Autor Tópico: Full frame é realmente outro mundo?  (Lida 13092 vezes)

LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #15 Online: 08 de Maio de 2015, 09:32:36
Estive pensando... na corrente contrária vou dizer que um novato deveria sim ter uma FF, aliás o encanto maior estaria nos novatos mesmo. Os fotógrafos de coisas cotidianas, selfies, etc. são aqueles que mais se beneficiam imediatamente do iso maior das FF.

Para os profissionais, nem sempre a FF é a melhor solução e como já dito pelo pessoal, é apenas um dos itens da fotografia. Outros pontos devem ser levados em consideração.

Podem jogar as pedras hehehehe.
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #16 Online: 08 de Maio de 2015, 09:42:17
Eu tive os dois modelos de câmera, crop e full frame. Comecei de baixo com as cropadas e fiz fotos maravilhosas, até mais elogiadas que as atuais.

Mas depois que comecei com a full frame, notei uma diferença significativa na qualidade das fotografias, principalmente à noite e em ISO alto. Esse é pra mim um dos grandes diferenciais.

O enquadramento maior das FF também diferenciou bastante para mim, as lentes que eu usava ficaram bem diferentes na minha full frame. Você precisa colocar na cabeça duas coisas: Se tem dinheiro para investir no corpo FF e nas lentes e se vai realmente utilizar todos os recursos de que um corpo FF te oferece.

Exemplo: Se você não trabalha com casamentos, ensaios, e afins talvez seja melhor investir em uma crop e comprar lentes de qualidade.

Agora se vai trabalhar com casamentos e eventos sérios, seria bom pensar em comprar uma ff logo de cara.

Essa é minha opinião, não sei se será a coisa certa para você, mas depois de ter passado pelas duas, essa é minha dica para você.

FF = Sensor maior, mais qualidade de imagem, mais luz, MAIS CARO.

Crop = Sensor menor, qualidade boa, um pouco menos luz, MAIS BARATO.

As lentes seguem o mesmo rumo.

Invista em lentes! Lentes boas são fundamentais.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Maio de 2015, 09:48:02
Atualmente, em minha opinião, para uso amador, o APS-C ficou numa situação "pastosa" entre o m4/3 e o FF. Ficou entre o "M4/3 para excelente imagem e não carregar peso" e o "FF para a melhor imagem e AF contínuo", sendo bastante simplista. Estou bastante satisfeito com minha tralha, após bom tempo usando filme (Nikon FM2) e acompanhando a evolução do M4/3 (GH2, E-PL5 e E-M10) e do APS-C (Rebel, 70D, X Pro, X100s e XT-1).  :ok:


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 08 de Maio de 2015, 09:50:15
Funciona maios ou menos assim:
As  Câmeras FF são mais caras.
As Câmeras FF incorporam a tecnologia de ponta dos fabricantes.
As câmeras FF tem lentes melhores, fabricadas especificamente para elas.
Os materiais utilizados nas FF são melhores.

Gostei dos argumentos, e como coloquei no meu texto a questão é limitação de orçamento mesmo, nestes casos é que se justifica avaliar o que mais se encaixa dentro do seu orçamento e ainda lhe trará prazer...
Após ler o seu texto parei para pensar o motivo de eu ter uma APS-C e não FF, a resposta foi somente uma: dinheiro  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 08 de Maio de 2015, 09:53:56
Sendo bem simplista. FF é outro mundo? Sim. É um mundo de fotos melhores? Depende de você.

 ;)


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Maio de 2015, 09:55:39
Lizandro,

Ainda tem a D610?
Existe lente de kit para full frame ou isso é coisa de pobre?  :hysterical:
Qual seria a zoom básica para a 610?

ai ai ai esse povo fica colocando lenha na fogueira!  :D
Samsung Galaxy S8+ rss


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #21 Online: 08 de Maio de 2015, 10:04:49
Acho melhor eu parar de pesquisar, senão vou acabar doido.
Abs.

Ha ha ha... vai acabar mesmo... doido e SEM FOTOGRAFAR, só falando de fotografia e pesquisando, o que é pior... hehehe...

Mas eu sei que na hora de colocar o dinheiro suado em algo, essa ansiedade é normal.

Há um monte de tópicos no forum com essa discussão infindável de FF vs APSC (como Canon vs Nikon; Mirrorless vs DSLR, etc.) Dá uma olhada mas o que vais ver é o mesmo que em outros tópicos: experiências pessoais muito distintas, gente que não abre mão de FF e gente que não liga para isso. Como já te falei em outro tópico, é o velho efeito Rashomon: http://www.lensrentals.com/blog/2012/06/the-rashomon-effect-and-my-small-camera-choice

Minha experiência pessoal é: sim, senti baita diferença quando migrei para FF no universo Canon. E olha que passei da 60D para a 5D coroa (depois 6D), equipamento antigo, com menos resolução e mimos tecnológicos. Nunca consegui pegar uma Canon APS-C de novo.

Acho que isso se deve, porém, a ter uma tendência muito forte para GA. Aí, com minhas fixas (35mm, 50mm, 85mm, etc) com ângulos mais abertos, tudo foi mais agradável para mim - além do DOF mais curto e de eu gostar do que as bordas das lentes produzem, ainda que às vezes seja uma maçaroca meio esquisita.

Agora, depois de comprar a a6000, achei que o caminho natural fosse a a7. Nesse caso, tenho sentido bem menos diferença e mais prazer em fotografar com a pequena. A grande vantagem da a7 é também me proporcionar GAs relativamente rápidas e baratas. Tenho uma 24mm 2.8 na a7 por 80 dólares; uma equivalente na a6000 seria algo como 16mm f2, difícil de encontrar e cara.

