Autor Tópico: Mais um comparativo FF M4/3  (Lida 16082 vezes)

Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 16 de Maio de 2015, 09:19:08
Claro que faz... Ela em F4 em 17mm é uma porcaria nas bordas. Tive essa lente por 3 anos, usava na 5D e na 5D mk2.

Em F4 ela começava a ficar decente nas bordas a partir de 35mm e o blur nos cantos sempre foi ruim abaixo de 24 mm em todas as aberturas. A partir de 5.6 ficava decente.
Bem, eu tenho uma visão geral sobre todas as lentes.
Nas aberturas Máximas e Mínimas elas não apresentam seu melhor desempenho.
Se eu tenho uma lente cuja abertura máxima é f2.8 (Como a 16-35mm, por exemplo), eu evito usá-la em f2.8 ou f22.
Então, partindo desse princípio, o desempenho da 17-40mm f4, em f4, não me parece relevante.
Assim como o desempenho de nenhuma lente, em sua abertura máxima ou mínima.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 16 de Maio de 2015, 13:35:04
Ou minha em1 tinha defeito no sensor, ou minha 5d3 veio com um sensor acima da média. Pois em todos as vezes que comparei ambas, a 5d se saiu melhor no que se refere a qualidade de imagem.

No entanto, em contrapartida, todas as vezes que tentei colocar a 5d e algumas objetivas na bolsinha da m4/3, não coube.

Troquei a em1 pela Fuji xt1. Ganhei um pouquinho de qualidade de imagem, perdi um pouquinho de portabilidade. É tudo de pouco em pouco.

Mas é muuuuuiiiiiito simples de entender. Eu não sou microfourthidista, não sou Fujista, não sou cropista, não sou fullframista. Sou baixista.

Este tipo de comparativo, pra tentar dizer que a qualidade de uma câmera de sensor menor é quase igual a qualidade de uma câmera de sensor maior, é a mesma coisa que fazer um comparativo dizendo que um sistema de sensor maior tem quase o mesmo peso e portabilidade que uma de sensor menor.

É tudo quase igual.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 16 de Maio de 2015, 13:38:27
Eu tentei fotografar umas placas de isopor, para uma fábrica de painéis da indústria de construção civil. Pois bem, levei a em1 crente que ia abafar. A luz era crítica, fotografar isopor em fundo branco é um tanto crítico, e a m4/3 não resolveu, foi uma das situações em que percebi que um sistema simplesmente não substitui o outro em tudo. Se eu encontrar as fotos posso até postar, mas como é específico, sempre vai ter alguém que vai dizer que nunca vai precisar fotografar isopor.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 16 de Maio de 2015, 14:00:14
Eu tentei fotografar umas placas de isopor, para uma fábrica de painéis da indústria de construção civil. Pois bem, levei a em1 crente que ia abafar. A luz era crítica, fotografar isopor em fundo branco é um tanto crítico, e a m4/3 não resolveu, foi uma das situações em que percebi que um sistema simplesmente não substitui o outro em tudo. Se eu encontrar as fotos posso até postar, mas como é específico, sempre vai ter alguém que vai dizer que nunca vai precisar fotografar isopor.

 Por acaso voce utilizou a opção  Spot Highlight? Pois ela existe exatamente para esses tipos de situação: tema branco (ou claro)  com fundo branco ou claro.. oposto do spot shadow..Se  necessário  post uns exemplos..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 16 de Maio de 2015, 15:09:32
Angelone, eu tendei de tudo, aumentei a latitude, fiz raw e jpg, converti no Lr, olympus viewer, capture one, etc. Nesta situação eu encontrei um dos pontos fracos da omd.

Todo sistema vai ter suas fraquezas, e dependendo do teste feito uma phase one vai se comportar de forma muito similar a um iPhone 6.

Agora já vendi a em1, mas quando chegar a 5DSr eu posso fotografar um prédio de longe e comparar com a xt1.


Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 16 de Maio de 2015, 15:51:20
Tem um artigo muito interessante do Mansurov...

https://photographylife.com/sensor-size-perspective-and-depth-of-field#more-75921

Em uma das comparações ele coloca um Iphone contra uma D600...
« Última modificação: 16 de Maio de 2015, 15:52:00 por Claudio.fapereira »
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 17 de Maio de 2015, 07:49:59
Comparar FF com m4/3 é igual comparar um golf GTI com hma BMW 540.
Ambos aceleram igual, velocidade final igual e mesmos itens de serie iguais (abs , airbag, Ac, DH).
Alguém ai ja dirigiu os 2 pra dizer que é a mesma coisa?
É igual guitarra ou Baixo, o cara que tem um gianinni que colocou captador fender vai olhar pro fender jazbass e dizer que é a mesma coisa. Ou entao comparar um corsa sedan com um cruze. Se for ver na versao mais top do corsa os 2 tem os mesmos itens, porém é abismal a diferenca e so quem ja dirigiu sabe.
Existem muito detalhe a mais e nao só o tamanho do sensor.
Comparar fotos simplesmente pelos seus resultados nao mostra o "uso", na dificuldade ou facilidade que cada uma teve de atingir aquele resultado.
O pessoal só ve resultado final e esquece do "uso", ergonomia etc.
Olha, eu confio muito mais na minha experiencia de uso e ate da dos colegas daqui do que de reviews estrangeiros de pessoas que usaram o equipamento apenas 1 vez pra teste
Eu costumo falar que review de equipamento é igual dirigir um carro problemático, pode até ser Fantastico pra dirigir mais compra pra voce ver a merda que é TER um e isso nos reviews nao falam.
Poh ja tem varios topicos falando de ff x m4/3, mais um pra criar brigas aqui   
Eu tive um canon T3i e agora tenho a 5dc ( de 2006) e digo com toda certeza que a qualidade de imagem, principamnte em ISO100 no sol, a 5dc é infinitamente melhor e nenhum review de mestre estrangeiro vai me convencer o contrario.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 17 de Maio de 2015, 08:31:55
Comparar FF com m4/3 é igual comparar um golf GTI com hma BMW 540.
Ambos aceleram igual, velocidade final igual e mesmos itens de serie iguais (abs , airbag, Ac, DH).
Alguém ai ja dirigiu os 2 pra dizer que é a mesma coisa?
É igual guitarra ou Baixo, o cara que tem um gianinni que colocou captador fender vai olhar pro fender jazbass e dizer que é a mesma coisa. Ou entao comparar um corsa sedan com um cruze. Se for ver na versao mais top do corsa os 2 tem os mesmos itens, porém é abismal a diferenca e so quem ja dirigiu sabe.
Existem muito detalhe a mais e nao só o tamanho do sensor.
Comparar fotos simplesmente pelos seus resultados nao mostra o "uso", na dificuldade ou facilidade que cada uma teve de atingir aquele resultado.
O pessoal só ve resultado final e esquece do "uso", ergonomia etc.
Olha, eu confio muito mais na minha experiencia de uso e ate da dos colegas daqui do que de reviews estrangeiros de pessoas que usaram o equipamento apenas 1 vez pra teste
Eu costumo falar que review de equipamento é igual dirigir um carro problemático, pode até ser Fantastico pra dirigir mais compra pra voce ver a merda que é TER um e isso nos reviews nao falam.
Poh ja tem varios topicos falando de ff x m4/3, mais um pra criar brigas aqui   
Eu tive um canon T3i e agora tenho a 5dc ( de 2006) e digo com toda certeza que a qualidade de imagem, principamnte em ISO100 no sol, a 5dc é infinitamente melhor e nenhum review de mestre estrangeiro vai me convencer o contrario.

10x  :ok: :ok: :ok: :ok:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 17 de Maio de 2015, 10:57:16
Comparar
É igual guitarra ou Baixo, o cara que tem um gianinni que colocou captador fender vai olhar pro fender jazbass e dizer que é a mesma coisa.

Mal sabe o cara que o mais importante em um contrabaixo é a mecânica e a estrutura de corpo e braço, é o que dá o timbre.

Captador é o de menos. Eu testo um baixo sem ligar ele, já é suficiente.

Sobre o teste em questão, ele pode trocar a m4/3 por um iPhone, dependendo das circunstâncias os resultados podem ser bem próximos.
« Última modificação: 17 de Maio de 2015, 11:02:15 por Claudio Rombauer »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 17 de Maio de 2015, 15:13:57
No caso, o que pega aqui é o fato de insistirem que um sensor menor não consegue qualidade. Chegam a expor formulas fisicas...

Acho que o fato nunca foi o de falarem quem um sensor pequeno não possa dar qualidade. O bizarro é insistirem que um sensor menor dá a mesma qualidade que um sensor maior, levando-se em consideração sensores da mesma geração/tecnologia e óticas com o mesmo desempenho. Simplesmente isso não acontece e não tem como acontecer, desculpe.

Ninguém está falando que as MFT ou as APS não sejam capazes de imagens fantásticas. Só que com uma FF e uma boa ótica o patamar é outro.

Uma prova que existem sensores tamanho APS que fornecem imagens de cair o queixo são os Foveon. São espetaculares mas não se prestam a isos altos, o que para alguns (incluo-me no bolo) não tem a menor importância, mas para outros deixam de ser viáveis por diversas outras razões. Por exemplo, uma Sigma Merrill dá um couro até em D800, se usada nas condições corretas. Em outras condições perde feio.

Tenho experimentado muitas, muitas coisas e nunca vi uma MFT ou APS-c usando a mesma ótica, nas mesmas condições bater uma 5D MkII (e mesmo uma 5Dc em iso até 800). Simplesmente não rola, e olha que tenho Pentax, Fuji, Olympus, Panasonic, Sigma e Canon, e volta e meia confisco de um amigo as Sony dele.

O que se pode falar no máximo, deixando de lado tamanho, portabilidade e custo, é que essas comparações dão uma idéia do que se pode esperar, mas não são oráculos infalíveis, e que geralmente os testes comparam câmeras diferentes com óticas completamente diferentes.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 17 de Maio de 2015, 15:14:05
Então cada coisa tem o seu lugar.
E o tamanho do sensor da Nikon e da Canon é o mesmo. :ok: Como podem ser tão difeentes?

E há quem não se adapte com Nikon e mude pra canon e vice-versa. É um universo de fatores onde o sensor é apenas uma entre dezenas de variáveis.

Ó importante é testar bem os sistemas na nossa fotografia antes de escolher.
« Última modificação: 17 de Maio de 2015, 15:15:03 por Claudio Rombauer »


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 18 de Maio de 2015, 23:50:54
E há quem não se adapte com Nikon e mude pra canon e vice-versa. É um universo de fatores onde o sensor é apenas uma entre dezenas de variáveis.

Ó importante é testar bem os sistemas na nossa fotografia antes de escolher.
Perfeito Claudio, nada melhor que cada um testar e tirar suas proprias conclusoes e pra isso é realmente errando que se aprende.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 19 de Maio de 2015, 12:55:55
Perfeito Claudio, nada melhor que cada um testar e tirar suas proprias conclusoes e pra isso é realmente errando que se aprende.

Cada um vai priorizar o que julgar mais importante, por experiência própria.

Reparem que a cada ano temos uma enxurrada de "evoluções" no equipamento, mas continuamos vendo fotos medíocres.

Se fosse relevante, estaríamos vendo uma revolução na qualidade das fotos.

Volta e meia vemos um post aqui com fotos fantásticas, vamos olhar o equipamento usado e lá está, 40D, D90, 5D1, D700, etc.

 :assobi:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 19 de Maio de 2015, 13:16:46
A "curtição" do equipamento novo não tem nada a ver com a busca por melhora nos resultados. Nenhum amador compra sistema para melhorar suas fotos, e sim porque esse hobby tem no equipamento uma de suas satisfações. Como um relógio de marca ou um carro mais sofisticado...  :ok:


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 19 de Maio de 2015, 15:08:08
Sem entrar em polêmicas....o importante é o bom humor nesses comparativos.....excelente propaganda e bem humorada sobre a portabilidade das M4/3 vs FF.....https://www.youtube.com/watch?v=xNo5H1cK_gQ]https://www.youtube.com/watch?v=xNo5H1cK_gQ
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8