Autor Tópico: Melhora no Fluxo de trabalho  (Lida 4021 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 06 de Maio de 2015, 10:17:36
Ola Amigos,

Estou pensando em formas de melhorar meu fluxo de trabalho. Ate agora fui adepto de fotografar muito para não perder nada, para garantir o momento e tal....e depois selecionar as melhores. O fato e que acho que estou gastando muito tempo na seleção de imagens. E uma forma de trabalho, seu que tem profissionais que trabalham diferente, mesmo em eventos.

A Edição eu gostaria de diminuir tb... trabalho a maioria do tempo com WB automático. Quando da eu estou começando a ajusta-lo ao ambiente, mas eu trabalho basicamente com eventos, e os ambientes muitas vezes não ajudam...varias fontes de luz diferentes...ambientes abertos e fechados...

Acredito que tenho dois pontos onde posso atuar:

1) Clicar menos;
2) Ajustar mais recursos na câmera para ter menos edição;

O que mais posso fazer? O que vcs já fizeram nesse sentido?

Abraço,
M Rezende
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 10:18:27 por Rezende_SP »


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2015, 10:30:40
Clicar menos eu não me adaptaria , no meu caso estou pensando seriamente em terceirizar essa parte de seleção e diagramação . :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2015, 10:35:29
tira quantas fotos em um evento?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2015, 10:45:00
Senta o dedo no obturador. é melhor ter material pra escolher do que perder o momento certo. Sinceramente acho que esse lance de economizar click não é boa ideia.
Faço assim:

Tenho uma pasta para TODAS as fotos Evento X.
Copio TUDO para outra pasta: SELECIONADAS (onde vou fazendo o DEL DEL DEL).Classificar fotos é fácil (eu acho).. Digamos que tenhas 10 clicks para um determinado momento.. DEL DEL DEL.. ops é essa!! descarta as demais.
Parte pro momento seguinte.. mesma coisa.
 
o que sobrou, copio para outra "TRATADAS"
Assim, posso sempre que precisar voltar um passo e o resultado sempre afunilando, restando menos e menos.




Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.617
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2015, 10:51:11
Você precisa pensar que se for um casamento, por exemplo, se você economizar click poderá perder um momento que não voltará mais. Em eventos assim prefiro gastar um pouco mais a câmera do que correr esse risco de perder um momento que não voltará mais.

Em ensaios, sim é válido economizar.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2015, 11:17:38
Concordo com a opinião dos amigos acima...
Realmente a opção de limitar os clicks, pode deixar passar alguma foto boa. Mas como o lizandro disse, se for o caso de um ensaio, em ambiente controlado e com possibilidade de refazer a foto, talvez seja válida essa ideia...
Eu uso basicamente o mesmo roteiro de trabalho do amador47sc, com a adição de uma etapa prévia, onde eu já elimino o que for indiscutivelmente descartável...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2015, 11:27:22
Acho que 3 fotos são suficientes para registrar um momento.
A pessoa bate 10 fotos, 1 sai fora de foco, e ai sombram 9 idênticas para escolher.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2015, 11:31:10
Primeira coisa, tira do modo sequencial e coloca em single shot. (aqui já vai poupar nos cliques, e treinar o olho para capturar o momento ideal.)

Pra agilizar o workflow, baixa o material o quanto antes, assim tu tem fresco na memória os lances que valeram do que tu ta clicando. Enquanto vai baixando já vai categorizando o material.

Se o que tu ta fotografando tem algum intervalo ou momento que pode dar uma conferida no material, esse é o momento. A primeira edição é aquela que já deleta no cartão as fotos que não valeram.

Sobre o WB, sempre em auto... isso é uma coisa que tu ajusta uma vez na pós produção e copia para as outras fotos.

Presets por lotes, em eventos exitem lotes de fotografias, de momentos. Lote igreja, recepção, fotos posadas, festa por exemplo.

Edita uma foto de cada lote e aplica nas outras. E aí são ajustes mínimos para dar paridade no material.



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2015, 11:40:21
Primeira coisa, tira do modo sequencial e coloca em single shot. (aqui já vai poupar nos cliques, e treinar o olho para capturar o momento ideal.)

Ele não deixa no modo sequencial não, rsrs...


Pra agilizar o workflow, baixa o material o quanto antes, assim tu tem fresco na memória os lances que valeram do que tu ta clicando. Enquanto vai baixando já vai categorizando o material.

