Autor Tópico: Como é que tira uma foto do sol assim?  (Lida 7889 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2015, 23:06:58
Essa sujeira da direita ta tão nítida que pensei q era no meu monitor  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 03 de Maio de 2015, 23:24:38
Essa sujeira da direita ta tão nítida que pensei q era no meu monitor  :hysterical:

Passei o dedo pra tirar.

 :aua: :aua:


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #17 Online: 03 de Maio de 2015, 23:27:02

Essa sujeira da direita ta tão nítida que pensei q era no meu monitor  :hysterical:
X2, tive que dar scroll aqui para ter certeza que não era meu monitor também . 


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #18 Online: 04 de Maio de 2015, 15:28:05
Essa sujeira da direita ta tão nítida que pensei q era no meu monitor  :hysterical:

x3
"O importante é o que importa e vice-versa"


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 04 de Maio de 2015, 23:44:02
Oi gente!

Andando por ai, domingo resolvi testar, parei no asfalto mas não era um lugar bom de parar então rapidamente tirei as fotos e saí fora.  Detalhe, eu parei em uma ladeira e tanto, mas parece plano!!! Ainda não acertei fazer foto em descida ou subida, não me lembro de nenhuma que desse a verdadeira impressão de estar subindo ou descendo.

Coloquei a máquina em F/22, sem filtro nenhum e tirei várias fotos com velocidade de 1/3200 até 1/60.

Esta foi a melhor foto: F/22 - 1/320 - ISO 100 - 18mm A lente do kit 18-55mm deu 14 pontas...
Domingo de Sol by Manoel Jr., on Flickr

Da sequencia de fotos que tirei, a foto que deixou o sol com pouca luz ficou o restante preto, já a foto que mostrou a paisagem bem, deixou o sol uma grande mancha branca no céu... Sem editar no LR nenhuma prestou. Acho que existe um calculo para situações assim, de que se mede a foto na parte mais clara e depois na mais escura, mas não me lembro exatamente o que é feito.

Vou ver as especificações das minhas lentes, para saber o número de pontas e tal. Depois farei um teste com todas elas e os filtros, mas ai em um lugar bonito para a foto valer a pena.

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #20 Online: 05 de Maio de 2015, 00:14:06
Se a diferença de exposição da sombra pra luz for muito grande não tem jeito o Sol ficará estourado ou a sombra preta, para contornar isso só com HDR. Lembrando que dependendo do horario o Sol fica muito mais forte e essa diferença ficara mais perceptível. A foto que vc postou como exemplo, no primeiro post, está boa pq o Sol está bem baixo e a paisagem está sendo iluminada diretamente por ele, pode ver que onde não está iluminado, está preto! No caso da foto que postaram e dessa sua, idem.
Para pegar a exposição correta é só vc fotometrar na área que está sendo iluminada pelo Sol, e que provavelmente vc quer capturar, no caso da primeira foto, ele fotometrou nas rochas!
Coloque em medição pontual.


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 08 de Maio de 2015, 21:56:13
Oi gente!

Eu vi esta outra foto e fiquei curioso, agora não é do sol, é do Arco do Triunfo, a configuração da foto é esta:

Canon EOS 5D Mark III (Canon EF 17-40mm f/4L USM)  |  f/14 | 20s | 17mm | ISO 100

Eu já tirei tantas fotos a noite, mas em nenhuma, nenhum poste deu este estrelado. Já nesta foto todos estão estrelados.  Este deve ser aquele filtro que dá um efeito na luz não é?

Arc de Triomphe by Philippe Saire, no Flickr

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #22 Online: 09 de Maio de 2015, 09:00:35
Oi gente!

Eu vi esta outra foto e fiquei curioso, agora não é do sol, é do Arco do Triunfo, a configuração da foto é esta:

Canon EOS 5D Mark III (Canon EF 17-40mm f/4L USM)  |  f/14 | 20s | 17mm | ISO 100

Eu já tirei tantas fotos a noite, mas em nenhuma, nenhum poste deu este estrelado. Já nesta foto todos estão estrelados.  Este deve ser aquele filtro que dá um efeito na luz não é?

Arc de Triomphe by Philippe Saire, no Flickr

Valeu!

