Autor Tópico: fotos no parque, criticas sempre serão de grande valor...  (Lida 1368 vezes)

Rodrigo.Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 05 de Maio de 2015, 22:09:28
olá, sou novo no fórum e estou começando a fotografar e ai vai algumas foto para eu ter uma ideia de como estou me saindo. :)








amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2015, 22:15:33
daí Rodrigo,

Sugestões:
Ao postar várias fotos é interessante numerá-las para facilitar a identificação quando dos comentários.

NA MINHA OPINIÃO:

01 - composição fraca. foto sem atrativos,
02 - Está melhor, mas poderias se posicionar melhor para ocultar o rapaz de camisa preta.
03 - Tem-se a impressão que está fora de nível (vide o poste verde). Mas tem potencial.
04 e 05 - Idem 01

Lembre-se: Minha opinião, mas independente disso, o lance é praticar.

 :ok:


Rodrigo.Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2015, 22:21:17
opa pode deixar, praticar sempre, valeu :ok:


Henrique Medeiros

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2015, 22:43:56
foto 1 superexposta e sem um assunto definido, notei que tem uma pessoa no barco a esquerda da foto, não sei se seria possível se aproximar dela e fazer ela preencher uma parte a esquerda da foto.
foto2 a menina esta grande demais em relação ao chafariz o que dá um certo desequilíbrio na foto e o rapaz de camiseta preta parasita a foto.
foto 3 o poste não adiciona nada a foto
foto4 e 5 nao da ideia do que deseja mostrar realmente na foto.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2015, 09:21:58
Está num bom caminho. Seguindo as dicas do amador47 você vai aprendendo com os erros e acertos.

Continue clicando!  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2015, 13:42:45
1- Céu estourado, não há detalhes e a edificação no topo quase desaparece...as cores ficaram lavadas, e existe algum ele mento que creio ser um pedaço de corrimão no canto inferior esquerdo, que poderia ter sido eliminado no enquadramento.

2- Cuidado com objetos ao fundo que parecem estar "saindo" de dentro do motivo ou concorrendo com ele, nesse caso o poste poderia ter sido totalmente coberto pela menina, só reposicionando ela ou voce se reposicionando para que o poste ficasse oculto, pois da forma como está, ele parece um "papagaio de pirata" no ombro dela.

Outra coisa é o braço direito dela muito oculto atrás do corpo o incomoda por parecer estar ausente nela causando uma impressão errada de falta do membro.

Mais uma vez chamo a atenção pelo excesso de luz na cena, veja que a água do chafariz tá em um branco muito intenso e na roupa dela também, tirando detalhes de ambos, cores um pouco lavadas.

3- O céu levemente estourado, o poste não deveria aparecer no enquadramento pois ele não tem uma função ou atrativo, o seu reposicionamento ajudaria a eliminar ele e colocaria o menino em um ponto de interesse na foto com base na regra dos terços.

Como essa foto foi feita ao natural, seria legar ter usado um flash, mesmo que popup, para fazer luz de preenchimento no menino

4- Esta está OK, boas cores, bons detalhes, o posicionamento do prédio dá um destaque maior a ele por sua posição no quadro e por sua cor laranja suave em oposição ao verde da mata ao lado, criam um bom contraste que permite esse destque.

Nesta foto fica claro a maior evidência de céu então não há mais pontos de interesse no quadro além do prédio que citei.

5- Essa última é um mero registro, não vejo nada de interesse na imagem.

Em todas eu senti um pouco de falta de nitidez.
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 13:46:42 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Rodrigo.Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2015, 21:26:41
foto 1 superexposta e sem um assunto definido, notei que tem uma pessoa no barco a esquerda da foto, não sei se seria possível se aproximar dela e fazer ela preencher uma parte a esquerda da foto.
foto2 a menina esta grande demais em relação ao chafariz o que dá um certo desequilíbrio na foto e o rapaz de camiseta preta parasita a foto.
foto 3 o poste não adiciona nada a foto
foto4 e 5 nao da ideia do que deseja mostrar realmente na foto.

o legal que só assim para aprender onde cometeu o erro, obrigado pelas citações.  :ok:


Rodrigo.Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2015, 21:27:38
Está num bom caminho. Seguindo as dicas do amador47 você vai aprendendo com os erros e acertos.

Continue clicando!  :ok:

obrigado, e vamos continuar clicando com certeza !!!!!


