Autor Tópico: flash externo na 70d  (Lida 5568 vezes)

FranciscoCaznok

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Maio de 2015, 10:31:26
ola, tenho uma canon 70d e quero muito usar um flash externo nela, fora da câmera mesmo, mas que seja portátil.
sei que ela possui integrado wireless, por isso, creio que consigo controlar um sem a necessidade daquelas peças que liga uma na câmera e outra no flash, apesar de não ter certeza disso.
existe algum flash que já venha com wireless e que eu possa controlar ele remotamente pela 70d?
prefiro um que não seja tão caro, pois não trabalho com fotografia e todas minhas artes são experimentais.
muito obrigado pelas dicas.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2015, 10:56:19
ola, tenho uma canon 70d e quero muito usar um flash externo nela, fora da câmera mesmo, mas que seja portátil.
sei que ela possui integrado wireless, por isso, creio que consigo controlar um sem a necessidade daquelas peças que liga uma na câmera e outra no flash, apesar de não ter certeza disso.
existe algum flash que já venha com wireless e que eu possa controlar ele remotamente pela 70d?
prefiro um que não seja tão caro, pois não trabalho com fotografia e todas minhas artes são experimentais.
muito obrigado pelas dicas.

As câmeras da Canon possuem um sistema de disparo óptico de flash remoto, através do flash embutido. Até onde eu saiba, todos os flashes atuais da Canon podem ser disparados remotamente por esse método. Mas é um sistema bastante limitado, dependendo de como você vai usar o flash ele pode falhar (como debaixo de sol forte) ou simplesmente não funcionar (quando o flash remoto não está na linha de visão do flash embutido).

Pra ter controle e confiabilidade mesmo, precisa de um par de rádio flashes (sim, aquelas peças que liga uma na câmera e outra no flash, rsrs). Com o rádio você tem um alcance maior e não precisa se preocupar com linha de visão e nem sol forte. Pode disparar um flash em outra sala, por exemplo.

Caso você more em São Paulo ou região,  eu e o Mike Castro daqui do fórum vamos dar um workshop de flash dedicado no dia 24/05: www.workshopflash.com.br

O Mike sempre usa flash remoto nos trabalhos dele, mesmo em eventos, como casamentos e festas de debutantes.  ;)


FranciscoCaznok

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2015, 11:04:43
As câmeras da Canon possuem um sistema de disparo óptico de flash remoto, através do flash embutido. Até onde eu saiba, todos os flashes atuais da Canon podem ser disparados remotamente por esse método. Mas é um sistema bastante limitado, dependendo de como você vai usar o flash ele pode falhar (como debaixo de sol forte) ou simplesmente não funcionar (quando o flash remoto não está na linha de visão do flash embutido).

Pra ter controle e confiabilidade mesmo, precisa de um par de rádio flashes (sim, aquelas peças que liga uma na câmera e outra no flash, rsrs). Com o rádio você tem um alcance maior e não precisa se preocupar com linha de visão e nem sol forte. Pode disparar um flash em outra sala, por exemplo.

Caso você more em São Paulo ou região,  eu e o Mike Castro daqui do fórum vamos dar um workshop de flash dedicado no dia 24/05: www.workshopflash.com.br

O Mike sempre usa flash remoto nos trabalhos dele, mesmo em eventos, como casamentos e festas de debutantes.  ;)

puxa, gostaria muito de fazer o work, mas moro longe e agora fica impossível o deslocamento. muito obrigado pelo convite.
por ter wireless, a 70d não faz papel de rádio flash?
(eu ia falar flash trigger kkkkkkkk)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2015, 11:10:55
por ter wireless, a 70d não faz papel de rádio flash?
(eu ia falar flash trigger kkkkkkkk)

Ela dispara flashes remotos, mas não é por sinais de rádio. É um sistema óptico que está sujeito a falhas como as que descrevi acima. O sistema via rádio é bem mais confiável e eficiente. Mas, como falei, dependendo do tipo de foto, pode servir muito bem.  ;)

Se quer um flash remoto pequeno, dá uma pesquisada, mas acho que tanto o 270EX II como o 320EX funcionam como escravos ópticos.  O 430EX e o 580EX também servem de escravos, mas são flashes grandes e mais caros...


