Autor Tópico: Melhora no Fluxo de trabalho  (Lida 4036 vezes)

Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #15 Online: 08 de Maio de 2015, 12:37:00
Eu tb clico muito. Em um ensaio chego a fazer mais de mil, sempre buscando aquele momento, aquele sorriso espontâneo..
Coisas q eu mudei q agilizaram muito meu processo:
- Quando faço varias fotos da mesma cena, apago as piores na própria câmera. As vezes não da tempo, mas as vezes da e poupa trabalho depois.
- Eu tenho feito a seleção das fotos antes de importar pro lightroom.. So importo as q vou tratar.
Eu tb tinha um processo meio caótico de ir selecionando e tratando ao mesmo tempo, e eu gastava muito mais tempo do q gasto hoje.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 08 de Maio de 2015, 12:41:11
Olá amigos,

Vários comentários, valeu! Vou partes esclarecer alguns aspectos

Eu clico em media 1000 1200 num infantil. Entrego em media entre 350 /500;
90% do tempo em single shoot;
Eu já tentei a seleção positiva, a negativa... mas na verdade tenho por natureza um processo de caótico...rsrs. É sério! Não consigo ser muito metódico em quase nada...na edição vou selecionando...editando...excluindo...tudo ao mesmo tempo  :doh:
Eu não penso em economizar equipamento, e sim meu tempo. Cuido do meu equipamento mas ele esta para me servir e não me limitar, em qq aspecto;
Terceirizar e uma opção...mas eu gosto de todas as etapas... Penso que existem duas barreiras nesse processo: 1) Encontrar quem faça bem e absorver esse custo;
2) A barreira psicológica mesmo...alguém finalizar seu trampo...devo estar preparados para desapegar? como não achar sempre que vc faria diferente....?

Quem aqui já terceiriza?

Claro que eu sei que clicar menos tem seus riscos, mas tb não decidiria isso e aplicaria amanha...é um processo, um treinamento. Existem alguns fotógrafos que clicam pouco, exemplo e o Frankie Costa.

Abraço
M Rezende

Não existe certo ou errado aqui, mas pra mim é muito.
Nunca bati mais de 500 fotos em um infantil.
Minha seleção é basicamente apagar fotos fora de foco, pessoas com olho fechado ou fazendo careta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #17 Online: 08 de Maio de 2015, 18:04:11
Caraca, sério isso? A galera fazendo 1.500 a 2.000 fotos num evento e achando muito?  :shock: :shock:

Eu volto de um casamento com 7.000 - 8.000 fotos. As vezes 12.000, 13.000, quando estamos em 3 fotógrafos e/ou o casamento é muito longo com aquela festança que não tem fim.

Edito (seleciono) sozinho e minha esposa trata. Entrego entre 800 a 1.200 fotos.

Clicar menos para mim seria um tiro no pé. Eu faço uma foto e sempre tenho em mente que poderei fazer uma melhor do mesmo assunto/momento. Isso se repete o tempo todo e me traz imagens mais bacanas. Isso se chama trabalhar a cena.

Respondendo a sua pergunta, Rezende, o segredo para selecionar rápido é usar o photomechanic.

E sempre fazer uma seleção positiva* e não negativa.

*Seleção positiva é pegar somente as boas. Seleção negativa é tirar somente as ruins.

abs,

Vini


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #18 Online: 08 de Maio de 2015, 18:08:21
Acho que estavam se referindo a 2000 fotos por fotógrafo
« Última modificação: 08 de Maio de 2015, 18:08:42 por RPBORGES »
"O importante é o que importa e vice-versa"


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #19 Online: 08 de Maio de 2015, 18:11:46
Acho que estavam se referindo a 2000 fotos por fotógrafo

Faço tranquilamente 5k sozinho num casamento.  ;)

E olha que eu não sou um psicopata do obturador, daqueles fotógrafos desesperados que parecem que estão com uma metralhadora na mão.  :ok:


