Autor Tópico: Blurb - Tributação / Tratamento Exemplar  (Lida 2630 vezes)

marcellomaia

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Maio de 2015, 18:38:06
Eu venho utilizando a Blurb com alguma frequência nos ultimos anos e na minha ultima encomenda a FedEx resolver tributar o album.  Incrível como isso é possível uma vez que não há a nada na legislação que limite o entendimento de livro a sua tiragem.  Expliquei ao funcionário na FedEx que na Blurb o que ocorre é que compramos livros fotográficos que são impressos por encomenda.  Podemos comprar livros de qualquer um que o disponibilize,  certo,  não precisa ser meu  :D?  Bom esse processo ainda está em andamento na FedEx vamos ver no que vai dar.

Entrei em contato com a Blurb eles me reembolsaram o valor total pago (como exceção,  não será a norma) com os impostos em apenas 1 dia.  Isso é que é respeito com o consumidor :clap: !  Eles me informaram que a informação da possibilidade de tributação existe (eu não vi) mas que talvez não estivesse clara o suficiente mas que em pedidos futuros eu teria que arcar com as taxas alfandegárias mas a taxa cobradas pela FedEx pelo desembaraço alfandegário seria reembolsada por eles. 

Me informam que isso era a interpretação atual da FedEx e que nada podiam fazer mas deram outra opção de envio.  Ha uma maneira de forçar o sistema deles a me dar opção de envio pelo correio normal (USPS) em que a probabilidade de tributação ser mínima no caso dos livros mas que nada seria garantido - talvez seja uma opçào interessante além de no caso de tributação não pagarmos ICMS apenas o imposto de importação.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2015, 21:23:12
Isso já foi discutido aqui outras vezes...

O problema é que aqui no Brasil um livro de fotografia entra como Album e não como livro. São produtos diferentes com tributação diferente.

Acho errado fazer a Blurb pagar por isso. Ela não tem absolutamente nada a ver com o problema..



marcellomaia

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2015, 23:36:42
Como assim eles não têm nada a ver? Registram um domínio no Brasil, tem conteúdo e atendimento em português e sabem como funciona nossa legislação tributaria tanto que não tive que explicar o problema. Todos os sites em que faço compras deixam claro se haverá ou não(quando eles mesmo recolhem) cobrança de impostos na hora da entrega. Se vc é cliente antigo de uma loja e os termos mudam devemos ser claramente informados, eles mesmo reconheceram que houve falha na comunicação.
Depois o importante aqui era trazer um depoimento sobre a Blurb,  um exemplo real do tratamento que empresas sérias dão aos seus clientes quando há problemas. A Amazon é outro exemplo de loja que sabe tratar muito bem seus clientes quando ocorre qualquer contratempo. São atitudes assim que cativam os clientes.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2015, 06:43:48
Tributação agora é culpa da loja, e não do seu governo?
então tá....


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2015, 06:51:02
Citar

 Vivian R. ( Blurb Support)

10 Jun 2014 12:42

Hello,

Thank you for contacting Blurb support about placing your order .

I would like to clarify that Custom in Brazil changed the system and all orders are passing to custom. You will have some delays in this deliver.

Also, imports are subject to a number of taxes and fees in Brazil, which are usually paid during the customs clearance process.

For better understanding about Brazil law, the Brazilian Government established a computerized information system to monitor imports and to facilitate customs clearance known as the Foreign Trade Integrated System (SISCOMEX). SISCOMEX is the instrument that integrates registration, follow-up and control of every foreign trade operation through a single computerized flow of information.

Before they had the system of "sampling" that means Custom get one order, check the paperwork and request more proof of payment, then decide if will or will not add taxes in your order. Now , all orders are requesting to pass to custom and they decide or not to add taxes, they no longer request customer proof of payment.

For more information, please visit this site here: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/04/1437522-receita-e-correios-vao-integrar-sistema-para-controlar-remessas-do-exterior.shtml

There are three taxes that account for the bulk of import costs: the Import Duty (II), the Industrialized Product tax (IPI) and the Merchandise and Service Circulation tax (ICMS). In addition to these taxes, several smaller taxes and fees apply to imports.

