Autor Tópico: Canon 5D Mark I vale a pena?  (Lida 12480 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #30 Online: 15 de Maio de 2015, 11:53:55
Reforçando o coro: com o sentido que o tópuico foi tomando, posso afirmar aqui também que a sua vontade de compra é puramente consumista. Se não sabe nem quais distâncias focais apostar nas lentes, nem a equivalência entre sensores etc, acredite, é melhor não gastar dinheiro agora!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #31 Online: 15 de Maio de 2015, 12:09:04
Ele quis exemplificar... para eu ter uma noção de proporções...  :ok:
Quis dizer que com uma 50mm na FF seria como se eu tivesse uma 30mm na APC-S...
Tá certo ???   :ponder:

Sim, tá certo. O fator de conversão devido ao tamanho do sensor é 1.6x, então a 30mm na APS fica com o ângulo de 48mm (+ou- 50mm) equivalente no FF.

A galera tá avacalhando geral porque nem eles entenderam a tua pergunta, o que deixa a situação mais confusa, mas é isso mesmo... No FF, tem que se chegar mais perto para enquadrar. Claro que é um exageeero dizer que se TEM QUE COMPRAR lentes como 100-400 (que eu uso só para passarinhos).

Mas repito o que disse antes, com os 4500 da 6D, eu no teu lugar compraria uma 5D I, uma 28mm 1.8 e uma 85mm 1.8, e então ficas com o set de 4 lentes, sendo uma zoom boa (24-105), e 3 fixas claras (28, 50 e 85 1.8), quando puder trocar de lente (como em ensaios). Alguém aí concorda? Abraços!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 15 de Maio de 2015, 12:10:19
Patrícia,  estude,  hoje nenhum equipamento ou lente vai te ajudar a fazer fotos melhores,  seu problema é entender o básico.
Ricardo Ghion


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #33 Online: 15 de Maio de 2015, 12:17:56
Patrícia,  estude,  hoje nenhum equipamento ou lente vai te ajudar a fazer fotos melhores,  seu problema é entender o básico.

Resumiu legal o que falamos, foi direto ao ponto sem delongas   :ok:
"O importante é o que importa e vice-versa"


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #34 Online: 15 de Maio de 2015, 12:42:48
(...)

O que eu procuro, é mais nitidez de imagem que a minha T4i, mais contraste, cores mais vivas... Por isso pensei numa FF, mas agora estou muito em dúvida...   :shock:

Não seria melhor eu pegar uma 70D e usar as minhas lentes, incluindo a 55-250mm que me quebra o maior galho algumas vezes ? :assobi:

Já comparei a 7DM2 com a 70D, li artigos em outros tópicos, e dentre elas optei pela 70D pela existencia de Wifi, visor articulável, etc.  Mas a questão é se estaria dando um saldo quanto à nitidez de imagem, comparada com a T4i... Ou a 5D ainda valeria a pena ?????   :shock:

Patricia, vou falar da minha experiência... Eu tive uma vida parecida com a tua: comecei numa crop, e experimentei várias (450D, 500D, 50D, 60D, 7D), mas todas entregavam a mesma imagem. O salto de qualidade (principalmente de cores) foi quando eu passei a usar FF. Mais pelas lentes, mas muito pelo sensor! O sensor FF te dá uma imagem muito mais viva e rica em detalhes, pois ele capta o quadro em uma área maior. Essa parafernália de visor, wifi, etc, é só perfumaria. Se tu fazes retrato, vai de FF, mesmo a 5D, que vais notar a diferença! A tua tele (55-250) não vai ter uso num primeiro momento, mas daí tu vendes, junta uma grana e compra uma 70-300 IS que vai te atender bem... Digo por experiência própria. Abraços e boa sorte.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #35 Online: 15 de Maio de 2015, 12:49:51
tem um tópico com mais de 150 páginas sobre esse assunto. poderia ser anexado ao outro. :ok:


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #36 Online: 15 de Maio de 2015, 12:50:18
(...) Vou usar com as lentes que já possuo: 24-105mm f4L, 50 mm 1.8 (...)

