberto envolve muito mais que apenas entrar mais luz... muitas vezes a intenção da foto não contempla um DOF tão curto.... mas como disse inicialmente sempre é melhor ter a possibilidade que não ter (claro se paga um preço elevado por isso).
« Última modificação: 07 de Maio de 2015, 08:50:03 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 07 de Maio de 2015, 09:53:20
Na verdade eu não estava falando de nitidez, claridade ou qualquer outro atributo técnico.

E sim do fato de alguns, como eu fiz, gastarem com lentes claras e na hora da verdade usar uma abertura menor por medo de errar. Desperdiçando a chance de fazer fotos mais criativas em troca de segurança.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 07 de Maio de 2015, 10:29:36
Na verdade eu não estava falando de nitidez, claridade ou qualquer outro atributo técnico.

E sim do fato de alguns, como eu fiz, gastarem com lentes claras e na hora da verdade usar uma abertura menor por medo de errar. Desperdiçando a chance de fazer fotos mais criativas em troca de segurança.

Entendi bem a sua citação e compartilho dela...no meu caso também uso em F4 por medo de errar o foco e perder um momento, muitas vezes único e rápido!
« Última modificação: 07 de Maio de 2015, 10:29:54 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #37 Online: 07 de Maio de 2015, 11:26:29
Tenho duas lentes: uma 28mm f/1.8 e uma 50mm f/1.4
Meu normal é usar elas em f/2.8 ou mais abertas.

Isso vai do uso e do seu costume com o equipamento.

Claro... quando junta aquela galera pra uma foto num evento ou com os amigos, já fecho mais. E isso é normal.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 07 de Maio de 2015, 11:41:07
Tenho duas lentes: uma 28mm f/1.8 e uma 50mm f/1.4
Meu normal é usar elas em f/2.8 ou mais abertas.

Isso vai do uso e do seu costume com o equipamento.

Claro... quando junta aquela galera pra uma foto num evento ou com os amigos, já fecho mais. E isso é normal.

Quando comprei a 85mm 1.8, inicialmente tive um susto, com a dificuldade para acertar com ela em 1.8... depois vi que a deficiência era minha... com o passar do tempo e treino... as coisas estão se acertando!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 07 de Maio de 2015, 14:23:23
Prezados,

Salve.

Vou deixar aqui o registro de como EU trabalho.

Minhas lentes 2.8 trabalham quase sempre em 2.8 (salvo claro nos casos, por exemplo, de uma sessão externa contra a luz - já adianto que faço o que posso para não usar filtros, embora os tenha, especialmente em função da nitidez).

Nas lentes 1.4 eu trabalho quase sempre de 2.8 para baixo. Muitas vezes em 1.8 e 2.0.

Não temos (na equipe que faço parte) medo (no bom sentido) de trabalhar no limite. Usamos lentes de excelente qualidade (ao menos no nosso julgamento) justamente para poder contar com qualidade de imagem em situações criticas.

O mesmo vale para os corpos. Trabalhamos com ISO alto, sem medo. No início foi um choque para mim sair da minha barreira psicológica dos 800. Depois que conheci os resultados e aprendi a trabalhar no limite foi só alegria.

Nas câmeras da linha 800 eu trabalho em ISO 3.200 rindo, 4.000, as vezes. Na D4 trabalhar em ISO 10.000, e as vezes um pouco mais, é regra.

Perder fotos em função de baixa profundidade de campo ou de ruído?!?

Muito difícil, mas preferimos perder fotos a não entregar o trabalho com uma linguagem que não é nossa por insegurança (ou se preferirem, por conservadorismo - por favor, no bom sentido).

Agora, nossa experiência, perdemos bem poucas fotos, pode acreditar.


 :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #40 Online: 07 de Maio de 2015, 15:02:17
Na verdade eu não estava falando de nitidez, claridade ou qualquer outro atributo técnico.

E sim do fato de alguns, como eu fiz, gastarem com lentes claras e na hora da verdade usar uma abertura menor por medo de errar. Desperdiçando a chance de fazer fotos mais criativas em troca de segurança.
e so fazer testes, aprender a explorar o equipamento, se esta sozinho nao vai se arriscar,
mais com 2/3 fotografos em evento, ali um pode treinar.
Antes com iso 100 as lentes nunca passavam de 5.6 ou 4, mais ja passou muito tempo, tudo mudou!!!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #41 Online: 07 de Maio de 2015, 18:49:41
quanta mais luz voce tem para fazer a foto melhor e a opçao de qualidade.

Eu nao entendi.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #42 Online: 07 de Maio de 2015, 18:57:54
A lente sempre está na abertura máxima então além da imagem no viewfinder ser mais clara, fica mais fácil perceber a profundidade de campo, independente da abertura que se use na foto em sí. Não tem desvantagens, só vantagens na lente mais clara.

Ah sim. No sentido poder ver uma imagem mais clara no viewfinder ajuda mesmo.
Eu pensava que estava sendo relacionado na qualidade da imagem feita com lentes mais claras.

Pegue muitas lentes medio formato ou grande formato que tem seu limite ate f/4 ou f/5.6 evera qualidade que elas oferecem as image muito alem de lentes mais claras feitas para formato menores. Por isso, em questao de qualidade de imagem frequentemente vale mais apena adaptar uma lente para medio formato f4 ou f5.6 do que usar uma f1.2 para 35mm.

Alem de tudo a maxima abertura de uma lente nao tende a ser a melhor que essa oferece em qualidade de si.




@topico.

Em ambiente com luz controlada e situacao controlada, como ensaios fotograficos, eu ainda nao peguei o sentido tanto tecnico quanto estetico de se utilisar a abertura maxima de uma lente. Mas por ser uma questao de gosto muito pessoal fica a criterio de cada um.