Isso é algo que sempre faço, agiliza bem o trabalho.  :ok:


Marcelo, economizar nos cliques eu nunca acho uma boa. Talvez menos cliques pra um único momento, mas mesmo assim, acho sempre melhor ter mais fotos. Garantiu a foto? Tenta fazer de novo pra ver se consegue melhorar. Sou dessa opinião, volto de um casamento com 2 mil cliques e não pretendo mudar isso.

O que pode agilizar a seleção das fotos: seleção positiva. Ao invés de pagar as fotos ruins, selecione as fotos boas. Parece apenas questão de semântica, mas ajuda muito. Tem aquela sequência de fotos do beijo, escolhe as 2 ou 3 melhores e esquece o resto. O que a maioria de nós faz é ir apagando as ruins, daí termina o processo ainda com mil fotos para selecionar... Se for escolhendo apenas as melhores, termina o processo com bem menos fotos, agiliza demais.

Sobre o tratamento, eu acho que você até que é bem agilizado, não sei onde poderia melhorar o fluxo. Balanço de brancos eu também acho que no automático é melhor. Iluminação varia muito de um ambiente para outro, ou se usa flash ou não, etc. Na hora do tratamento, seleciona em lote as fotos com a mesma iluminação e copia o balanço de brancos para todas. Perde-se menos de 1 minuto nisso.
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 11:45:59 por Humberto Yoji »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2015, 11:44:33
Ele não deixa no modo sequencial não, rsrs...


hahaha eu digo isso porque a minha câmera faz 9fps, e outras facilmente chegam a 6-8... se o cara usa isso direto, faz 30% a mais de cliques só sem querer hahahah


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2015, 11:46:21
hahaha eu digo isso porque a minha câmera faz 9fps, e outras facilmente chegam a 6-8... se o cara usa isso direto, faz 30% a mais de cliques só sem querer hahahah


Pois é... E conheço bastante gente que faz isso, rsrs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2015, 12:09:26
A questão do ajuste na câmera para ter menos edição é válida, se você está perdendo muito tempo consertando foto no LR.

O ideal é que a foto saia o mais "pronta" possível da camera, sem ter que ficar editando muito depois.

Só pra exemplificar, eu mexo muito pouco nas minhas fotos quando estou preparando o copião.
Só trato mesmo as selecionadas para álbum, etc...


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2015, 12:34:49
tira quantas fotos em um evento?
De 1500 a 2000 fotos no meu caso.
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2015, 16:50:32
Olá amigos,

Vários comentários, valeu! Vou partes esclarecer alguns aspectos

Eu clico em media 1000 1200 num infantil. Entrego em media entre 350 /500;
90% do tempo em single shoot;
Eu já tentei a seleção positiva, a negativa... mas na verdade tenho por natureza um processo de caótico...rsrs. É sério! Não consigo ser muito metódico em quase nada...na edição vou selecionando...editando...excluindo...tudo ao mesmo tempo  :doh:
Eu não penso em economizar equipamento, e sim meu tempo. Cuido do meu equipamento mas ele esta para me servir e não me limitar, em qq aspecto;
Terceirizar e uma opção...mas eu gosto de todas as etapas... Penso que existem duas barreiras nesse processo: 1) Encontrar quem faça bem e absorver esse custo;
2) A barreira psicológica mesmo...alguém finalizar seu trampo...devo estar preparados para desapegar? como não achar sempre que vc faria diferente....?

Quem aqui já terceiriza?

Claro que eu sei que clicar menos tem seus riscos, mas tb não decidiria isso e aplicaria amanha...é um processo, um treinamento. Existem alguns fotógrafos que clicam pouco, exemplo e o Frankie Costa.

Abraço
M Rezende


« Última modificação: 07 de Maio de 2015, 16:53:47 por Rezende_SP »


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2015, 17:08:58
Complicado msm essa questão do fluxo, mas eu prefiro pecar por excesso do que por falta. Passou o momento já era, como disseram os amigos acima, antes ter várias opções pra escolher do q nenhuma.

Se vc clica em RAW, deixa o WB sempre no Auto, é uma coisa fácil de mudar na pós.


O que pode agilizar a seleção das fotos: seleção positiva. Ao invés de pagar as fotos ruins, selecione as fotos boas. Parece apenas questão de semântica, mas ajuda muito. Tem aquela sequência de fotos do beijo, escolhe as 2 ou 3 melhores e esquece o resto. O que a maioria de nós faz é ir apagando as ruins, daí termina o processo ainda com mil fotos para selecionar... Se for escolhendo apenas as melhores, termina o processo com bem menos fotos, agiliza demais.

Vou tentar essa técnica na próxima Humberto, apesar de clicar muito menos q vcs, tbm fico mto tempo editando fotos depois. Valeu a dica.  :ok:
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c