Autor Tópico: DSLR para produção de clipes musicais? É uma boa escolha??  (Lida 8455 vezes)

LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
  Olá pessoal,


  Estive meio afastado do fórum por uns tempos, mas agora estou voltando.

  Estou pensando em começar a gravar clipes musicais para bandas. De início nada de mega produções. Apenas tomadas com a banda tocando (Estúdio/Show ao vivo/Alguma coisa externa).
  A ideia é montar em equipamento básico inicial, por isso pensei em alguma DSLR que filme em Full HD, com uma leve preferência para Canon por já ter uma objetiva.

  Minha dúvida é principalmente se essas câmeras aguentam períodos longos de gravação, não penso precisar fazer longas tomadas contínuas pois sei que DSLR são limitadas a 29min e algumas até menos. 
  Mas terei problemas de aquecimento ou algo parecido se fizer várias tomadas de 5min a 10min cada??
 
  Lendo sobre a T3i notei que ela não faz auto foco durante a filmagem, isso é muito problemático a ponto de pegar a T5i??? Pois é bem provável que eu faça uso de steadycam e sliders em algumas cenas em movimento.

   Orçamento meio apertado: R$1800,00 (Se for CANON pode ser só o corpo) e não ligo em comprar equipamento usado em bom estado, na verdade até prefiro.


   Valeu,
   Leandro Fabricio
 
« Última modificação: 10 de Maio de 2015, 16:48:11 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2015, 09:53:19
Xará,

Talvez você receba aqui sugestões nas mais variadas direções.
Mas eu vou dizer por experiência - filmar com DSLR é complicado. As desvantagens que me pegam:

1. Limite de tempo do vídeo (nem é seu caso);
2. Autofoco - a Nikon é terrível, a Canon é um pouco melhor, mas ainda complica - isso aí mata o vídeo.
3. A visualização pelo monitor. Em ambientes controlados, dá pra você dominar a cena. Se a iluminação local ofuscar o LCD, já era
4. O aquecimento do sensor é um problema real relatado. Dependendo do clima no momento, já viu... há quem arrisque e há quem não - embora no seu caso, penso que as tomadas sejam curtas para tal questão

Deve haver mais pontos...
Se eu fosse me dedicar um pouco mais a filmagens, sem pensar pegaria uma filmadora (dedicada), hoje, com um VF decente. Diminuiria muito do trabalho da filmagem e muito da edição também.

Claro, isso é só a minha opinião. Aguarde outros colegas...   :ok:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2015, 10:03:00
Dá e sobra. Recentemente minha banda gravou um bluray ao vivo, 10 músicas. O projeto custou aproximadamente 100 mil reais e foram usadas 8 DSLR, na maioria 5D3/7D, além de uma Sony de alta velocidade, pra fazer slow motion.

A gravação mobilizou 50 pessoas e levou uma semana pra gravar. Ainda está na pós-produção que deve levar mais 2 meses. Já tenho uns trechos mas não posso postar, está ficando muito bom.

O foco foi feito todo manualmente, eles usavam muitas objetivas nikon manuais, canon fd manuais, adaptadas. Mesmo a sony estava com uma canon fd adaptada, pois o anel de foco é preciso e macio.

Uma das musicas foi inteira em plano sequencia com a camera na dolly, foco manual.

Um amigo, que é produtor musical, comprou uma DSLR e gravou ele mesmo um clipe para a própria banda, veja:

https://www.youtube.com/watch?v=TCpvjzkgs4Y
« Última modificação: 11 de Maio de 2015, 10:04:08 por Claudio Rombauer »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2015, 16:56:09
Como eu escrevi, nessas condições (luz e ambiente controlados, tripé, etc.), manda bem.
E, se dominar o foco manual, então seus problemas acabaram. O duro fica sendo uma cam só...   :(


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2015, 20:26:19

2. Autofoco
3. A visualização pelo monitor.
4. O aquecimento do sensor é um problema real relatado.

Se eu fosse me dedicar um pouco mais a filmagens, sem pensar pegaria uma filmadora (dedicada)

  Obrigado pelas opiniões...
  Ficaram algumas dúvidas.
  Em relação ao autofoco, já que é ineficiente então não compensa uma T5i no lugar de uma T3i então??
  A questão de visualizar pelo LCD da câmera não pode ser substituído por um LCD externo, ou com algum hood??
  Até que ponto é "garantido" que não haverá aquecimento do sensor??
  Existe alguma filmadora nessa faixa de preço que compense?? Pelo que sei boas filmadoras saem a partir de R$6000 / R$8000...
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2015, 20:30:23
Dá e sobra. Recentemente minha banda gravou um bluray ao vivo, 10 músicas. O projeto custou aproximadamente 100 mil reais e foram usadas 8 DSLR, na maioria 5D3/7D, além de uma Sony de alta velocidade, pra fazer slow motion.


   Nossa, mas aí a produção foi muito maior que minha pretensão. Só de ser FullFrame e pelo que te conheço as lentes devem ter sido somente as tops também.
   Dá pra levar em consideração uma T3i ou T5i fazendo algo parecido??

  Você sabe qual câmera e lente seu amigo usou, pra mim essa qualidade igual do clipe dele já bastaria. E não penso em fazer nada muito mais produzido que isso.