Insisto no que disse antes, com os 4500 da 6D, eu no teu lugar compraria uma 5D I, uma 28mm 1.8 e uma 85mm 1.8, e então ficas com o set de 4 lentes, sendo uma zoom boa (24-105), e 3 fixas claras (28, 50 e 85 1.8), quando puder trocar de lente (como em ensaios). A tele (70-300) tu compras depois...
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 15 de Maio de 2015, 13:21:19
Insisto no que disse antes, com os 4500 da 6D, eu no teu lugar compraria uma 5D I, uma 28mm 1.8 e uma 85mm 1.8, e então ficas com o set de 4 lentes, sendo uma zoom boa (24-105), e 3 fixas claras (28, 50 e 85 1.8), quando puder trocar de lente (como em ensaios). A tele (70-300) tu compras depois...

concordo.

Mas ela precisa estudar, ler manual, pesquisar e ver videos, ou vai perguntar aqui como liga a 5D. Alias antes de abrir esse topico ela devia ter lido o Topico da 5D como o amigo acima disse com mais de 150 paginas.

Mas a preguiça é Fods!!
Ricardo Ghion


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #38 Online: 15 de Maio de 2015, 13:36:02
Sim, tá certo. O fator de conversão devido ao tamanho do sensor é 1.6x, então a 30mm na APS fica com o ângulo de 48mm (+ou- 50mm) equivalente no FF.

A galera tá avacalhando geral porque nem eles entenderam a tua pergunta, o que deixa a situação mais confusa, mas é isso mesmo... No FF, tem que se chegar mais perto para enquadrar. Claro que é um exageeero dizer que se TEM QUE COMPRAR lentes como 100-400 (que eu uso só para passarinhos).

Mas repito o que disse antes, com os 4500 da 6D, eu no teu lugar compraria uma 5D I, uma 28mm 1.8 e uma 85mm 1.8, e então ficas com o set de 4 lentes, sendo uma zoom boa (24-105), e 3 fixas claras (28, 50 e 85 1.8), quando puder trocar de lente (como em ensaios). Alguém aí concorda? Abraços!


Isso, Sakco, você entendeu o que eu, ou melhor, o meu amigo quis dizer... rsrsrs
Gostei dessa tua dica. Já que a 5D-I vai me proporcionar mais nitidez e cores melhores, acho que vale a pena mesmo.
Não vou adquirir nada de imediato. A oportunidade que apareceu eu achei que não valeria, pelo preço alto.  Como vocês falam aqui, tem 5D classicas bem mais em conta... Vou procurar por uma com poucos clicks...
E também pensar na aquisição de uma 85mm...

Valeu pela contribuição!!!!!


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #39 Online: 15 de Maio de 2015, 13:47:35

(...)
Não vou adquirir nada de imediato. A oportunidade que apareceu eu achei que não valeria, pelo preço alto.  Como vocês falam aqui, tem 5D classicas bem mais em conta... Vou procurar por uma com poucos clicks...
E também pensar na aquisição de uma 85mm...

Valeu pela contribuição!!!!!

Isso, espera que seguidamente aparece por 1500 a 1800 com poucos clicks... E a 85 é ótima para retratos, acho que vai te dar ótimos resultados! Boa sorte.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #40 Online: 15 de Maio de 2015, 13:51:52
Eu também passei por uma situação semelhante, inclusive tinha exatamente a mesma T4i que você, e hoje tenho uma 5D. De fato, meu gosto por retratos influenciou essa troca e, realmente, as expectativas foram atendidas ao comparar meus retratos antes e depois. Mas ainda assim, não acho que tenha sido algo da água para o vinho. Já acho que fazia fotos bacanas dentro das minhas limitações como "hobbysta", mesmo com a Rebel. E acho que, além da troca de câmera, a pecinha por de trás da câmera também foi melhorando. Pós produção também é algo a ser considerado, bem como controle de luzes (tanto natural quanto artificial).

Enfim, apoio a troca da sua T4i pela 5D (foi o que eu fiz), mas acho que não deve atribuir toda expectativa em torno disso. Seu conhecimento, habilidade, técnica e visão artística ainda vão falar muito mais alto que essa simples troca de equipamento.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #41 Online: 15 de Maio de 2015, 14:05:25
concordo.

Mas ela precisa estudar, ler manual, pesquisar e ver videos, ou vai perguntar aqui como liga a 5D. Alias antes de abrir esse topico ela devia ter lido o Topico da 5D como o amigo acima disse com mais de 150 paginas.

