Autor Tópico: definir foco e grau de desfocagem na tela da canon  (Lida 1727 vezes)

João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Online: 08 de Maio de 2015, 07:47:07
Antes de tudo, sou novato (deve ter um termo que fotógrafos usam pra designar neófitos - em xadrez é capivara, no jornalismo é foca, em sinuca é pato, e por aí vai). Não quero me profissionalizar, quero apenas tirar fotos melhores. é um hobby que me agrada muito.
Essa é minha primeira postagem
Tenho uma superzoom da canon, mas encontrei alguns limites (p. ex. ela congela o ISO em 80, quando uso velocidades abaixo de 1,3", o que inviabiliza fotos de céu estrelado).
Pretendo comprar uma rebel da canon. Vi um tutorial da canon T5 em que se pode, com toque na tela, definir o ponto onde se quer o foco, e ainda (o que eu gostei mais) determinar o grau de desfocagem nas demais áreas fora do assunto focado.
E aí vem a pergunta: na canon T3 ou na T3i tem esse recurso?

Aproveitando, pra não criar um tópico na área de lentes. Li que as cameras dessa família EOS rebel não tem estabilizador de imagem, e que devemos comprar lentes que o tenham (me parece que são as que são discriminadas com a sigla IS). No combo cujo link segue, parece que as lentes não tem isso.
Então, elas não são recomendadas pra esse tipo de câmera?

link: http://www.canoncollege.com.br/produtos/combo-especial-camera-eos-t5i-efs1855-stm-ef75300-iii-41

Obrigado a quem puder ajudar.
« Última modificação: 08 de Maio de 2015, 07:50:36 por João da Ega »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2015, 08:53:39
Legal sua apresentação, João. Seja bem-vindo.

Quanto as suas dúvidas, vou tentar respondê-las:

1) Muito bom saber que já tem as noções de fotometria e de como configuraria a câmera para fotos das estrelas. Trocar sua superzoom por uma DSLR qualquer ajudará muito, certamente.

2) Esse recurso de escolher o ponto de foco a princípio é legal, mas acredito que, sempre que estiver fotografando pelo live-view (pelo visor LCD ao invés do visor óptico), o foco será lento, bem lento. Já quanto a escolher o nível de desfoque nas demais áreas, isso é algo que você controla sozinho baseado nos conceitos de profundidade de campo (em inglês, DOF, de depth of field). Não tem nenhum mistério e é algo mandatório para aprender a fotografar com sensores maiores, ou seja, não é um recurso da câmera, é uma função que ela estará fazendo automaticamente por você.

3) Não sei se T3 e T3i possuem tais funções. Sei que fotografam em live-view. Mas novamente, não sei até que ponto isso seja vantagem.

4) Ter estabilização não é, nem de longe, algo obrigatório ou que dependa para o funcionamento do equipamento. Eu mesmo não tenho nenhuma lente com IS. Se o IS ajudaria? Sim, em algumas situações ele permitiria fotos com velocidades (shutter) mais baixas do que o recomendado, permitindo capturar mais luz. Mas nada que seja crucial. A 18-55 III realmente perdeu o IS, na versão II tinha. A 75-300 realmente não tem, enquanto que a 55-250 tem e seria uma melhor escolha para tele-objetiva no seu caso.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2015, 08:57:41
Acho que voce olhou a T5i, a T5 não tem tela touch.

E essa função do desfoque é um daqueles modos automáticos que chamam de criativos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2015, 09:39:55
A 18-55 III realmente perdeu o IS, na versão II tinha.

A lente que vem no Kit citado é a versão STM e ela também tem IS.  Essa versão III que você fala seria da 70-300 ?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2015, 09:43:54
Existe a 18-55 III sem IS, já vi em kits da T3.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2015, 14:33:20
Muito obrigado pela acolhida e pelas respostas, Vanquish, Vangelismm e principalmente Elder Walker.  :clap:
« Última modificação: 08 de Maio de 2015, 14:34:46 por João da Ega »


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2015, 12:11:35
Existe a 18-55 III sem IS, já vi em kits da T3.

Fui procurar, porque não a tinha encontrado no site da Canon... e a encontrei também no kit da T5.
E o pior é que já passou pela minha mão 3 kits de T3 e não reparei nessa lente diferente.  :aua:

 :ok:





Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2015, 12:56:47
Só uma coisa, existem lentes 18-55 com e sem IS, nas variadas revisões. Na época da Digital Rebel havia a 18-55 "I" sem IS, depois veio a com IS, a IS II, a II sem IS (mas não apareceu em nenhuma câmera aqui no Brasil) e agora a III sem IS, que faz parte do kit da T3 e da T5, além da STM.

T+


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2015, 13:04:08
A confusão é por causa da numeração.

Tinha a 18-55 original.
Ai lançaram a 18-55 II e a 18-55 IS, com a mesma ótica.
Depois veio a 18-55 III e a 18-55 IS II,  com a mesma ótica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2015, 19:15:31
A confusão é por causa da numeração.

Tinha a 18-55 original.
Ai lançaram a 18-55 II e a 18-55 IS, com a mesma ótica.
Depois veio a 18-55 III e a 18-55 IS II,  com a mesma ótica.
E agora tem a 18-55 IS STM, que vem no kit da T5i e da SL1. Que são minhas sugestões para o criador do tópico.

Ambas têm a opção de disparar por toque no LCD, que é muito útil em algumas ocasiões. E o foco não é tão lento assim não, como disse o Great Elder Walker. E é muito preciso, até mais que o foco por fase.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2015, 20:27:10
E agora tem a 18-55 IS STM, que vem no kit da T5i e da SL1. Que são minhas sugestões para o criador do tópico.

Ambas têm a opção de disparar por toque no LCD, que é muito útil em algumas ocasiões. E o foco não é tão lento assim não, como disse o Great Elder Walker. E é muito preciso, até mais que o foco por fase.

Realmente, RafaZ, falei lembrando-me do sistema sem o uso de uma objetiva específica STM.

Minha experiência foi com a T4i com lente do kit, cinquentinha e Tamron 17-50... todas extremamente lentas focando pelo live-view.

Apesar de concordar ser útil em algumas situações, continuo achando que não deva ser um fato chave para escolha da câmera. Se quiser fotografar pelo visor LCD, existem mirrorless melhores e/ou mais em conta!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C