Autor Tópico: Ajuda com 12-40 pro  (Lida 6237 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 09 de Julho de 2015, 08:14:28
Um alívio para todos nós que adotaram ou pensam em adotar Olympus, pois os equipamentos são caros e ficar dependendo de envio ao Exterior para reparo é infernal...  :ok:

Três fotinhas com a 12-40P apenas para ilustrar o tópico: moleza aqui na baixa resolução, mas amplia A3+ como se fosse igual... A 12-40P ainda funciona como uma excelente "quase-macro"... Vc simplesmente não tira ela da câmera... :)

Todas JPEG sem tratar apenas cropando (mal) para chamar atenção à nitidez e cores...






« Última modificação: 09 de Julho de 2015, 08:25:21 por efilho »


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 09 de Julho de 2015, 21:03:17
Show Fernando.

Agora pode brincar e postar umas fotinhas.

Quanto tempo total de espera?

Thales, falando em brincar, estou doido pra fazer umas fotos, estava com uma fratura na mao desde setembro e em fase final de recuperacao.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #47 Online: 13 de Julho de 2015, 13:17:15
Chol!!
D600 - E-M10


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #48 Online: 14 de Julho de 2015, 13:15:39
Vendo as fotos do efilho me lembro porque me incomodei um pouco com m4/3. É um sistema que tem ótimo AF, boas cores e nitidez mas não sei explicar tecnicamente o que é mas a textura das fotos é um pouco estranho. Parece que tem ruído ou "falta aquela cremosidade/senso de profundidade nas fotos". Mesmo fazendo fotos com a 45 1.8 em 1.8 e a EF 85 1.8 em 4.0 para tentar deixar o "DoF" equivalente, percebo uma diferença aos meus olhos.

Mas confesso que já pensei em voltar a ter um kit igual ao que alguns tem aqui e eu mesmo tive (FF + M4/3). Seria uma OMD ou uma GX7 com primes como 25 e 45 1.8 e uma zoom como a 12-40 ou até mesmo ter uma LX100 mas o dinheiro anda me desencorajando.....

Mas com certeza a Oly está de parabéns por essa lente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


amveeck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #49 Online: 14 de Julho de 2015, 13:37:36
Estava acompanhando esse tópico e extremamente pessimista com o que viria acontecer, mas após esse desfecho fico extremamente mais confiante em continuar com minha escolha de equipamentos.

Parabéns a Olympus.


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 14 de Julho de 2015, 13:58:36
Vendo as fotos do efilho me lembro porque me incomodei um pouco com m4/3. É um sistema que tem ótimo AF, boas cores e nitidez mas não sei explicar tecnicamente o que é mas a textura das fotos é um pouco estranho. Parece que tem ruído ou "falta aquela cremosidade/senso de profundidade nas fotos". Mesmo fazendo fotos com a 45 1.8 em 1.8 e a EF 85 1.8 em 4.0 para tentar deixar o "DoF" equivalente, percebo uma diferença aos meus olhos.

Mas confesso que já pensei em voltar a ter um kit igual ao que alguns tem aqui e eu mesmo tive (FF + M4/3). Seria uma OMD ou uma GX7 com primes como 25 e 45 1.8 e uma zoom como a 12-40 ou até mesmo ter uma LX100 mas o dinheiro anda me desencorajando.....

Mas com certeza a Oly está de parabéns por essa lente.

Oi Thales, eu sinto isso com imagens em RAW da olympus com qualquer lente, mas com a 45 1.8 e 60 2.8 com JPG direto da câmera isso muda. Minha opinião (=achismo) é que algumas características estão ligadas ao comprimento focal da lente, e quando temos o sensor menor, o resultado do bokeh se dá pelo comprimento focal da lente, e não pelo resultado depois de multiplicado, no caso m4/3 = x2. Veja as imagens da 75 1.8 por aí que vai ver que o bokeh próximo do que você gosta.

E no processamento interno da câmera eles devem tentar re-criar o efeito de um comprimento focal considerando o resultado já multiplicado.

Posso ter falado muita besteira aqui, lógico, mas se olharem as imagens em raw e jpg saídos da câmera, verão que o bokeh é diferente.

Exemplo:
45 em f1.8, JPG direto da câmera, bokeh não estão tão "ríspido" assim


« Última modificação: 14 de Julho de 2015, 13:59:51 por fvanzela »
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 14 de Julho de 2015, 14:05:09
Vendo as fotos do efilho me lembro porque me incomodei um pouco com m4/3...a textura das fotos é um pouco estranha. Parece que tem ruído ou "falta aquela cremosidade/senso de profundidade nas fotos"...

