Autor Tópico: Você posiciona a modelo, se posiciona, tenta focar e....  (Lida 6176 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Online: 02 de Maio de 2015, 10:26:23
e a porra do ponto de foco não alcança os olhos da modelo (que é o que você está querendo focar) sem comprometer o resto da composição. Você pensa: Vou me afastar mais e com isso compromete ainda mais a composição porque está em um declive.

Como vocês solucionam esse problema?

Passei por isso milhares de vezes ontem, realmente sofri! Percebi sérias deficiências em meu equipamento, pois acredito que a única solução para esta situação seria trocar de lente, mas da mesma forma acredito que a composição se comprometeria. A única solução que pensei para garantir o mínimo de foco foi aumentar a potencia do flash e fechar mais a abertura.

Foi a primeira vez que eu pude culpar a minha cinquentinha, e naquele momento colocar a 20mm não era uma opção para mim por causa da deformação que ela causaria.

Existe algum outro macete para estas situações?

 :aua: :aua: :aua:
« Última modificação: 02 de Maio de 2015, 10:28:00 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2015, 18:09:39
Vc quer dizer que no enquadramento nenhum dos pontos de foco disponiveis no viewfinder se encontrava ao olho da modelo?

Se for isso, eh so usar o ponto de foco mais proximo do olho da modelo, focar, reenquadrar rapidamente e disparar o obturador. Foi como eu sempre fiz com camera digital. Mas se a lente tiver anel de foco e o viewfinder for grande o suriciente eu prefiro foco manual para evitar todo esse movimento.

A recomposicao pode em alguns casos, alterar um poco a distancia do foco, se o ponto de foco usado para focar estiver muito longe em sua posicao apos recomposicao. Mas nada que fara diferenca na maioria dos casos, principalmente retratos com f/stop da lente entre f/5.6 e f/ 11.

Se vc nao estiver fazendo baterias de fotos, fotografando lentamente, apos focar no olho, vc tira o dedo do disparador, recompem e pressiona o disparador pulando o nivel do foco automatico, para nao sair do foco.

Eh tudo o que eu sei. Mas ja fazem alguns anos que eu nao uso foco automatico. Se eu estiver desatualizado sobre alguma tecnologia nova alguem me avise.


Henrique Medeiros

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2015, 20:23:08
queria uma maquina toda manual com o visor primático das antigas e só com a captura digital rsrsr


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2015, 09:32:50
Eu tenho dificuldades em usar foco manual, ainda mais qndo o ponto de foco é um olho fora do enquadramento! Simplesmente é impossível para mim, acho que tenho problemas de visão! hahahahaha
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2015, 10:00:52
Se o sensor for menor que 35mm eh dificil acertar o foco mesmo.
Mas a qualidade dos viewfinders degradaram bastante com o foco automatico, pq apesar de muitas cameras ainda oferecerem a opcao do foco manual e muitas lentes ainda serem fabricadas com opcao para foco manual, as cameras digitais em gerais nao foram feitas para usar foco manual.

Quando alguem acostumado com cameras digitais olha o viewfinder da minha Nikon F3 HD nao tem quem nao diga "wow!!!".


Henrique Medeiros

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2015, 13:12:36
agora que a briga pelos pixeis já abrandou e todo mundo praticamente ja fala a mesma lingua em termo de tecnologia (Nikon, Canon, Sony, Fuji, Pentax etc. Bem que os fabricantes poderiam começar a fazer modelos voltados a certos tipos de trabalho como um modelo com configuração voltada para portrait e studio, um outro voltado para vida selvagem e natureza e com mais recursos dedicados a este ou aquele nicho. seria interessante o que vocês acham ???


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2015, 17:10:19
agora que a briga pelos pixeis já abrandou e todo mundo praticamente ja fala a mesma lingua em termo de tecnologia (Nikon, Canon, Sony, Fuji, Pentax etc. Bem que os fabricantes poderiam começar a fazer modelos voltados a certos tipos de trabalho como um modelo com configuração voltada para portrait e studio, um outro voltado para vida selvagem e natureza e com mais recursos dedicados a este ou aquele nicho. seria interessante o que vocês acham ???
Equipamentos dedicados eh o que eu chamaria de "profissional".

O maior publico alvo, que da o grosso do faturamento dessas empresas, eh o publico amador/estusiastas que querem poder fazer tudo com suas cameras, e nao os profissionais dedicados a uma area.

Fora o anceio do publico em geral (incluindo a gran maioria dosmprofissionais) sobre aspectos tequinicos/tecnologicos/eletronicos, quanto mais a camera possui mais agrada o publico em geral.

Eu nao sei de que guerra dos pixels vc esta falando. A Canon usou muito do aspecto do pixel para fazer propaganda de superioridade tecnologica/qualidade. A Nikon, ate recentemente, sempre foi de ignorar esse anceio do publico por pixels e manter suas cameras na base dos 7, 12, 16 pixels ate onde eu sei. Pq mais pixels significa ate certo ponto comprometimento da qualidade. Logo ela so oferece mais pixels quando garante que nao comprometera a qualidade da imagem.

Ate mesmo pq mais de 12 ou 16 pixels eh exageiro. Quase ninguem precisa. Para a maioria do publico so serve para ocupar mais memoria e deixar o processador mais lento. 7 pixels eh mais do que o suficiente para uma foto impressa tamanho A4 visto bem de perto.