Rodrigo.Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2015, 21:47:41
1- Céu estourado, não há detalhes e a edificação no topo quase desaparece...as cores ficaram lavadas, e existe algum ele mento que creio ser um pedaço de corrimão no canto inferior esquerdo, que poderia ter sido eliminado no enquadramento.

2- Cuidado com objetos ao fundo que parecem estar "saindo" de dentro do motivo ou concorrendo com ele, nesse caso o poste poderia ter sido totalmente coberto pela menina, só reposicionando ela ou voce se reposicionando para que o poste ficasse oculto, pois da forma como está, ele parece um "papagaio de pirata" no ombro dela.

Outra coisa é o braço direito dela muito oculto atrás do corpo o incomoda por parecer estar ausente nela causando uma impressão errada de falta do membro.

Mais uma vez chamo a atenção pelo excesso de luz na cena, veja que a água do chafariz tá em um branco muito intenso e na roupa dela também, tirando detalhes de ambos, cores um pouco lavadas.

3- O céu levemente estourado, o poste não deveria aparecer no enquadramento pois ele não tem uma função ou atrativo, o seu reposicionamento ajudaria a eliminar ele e colocaria o menino em um ponto de interesse na foto com base na regra dos terços.

Como essa foto foi feita ao natural, seria legar ter usado um flash, mesmo que popup, para fazer luz de preenchimento no menino

4- Esta está OK, boas cores, bons detalhes, o posicionamento do prédio dá um destaque maior a ele por sua posição no quadro e por sua cor laranja suave em oposição ao verde da mata ao lado, criam um bom contraste que permite esse destque.

Nesta foto fica claro a maior evidência de céu então não há mais pontos de interesse no quadro além do prédio que citei.

5- Essa última é um mero registro, não vejo nada de interesse na imagem.

Em todas eu senti um pouco de falta de nitidez.

O mais legal de postar as fotos é ouvir as criticas pois com elas conseguimos ter uma noção onde começar o acerto, não tenho muita pratica ou melhor quase nenhuma, sempre gostei de fotografar mas nunca tentei levar a serio.
Agora vendo suas observações e as dos outros é logico, tem muita coisa que eu nem imaginava que podia dar errado, vou prestar mais atenção em que devo fotografar e os objetos que estão ao redor que acabam atrapalhando.
Ainda não sei usar a regra dos terços, tenho que aprender melhor sobre isso.
Tem alguma dica de como posso melhorar na falta de nitidez?
fiquei muito contente com os comentários e pode ter certeza que vou melhorar  :ok:
obrigado a todos :)


Carlos Andre Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.353
  • Sexo: Masculino
    • Minha Página


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2015, 09:46:31
O mais legal de postar as fotos é ouvir as criticas pois com elas conseguimos ter uma noção onde começar o acerto, não tenho muita pratica ou melhor quase nenhuma, sempre gostei de fotografar mas nunca tentei levar a serio.
Agora vendo suas observações e as dos outros é logico, tem muita coisa que eu nem imaginava que podia dar errado, vou prestar mais atenção em que devo fotografar e os objetos que estão ao redor que acabam atrapalhando.
Ainda não sei usar a regra dos terços, tenho que aprender melhor sobre isso.
Tem alguma dica de como posso melhorar na falta de nitidez?
fiquei muito contente com os comentários e pode ter certeza que vou melhorar  :ok:
obrigado a todos :)

Bacana seu comentário Rodrigo, mas saiba que no começo é normal, é assim mesmo e que todos aqui sem exceções, já passaram por isso no começo até entender as técnicas... :D

A recomendação de todos já foi dada....estude e pratique(muito mesmo), pois só teroria não te leva a uma boa fotografia, prática e conhecimento do seu equipamento(câmera e lentes) é que te elevam.

Quanto a nitidez, aqui no fórum já tem bastante coisa, dá uma busca aqui, mas voce pode começar lendo isso:

1) http://www.lentesdaamazonia.com.br/blog/fcla-fototips-13-dicas-para-garantir-nitidez-em-suas-imagens
2) http://fotoestudio53.blogspot.com.br/2011/05/o-segredo-da-nitidez.html
3) http://www.dicasdefotografia.com.br/os-segredos-das-fotos-nitidas

Bons estudos! :ok:
Fábio Pedro.