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #20 Online: 08 de Maio de 2015, 18:14:51
Viniciustb

Dei uma olhada no seu face
tem umas foto gringa hein mano parabéns !  :clap:
"O importante é o que importa e vice-versa"


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #21 Online: 08 de Maio de 2015, 20:12:32

Entrego entre 800 a 1.200 fotos.

você entrega essa quantidade impressa ou em DVD?
Digo isso porque acho maçante alguém olhar tantas fotos sem ficar entediado. Tudo bem é casamento supostamente pra vida toda, mas quanto chega lá pelas 400 (principalmente o noivo  :D) já vai folheando em pencas.
O Meu casamento (da época do filme) deve ter umas 100 fotos, se muito. Esses dias ainda dei uma olhada nele. Mesmo com essa quantidade "limitada" dá uma boa visão geral do evento (há 21 anos).


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 08 de Maio de 2015, 20:46:50
Clicar menos para mim seria um tiro no pé. Eu faço uma foto e sempre tenho em mente que poderei fazer uma melhor do mesmo assunto/momento. Isso se repete o tempo todo e me traz imagens mais bacanas. Isso se chama trabalhar a cena.


Exatamente isso! Sou totalmente contra "poupar" cliques, muitos casamentos passo tranquilo de 2.000 cliques, em infantis passo de 700 tranquilo...


Tem vários jeitos de acelerar o fluxo de trabalho na seleção e tratamento, mas economizar nos cliques certamente não deve ser um deles...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 08 de Maio de 2015, 22:54:52


 Eu faço uma foto e sempre tenho em mente que poderei fazer uma melhor do mesmo assunto/momento. Isso se repete o tempo todo e me traz imagens mais bacanas. Isso se chama trabalhar a cena.


Se você faz isso, acho valido.

Mas o que eu vejo por ai é outra coisa.
Camera no modo continuo, e 5-7 fotos exatamente iguais de uma cena.

Sobre poupar clique, acho que não é essa a questão.
De 7.000 fotos, entrega +- 1.050, isso dá 15%, analisando friamente parece ser um fluxo de trabalho com grande espaço para melhorar a eficacia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #24 Online: 09 de Maio de 2015, 12:17:42
Viniciustb

Dei uma olhada no seu face
tem umas foto gringa hein mano parabéns !  :clap:

Valeu mano!  :ok: :ok:


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #25 Online: 09 de Maio de 2015, 12:22:12
você entrega essa quantidade impressa ou em DVD?
Digo isso porque acho maçante alguém olhar tantas fotos sem ficar entediado. Tudo bem é casamento supostamente pra vida toda, mas quanto chega lá pelas 400 (principalmente o noivo  :D) já vai folheando em pencas.
O Meu casamento (da época do filme) deve ter umas 100 fotos, se muito. Esses dias ainda dei uma olhada nele. Mesmo com essa quantidade "limitada" dá uma boa visão geral do evento (há 21 anos).

Entrego num pendrive.

Mas eu entrego tudo mastigadinho, no tempo certo para não ser entediante.

A primeira coisa que faço é entregar um slideshow, via web, com as 100 melhores fotos que resumem o dia. Eu que escolho. Só coloco o filé e não gasto espaço com fotos de grupos, etc.. Isso é a primeira coisa que o casal vê.

Depois eu subo uma galeria online com as 800 fotos (ou mais), mas deixo destacadas as que mais gostei. O casal recebe informações para login e pode acessar de onde estiverem, de celular, tablet, computador, etc e ver aos poucos.

As noivas adoram ver essas fotos no trabalho..haha. Eu posso ver quem acessou e o horário, e os acessos das noivas são quase sempre no expediente.

Noivo geralmente tem menos paciência.

