Autor Tópico: Viajem com equipamento sem nota fiscal  (Lida 3663 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Maio de 2015, 18:05:12
Já está valendo isso. Em março tive que viajar 2x para os Eua, minha 3a vez no ano, e não deu outra, na mão do fiscal tinha uma listinha e meu nome estava lá , e ele perguntava nome por nome de passageiro. Cabe dizer que isso se passou no terminal novo do aeroporto de campinas, que ainda tem pouquíssimo movimento, mas não sei se isso seria viável da receita praticar em um aeroporto como guarulhos.

Puts... talvez comecem aos poucos... terminal com pouco movimento E vindo de destinos "suspeitos".

Em março desembarquei no novo de Guarulhos, fiscal não estava parando ninguém (origem Holanda). Na real nunca fui parado, mas isso é Murphy puro já que sempre tenho NF e/ou Guia de Importação junto. O dia que esquecer de levar pode contar que vou ser parado  :aua:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #16 Online: 17 de Maio de 2015, 20:30:22
Cara, eu tenho uma guia de importava da X-Pro1 que vem descriminado "Cameras", sem número de série e sem nada! Outra que taxaram meus sofr boxes está escrito Acessórios de Fotografia! Eu viajei com eles agora em que fui para a Irlanda com a Fuji e um tripé
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 17 de Maio de 2015, 20:46:18
A cota é US$ 500,00 a cada 30 dias.

http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/viagens-internacionais/bagagens/isencao-de-tributos-sobre-a-bagagem

A isenção concedida para os outros bens (cota de isenção) só é concedida uma vez a cada intervalo de um mês mesmo que o limite de valor global tenha sido utilizado parcialmente, e é pessoal e intransferível, ou seja, não é admitida a soma ou transferência de cotas entre os viajantes, ainda que membros da mesma família.

Ou seja, você teria que esperar 30 dias a partir de um retorno para ter nova isenção. Como isso ainda não é controlado na prática a cota vale por viagem,rs

Agora com o dolar nesse valor e a conseqüente queda das importabandeações duvido que irão apertar as regras como vinham ameaçando (incluindo com o cruzamento de dados com as Cias aéreas)

Então esqueça o que eu disse kkkkkkk

Mas esse controle é difícil, teria que ter um cadastro de viagem para anotar se usou a cota de 500,00 em 30 dias.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #18 Online: 17 de Maio de 2015, 21:44:18

Eu fiz uma NF avulsa de tudo o que tenho! Então quando viajo eu levo esse documento...
http://www.sef.sc.gov.br/servicos-orientacoes/diat/nota-fiscal-avulsa-eletrônica-nfa-e-para-não-contribuintes
Não sei se o estado de vocês permite, mas não custa se informar.

O que seria essa NF? Pode dar mais detalhes, por favor?


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 18 de Maio de 2015, 09:45:20
Tenho essa dúvida tbm... Em Janeiro vou passar uma temporada na Irlanda, passar entre 1 e 2 anos morando, trabalhando e estudando... Tenho uma NF somente do corpo da câmera a outra não sei onde foi parar!  :doh:
Estou tentando uma 2ª via, mas minha câmera foi comprada no EUA e não to conseguindo retorno na loja... Estou com medo de embarcar e embassarem com as lentes (só tenho 2), pq meu visto é de estudante, não de turismo... Ainda falta bastante pra viajar, mas já to pensando nas possibilidades... Será que é melhor levar somente 1 lente?
Thais Matos


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #20 Online: 18 de Maio de 2015, 09:53:12
Tenho essa dúvida tbm... Em Janeiro vou passar uma temporada na Irlanda, passar entre 1 e 2 anos morando, trabalhando e estudando... Tenho uma NF somente do corpo da câmera a outra não sei onde foi parar!  :doh:
Estou tentando uma 2ª via, mas minha câmera foi comprada no EUA e não to conseguindo retorno na loja... Estou com medo de embarcar e embassarem com as lentes (só tenho 2), pq meu visto é de estudante, não de turismo... Ainda falta bastante pra viajar, mas já to pensando nas possibilidades... Será que é melhor levar somente 1 lente?

Para quem vai morar fora do Brasil as isenções são outras e mais amplas.  Dê uma pesquisada no site da Receita Federal.


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 18 de Maio de 2015, 13:42:02
Para quem vai morar fora do Brasil as isenções são outras e mais amplas.  Dê uma pesquisada no site da Receita Federal.

Esse é meu medo, de não conseguir embarcar com a câmera sem pagar impostos... Pq já paguei pra receber dos EUA (50% da NF, um absurdo!!!) e não qro pagar novamente pra ir e voltar né! Como não dá pra despachar, tenho medo de acontecer algo, fica mais difícil ainda!
Thais Matos


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #22 Online: 18 de Maio de 2015, 15:58:11
Esse é meu medo, de não conseguir embarcar com a câmera sem pagar impostos... Pq já paguei pra receber dos EUA (50% da NF, um absurdo!!!) e não qro pagar novamente pra ir e voltar né! Como não dá pra despachar, tenho medo de acontecer algo, fica mais difícil ainda!

Se você já pagou o imposto, então tem a guia de importação e pode levar ela para onde quiser....


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #23 Online: 18 de Maio de 2015, 16:16:00
Esse é meu medo, de não conseguir embarcar com a câmera sem pagar impostos... Pq já paguei pra receber dos EUA (50% da NF, um absurdo!!!) e não qro pagar novamente pra ir e voltar né! Como não dá pra despachar, tenho medo de acontecer algo, fica mais difícil ainda!

Eu não me fiz claro.  Se você vai MORAR fora do Brasil por no mínimo um ano, você pode trazer tudo o que você adquiriu sem pagar nenhum imposto.  Seja roupas, eletrodomésticos, câmeras....
Por isso falei que as isenções são mais amplas. Pesquise no site, eu infelizmente não lembro mais das minúcias.

E imposto para embarcar, eu nunca ouvi falar disso. Mas... com esse governo atual, nunca se sabe.


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 18 de Maio de 2015, 16:28:29
Eu não me fiz claro.  Se você vai MORAR fora do Brasil por no mínimo um ano, você pode trazer tudo o que você adquiriu sem pagar nenhum imposto.  Seja roupas, eletrodomésticos, câmeras....
Por isso falei que as isenções são mais amplas. Pesquise no site, eu infelizmente não lembro mais das minúcias.

E imposto para embarcar, eu nunca ouvi falar disso. Mas... com esse governo atual, nunca se sabe.

Meu colega foi mês passado com um notebook dele, mas teve que pagar imposto pq estava sem NF... Era isso ou deixar o aparelho no aeroporto de GRU. Por isso to correndo atrás da NF!
Não sei se ele pegou um agente mal humorado, se ele foi roubado ou se existe essa taxa mesmo, estou primeiro buscando a NF, se não conseguir aciono a Receita pra me informar melhor!

Obrigada pela ajuda!
Thais Matos


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Maio de 2015, 18:22:52

E imposto para embarcar, eu nunca ouvi falar disso. Mas... com esse governo atual, nunca se sabe.

Realmente, isso não faz sentido, até pq você nem passa pela alfândega na saída.


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 19 de Maio de 2015, 06:52:38
No meu caso é passeio de 15 dias,não teria condições no momento de comprar equipamento lá,gostaria de levar o meu,mas ouvi falar que fotografando a câmera e lente com o bilhete de embarque onde aparece o número de série do equipamento pode valer.Isso procede?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 19 de Maio de 2015, 08:13:32
No meu caso é passeio de 15 dias,não teria condições no momento de comprar equipamento lá,gostaria de levar o meu,mas ouvi falar que fotografando a câmera e lente com o bilhete de embarque onde aparece o número de série do equipamento pode valer.Isso procede?

Se você for levar só uma câmera e uma lente não precisa tomar nenhum tipo de preocaução, vá e volte tranquilo!

Esse tipo de "prova" não resolve muito, os caras já estão ligados. Veja o que o Mike comentou no tópico Tio Sam x Hermanos.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #28 Online: 19 de Maio de 2015, 08:45:49
Se você já pagou o imposto, então tem a guia de importação e pode levar ela para onde quiser....
A guia de importação vem com uma descrição genérica, não da pra relacionar ela a qualquer produto.