Autor Tópico: Dúvida - Usar Cofre para guardar equipamentos  (Lida 6534 vezes)

egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 343
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Maio de 2015, 08:05:02
Olá,ouvi falar também que deixar uma lâmpada ligada também ajuda muito,tô fazendo um armário pro meu equipamento,(já perdi lentes pelo fungo)vou por lâmpada led que não esquenta e usar um desumidificador elétrico e um termo higrômetro para controlar a umidade,tudo razoavelmente barato.Quando terminar posto fotos.http://mlb-s1-p.mlstatic.com/desumidificador-anti-mofo-eletrnico-anti-acaros-14005-MLB176427188_5571-O.jpg


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.975
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 01 de Maio de 2015, 08:59:44
Olá,ouvi falar também que deixar uma lâmpada ligada também ajuda muito,tô fazendo um armário pro meu equipamento,(já perdi lentes pelo fungo)vou por lâmpada led que não esquenta e usar um desumidificador elétrico e um termo higrômetro para controlar a umidade,tudo razoavelmente barato.Quando terminar posto fotos.http://mlb-s1-p.mlstatic.com/desumidificador-anti-mofo-eletrnico-anti-acaros-14005-MLB176427188_5571-O.jpg

mas a lampada não é justamente para esquentar?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #17 Online: 01 de Maio de 2015, 09:33:37
Sim, eh a quentura que tira um pouco da umidade! Led nao servira para isso
D600 - E-M10


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 01 de Maio de 2015, 13:08:26
Olá,ouvi falar também que deixar uma lâmpada ligada também ajuda muito,tô fazendo um armário pro meu equipamento,(já perdi lentes pelo fungo)vou por lâmpada led que não esquenta e usar um desumidificador elétrico e um termo higrômetro para controlar a umidade,tudo razoavelmente barato.Quando terminar posto fotos.http://mlb-s1-p.mlstatic.com/desumidificador-anti-mofo-eletrnico-anti-acaros-14005-MLB176427188_5571-O.jpg

Egon, como indicado acima, o que controla fungos é uma diminuição de umidade, diminuição de temperatura ou aumento de radiação UV. A idéia da lâmpada é que se o ambiente estiver bem vedado, o calor gerado pela lâmpada incandescente acaba por eliminar aos poucos a umidade do ambiente. O problema é que este modelo não tem um controle de quão baixa a umidade ficaria ao final. Umidade baixa demais também é prejudicial ao equipamento, pois pode ressecar graxa interna ao equipamento, etc. Vejo muito o uso de lãmpada incandescente para manter papel seco, para uso em impressoras e copiadoras, onde o excesso de umidade também atrapalha (páginas grudam uma na outra e passam juntas). Quem armazena munição também precisa controlar a umidade, mas o que é bom para munição (cerca de 10%) é muito pouco para equipamento fotográfico (cerca de 40 a 50%).

Antes de adquirir o armário da benro, que permite a pessoa especificar exatamente quanto de umidade se deseja (e ele mantem a umidade a no máximo 1% fora da marca selecionada), eu usava caixas desumidificadoras produzidas por um engenheiro eletricista de SP que possuia um website que não consigo encontrar agora (era antifungos.com.br ou antifungo.com.br, mas agora não funcionou, talvez não tenha mais este domínio). Eu usava quatro destas caixas desumidificadoras, que comprei na loja do Tácio Philip (http://www.macrofotografia.com.br/classificados/armazenamento.shtml). Desde que adquiri o armário da benro, vendi duas das quatro caixas, mas ainda tenho mais uma a vender (eu ficarei com apenas uma delas, para guardar acessórios e a lente 18-135, que está aposentada).

Uma solução de baixo custo é usar desumidificadores em uma caixa vedada e um leitor de umidade, que permite um controle visual do percentual de umidade para que a umidade não baixe demais (se baixar basta abrir a caixa um pouco para aumentar de novo). Pessoalmente não gosto desta solução, pois se a pessoa viajar por um mês, por exemplo, o mês fica sem o mnitoramento... Foi um dos motivos de eu ter investido na caixa da Benro, pois sei que tenha ou não tenha ninguém em casa, ela mantem a umidade em exatos 45%, que é o percentual que eu escolhi. No meu caso o armário da Benro se justificou, primeiro porque o custo dele é comparável ao custo das 4 caixas estanques que ele substituiu, e segundo que o custo dele é menos de 2% do valor do equipamento que guardo nele... Para quantidade menor de equipamento, eu teria ficado com as caixas desumidificadoras, que tem um sistema específico para controle de umidade, sendo mais preciso, econômico e confiável que uma lãmpada incandescente.