Mas a preguiça é Fods!!

Respondendo a você, Ricardo Ghion, e também ao RPBORGES:
Concordo plenamente com vocês que tenho que estudar mais. Aliás, acho que devemos constantemente estudar.  Não existe um fim quando queremos aprimorar alguma coisa.
Pesquiso muito na internet, fiz vários cursinhos on line, vejo vários videos e artigos e acompanho alguns fóruns, principalmente este, onde procuro aprender e algumas vezes contribuir com minha pouca experiência, mas sempre com  humildade, muito do que os participantes daqui postam.
E vou continuar fazendo isso, estudando, pesquisando... o que muitas vezes acontecem é que existe tanta informação na internet que não sabemos por onde seguir.   Por isso prefiro estudar aqui no fórum, pois aparecem assuntos que não achamos na internet. O povo daqui manda muito bem, e a maioria procura ajudar construtivamente a todos.
Não entendi bem o básico que vc me mandou estudar... Mas tenha certeza que eu NUNCA perguntaria aqui como ligar uma 5D.

Ainda bem que eu não coloquei este tópico no tópico oficial da 5D... do jeito que ele já mudou de assunto, iriam me banir de lá...
Ah, e preguiça é uma coisa que eu não tenho não... não tenho nem tempo de ter isso...

Mas eu agradeço teu comentário, pois me incentivou a estudar mais ainda.
Valeu!



sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #42 Online: 15 de Maio de 2015, 14:13:52
Respondendo a você, Ricardo Ghion, e também ao RPBORGES:
(...)
Ainda bem que eu não coloquei este tópico no tópico oficial da 5D... do jeito que ele já mudou de assunto, iriam me banir de lá...
Ah, e preguiça é uma coisa que eu não tenho não... não tenho nem tempo de ter isso...

Mas eu agradeço teu comentário, pois me incentivou a estudar mais ainda.
Valeu!

Eu também acho que o tópico da 5D classic é meio extenso e confuso para se formar uma opinião sobre a câmera. Se eu não "pegasse nas mãos" as imagens de uma FF para comparar com as de uma crop, e entrasse ali, no meio da conversa, acho que ficaria ainda mais perdido. Acho válido sempre a opinião de quem já teve tais experiências. Gosto muito das 5D, e também não li todas as 150 páginas do tópico ali, não por preguiça, mas por falta de tempo mesmo...
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #43 Online: 15 de Maio de 2015, 14:33:43
Eu também passei por uma situação semelhante, inclusive tinha exatamente a mesma T4i que você, e hoje tenho uma 5D. De fato, meu gosto por retratos influenciou essa troca e, realmente, as expectativas foram atendidas ao comparar meus retratos antes e depois. Mas ainda assim, não acho que tenha sido algo da água para o vinho. Já acho que fazia fotos bacanas dentro das minhas limitações como "hobbysta", mesmo com a Rebel. E acho que, além da troca de câmera, a pecinha por de trás da câmera também foi melhorando. Pós produção também é algo a ser considerado, bem como controle de luzes (tanto natural quanto artificial).

Enfim, apoio a troca da sua T4i pela 5D (foi o que eu fiz), mas acho que não deve atribuir toda expectativa em torno disso. Seu conhecimento, habilidade, técnica e visão artística ainda vão falar muito mais alto que essa simples troca de equipamento.

Elder,
Obrigada pela contribuição. Foi bastante válida pra mim!!!!
E concordo: "Seu conhecimento, habilidade, técnica e visão artística ainda vão falar muito mais alto que essa simples troca de equipamento."  E meu objetivo é estudar e praticar sempre , apesar do pouco tempo que tenho disponível para isso.
E já estou gostando da idéia de pegar a 5D classica quando achar uma em boas condições para estudar e analisar as diferenças de resultado com a T4i.  Acho que só assim mesmo vou conseguir ver "o que vai me fazer mais feliz"...

"Sem pressa nem pausa. Sempre".


fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #44 Online: 15 de Maio de 2015, 14:42:27
Eu ja tive uma 5D e saí de uma 40D para ela...gostei de mais! Como você vais sair de uma T4, acho que vale a pena, mas como já disseram, a Classic não é uma MKII...mas é uma baita câmera ainda!!! vai se apaixonar...
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha