agora que a briga pelos pixeis já abrandou e todo mundo praticamente ja fala a mesma lingua em termo de tecnologia (Nikon, Canon, Sony, Fuji, Pentax etc. Bem que os fabricantes poderiam começar a fazer modelos voltados a certos tipos de trabalho como um modelo com configuração voltada para portrait e studio, um outro voltado para vida selvagem e natureza e com mais recursos dedicados a este ou aquele nicho. seria interessante o que vocês acham ???
Equipamentos dedicados eh o que eu chamaria de "profissional".
O maior publico alvo, que da o grosso do faturamento dessas empresas, eh o publico amador/estusiastas que querem poder fazer tudo com suas cameras, e nao os profissionais dedicados a uma area.
Fora o anceio do publico em geral (incluindo a gran maioria dosmprofissionais) sobre aspectos tequinicos/tecnologicos/eletronicos, quanto mais a camera possui mais agrada o publico em geral.
Eu nao sei de que guerra dos pixels vc esta falando. A Canon usou muito do aspecto do pixel para fazer propaganda de superioridade tecnologica/qualidade. A Nikon, ate recentemente, sempre foi de ignorar esse anceio do publico por pixels e manter suas cameras na base dos 7, 12, 16 pixels ate onde eu sei. Pq mais pixels significa ate certo ponto comprometimento da qualidade. Logo ela so oferece mais pixels quando garante que nao comprometera a qualidade da imagem.
Ate mesmo pq mais de 12 ou 16 pixels eh exageiro. Quase ninguem precisa. Para a maioria do publico so serve para ocupar mais memoria e deixar o processador mais lento. 7 pixels eh mais do que o suficiente para uma foto impressa tamanho A4 visto bem de perto.
O mesmo vale para o tamanhomdo sendor. A Nikon tentou resistir a nao oferecer sensor full frame, pq pelo menos na epoca, sensores full frames perdem/iam definicao nos cantos, quanto que os sensores menores mantinha a qualidade na area total da imagem. Mas ao ver a avalanche de fotografos que trocaram suas Nikons e migraram para a Canon, por causa de seus sensores full frames, a Nikon se viu obrigada a oferecer sensor full frame para manter o publico que sobrou e tentar resgatar o publico que migrou.
Em geral a Canon considerada uma marca que cria apelos para atrair amadores e Nikon tentando usar da logica da qualidade tecnica "profissional" para manter seua marca como referencia profissional. A Canon assim conseguiu tomar uma grande fatia da torta.
Ironicamente, marcas como Pentax que sempre se dedicou ao publico amador/entusiastas frequentemente faz cameras mais resistentes, a prova de chuva, lentes com melhores definicao para retratos, entre outras qualidades melhores que muitas cameras da Nikon e Canon, mas boa parte do publico ignora pq "eh marca para amadores" e Ninkon e Canon sao "marcas profissionais".
Ou muitas vezes ficam babando para umas Hasselblad da vida quando essas carregam sensores Sony e lentes Fuji ao qual tal mesmo publico fazem cara torta para a marca.
Logo, se espera algo mais dedicado, sugiro fugir da onda das massas influenciadas pelos anceios tequinicos e apelos marketeiros.