FranciscoCaznok

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2015, 11:27:25
Ela dispara flashes remotos, mas não é por sinais de rádio. É um sistema óptico que está sujeito a falhas como as que descrevi acima. O sistema via rádio é bem mais confiável e eficiente. Mas, como falei, dependendo do tipo de foto, pode servir muito bem.  ;)

Se quer um flash remoto pequeno, dá uma pesquisada, mas acho que tanto o 270EX II como o 320EX funcionam como escravos ópticos.  O 430EX e o 580EX também servem de escravos, mas são flashes grandes e mais caros...

entendo, muito obrigado pela resposta, fui muito útil pra mim.
só aproveitar da sua bondade, tenho mais duas duvidas relacionadas:
-o sistema wireless que me refiro a 70d é o wifi mesmo, o mesmo que eu posso usar como liveview no smartphone ou posso conectar a camera no pc para controla-la, por isso minha duvida em relação ao rádio flash.
-algum flash já dispõe de rádio integrado?esses sao originais da canon, os paralelos, tipo yn, são razoáveis?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2015, 11:30:59
-o sistema wireless que me refiro a 70d é o wifi mesmo, o mesmo que eu posso usar como liveview no smartphone ou posso conectar a camera no pc para controla-la, por isso minha duvida em relação ao rádio flash.
-algum flash já dispõe de rádio integrado?esses sao originais da canon, os paralelos, tipo yn, são razoáveis?

Ah, desculpa, achei que estava falando do wireless de flash, rsrs... Não sei das funcionalidade do WiFi da 70D, mas acredito que não tenha como controlar flash não.

Alguns flashes da YN já possuem rádio integrado sim, mas de qualquer forma você precisaria de um radio na câmera para dispara-lo. Acho que os YN 560 III e IV já possuem o rádio. E aí você compraria mais um YN 622 pra deixar na câmera como disparador... Mas não estou totalmente certo da informação...


FranciscoCaznok

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2015, 11:45:44
Ah, desculpa, achei que estava falando do wireless de flash, rsrs... Não sei das funcionalidade do WiFi da 70D, mas acredito que não tenha como controlar flash não.

Alguns flashes da YN já possuem rádio integrado sim, mas de qualquer forma você precisaria de um radio na câmera para dispara-lo. Acho que os YN 560 III e IV já possuem o rádio. E aí você compraria mais um YN 622 pra deixar na câmera como disparador... Mas não estou totalmente certo da informação...

entendo
achei algo aqui da 70d, mas não tenho certeza se é sobre o wifi ou aquele sistema óptico.

https://youtu.be/rYYW1wlihwk?t=2m18s

uma ideia que eu pensei é o flash popup controlar via wifi(flash trigger) um flash externo remoto. iria ser bem legal isso.


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2015, 12:09:31
WiFi não tem nada a ver com controle via rádio...o controle da 70d sobre os flashes slaves é apenas ótico. Dá uma olhada no manual da câmera, página 203.

http://www.closebr.com.br/manual/manual_portugues_canon_70D.pdf

Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2015, 12:22:21
Ah, desculpa, achei que estava falando do wireless de flash, rsrs... Não sei das funcionalidade do WiFi da 70D, mas acredito que não tenha como controlar flash não.

Alguns flashes da YN já possuem rádio integrado sim, mas de qualquer forma você precisaria de um radio na câmera para dispara-lo. Acho que os YN 560 III e IV já possuem o rádio. E aí você compraria mais um YN 622 pra deixar na câmera como disparador... Mas não estou totalmente certo da informação...

Francisco quando puder faça o WS do humberto rsrs.
o 622 nao controla o 560, apenas outro 622
o sistema mais barato seria usar um 560 III ou IV e colocar um 603 na sapata da cam
ou entao ter 2 560 IV um na cam e outro remoto que ja vem transmissor e receptor... neste caso o ganho é porque teria painel de controle no proprio flash ficando igual ao 622TX onde controla os grupos, zoom, potência etc...
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


jpl

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2015, 23:42:06
Realmente o wireless da 70D é para controle de funções da câmera e visualização de footos. Mas não há a capacidade de disparar um flash remoto.
O flash q eu conheço q possui essa função wireless é o 600EX RT e agora o YN600 EX, eles possuem função wireless de disparo, mas é via radio imbutido neles.
o YN600 EX é bem mais barato q o Canon, praticamente 1/4 do preço... daqui uns meses pretendo comprar dois 600 da YN.
6D | 60D | 24-105mm L | 100mm f2.8 Macro | 85mm f1.8 | 10-18mm | Tamron 17-50mm f2.8 | 600EX-RT | 430EX-II | 90EX


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2015, 18:57:32
Francisco quando puder faça o WS do humberto rsrs.
o 622 nao controla o 560, apenas outro 622
o sistema mais barato seria usar um 560 III ou IV e colocar um 603 na sapata da cam
ou entao ter 2 560 IV um na cam e outro remoto que ja vem transmissor e receptor... neste caso o ganho é porque teria painel de controle no proprio flash ficando igual ao 622TX onde controla os grupos, zoom, potência etc...
O 560 III e o IV podem ser acionados também pelo 560tx.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2015, 20:41:27
Ela dispara o flash fora  voltando a parte vermelha frontal do flash para a camera, só tem um alcance limitado em 7 metros. O radioflash são 100 metros.
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll