Autor Tópico: Mais um comparativo FF M4/3  (Lida 16047 vezes)

hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 19 de Maio de 2015, 16:01:53
Eu também vejo outro problema nesse lance de migrar para um sistema mais leve e tão capaz quanto.

O preço...

Eu sou apaixonado platonicamente por uma Fuji XT1, teria ela sem medo de ser feliz com o sensor APSC dela, porém o preço dela é abusivo, mesmo lá fora é muito caro, daria pra comprar uma Canon 6D ou uma Nikon D610.
E querendo ou não sensor fullframe entrega melhor relação ruído por iso...  A Fuji e a Olympus fizeram trabalhos maravilhosos em seus respectivos sensores, mas ainda a maior área de captação do sensor FF é uma vantagem.

Aí temos as Sony A7 e sua série, custam muito caro, preço de 5Dmk3 e D810... E um sistema com instabilidade e com objetivas caríssimas.

Mesmo pra amadores, nem todo amador é rico pra gastar 5 mil reais num kit de câmera e algumas lentes pra usar em viagens...
Sendo que ele poderia ter a mesma qualidade com um kit de corpo APSC uma lente 18-135 por 1/3 do valor.

...

Saindo do assunto da qualidade e entrando na parte de mercado:

Realmente as M-less ainda são muito caras. Isso de certa forma impede sua popularização entre os que gostam de fotografia.
Embora ache que elas serão o futuro, esse futuro está sendo colocado bem mais para frente pelo imediatismo das fábricas em querer ganhar muito dinheiro com a "novidade".
Não há a menor chance de eu comprar uma aps m-less por um preço de praticamente uma FF reflex.
Se os fabricantes mantiverem essa política eu vou ser um dos últimos no planeta a experimentar esses modelos.
Vou me manter fiel às velhas DSLR, à sua conhecida qualidade e seu preço mais justo.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #46 Online: 19 de Maio de 2015, 16:11:58
Cada um vai priorizar o que julgar mais importante, por experiência própria.

Reparem que a cada ano temos uma enxurrada de "evoluções" no equipamento, mas continuamos vendo fotos medíocres.

Se fosse relevante, estaríamos vendo uma revolução na qualidade das fotos.

Volta e meia vemos um post aqui com fotos fantásticas, vamos olhar o equipamento usado e lá está, 40D, D90, 5D1, D700, etc.

 :assobi:


Pura verdade.


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #47 Online: 20 de Maio de 2015, 21:21:09
Cada um vai priorizar o que julgar mais importante, por experiência própria.

Reparem que a cada ano temos uma enxurrada de "evoluções" no equipamento, mas continuamos vendo fotos medíocres.

Se fosse relevante, estaríamos vendo uma revolução na qualidade das fotos.

Volta e meia vemos um post aqui com fotos fantásticas, vamos olhar o equipamento usado e lá está, 40D, D90, 5D1, D700, etc.

 :assobi:

O que eu mais admiro no ser humano é a modéstia e a capacidade de manter a mente aberta.....
Taí um exemplo clássico disso..... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mas não se preocupem já anotei: Só é possível tirar fotros "fantasticas" com 40D, D90.... :worship:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 20 de Maio de 2015, 23:39:53
Mas não se preocupem já anotei: Só é possível tirar fotros "fantásticas" com 40D, D90.... :worship:
Boa noite daluco tudo bem?
Voce leu direito a frase do Claudio?  Ele falou: "volta e meia" e você interpretou "só é possivel".
« Última modificação: 20 de Maio de 2015, 23:42:53 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #49 Online: 21 de Maio de 2015, 01:28:26
Boa noite daluco tudo bem?
Voce leu direito a frase do Claudio?  Ele falou: "volta e meia" e você interpretou "só é possivel".
Sim meu caro Silvano, eu li e sei interpretar textos perfeitamente.
"Volta e meia vemos um post aqui com fotos fantásticas,"
Volta e meia significa algo que não ocorre frequentemente, que tem uma certa raridade.
Portanto "RARAMENTE vemos um post aqui com fotos fantásticas, vamos olhar o equipamento usado e lá está, 40D, D90, 5D1, D700, etc"

Se ele afirma que os raros posts com fotos fantásticas são feitos com 40D, bla, bla, bla....
afirma também não encontrar fotos fantásticas tiradas com outras câmeras, portanto é válido concluir que só é possível tirar as tais fotos fantásticas com 40D, bla, bla. bla.... ao menos na opinião desta pessoa.

E tu Silvano, leu? :ok:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 21 de Maio de 2015, 10:01:20
Boa noite daluco tudo bem?
Voce leu direito a frase do Claudio?  Ele falou: "volta e meia" e você interpretou "só é possivel".

Exato, o que eu quis dizer foi isso:

Volta e meia vemos um post aqui com fotos fantásticas feitas com 40D, D90, 5D1, D700, etc.

É possível faze-las com câmeras mais avançadas, obviamente, não se preocupem caso não tenham estas câmeras mais simples.

Sobre fotos fantásticas, obviamente elas são raras, não só aqui no MF, mas em qualquer grupo.

« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 10:02:13 por Claudio Rombauer »


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 21 de Maio de 2015, 14:10:21
Sim meu caro Silvano, eu li e sei interpretar textos perfeitamente.
"Volta e meia vemos um post aqui com fotos fantásticas,"
Volta e meia significa algo que não ocorre frequentemente, que tem uma certa raridade.
Portanto "RARAMENTE vemos um post aqui com fotos fantásticas, vamos olhar o equipamento usado e lá está, 40D, D90, 5D1, D700, etc"

Se ele afirma que os raros posts com fotos fantásticas são feitos com 40D, bla, bla, bla....
afirma também não encontrar fotos fantásticas tiradas com outras câmeras, portanto é válido concluir que só é possível tirar as tais fotos fantásticas com 40D, bla, bla. bla.... ao menos na opinião desta pessoa.

E tu Silvano, leu? :ok:
Li sim e entendi bem também. Acho que temos que parar de discutir bobagens no fórum, a gente cria inimizades desnecessariamente.
Eu entendi que é possível se fazer fotos fantásticas com qualquer camera e o limitante não é a camera e sim o operador.
Abraço e boa semana.
« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 14:10:37 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 21 de Maio de 2015, 17:38:14
Pessoal tbém acho esse debate desnecessário.....os equipamentos M4/3 já estão há tempo suficiente no mercado, já atingiram um bom público e já comprovaram que pra alguns casos e alguns fotógrafos podem sim substituir sensores maiores....e é fácil achar lindas fotos feitas com M4/3s (vejam meu flickr por exemplo... :hysterical: :hysterical: :hysterical:).
Sempre haverá público pros sensores de diversos tamanhos...4/3, APS-C, FF....por diversos motivos...ou por gosto pessoal...ou pelo que cada um precisa...tem gente que precisa de maiores resoluções, outros profundidade rasa ou não, outros bokeh, outros portabilidade enfim ....existe espaço para todos.
Tamanho de sensor acho que já é uma questão superada...pois a diferença entre eles diminuiu muito...mas não é só qualidade de imagens...tem outros pontos que podem pender a balança pra uma lado ou outro...dependendo do uso...porque as características continuam diferenciadas....e não a qualidade...a discussão sobre qualidade perdeu sentido.


« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 17:39:33 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 02 de Junho de 2015, 17:25:55
Saindo do assunto da qualidade e entrando na parte de mercado:

Realmente as M-less ainda são muito caras. Isso de certa forma impede sua popularização entre os que gostam de fotografia.
Embora ache que elas serão o futuro, esse futuro está sendo colocado bem mais para frente pelo imediatismo das fábricas em querer ganhar muito dinheiro com a "novidade".
Não há a menor chance de eu comprar uma aps m-less por um preço de praticamente uma FF reflex.
Se os fabricantes mantiverem essa política eu vou ser um dos últimos no planeta a experimentar esses modelos.
Vou me manter fiel às velhas DSLR, à sua conhecida qualidade e seu preço mais justo.

Já vejo de forma oposta: nao acho que as mirrorless sao muito caras. Muitos que assim pensam tomam   exemplos isolados de lançamentos top e generalizam.  As causas da nao popularizaçao do sistema, se é que isso é fato, certamente sao outras. Creio que os argumentos  que as Mirrrorless sao muito caras já nao se sustentam mais, a começar pelas FF Sony: a A7 pura encontra-se por menos de 1.000 dolares nova, a A7II entre 1400 e 1500, preço bem atraente comparando com as FF de espelho. As APS-C como a XT1, entre 1000 e 1200 dolares no eBay.. Pode nao ser barato, mas são totalmente compatíveis, se nao melhores em muitos aspectos, com as concorrentes com espelho, como a Nikon D7200 etc.. Tem também a Sony A6000, APS-C de ótima relaçao custo-benefício. Dificil também crer que o custo de produçao é menor nas M-less porque tem menos partes mecânicas;  no meu entender deve ser maior, a começar pelo custo do EVF de alta resoluçao, custos de projeto, menor escala, etc... Certamente molas e espelhos, mais um punhado de metal e vidros nao deve implicar maior custo,  considerando também que são itens tradicionais da industria e de larga escala de produçao, pelo contrário, deve implicar menor custo.
Além dessas cameras top, temos outras Mirrorless muito competitivas em termos de preço e também de qualidade. Por exemplo, as pens da Olympus: existem barbadas onde se conseguem ótimas cameras por preços minimos, eu mesmo comprei um E-PM2 com lente, nova, por pouco mais de 200 dolares rss.. Hoje compra-se uma Olympus E-M5 com lente por 500 dolares, maquina que nao tem concorrente nessa faixa em termos de qualidade construtiva e recursos disponíveis na camera. Sem contar excelentes ofertas de Panasonic também, como a GX7. De lançamento a Lumix G7 com video 4K e altos bitrates, nao tem concorrente na faixa de 800 dólares..
Claro que a nossa realidade de mercado é outra, aqui as mirrorless sao raras , e em geral meio caras, mas isso tem a ver com o baixo nível de informação técnica do consumidor de cameras, que conhece nomes super tradicionais no campo profissional, como Nikon e Canon, e generaliza associando essas marcas e  tamanho do equipamento com qualidade rss..  Nao tem consumo, procura, nao tem oferta. Quem conhece e gosta procura trazer de fora, infelizmente. 
Enfim, existem mirrorless muito baratas lá fora e,  as vezes,  até anunciadas por aqui. Eu mesmo tenho 2 corpos de Lumix GF3, super compactas, que vendo baratinho rsrs...
« Última modificação: 02 de Junho de 2015, 17:29:32 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #54 Online: 02 de Junho de 2015, 18:05:28
Tenho a mesma sensação aqui: que quando se trata de mless e DSLR do mesmo nível, as mirrorless tendem a ser mais baratas.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #55 Online: 02 de Junho de 2015, 18:39:15
Corpo sim, mas as lentes... Caraca!

Lentes sony e fuji sao carissimas, mais que de ff reflex.

Por isso fui para m43, tem precos mais razoaveis para lentes.
D600 - E-M10


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 03 de Junho de 2015, 11:41:27
2x.
Percebi o mesmo quando fui às lojas de SP procurar pelas Fuji e pelas Sony...saí correndo assustado e até hoje me animo muito mais pelas m43... Hoje penso muito mais na top de linha da Oly EM-1 /panassonic GH4 que sao muito mais cameras e ate na Sigma DP1 Quatrro.
O cara me pediu 10.000 pela fuji top de linha com 1 lente fixa equiv a  35mm  , e a fuji não é superior a uma d7200 que na mesma loja é 4500... por esse valor eu pego uma FF  :eek:
O mesmo susto na loja da Sony... 5500 reais pela a6000 com lente padrao que nem vi qual era ... :eek: :eek: :eek:
Preços de SP, quem estiver por aqui pode conferir....as reflex equiv saem muito mais baratas, nao sei porque...

É isso mesmo, por aqui a exploração corre solta.. Vendo esses preços praticados pelo comércio "legalizado", fica dificil nao recorrer ao mercado paralelo. É um misto de oferta e procura limitadas com aproveitadores de plantão a espreita de interessados mal informados e endinheirados. A propósito, pelo q já li, a melhor opção de produtos Fuji é comprar direto do website da Fujifilm do Brasil. Nas demais marcas só recorrendo ao paralelo ou trazendo de fora. Aqui no forum sempre aparecem boas oportunidades de compra. No Paraguai também encontra-se com facilidade a linha Sony (A7x e A6000) na mesma faixa de preço dos states.. Já Olympus e Panasonic só states,  nos classificados do forum e Mercado Livre, eventualmente.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 03 de Junho de 2015, 14:07:50
A propósito, pelo q já li, a melhor opção de produtos Fuji é comprar direto do website da Fujifilm do Brasil.

E olhe lá, a XT1 kit tá 8500 por lá...

Pelo menos vem tudo com NF, em tempos de intolerância na alfândega, começo a achar importante ter cópia da NF.


Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 04 de Junho de 2015, 08:20:43
As mirrorless são uma realidade na Ásia e tem um share elevado. A América continuava fiel às DSLR.

Vejam esta matéria do DPReview, mostrando como a Sony está entrando no mercado Americano.

http://www.dpreview.com/articles/6223902518/sony-rides-wave-of-us-mirrorless-sales-surge?utm_campaign=internal-link&utm_source=mainmenu&utm_medium=text&ref=mainmenu
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 04 de Junho de 2015, 10:03:32

Pois é ... e é a única que me garante flash até 1/1000 (pelo que me disseram) mas, 16mp.
Ok sei que nao preciso mais que 12mp mas, puxa, a d7000, de 16mp,  eu pego por 3mil reais facil com nota, nova.
Preciso de garantia aqui, uso profissionalmente, tem que ter conserto rapido mesmo que eu esteja com a reserva. Como todos, eu viajo tb e a nota é importante no meu caso.
Porque a Nikon consegue fazer 3mil e a Fuji só 8500?

Pra trabalho eu não sairia de canon e nikon mesmo. É mais garantido no caso de algum imprevisto.