Autor Tópico: Full frame é realmente outro mundo?  (Lida 13090 vezes)

fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Maio de 2015, 23:41:59
Olá pessoal,

Estou para comprar uma nova câmera e nesses últimos dias o que mais faço é pesquisar.
Fiquei indeciso entre a D7100 e a 70D, até que me defini pela D7100.
Depois fiquei entre a D7100 e a D7200, mas percebi que os 900 a mais que gastaria não iria compensar.
Por último, pesquisei por curiosidade retratos no flickr usando-se a D7100 e uma D610.
A diferença é gritante!! O que que isso?!

O que poderia explicar isso:
- Quem tem uma D610 geralmente usa lentes melhores;
- Quem tem uma D7100 geralmente usa a lente do kit
(se bem que os retratos que vi não eram com o kit)

Caramba...

Então pergunto: full frame é de fato outro mundo?
Se fosse para entrar nesse mundo, por onde começar?

Acho melhor eu parar de pesquisar, senão vou acabar doido.
Mas tô curioso pelas respostas.

Abs.
« Última modificação: 07 de Maio de 2015, 23:47:36 por fabreder »
Samsung Galaxy S8+ rss


cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2015, 04:22:15
Olá pessoal,

Estou para comprar uma nova câmera e nesses últimos dias o que mais faço é pesquisar.
Fiquei indeciso entre a D7100 e a 70D, até que me defini pela D7100.
Depois fiquei entre a D7100 e a D7200, mas percebi que os 900 a mais que gastaria não iria compensar.
Por último, pesquisei por curiosidade retratos no flickr usando-se a D7100 e uma D610.
A diferença é gritante!! O que que isso?!

O que poderia explicar isso:
- Quem tem uma D610 geralmente usa lentes melhores;Então pergunto: full frame é de fato outro mundo? Eu não diria do Outro Mundo , mas tenho certeza que é um Mundo Extremamente interessante.
- Quem tem uma D7100 geralmente usa a lente do kit
(se bem que os retratos que vi não eram com o kit)

Caramba...

Então pergunto: full frame é de fato outro mundo?
Se fosse para entrar nesse mundo, por onde começar?

Acho melhor eu parar de pesquisar, senão vou acabar doido.
Mas tô curioso pelas respostas.

Abs.
Não diria do outro mundo, porem é um Mundo Extremamente interessante
« Última modificação: 08 de Maio de 2015, 04:24:11 por cirinho »
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2015, 06:34:40
De novo?! Cade o Luzio? Kkkkkk
D600 - E-M10


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2015, 06:51:07
Hehehe

Desculpe se levantei uma discussão recorrente.
Dúvidas básicas de novatos como eu exigem um exercício de paciência dos mais experientes rsrsrs.

Samsung Galaxy S8+ rss


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2015, 06:59:04
O meu espanto foi devido à diferença gritante de qualidade nas imagens, que foram pesquisadas de forma aleatória. Mas pensando bem, podemos entender que câmeras mais sofisticadas são usadas, na maioria das vezes, por pessoas mais preparadas que, unindo outros aspectos técnicos e profissionais, conseguem extrair ainda mais qualidade de seus equipamentos mais avançados. Nas minhas mãos, por exemplo, certamente não conseguiria aproveitar todo o potencial de uma full frame.
« Última modificação: 08 de Maio de 2015, 07:00:39 por fabreder »
Samsung Galaxy S8+ rss


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2015, 07:05:03
Mas pensando bem, podemos entender que câmeras mais sofisticadas são usadas, na maioria das vezes, por pessoas mais preparadas que, unindo outros aspectos técnicos e profissionais, conseguem extrair ainda mais qualidade de seus equipamentos mais avançados. Nas minhas mãos, por exemplo, certamente não conseguiria aproveitar todo o potencial de uma full frame.

 :clap: :clap: :clap: :ok:

O bom fotógrafo bom pode fazer fotos um pouco melhores com uma fullframe (depende até do tipo de foto!), mas o fotógrafo medíocre vai fazer fotos medíocres com qualquer sistema.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2015, 08:37:19
Olhe o que se discutia no forum há mais ou menos 10 anos:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=4203.0

Como será daqui a 10 anos??  :ponder:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2015, 08:51:32
Olhe o que se discutia no forum há mais ou menos 10 anos:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=4203.0

Como será daqui a 10 anos??  :ponder:

Puxa Alexandre, não entendi o que vc quis dizer:

1) Que eu deveria ter pesquisado antes de abrir esse tópico?
Realmente não pesquisei (falha minha), mas esse tópico de 10 anos não iria me ajudar muito;
As câmeras daquela época não são as mesmas de hoje e essa tecnologia avança muito rápido.