E no fim eu entrego um álbum impresso, com 80 a 120 fotos e o pendrive com as fotos em alta. E mesmo nessas 800 - 1200 fotos, eu só mando o filé, não mando foto lixo, foto de gente de costas feita sem querer, etc.

abs


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #26 Online: 09 de Maio de 2015, 12:27:24
Se você faz isso, acho valido.

Mas o que eu vejo por ai é outra coisa.
Camera no modo continuo, e 5-7 fotos exatamente iguais de uma cena.

Sobre poupar clique, acho que não é essa a questão.
De 7.000 fotos, entrega +- 1.050, isso dá 15%, analisando friamente parece ser um fluxo de trabalho com grande espaço para melhorar a eficacia.

O problema aí é analisar friamente. Sim, pensando nos números e porcentagens, parece loucura, um desperdício só ou até mesmo incompetência.

Mas casamento é um evento muito rico em momentos e detalhes. Momentos que não voltam mais (é clichê falar isso, mas é verdade). E hoje em dia, com cameras digitais e hds com preços acessíveis, não vejo motivo para economizar nos cliques.

Então eu posso arriscar à vontade, sem economizar. E quanto mais eu arrisco, mais eu consigo fotos diferenciadas.

Em fotos "seguras", como fotos de grupos de pessoas ou de decoração, eu clico pouco. Agora em fotos de momentos, eu clico muito, sempre tentando melhorar, buscar um novo ângulo, chegar mais perto ou me afastar mais, enfim. Isso acontece o tempo todo, é algo intrínseco ao meu jeito de fotografar.

Eu prefiro captar em excesso e ter excesso de matéria prima para trabalhar depois. :)

abs,

Vini


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 09 de Maio de 2015, 13:09:40
Depois eu subo uma galeria online com as 800 fotos (ou mais), mas deixo destacadas as que mais gostei. O casal recebe informações para login e pode acessar de onde estiverem, de celular, tablet, computador, etc e ver aos poucos.

Qual a plataforma que usa pra isso? Como funciona? Desenvolveu seu site ou contratou alguém?
Tenho muitas dúvidas de como agilizar e colocar as fotos online.
Abs.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 09 de Maio de 2015, 15:29:18
O problema aí é analisar friamente. Sim, pensando nos números e porcentagens, parece loucura, um desperdício só ou até mesmo incompetência.

Mas casamento é um evento muito rico em momentos e detalhes. Momentos que não voltam mais (é clichê falar isso, mas é verdade). E hoje em dia, com cameras digitais e hds com preços acessíveis, não vejo motivo para economizar nos cliques.

Então eu posso arriscar à vontade, sem economizar. E quanto mais eu arrisco, mais eu consigo fotos diferenciadas.

Em fotos "seguras", como fotos de grupos de pessoas ou de decoração, eu clico pouco. Agora em fotos de momentos, eu clico muito, sempre tentando melhorar, buscar um novo ângulo, chegar mais perto ou me afastar mais, enfim. Isso acontece o tempo todo, é algo intrínseco ao meu jeito de fotografar.

Eu prefiro captar em excesso e ter excesso de matéria prima para trabalhar depois. :)


Concordo 100%, não teria dito melhor  :ok:


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #29 Online: 09 de Maio de 2015, 17:19:13
Caraca, sério isso? A galera fazendo 1.500 a 2.000 fotos num evento e achando muito?  :shock: :shock:

Eu volto de um casamento com 7.000 - 8.000 fotos. As vezes 12.000, 13.000, quando estamos em 3 fotógrafos e/ou o casamento é muito longo com aquela festança que não tem fim.



Tu clica pra caramba hein! Não sabia que era tanto... também não sei o tamanho dos casamentos que tu pega, pra ir com 3 fotógrafos não deve ser pouca coisa.


Agora a média que eu tenho de fotos, consigo contar por hora, gira em torno de 180 cliques. Ou seja, em um evento de 5 horas, são 900 cliques. Casamento sobe pra 230/h se colocar na média.

Eu já acho foto pra caramba!!