O mesmo vale para o tamanhomdo sendor. A Nikon tentou resistir a nao oferecer sensor full frame, pq pelo menos na epoca, sensores full frames perdem/iam definicao nos cantos, quanto que os sensores menores mantinha a qualidade na area total da imagem. Mas ao ver a avalanche de fotografos que trocaram suas Nikons e migraram para a Canon, por causa de seus sensores full frames, a Nikon se viu obrigada a oferecer sensor full frame para manter o publico que sobrou e tentar resgatar o publico que migrou.

Em geral a Canon considerada uma marca que cria apelos para atrair amadores e Nikon tentando usar da logica da qualidade tecnica "profissional" para manter seua marca como referencia profissional. A Canon assim conseguiu tomar uma grande fatia da torta.

Ironicamente, marcas como Pentax que sempre se dedicou ao publico amador/entusiastas frequentemente faz cameras mais resistentes, a prova de chuva, lentes com melhores definicao para retratos, entre outras qualidades melhores que muitas cameras da Nikon e Canon, mas boa parte do publico ignora pq "eh marca para amadores" e Ninkon e Canon sao "marcas profissionais".

Ou muitas vezes ficam babando para umas Hasselblad da vida quando essas carregam sensores Sony e lentes Fuji ao qual tal mesmo publico fazem cara torta para a marca.

Logo, se espera algo mais dedicado, sugiro fugir da onda das massas influenciadas pelos anceios tequinicos e apelos marketeiros.


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2015, 17:45:27
Ou muitas vezes ficam babando para umas Hasselblad da vida quando essas carregam sensores Sony e lentes Fuji ao qual tal mesmo publico fazem cara torta para a marca.

Isso quando não é uma Sony inteira remarcada para Hasselblad  :hysterical:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2015, 03:14:16
Isso quando não é uma Sony inteira remarcada para Hasselblad  :hysterical:

Exato.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2015, 08:31:10
Se o sensor for menor que 35mm eh dificil acertar o foco mesmo.
Mas a qualidade dos viewfinders degradaram bastante com o foco automatico, pq apesar de muitas cameras ainda oferecerem a opcao do foco manual e muitas lentes ainda serem fabricadas com opcao para foco manual, as cameras digitais em gerais nao foram feitas para usar foco manual.

Quando alguem acostumado com cameras digitais olha o viewfinder da minha Nikon F3 HD nao tem quem nao diga "wow!!!".

Grande verdade. Há algum tempo estava decepcionado com minha dificuldade em focar no manual. Mas ao manejar umas reflexs 'antigas' que diferença!!!

Equipamentos dedicados eh o que eu chamaria de "profissional".

O maior publico alvo, que da o grosso do faturamento dessas empresas, eh o publico amador/estusiastas que querem poder fazer tudo com suas cameras, e nao os profissionais dedicados a uma area.


Concordo, mas é o mercado que impõe a direção, e isso é uma tentativa de abocanhar vários segmentos de consumidores, ao invés de criar equipamentos dedicados e especializados. É uma tendência atual.

Há uns dois anos, um conhecido comprou uma D600 e até hoje só usa no modo Scene e no máximo o "P".
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2015, 09:35:47
1-foca no olho
2-sem soltar o botao do disparador,recompoe a imagem
3-faz clic!!!
Vai fazendo testes ate se acostumar!
eu uso so um ponto de foco.
« Última modificação: 04 de Maio de 2015, 09:37:07 por agalons »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2015, 10:40:11
Tem um grande problema fazer o "recompor e focar"



http://www.dicasdefotografia.com.br/como-tirar-fotos-bem-focadas

O melhor jeito é tentar usar o ponto de foco mais próximo do olho e fazer a composição pensando em um crop posterior. Isso não é errado. Caso for fazer um "foca/recompoe" é melhor que a distancia de variação seja mínima também.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #12 Online: 04 de Maio de 2015, 10:48:49
1-foca no olho
2-sem soltar o botao do disparador,recompoe a imagem
3-faz clic!!!
Vai fazendo testes ate se acostumar!
eu uso so um ponto de foco.

2x

Faço assim também....sem problemas  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Maio de 2015, 10:52:23
Como amador, sempre utilizei somente o ponto central, focava e depois fazia a recomposição, utilizando a lente do kit 18-55, não tinha problema.... até que comprei uma 50mm 1.8 - comecei a perceber as dificuldades para o foco com grandes aberturas, estudei mais sobre plano de foco, entendendo que este plano é paralelo ao sensor da câmera e treinando cada vez mais para me acertar com a lente... até que recentemente comprei a 85mm 1.8 (que na minha máquina com o fator de crop vai a 135mm), no início fiquei até triste com a lente, dificuldade para focar o olho, DOF curtíssimo, etc... acabei entendendo que a deficiência era minha, era da técnica que utilizava... hoje após 5 anos fotografando descobri para que servem os demais pontos de foco !!!!

Com a 85mm em 1.8 ou mesmo 2.8 aumentei muito o meu índice de acerto - foco nos olhos - utilizando outros pontos de foco e clicando sem recompor a cena...

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 04 de Maio de 2015, 18:15:36
Tem um grande problema fazer o "recompor e focar"



http://www.dicasdefotografia.com.br/como-tirar-fotos-bem-focadas

O melhor jeito é tentar usar o ponto de foco mais próximo do olho e fazer a composição pensando em um crop posterior. Isso não é errado. Caso for fazer um "foca/recompoe" é melhor que a distancia de variação seja mínima também.

Abcs

Dependendo da disancia, profundidade de campo e distancia focal isso nao eh problema algum. Em geral, lentes para retratos que nao va muito alem de 85mm ou angulos maiores, o padrao f/11, f8 ou no maximo f 5.6, nao ha com o que se preocupar acredito eu.

Ja quem gosta de fazer retratos com teles, DOF curto e close ups eh algo a se preocupar.