Repito, esse é o MEU CASO. Gente com gosto por DF mais longas, pode se beneficiar usando APS-C.

Hoje, de dado objetivo, a maior diferença em QI entre FF e APS-C ainda é o ruído. Mas as pequenas já são bastante satisfatórias nesse sentido.

Eu, se fosse tu, ia na mais barata e investiria em vidro. Vai fazer mais bem pela tua fotografia.

Mas mais que câmera nova e vidro, o que vai te ajudar é conter a ansiedade, sair da frente do PC e ir fotografar teu moleque... rs.

Abração!



fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 08 de Maio de 2015, 10:39:51
Grande Fernando,

Como sempre equilibrado e ponderado!
Concordo plenamente... mas colocar isso em prática é que é difícil pra mim hehe
Quando coloco uma coisa na cabeça só penso naquilo.
Acho que sou o homem mais "unitarefa" que existe kkkk
Já estou vendendo meu equipamento e alguns items já se foram!
Agora é caminho sem volta (só não sei de onde kkkk)

Abraço amigo.

Samsung Galaxy S8+ rss


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #23 Online: 08 de Maio de 2015, 10:44:24
Grande Fernando,

Como sempre equilibrado e ponderado!
Concordo plenamente... mas colocar isso em prática é que é difícil pra mim hehe
Quando coloco uma coisa na cabeça só penso naquilo.
Acho que sou o homem mais "unitarefa" que existe kkkk
Já estou vendendo meu equipamento e alguns items já se foram!
Agora é caminho sem volta (só não sei de onde kkkk)

Abraço amigo.

Fabreder, ainda é um hobby, certo?

Então vai com calma.

A D7100 é um equipamento SENSACIONAL. Vai te atender perfeitamente. Depois, SE sentires necessidade de algo específico que só FF pode te dar, migras de novo. Uma D7100 vai ser muito fácil de revender, se for o caso.

De qualquer forma, fica tranquilo. Por mais que troques de sistema 15 vezes, ainda não vais chegar aos pés do Fernando K  :shock: :D


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 08 de Maio de 2015, 10:47:33
De qualquer forma, fica tranquilo. Por mais que troques de sistema 15 vezes, ainda não vais chegar aos pés do Fernando K  :shock: :D

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Samsung Galaxy S8+ rss


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Maio de 2015, 11:02:47
Olá pessoal,

Estou para comprar uma nova câmera e nesses últimos dias o que mais faço é pesquisar.
Fiquei indeciso entre a D7100 e a 70D, até que me defini pela D7100.
Depois fiquei entre a D7100 e a D7200, mas percebi que os 900 a mais que gastaria não iria compensar.
Por último, pesquisei por curiosidade retratos no flickr usando-se a D7100 e uma D610.
A diferença é gritante!! O que que isso?!

O que poderia explicar isso:
- Quem tem uma D610 geralmente usa lentes melhores;
- Quem tem uma D7100 geralmente usa a lente do kit
(se bem que os retratos que vi não eram com o kit)

Caramba...

Então pergunto: full frame é de fato outro mundo?
Se fosse para entrar nesse mundo, por onde começar?

Acho melhor eu parar de pesquisar, senão vou acabar doido.
Mas tô curioso pelas respostas.

Abs.

Resumindo, FF é sim outro Nivel.
Ricardo Ghion


izaakdias

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 08 de Maio de 2015, 11:45:20
Resumindo, FF é sim outro Nivel.
na mão de quem sabe usar...

Lembro de um tópico aqui sobre M4/3 onde postaram esse link: http://www.mu-43.com/threads/61628/

O cara usou uma 5D Mark II por 7 anos aí resolveu migrar para a Oly OMD E-M5. O resultado, as imagens resumem.

Eu quando entrei aqui no fórum, ficava horas nos classificados, atualizando toda hora pra ver uma oferta boa e vendo e revendo as discussões sobre formatos e sobre câmeras...
Fim das contas, comprei uma X-E1 e pretendo ficar nela até conseguir tirar dela todo potencial possível e aprender o suficiente para me dar um novo desafio, seja FF, M4/3, cropada...  :ok:
"A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém, incapaz de pensar"
Arnold Newman


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Maio de 2015, 11:46:54
Fullframe é o mesmo mundo. Melhor em algumas coisas, pior em outras.

Quem eleva (ou reduz) a fotografia a outro nível (ou mundo) é o fotógrafo.

« Última modificação: 08 de Maio de 2015, 11:48:15 por Claudio Rombauer »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #28 Online: 08 de Maio de 2015, 12:16:35
Lizandro,

Ainda tem a D610?
Existe lente de kit para full frame ou isso é coisa de pobre?  :hysterical:
Qual seria a zoom básica para a 610?

ai ai ai esse povo fica colocando lenha na fogueira!  :D

Tenho sim! Não desfaço dela de jeito nenhum.

A lente que vem no kit dela é a 24-85. Eu uso para zoom básico a 28-70 que é a versão pobre da 24-70 kkkk

A 28-70 2.8 é muito mais barata e praticamente faz a mesma coisa.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 08 de Maio de 2015, 12:35:31
Tenho sim! Não desfaço dela de jeito nenhum.

A lente que vem no kit dela é a 24-85. Eu uso para zoom básico a 28-70 que é a versão pobre da 24-70 kkkk

A 28-70 2.8 é muito mais barata e praticamente faz a mesma coisa.

Obrigado Lizandro,

Eita que esse trem é muito caro  :hysterical:
Vou deixar para o futuro mesmo.  :D
Vou de 7100 e, como os colegas sugeriram, explorar bem o seu potencial.
Se achar que o caminho é FF, iremos a ele!  :ok:

Abs.
Samsung Galaxy S8+ rss