Autor Tópico: Err 01: Erro de comunicação entre a objetiva e o corpo da câmera  (Lida 29193 vezes)

Nuno Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Boas pessoal,

este é o meu primeiro post neste forum.

Bem tenho um problema,


a minha 1000D dá este erro (Err 01: Erro de comunicação entre a objetiva e o corpo da câmera) com a Tamron 70-300 AF DI LD Tele-Macro 1:4-5.6

deves em quando tira 100 fotos de seguida sem erro, as veses dá o erro 100 veses seguidas.

Experimentei a objetiva na 1000D da minha namorada e não deu erro nenhum ( sorte ou não, não sei ).

O meu primeiro instinto foi assumir que o encaixe da objetiva foi de vela devido ao peso da mesma.

Que acham?

EDIT: as outras objetivas não se queixam quer a 50mm prime, quer a 18-55mm não tenho queixas.
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 21:35:27 por Nuno Gomes »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2015, 08:41:57
Amigo, já experimentou limpar os contatos da lente? Se é só ela que está apresentando este problema, pode ser que resolva passando um paninho com limpa contatos.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Nuno Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2015, 08:52:39
Amigo, já experimentou limpar os contatos da lente? Se é só ela que está apresentando este problema, pode ser que resolva passando um paninho com limpa contatos.

Infelizmente, já... a maquina passou toda a sua vida nos Açores. a humidade lá é constante e acima dos 70% quase todos os dias do ano...

Não apresenta oxidação visível mas não sei se poderá ser isso...


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2015, 09:04:31
Boas pessoal,

este é o meu primeiro post neste forum.

Bem tenho um problema,


a minha 1000D dá este erro (Err 01: Erro de comunicação entre a objetiva e o corpo da câmera) com a Tamron 70-300 AF DI LD Tele-Macro 1:4-5.6

deves em quando tira 100 fotos de seguida sem erro, as veses dá o erro 100 veses seguidas.

Experimentei a objetiva na 1000D da minha namorada e não deu erro nenhum ( sorte ou não, não sei ).

O meu primeiro instinto foi assumir que o encaixe da objetiva foi de vela devido ao peso da mesma.

Que acham?

EDIT: as outras objetivas não se queixam quer a 50mm prime, quer a 18-55mm não tenho queixas.

Nuno é o Flat Cable da lente.
Ricardo Ghion


Nuno Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2015, 09:08:48
Nuno é o Flat Cable da lente.

Sendo o flat cable da lente não daria erro na 1000D da minha namorada também?

E é muito alto o custo de reparação?


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2015, 09:12:10
Concordo com o Ricardo, como o problema é intermitente.. o fato de não ter dado na câmera de sua namorada não diz muita coisa... Minha falecida 50mm 1.8 começou assim, as vezes dava este erro, foi ficando mais e mais frequente até que ficou inutilizável!!!
No caso, comprei outra e nem verifiquei custo de reparo pelo baixo custo da lente,

abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Nuno Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2015, 09:20:45
Concordo com o Ricardo, como o problema é intermitente.. o fato de não ter dado na câmera de sua namorada não diz muita coisa... Minha falecida 50mm 1.8 começou assim, as vezes dava este erro, foi ficando mais e mais frequente até que ficou inutilizável!!!
No caso, comprei outra e nem verifiquei custo de reparo pelo baixo custo da lente,

abraços

esta fez o mesmo, começou muito esporadicamente a dar o erro e agora dá muito mais veses...

ainda consigo tirar algumas fotos com ela, quando me deixa...Mas torna-se irritante e por veses não deixa tirar fotos quando está tudo alinhado e perfeito. Torna-se especialmente irritante porque fotografo na maioria Desporto e Dança...

há alguma objetiva que me sugiram para substitui-la, tendo em conta que sou estudante universitário e já para pagar propinas e casa tenho que contar trocos?


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2015, 11:55:02
Talvez a Canon 55-250mm STM. Bom preço, excelente qualidade, tenho e gosto muito.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2015, 18:52:23
Eu tinha uma sigma que dava erro na 60D mas na Rebel funcionava beleza, a troca de informação nas lentes é diferente para cada corpo.

E erro 01 se não me engano é erro de comunicação entre a lente e o corpo. Faz um teste cobre os contatos da lente e coloca na que ta dando erro se der erro é do corpo se não muito provavel um defeito no Flat Cable que dessas lentes são bem sensiveis.

O custo de uma troca esta na casa dos R$ 500 a R$ 600,00
« Última modificação: 08 de Maio de 2015, 18:54:22 por Ricardo Ghion »
Ricardo Ghion


Nuno Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2015, 20:16:19
Eu tinha uma sigma que dava erro na 60D mas na Rebel funcionava beleza, a troca de informação nas lentes é diferente para cada corpo.

E erro 01 se não me engano é erro de comunicação entre a lente e o corpo. Faz um teste cobre os contatos da lente e coloca na que ta dando erro se der erro é do corpo se não muito provavel um defeito no Flat Cable que dessas lentes são bem sensiveis.

O custo de uma troca esta na casa dos R$ 500 a R$ 600,00

Cubro os contactos com o quê?


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2015, 20:18:23
99% que é a lente.


Nuno Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2015, 20:59:22
Eu tinha uma sigma que dava erro na 60D mas na Rebel funcionava beleza, a troca de informação nas lentes é diferente para cada corpo.

E erro 01 se não me engano é erro de comunicação entre a lente e o corpo. Faz um teste cobre os contatos da lente e coloca na que ta dando erro se der erro é do corpo se não muito provavel um defeito no Flat Cable que dessas lentes são bem sensiveis.

O custo de uma troca esta na casa dos R$ 500 a R$ 600,00

Cubri com fitacola ( não sei se era o suposto )... tirou fotos seguidas ( mais de 100 bem há vontade ) quando retirei a fita cola tirou 3 e deu erro 01...

isto significa que é Flat cable?


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2015, 01:08:59
Yes!!!
Ricardo Ghion


felypefe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2015, 07:20:27
Eu sei que já passou um tempo do tópico, mas vou usar esse antes de criar um novo.

Tive esse mesmo problema com uma 24-70 F/2.8 lii, porém o erro tem uma variação, pois acusa apenas o erro 01 quando a lente está entre as distâncias focais de 24 até 33mm, acima de 34/35 até o 70mm ela funciona normalmente.

Alguma ideia do ocorrido?


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2015, 10:11:33
Toda cara de problema no cabo flat...
Tem cara do cabo partindo, originando um mau contato de acordo com a posição que o mesmo fica dentro da lente...

Eu sei que já passou um tempo do tópico, mas vou usar esse antes de criar um novo.

Tive esse mesmo problema com uma 24-70 F/2.8 lii, porém o erro tem uma variação, pois acusa apenas o erro 01 quando a lente está entre as distâncias focais de 24 até 33mm, acima de 34/35 até o 70mm ela funciona normalmente.

Alguma ideia do ocorrido?
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)