2) Que vc já torceu o nariz quando viu o tópico pensando: de novo?
Como disse, em qualquer área sempre aparecerão novatos como eu e com dúvidas recorrentes;
Sou um grande apreciador de café e participo do cdc (clube do café);
Qdo não conhecia esse mundo tb tive dúvidas básicas e o pessoal sempre me ajudou;
Hoje eu tb ajudo outros que estão começando... é assim... faz parte.
Na verdade, é bom que isso aconteça, que novos apreciadores de café, ou de fotografia, ou qualquer outra área apareçam. É assim que a comunidade irá crescer e se desenvolver, preferivelmente com qualidade.

Desculpe-me se entendi errado!

Forte abraço a todos.
« Última modificação: 08 de Maio de 2015, 08:58:06 por fabreder »
Samsung Galaxy S8+ rss


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2015, 08:53:33
Olhe o que se discutia no forum há mais ou menos 10 anos:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=4203.0

Como será daqui a 10 anos??  :ponder:

Alexandre, genial ter colocado este link... li o post, é interessante demais vermos as discussões depois de 10 anos... serve de aprendizado para as discussões de hoje... Seria até interessante como sugestão, para um moderador ou alguém que conheça o fórum a mais tempo, criar um tópico com links para posts relevantes na discussão dos equipamentos de 10 anos atrás...

No caso do link que citou, "O Engodo da Full Frame", tendo a 5D como representante - é muito legal ver o que aconteceu - a 5D virou uma câmera clássica, disputada nos classificados, a 5D MK II revolucionou de novo, a Nikon entrou no jogo, chegaram depois as Full Frame de entrada 6D e 610, e agora os sensores chegaram nas mirrorless com a Sony... bacana demais
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2015, 09:03:57
Puxa Alexandre, não entendi o que vc quis dizer:

1) Que eu deveria ter pesquisado antes de abrir esse tópico?
Realmente não pesquisei (falha minha), mas esse tópico de 10 anos não iria me ajudar muito;
As câmeras daquela época não são as mesmas de hoje e essa tecnologia avança muito rápido.

2) Que vc já torceu o nariz quando viu o tópico pensando: de novo?
Como disse, em qualquer área sempre aparecerão novatos como eu e com dúvidas recorrentes;
Sou um grande apreciador de café e participo do cdc (clube do café);
Qdo não conhecia esse mundo tb tive dúvidas básicas e o pessoal sempre me ajudou;
Hoje eu tb ajudo outros que estão começando... é assim... faz parte.
Na verdade, é bom que isso aconteça, que novos apreciadores de café, ou de fotografia, ou qualquer outra área apareçam. É assim que a comunidade irá crescer e se desenvolver, preferivelmente com qualidade.

No mais, já estou satisfeito e os moderadores podem fechar o tópico, se assim desejarem.
Forte abraço a todos e me desculpem o transtorno.

Não, tem a ver com o que o ronaldom1 escreveu e ilustrar teu tópico, nem pensei que vc deveria ter pesquisado ou não.

E até para imaginar como será daqui a 10 anos, quando outros estiverem lendo esses tópicos de 2015 e vendo o que se falava sobre as câmeras atuais.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2015, 09:06:57
Ah! Legal então.
Mas pra escavar esses tópicos antigos precisa de habilidade rsrs

Talvez daqui a 10 anos a Sony esteja arrebentando com suas mirroless full frame!
Ou até mesmo antes disso!
Samsung Galaxy S8+ rss


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2015, 09:09:08
Respondendo ao colega criador do tópico, o perfil da maioria dos usuários de uma linha de entrada, intermediária e high end é diferente, o set de lentes também e isso também influencia o resultado final.

A discussão full frame x APS-C é totalmente improdutiva, o sensor é apenas uma parte do processo e a utilidade do equipamento dependerá do conjunto - velocidade de disparo, sistema de foco, etc... Direcionando um equipamento para setores específicos de acordo com a demanda: fotojornalismo, esportes, low light, casamentos, infantil, indoor x outdoor, portabilidade, amplificação de distância focal pelo fator de corte, etc...

Decidir pela compra, quando os recursos tem limitação, apenas levando em consideração o resultado final observado pelo flickr, etc... é bem complicado.

Faça a sua escolha ciente das diferenças entre os sistemas, seu tipo de fotografia, demandas, e as chances de satisfação aumentam e muito...

Hoje sei que no meu caso, a maior deficiência dos retratos que faço, quando comparo com fotos de outros fotógrafos, não está no fato de eu ter uma câmera APS-C, mas sim pela minha quase ignorância com iluminação, modificação da luz, posicionamento do sujeito, trabalhar com sombras, formas, etc... tenho estudado e treinado sobre isso...

Os resultados de uma full frame em cenas de paisagens com muitos detalhes, o ISO utilizável nas novas FF - me encantam... quando puder pretendo conhecer o mundo FF, afinal a vida é uma só :hysterical: :hysterical:....mas sempre ciente das possibilidades dos equipamentos, sistemas e de minhas deficiências... abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2015, 09:26:07
Olá Ronaldo,

Também sou um completo ignorante com relação a luz, sombras, posicionamento, etc.
Revendo algumas das fotos que me encantaram, percebi que o equipamento usado foi apenas um dos vários itens envolvidos para aquele resultado final. Concordo plenamente com sua conclusão e agradeço a colaboração.
Ainda não é a hora para me aventurar nas full frames, até por que isso é só um hobbie pra mim.

Abs.
Samsung Galaxy S8+ rss


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2015, 09:28:51
Em termos práticos, o resumo dos resultados que obtenho com a Nikon D750 full-frame e a Olympus OM-D E-M10 m4/3 são os seguintes:

- a foto da Nikon é mais "limpa", tem menos ruído mas, em minha opinião, isso só difere entre ambas a partir de ISO 1600 nas áreas mais escuras da foto ou "pentelhando" a 100%  :). Impressão em bom papel fotográfico, para mim, fica tudo igual até o tamanho A3+;

- para a mesma abertura, o desfoque do plano de fundo obtido pela Nikon é bem maior do que com a Olympus, embora isso possa ser compensado afastando o modelo do fundo ou usando lente tele;

- o autofoco contínuo da full-frame é muito superior ao da m4/3, mas para motivos "mais lentos" a diferença de AF para mim é inexistente. Para quem faz fotos de ação (esportes, pássaros etc.) a full-frame ainda é fundamental.

Não existe "uma ou outra" nessas comparações, pois a FF ainda cobra um bom peso devido ao tamanho das lentes. Por exemplo, vc vai ao Pantanal e quer fazer fotos de animais "mais lentos", onde o autofoco não precisa ser tão "acompanhativo" e quer usar zoom: pega sua 70-300 full frame de quase um quilo ou a m4/3 40-150 de 200 gramas? A 80-400 de quilo e meio (e US$ 2700 lá...) ou a 100-300 m4/3 de meio quilo e US$ 600?

Em termos de foto para hobby (isso é importante, profissional tem que usar o melhor...), atualmente é questão apenas de satisfação pessoal, em minha opinião.   :ok:


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2015, 09:29:40
Funciona maios ou menos assim:
As  Câmeras FF são mais caras.
As Câmeras FF incorporam a tecnologia de ponta dos fabricantes.
As câmeras FF tem lentes melhores, fabricadas especificamente para elas.
Os materiais utilizados nas FF são melhores.


Se restar alguma dúvida, pesquise quantos fotógrafos que tem uma FF estão querendo voltar para uma APSC e o inverso.

Um fotógrafo, que utilize uma APSC, pode tirar fotos melhores que outro, que use uma FF? Claro. Assim como um fotógrafo que use uma Certo Phot de duas aberturas (F8 e f11) e uma velocidade fixa (1\50s) pode tirar fotos melhores que quem usa uma APSC  & uma FF ao mesmo tempo. Mas isso não é argumento contra a Câmera. É argumento contra o fotógrafo.

Se teu bolso aguenta, a FF é melhor sim.
Mas você tira fotos boas com uma DSLR de entrada também.
Eu, se tivesse grana, usaria só Médio Formato.
Mas, como não tenho, evito dizer que FF é melhor que Médio Formato.
Por que eu posso ganhar na Loteria amanhã e correr para comprar uma Phase One.    8-) 8-) 8-)
http://www.phaseone.com/
« Última modificação: 08 de Maio de 2015, 09:32:39 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/