Concordo, percebo isso também. Minha D750 oferece uma imagem "estranhamente melhor", pois se vc for com um checklist analisar uma ao lado da outra no Lightroom parece até que a Olympus é mais nítida, saturada etc. O que acontece, em minha opinião, é que o full-frame dá um "micro desfoque" reconhecido por nosso cérebro como "natural", já que nossos olhos mantêm o centro sempre nítido e o resto da imagem desfocando aos poucos. Assim, percebemos como "melhor" por familiaridade, eu acho. É realmente um fato essa diferença.  :ok:


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 14 de Julho de 2015, 14:09:14
Quera fazer fomos similares com a 12-40 para ver como fica o bokeh ainda, mas achei bem satisfatório.


45 f1.8





« Última modificação: 14 de Julho de 2015, 14:13:56 por fvanzela »
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 14 de Julho de 2015, 14:14:42
....mas o dinheiro anda me desencorajando...

O fato do dólar subindo e a realidade de, no Brasil, ser ainda difícil vender m4/3, são coisas importantes que não ajudam na decisão de compra. Vejo como rola coisa boa do formato aqui nos Classificados, preços bons e ninguém compra...  :(


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 14 de Julho de 2015, 14:17:32
O fato do dólar subindo e a realidade de, no Brasil, ser ainda difícil vender m4/3, são coisas importantes que não ajudam na decisão de compra. Vejo como rola coisa boa do formato aqui nos Classificados, preços bons e ninguém compra...  :(

Se for comprar pra usar, nem tanto, mas se comprar pensando em revender, não é bom negócio não.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 14 de Julho de 2015, 14:21:06
...achei bem satisfatório.

Os resultados são tecnicamente excelentes, mas é alguma coisa que não sei explicar, mas percebo. Essa turma profissional no mundo inteiro não está grudada ao FF só por causa de AF de fase ou desfoque: tem uma "naturalidade" ou alguma coisa que vc olha e vê a diferença, não é melhor ou pior, mas diferente ou agradável, natural mesmo... Para mim o FF é "natural e de bom tamanho" e o m4/3 o "excelente e compacto"...  :)


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 14 de Julho de 2015, 14:27:34
...mas se comprar pensando em revender, não é bom negócio não...

Eu compro sempre considerando a liquidez na revenda. São coisas caras e, com a evolução rápida da tecnologia, se eu não levar em consideração o valor de revenda mais tarde eu arrisco a ficar com um equipo de alguns "mil dólares" valendo nada no armário, o que vai impedir amortizar o upgrade futuro...  :(


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 14 de Julho de 2015, 14:48:31
Os resultados são tecnicamente excelentes, mas é alguma coisa que não sei explicar, mas percebo. Essa turma profissional no mundo inteiro não está grudada ao FF só por causa de AF de fase ou desfoque: tem uma "naturalidade" ou alguma coisa que vc olha e vê a diferença, não é melhor ou pior, mas diferente ou agradável, natural mesmo... Para mim o FF é "natural e de bom tamanho" e o m4/3 o "excelente e compacto"...  :)

Efilho, é apenas o padrão, só isso. Aquilo é o que todos nos estamos acostumados a ver e temos como padrão. É 100% do que sai em revistas, jornais, publicações, etc.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 14 de Julho de 2015, 16:30:45
Efilho, é apenas o padrão, só isso. Aquilo é o que todos nos estamos acostumados a ver e temos como padrão. É 100% do que sai em revistas, jornais, publicações, etc...

Concordo, mas de qq forma isso deve contribuir para que essa percepção de "mais-bacana-não-sei-por-quê" exista para mim e outras pessoas. É claro que, se eu não tivesse trocentas fotos de ambas as câmeras (e todas as anteriores, como Fuji, Pana, Canon etc.) no LR para comparar eu jamais acharia isso... De qq forma os tamanho, peso e qualidade da Olympus a tornam vencedora em qq consideração de viagem de lazer...  :ok:


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 14 de Julho de 2015, 16:42:50
Concordo, mas de qq forma isso deve contribuir para que essa percepção de "mais-bacana-não-sei-por-quê" exista para mim e outras pessoas. É claro que, se eu não tivesse trocentas fotos de ambas as câmeras (e todas as anteriores, como Fuji, Pana, Canon etc.) no LR para comparar eu jamais acharia isso... De qq forma os tamanho, peso e qualidade da Olympus a tornam vencedora em qq consideração de viagem de lazer...  :ok:

Eu namoro a 5Dc e 6D há um bom tempo, mas é muito grana pro poucas fotos, clico ao redor de 5 a 10k por ano, e micro 4/3 me atende legal pro que faço.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/