Autor Tópico: Troco para Mirrorless? Olympus, Fuji??  (Lida 4063 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 30 de Abril de 2015, 00:54:19
Não tinha olhado isso na pos produção. Atualmente, edito minhas fotos no lightroom, sempre no modo raw. Quer dizer que vou ter q cropar tudo 3:2 manualmente no LR? A oly m10 não sei, estava mirando a m5 mk2, embora prefira a ergonomia da m1. Penso na oly e não pana e Fuji devido ao ótimo estabilizador in body... Coisa ausente nas concorrentes. Mas se tirar 3:2 na oly, vou "desperdicar" parte do sensor e dos pixels do já pequeno MFT, não é mesmo?

No LR eu não sei porque não uso mais, mas é possível que aconteça, só testando. Minha sugestão seria a Panasonic GX7, que também tem estabilizador no corpo.
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 01:06:07 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 30 de Abril de 2015, 11:24:18
A minha lista de mirrorless queridas está assim:
1.Sony a6000 (a primeira que me surpreendeu muito e muito e muito pelo custo x beneficio)
2.Panasonic GH4 (sem pensar em custo)
3.Fuji x100s (flash e simulação de filme)
As Olympus ainda não me atrairam...

Da A6000 eu detestei os controles. Mesmo customizando você acaba tendo que apertar no minimo dois botões para fazer alguma coisa. Fora isso é uma boa câmera.

A GH4 é disparada a melhor, mas é grande. Acho que perde o sentido para uma MFT, a não ser que deseje filmar, ai a GH4 mata a pau mesmo, fora que tudo nela é muito rápido e preciso.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Abril de 2015, 11:39:04
...Quer dizer que vou ter q cropar tudo 3:2 manualmente no LR?...Mas se tirar 3:2 na oly, vou "desperdicar" parte do sensor e dos pixels do já pequeno MFT, não é mesmo?

Pessoalmente o formato não me afeta em nada, pois nunca enquadro o tema de forma a não deixar nenhum espaço em volta: dificilmente eu não dou uma "cropadinha" aqui e ali para melhorar a composição. Realmente, se vc faz questão de imprimir ou manter a foto exatamente do jeito que a fez isso é um problema, mas não para hobista e sim para profissional onde tais relações devem ser importantes. Abro meu Lightroom e lá estão minhas fotos, umas mais retangulares outras mais "quadradonas", e como hobista isso não faz a menor diferença, pelo menos para mim... "Pequeno MFT" mostra que vc está muito teórico, sugiro baixar RAWs do formato e examinar no seu editor de imagem. Ou passar logo para a D750 (ou equivalente de outra marca), que nunca o deixará frustrado.

  :ok:
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 11:42:11 por efilho »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 30 de Abril de 2015, 12:27:45
Qualidade por qualidade final na imagem, há pouquissima diferença entres as Olympus, Panasonics e Fujis e a diferença de tamanho de sensor entre APS e MFT (o que importa é a área) é razoável, são 329mm2 contra 225mm2 ou seja: 46% a mais de área.

Um sensor APS com 16MP tem menor densidade que um MFT com os mesmos 16 MP e consequentemente uma chance grande de ter menos ruido em baixa luz. Mas isso é uma situação limite, e pode não afetar, dependendo do tipo de uso. Eu noto que em fotos noturnas, a Fuji X-E1 e a Panasonic LX100 dão melhores resultados que a Olympus E-M10 no mesmo ISO 1600 e 3200. Acho o redutor de ruído (in camera) da Olympus mais agressivo e chapa muito os detalhes finos. Antes que perguntem, sim eu tenho as 3 câmeras, não foi teste que eu vi em site.

Outra coisa interessante é que a Olympus é bem levinha. As Fuji com a objetivas são geralmente mais pesadas, a não ser que seja a X-M1 com a lente do kit ou uma pancake.

A "vantagem" das MFT é que a oferta de tipos de objetivas é muito maior e elas são bem mais acessíveis que as Fuji, não há dúvida alguma disso. A desvantagem da Panasonic e da Olympus é que a rede de assistência no Brazil é horrenda. A Olympus agora tem garantia regional, não tem mais a internacional, então isso é um ponto contra. A Panasonic tem garantia internacional e a Fuji tem um bom suporte no Brasil. Isso tudotem que ser pesado.

Quanto a ter que cropar tudo na mão, vai de cada um gostar ou não. Eu sou muito atento à composição, afinal usei filme por mais de 30 anos e compor direito é parte do aprendizado. Me irrita profundamente ter que recropar, mas como já disse em outro tópico, tem como contornar isso com o DxO com um preset, e mesmo no Imagemagick, então esse assunto pelo menos para mim está encerrado. 

« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 12:29:26 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 30 de Abril de 2015, 22:04:44
Qual você indicaria para alguém que tambem tem varios anos de Reflex e quer usar para turismo? (olhando 100% em qualidade e ignorando custo).
Eu quero uma mirrorless que eu possa investir 20mil se for necessário e não vá me arrepe der em 5 anos de ter pego um sisitema morto.
Obrigado!

Haha.. O que você pede é um tanto complicado, pois ninguém sabe como a tecnologia estará daqui a 5 anos. Sugerir algo que vá te satisfazer por 5 anos é complicado, depende muito do seu objetivo, grau de exigência e outras coisas mais.

O sistema da Fuji tem um inconveniente (para mim) que é a complicação no tratamento do raw. O ACR, da Adobe, que abre os raws, não lida com ele no nível que eu quero. Para muitos serve, mas eu acho que ele desperdiça muito da nitidez que os conjuntos da Fuji são capazes. Tive que investir tempo e dinheiro com outros programas como o Raw Therapee e o Iridient Developer. As minhas, a X-E1 e a X-M1 não permitem thetering, o que acho um absurdo. Enfim nada é perfeito, claro.

Isso de sistema morto é bobagem. Se o sistema te servir e você já tiver as lentes que necessita, que se dane se está morto. O que interessa é se você gosta e usa.

Todos os 4 sistemas mirrorless atuais Sony, Fuji, Panasonic e Olympus tem seus prós e contras e vai muito de cada um gostar ou não. Acaba virando uma discussão sem fim.

Realmente não sei o que seria o melhor no seu caso. Talvez a Fuji se $ não for problema e não se importar de um equipamento um pouco maior. Acho a Olympus sedutora pelo tamanho, custo e desempenho mas como ja disse antes tem algumas coisas que me irritam nela.

Para turismo, qualquer uma dessas vai servir. Só recomendo fortemente NÃO investir muito em lentes pesadas e volumosas, pois nem sempre você estará disposto a carregar peso. Eu viajo muito e já suei bastante carregando peso demais na forma de um monte de tralhas que eu achava que iria usar e na hora nem tirei da mochila.

Uma outra coisa digna de nota é ter a nota fiscal Brasil. Assim a fiscalização aduaneira nos aeroportos não tem como te encher o saco. Já se você sair com uma câmera comprada la fora mais umas 2 ou 3 lentes eles podem encrencar. Quase nunca acontece mas é bom sempre estar atento.
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 22:06:25 por AFShalders »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 01 de Maio de 2015, 23:00:20
Uma outra coisa digna de nota é ter a nota fiscal Brasil. Assim a fiscalização aduaneira nos aeroportos não tem como te encher o saco. Já se você sair com uma câmera comprada la fora mais umas 2 ou 3 lentes eles podem encrencar. Quase nunca acontece mas é bom sempre estar atento.

Foi o que me fez decidir pela fuji e vender a olympus. Apesar de eu preferir o sistema m43 ao Fuji, por várias questões incluindo algumas que você citou, por achar muito mais rico em objetivas, mais compacto, apesar de eu preferir a Em1 à XT1.

Mas eu já fui parado no aeroporto de Foz e a NF da minha 5D foi o que garantiu que eles não apreendessem a câmera. Aconteceu recentemente de um conhecido meu, que não vou cirar o nome obviamente, (daqui do fórum inclusive) ter o equipamento apreendido e multa e impostos cobrados.

O cerco está apertando e o fim da declaração de bens nas viagens trouxe muita insegurança.

Podem falar à vontade que já passaram numa boa, que é raro confiscarem, mas não confio nem um pouco nessa gente da alfândega. Com meu sistema Fuji com NF posso passar pela aduana até fazendo dancinha.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 02 de Maio de 2015, 09:07:23
Eu fiquei feliz ao ver a numero de lentes (nao em quantidade mas em diversidade) da olympus e da panasonic.
Uma encaixa normalmente na outra, certo?

Eu me desanimei ao olhar o conjunto fuji e o sony...parece que  cada ano que eu olho tem menos....
 

Ninguém atualmente está lançando lentes em um ritmo tão forte quanto a Fuji, basta ver no quadro abaixo. Isso que ele não lista as lentes de terceiros (Zeiss, Samyang, etc)

Quanto à Sony, realmente, é uma vergonha.




angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 02 de Maio de 2015, 13:07:08
Eu fiquei feliz ao ver a numero de lentes (nao em quantidade mas em diversidade) da olympus e da panasonic.
Uma encaixa normalmente na outra, certo?
Sim, pois obedecem ao padrão m4/3, nao só no mount, mas em relaçao à comunicaçao eletronica com a camera


Citar
..Eu quero poder usar sempre uma 400mm ou mais (pelo menos para pegar os passaros e borboletas no meu jardim) e na oly eles tem uma 300mm que simula 600mm...gostei.
Ja a Sony só tem uma misera 240mm que simularia menos de 400mm...
O mesmo para Fuji.
Para quem usa teles longas o sistema m4/3 oferece uma grande vantagem em relação as objetivas. As originais são muito menores e mais leves do que as equivalentes FF  e APS-C (como as Fuji). Outra vantagem relaciona-se às manuais e ao Crop 2X, que dobra a distância focal equivalente em FF (nao é simulação, é real!),  mantendo exatamente a mesma luminosidade (idem). Assim uma 300 f2.8 torna-se um 600mm f2.8, uma vantagem imensa em termos de preço, peso e volume. Tenho uma Zuiko 400mm f6.3 FF (nao tão clara) que "vira" uma 800mm f6.3, já considerada clara para FF ou APS-C nessa DF. O tamanho e peso entre elas é incomparável: vide imagens no final. A Zeiss 800mm f6.3 pesa em torno de 7 kgs e custa uns 8.000 dólares. A Leitz 800mm f6.3 deve pesar mais ainda. A Zuiko pesa 1,3 kg e custa uns 1.000 dolares usada (qdo nova custava $ 1.750). Existem inumeras teles antigas e baratas, que caem como uma luva nas m4/3. As Olympus tem a vantagem da estabilizaçao no corpo, baita recurso para fotos handhelds, sem contar as macros. Esquece-se fácil do uso do tripé.. Comparando qualidade, o sensor FF deve ser melhor, mas a diferença é mínima nas  m4/3 com lentes primes..

Leitz 800mm f6.3


Zuiko 400mm f6.3 (800mm f6.3 em MFT)




 
« Última modificação: 02 de Maio de 2015, 13:23:13 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 02 de Maio de 2015, 13:17:50
Foi o que me fez decidir pela fuji e vender a olympus. Apesar de eu preferir o sistema m43 ao Fuji, por várias questões incluindo algumas que você citou, por achar muito mais rico em objetivas, mais compacto, apesar de eu preferir a Em1 à XT1.

Mas eu já fui parado no aeroporto de Foz e a NF da minha 5D foi o que garantiu que eles não apreendessem a câmera. Aconteceu recentemente de um conhecido meu, que não vou cirar o nome obviamente, (daqui do fórum inclusive) ter o equipamento apreendido e multa e impostos cobrados.

O cerco está apertando e o fim da declaração de bens nas viagens trouxe muita insegurança.

Podem falar à vontade que já passaram numa boa, que é raro confiscarem, mas não confio nem um pouco nessa gente da alfândega. Com meu sistema Fuji com NF posso passar pela aduana até fazendo dancinha.

Entendo perfeitamente a preocupaçao do Cláudio, e faz todo o sentido. Por isso tomo muitíssimo cuidado qdo vou sair do país, levo somente uma camera (qdo muito outra de bolso) e 2 objetivas, no máximo, caso nao tenha com quem compartilhar os equipamentos. Uma câmera por pessoa, para uso pessoal, é permitida pelas regras da receita, desde que o fiscal nao entenda que haja contrabando disfarçado. Como existem algumas regiões fronteiriças com muito contrabando, como a da tríplice fronteira, a fiscalizaçao é intensa para coibir abusos e se estende  por centenas de quilometros no entorno. Passar no aeroporto de Foz com qualquer reflex,  o risco de ser barrado é quase 100%. Viajar com equipo caro para esses locais sem nota de origem tem um alto risco, principalmente se nao for por terra (o risco é menor).  Já em viagens internacionais normais é tranquilo.. Nunca fui barrado na entrada de aeroporto do Brasil, o que nao quer dizer q nunca serei, por isso sempre tomo muito cuidado. Equipos novos sem caixa,  sem abusos na quantidade de acessórios, entre outros cuidados é básico. Nao vou ficar limitado a equipamentos caros e que nao me agradam simplesmente por terem nota fiscal. Enquanto houver possibilidade legal de trazer equipamentos interessantes em viagens, sem dúvida alguma trarei..
« Última modificação: 02 de Maio de 2015, 13:27:43 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 02 de Maio de 2015, 13:21:59
Pois é isso memo. Eu vou muito a Foz do Iguaçu e não tem outro jeito, tem que ter NF pra passar pelo aeroporto.
« Última modificação: 02 de Maio de 2015, 13:27:26 por Claudio Rombauer »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 03 de Maio de 2015, 22:53:48
Todas as mirrorless aceitam lentes de foco manual antigas, sejam Sony, Panasonic, Olympus ou Fuji. Basta ter o adaptador necessário.

Uso lentes Pentax K, Rosca M42, Rosca M39, Leica-R sem o menor problema nelas.

Não confunda Mirrorless com MFT !

MFT = Micro four thirds

Tem mirrorless MFT, APS-C, Full frame, Q-mount e por ai vai...
« Última modificação: 03 de Maio de 2015, 22:55:10 por AFShalders »