Como dito, uma lâmpada de LED, portanto, não fará o mesmo que a lãmpada incandescente... Pior que não ter nenhum controle é achar que um controle existe quando na verdade não existe, pois neste caso a tendência é deixar o equipamento estacionado por períodos mais longos, o que ajuda os fungos...
JVc.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.630
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #19 Online: 02 de Maio de 2015, 06:58:44
Me respondam: Se eu colocar aqueles potes anti-mofo e colocar um higrômetro para acompanhar a umidade, serviria também?

Qual seria a umidade ideal para os equipamentos?  :shock:

Mais uma vez, muito obrigado à todos que estão respondendo, creio que servirá para outras pessoas que poderão ter o mesmo problema futuramente.

 :clap:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 343
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Maio de 2015, 22:03:01
Lizandro,como disse o Jauvane,a umidade ideal seria 40 a 50% não menos disso pra não ressecar os equipamentos,mas discordando em parte com ele,a iluminação é muito importante sim,pode ser led quando se chega na umidade ideal pois a lâmpada normal pode causar super aquecimento e retirada de muita umidade do ambiente, resolvi isso com dois potes de dissecante GIMO,e conservo uma lâmpada led ligada pra claridade,ouvi falar que o fungo não prolifera na claridade.(talvez tô falando merda,mas é o que um fotógrafo me falou)


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.630
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2015, 08:34:59
Egon, obrigado. Resolvi comprar um higrômetro no mercado livre para controlar a umidade, comprei 03 potes de anti mofo, vou limpar o cofre completamente, e aplicar um adesivo para não colocar os equipamentos em contato com o metal dele. Lá dentro vou fazer o teste e colocar um pote pequeno de anti mofo junto com o higrômetro e testar antes de colocar as câmeras lá. Quero deixar os dois lá dentro e ver para quanto a umidade vai baixar e ver se vai dar certo...

Comprei mais um pote maior para colocar no quarto onde o cofre vai ficar, porque dentro do quarto não tem mofo, porém alguns objetos apareceram mofados, acho que é porque fica o dia todo fechado. Será que o pote anti mofo vai resolver?

Vou fazer e posto o resultado para vocês.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #22 Online: 13 de Maio de 2015, 06:45:17
Uso um destes já a um bom tempo:
http://www.worldwideimports.com.br/produto/2510453/Benro-Dry-Cabinets

Funciona muito bem. Ele tem chave, mas não é exatamente um cofre. Se desejas mesmo ter um cofre, um destes poderia estar dentro dele... Escolhes qual nível de umidade desejas e ele garante que o valor é mantido.
Jauvane,qual a porcentagem ideal para esse drybox que vc usa?Ja pesquisei muito a respeito,uns falam em 30-50%,outros falam em 55...o meu fica na faixa dos 40-42...sera que esta bom?
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #23 Online: 13 de Maio de 2015, 06:46:03
opaaa nw tinha lido o topico inteiro rsrrs
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.630
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #24 Online: 13 de Maio de 2015, 09:54:02
Caramba! O higrômetro que comprei chegou. no meu serviço estava marcando 60% e quando coloquei ele no quarto  lá em casa onde eu trabalho... chegou a 90%  :shock: :shock: :shock:

Abri um pote de anti mofo para ver se ele vai resolver esse problema da umidade excessiva...

Depois vou atualizando o post... Se alguém mais tiver alguma ideia de como resolver, me avisem.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.413
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Maio de 2015, 10:21:06
Olá Lizandro, aqui no meu aptº a umidade também é exagerada, pouca luz e ventilação - ideal para os fungos.

Não uso cofre, meus equipamentos ficam em uma caixa, em um armário com chave, sem luz eu sei... mas por questões de segurança....

Utilizo uma caixa plástica, utilizei fita dupla face tipo espuma (retirando a fita de apenas uma face) - junto ao ponto de contato da tampa para a vedação.
Minhas lentes ficam lá, com higrômetro, no início tive um pouco de trabalho até definir a quantidade de sílica para manter a umidade legal.
Hoje utilizo sílica gel - azul, comprada no ML, colocada em saches plásticos com microperfurações.
Higrometro se mantém entre 40 a 55% de umidade, quando perdem a cor, troco e aqueço em forno numa assadeira por 30min - recuperam a cor e eficácia.

Método simples, caseiro e eficiente.... definido a partir de dicas em um tópico aqui do fórum sobre como guardar equipamentos...

Abraços

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/