Não. Apenas diafragma com abertura pequena.
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 10 de Maio de 2015, 23:27:23
Oi!

Eu achava que era necessário abertura pequena + alta velocidade da foto.

Mas basta apenar ter a abertura pequena independente da velocidade da foto? Tipo esta foi de 20s.

valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #24 Online: 11 de Maio de 2015, 08:53:53
Quanto mais fechado mais efeito, mas o tempo maior de exposição deve contribuir, pois consegui isso com f3.5.

Essa foi com f10.



Essa foi com f3.5.



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #25 Online: 11 de Maio de 2015, 13:16:55
Quanto mais fechado mais efeito, mas o tempo maior de exposição deve contribuir, pois consegui isso com f3.5.

Essa foi com f10.



Essa foi com f3.5.



Uau!!!  :clap: :clap:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 11 de Maio de 2015, 21:04:25
Oi!

Eu achava que era necessário abertura pequena + alta velocidade da foto.

Mas basta apenar ter a abertura pequena independente da velocidade da foto? Tipo esta foi de 20s.

valeu!

Não é alta velocidade, e sim a velocidade correta. Se colocar lento demais, obviamente vai estourar onde deveria estar a estrela.


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 11 de Maio de 2015, 23:38:08
Rafael!

Parabéns pelo sol da meia noite!!! Eu gosto de chamar a lua assim, quando ela está destacada no céu.  Esta é a primeira vez que ví ela com pontas. 

Quando eu saio para fotografar o céu estrelado, eu faço sem a lua, nunca pensei em fazer com ela imaginava que a luz dela iria ofuscar as estrelas.

Felipe,

Não é alta velocidade, e sim a velocidade correta. Se colocar lento demais, obviamente vai estourar onde deveria estar a estrela.


Realmente tem rasão, eu não tinha parado para pensar nisto, pensei só na velocidade isolada. Quando fiz o meu teste do sol, tirei as fotos desde 1/3200 até 1/60, a melhor ficou sendo a de 1/800 que apesar de alta, foi a "velocidade correta".

xxxxxxx

Bom, agora a gama de possibilidades de explorar as pontas das luzes cresceu exponencialmente!  Já dá para usar com o sol, com a lua, com postes, e tudo que for um ponto de luz.  Mas há algum macete para não precisar tirar uma bateria de fotos para escolher uma?


Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Claudiofulas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 12 de Maio de 2015, 10:43:14
Ótimas fotos por aqui...

Vai tranquilo essa abaixo eu fiz por volta das 13h30/14h00 o sol bem forte, fiz 3 exposições para fazer o HDR e captar mais detalhes...

HDR-test for Lightroom CC by Claudio Fulas, no Flickr

Ps: a foto de exemplo não ficou escura pq o por do sol é mais fraco e bem laranja, mas também pode ser realçado as sombras na pós produção  :ok:
2x Nikon D7000
Fixa - Nikon AF-S 10.5mm 2.8 | Nikon AF-S 50mm f/1.8G | Nikon AF-D 85mm 1.8
Zoom - Tamron 17-50mm f/2.8 (no VC) | Nikon 35-70mm 2.8 (macro em 35mm) | Sigma 50-150mm 2.8 | Tokina AF 100-300mm f4


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #29 Online: 12 de Maio de 2015, 10:57:13
Eu gosto de chamar a lua assim, quando ela está destacada no céu.  Esta é a primeira vez que ví ela com pontas. 

Quando eu saio para fotografar o céu estrelado, eu faço sem a lua, nunca pensei em fazer com ela imaginava que a luz dela iria ofuscar as estrelas.

Só um adendo: Eu tbm não imaginava que a lua ía ficar assim com raios como ficou, foi sorte mesmo.
Hoje eu já tenho várias fotos assim, depois que descobri comecei a explorar essa característica.

Mas tem um detalhe: não era lua cheia. Já tentei com a lua cheia e o efeito ficou mais ofuscado pela forte luz.
Tlvz uma exposição de menos tempo combinando com uma outra pra pegar os detalhes da paisagem, é questão de testar.

Essa lua que peguei aí era minguante. Pode ser crescente tbm, mas tem que ser com metade dela iluminada.