A week ago, Usps in Brazil , surprised the nation with this new tax: http://www.correios.com.br/para-voce/avisos/copy_of_chamamento-publico-ceser-ndeg-001-2014 ( Nota de Tributação Simplificada – NTS haverá a cobrança da Taxa para Despacho Postal).

It is not much Blurb can do about the law and we are not able to send the book as "Book" only. If the books has images, we need to create the invoice properly.

In the checkout process, before place your order, you will find the information : Any local duties, customs, and taxes that apply must be paid by the recipient upon delivery.

Please let me know if I can be of further assistance.

Best regards


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2015, 08:12:12
Aconteceu o mesmo comigo.

Não acho que é uma obrigação deles - inclusive porque passou a aparecer uma tela de aviso sobre a possibilidade de tributação -, mas uma gentileza. Tanto que me escreveram dizendo, em palavras muito mais cordiais, é claro, que fui um abestado de não ler direito mas que iam, como ÚNICA exceção, restituir o imposto daquela vez. Foram gentis como quando, em um restaurante, se derruba o suco e o garçom repõe - a cagada foi tua, o restaurante não tem culpa, mas faz a boa política....

Quanto à tributação: é a Lei. Por muito tempo os fotolivros do Blurb passaram como livros, até que alguém se tocou que não o são, são álbuns. A lei de isenção de imposto para livros existe para difundir cultura e conhecimento, não para facilitar nosso trabalho vendendo álbum de fofografia.

O que aconteceu comigo foi que deixou de valer à pena fazer o livro fora - exceto quando tenho alguém que vai pros eua e pode trazer para mim. A Indimagem agradeceu...  :shock:


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2015, 08:22:49
Tributação agora é culpa da loja, e não do seu governo?
então tá....

2x

Penso que não foi sua intenção Marcello. Mas isso pode gerar subsídios para aproveitadores e pode prejudicar todo um conjunto, pois a empresa ver que não é interesse em manter o serviço no Brasil.

A legislação nacional muitas vezes permite ambiguidades e diversos entendimentos.

Há algum tempo tive um problema de um livro ser taxado, pois nele acompanhava uma mídia com versão 'light' de um software, tentei recorrer e indeferiram. Antes disso eu até podia ter rejeitado e devolvido e comprado um igual no mercado nacional, e ia sair até mais barato. No entanto não acho 'justo' ou 'correto' com a empresa...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2015, 08:45:16
Citar
Não acho que é uma obrigação deles - inclusive porque passou a aparecer uma tela de aviso sobre a possibilidade de tributação -, mas uma gentileza. Tanto que me escreveram dizendo, em palavras muito mais cordiais, é claro, que fui um abestado de não ler direito mas que iam, como ÚNICA exceção, restituir o imposto daquela vez. Foram gentis como quando, em um restaurante, se derruba o suco e o garçom repõe - a cagada foi tua, o restaurante não tem culpa, mas faz a boa política....

Concordo com o trecho acima !

Acredito que a intenção do tópico foi contar a experiência dele com a empresa, e não quem ta certo e quem ta errado, se esta certo ou se está errado.

 :ok:


"O importante é o que importa e vice-versa"


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2015, 09:13:28
Certamente valeu pela experiência.

Infelizmente existem aqueles que estão prontos a tirar vantagem. E muitos vendedores do exterior estão evitando enviar pro Brasil. E esse número cresce a cada ano.

São muitos os que não retiram a mercadoria tributada, achando o imposto alto e depois pedem ressarcimento alegando que não recebeu, etc.. etc..

E digo que muitas vezes no contato consigo uma 'exceção' junto a vendedores que publicamente não enviam para o Brasil. Exponho as dificuldades, mostro consciência dos prazos e atrasos (se for algo de maior valor, só peço que enviem uma foto da etiqueta do produto sendo postado), e faço a qualificação antes mesmo de receber).

Já até recusei conscientemente produtos por considerar a tributação 'abusiva'. Nesses casos simplesmente deixei voltar, avisando e explicando o vendedor e sem cobrar qualquer ressarcimento. Teve alguns que já me devolveram o valor do produto, só cobrando o frete, comissão do e pequenas despesas...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.