  Obrigado..
São Paulo - SP


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2015, 20:39:16
a qualidade de imagem da tua câmera é show, cara.
Faz uns testes, coloca o cartão numa tv LED e se prepara pra cair o queixo.
 :ok:


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2015, 21:06:46
a qualidade de imagem da tua câmera é show, cara.
Faz uns testes, coloca o cartão numa tv LED e se prepara pra cair o queixo.
 :ok:

  Ainda não comprei a câmera... rsrs
 
São Paulo - SP


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2015, 21:09:49
  Ainda não comprei a câmera... rsrs
 

 :ok:


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2015, 22:03:48
  Em relação ao autofoco, já que é ineficiente então não compensa uma T5i no lugar de uma T3i então??

Filmagens profissionais são feitas com foco manual. Autofoco não dá. Não em DSLR.

  A questão de visualizar pelo LCD da câmera não pode ser substituído por um LCD externo, ou com algum hood??

Não conheço esse acessório para DSLR, filmar olhando pelo LCD ao ar livre é sofrível, frustrante.

  Até que ponto é "garantido" que não haverá aquecimento do sensor??

Só lendo no manual do modelo.

Existe alguma filmadora nessa faixa de preço que compense?? Pelo que sei boas filmadoras saem a partir de R$6000 / R$8000...

Cara... como você está lendo por aqui, se for num ambiente apropriado, uma handycam sony ou jvc fullhd ou uma T5i lhe atendem... agora, se você for filmar motocross ao meio-dia com uma DSLR, vai entender o que eu disse no início. Se for contar com autofoco então...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2015, 23:58:35

   Nossa, mas aí a produção foi muito maior que minha pretensão. Só de ser FullFrame e pelo que te conheço as lentes devem ter sido somente as tops também.
   Dá pra levar em consideração uma T3i ou T5i fazendo algo parecido??

  Você sabe qual câmera e lente seu amigo usou, pra mim essa qualidade igual do clipe dele já bastaria. E não penso em fazer nada muito mais produzido que isso.


  Obrigado..

Ele usou uma D80 com uma objetiva 50mm acho. Mas objetiva não precisa ser de muita qualidade ótica, mais importa a questão mecânica. Por isso o pessoal gosta de usar aquelas nikons manuais, cujo foco é bem linear e sem socos. A linha FD canon é ótima. Muita gente filma com panasonic m4/3 e objetivas manuais adaptadas.

Eu não recomendo foco automático pra filmar clipe ele pode se tornar imprevisível e arruinar uma filmagem. Que eu saiba é tudo manual mesmo.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2015, 01:35:16
  Vocês conhecem algum material legal pra iniciar como "videomaker", acredito que eu possa estar pulando alguma coisa ou desconsiderando algo importante por falta de conhecimento.

 Em relação ao foco manual já vi que tem acessórios que cuidam só disso, até mesmo alguns controles remotos via USB. É tão crítico trabalhar com DSLR assim? ?
São Paulo - SP


joaozin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2015, 12:52:45
Olá gente, minha dúvida não é exatamente esta de quem iniciou o tópico, mas está bastante relacionada.
Eu tenho uma DSLR Fujifilm Finepix SL1000 e comprei com o intuito de gravar vídeos tocando violão e cantando. O problema é que por mais que ela filme full hd, não estou ficando contente com o resultado das filmagens, pois durante o vídeo parece que a sensibilidade à luz fica alterando (penso que é isso), aí toda hora muda a luminosidade do vídeo. Aqui um exemplo pra vcs verem o que estou falando: https://www.youtube.com/watch?v=AeuSF31DWUE
Ainda não tentei gravar vídeos em ambientes externos, aonde precisaria utilizar o focus, mas ouvi dizer que o focus de DSLR pode não ter tão bom pra filmagem (dependendo da câmera) quanto ao de uma filmadora. Então estou pensando em comprar uma filmadora que custe por volta de R$1000,00 e pensei na Canon Vixia Hf R500 Full Hd. Como eu sou leigo nesses assuntos, gostaria de saber de vocês se estou tomando a decisão certa com relação a trocar a câmera pela filmadora para filmar meus vídeos. Realmente é o melhor que posso fazer?!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Julho de 2015, 16:06:22
Pessoal muita gente tem migrado para filmagens pro sistema m4/3, em especial para as Panasonics, seu modelo mais atualizado é a GH4....o bom é que o sensor menor 4/3 permite o uso de qualquer lente maior com simples adaptadores, os modelos da Olympus (olhem a E-M5 mark II e a E-M1) inclusive mantem a estabilização, porque ela é no sensor e não na lente.

A dois dias atrás saiu mais esse artigo de outro que  migrou....pesquisem encontrarão centenas de relatos na internet.

https://photographylife.com/goodbye-d800-hello-gh4

Vc quer pra isso:

Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2015, 16:17:13
Mais dois vídeos que considero importantes:

Panasonic GH4 vs Canon 5D Mark III
https://www.youtube.com/watch?v=ERiAKR_EV5Q

Panasonic GH4 vs Olympus E-M5 mark II (esse sobre a estabilização brutal da E-M5 mark II)
https://www.youtube.com/watch?v=KBlfBelTLwU

E por fim dois clipes de música de produção simples...sem muita grana... feitos com a GH4

https://www.youtube.com/watch?v=zltnNB4A6P8

https://www.youtube.com/watch?v=RxbMoGj8JxI



Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8