Autor Tópico: Sobre o uso de Teleconverters  (Lida 1274 vezes)

Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 17 de Maio de 2015, 20:46:10
Me ocorreu uma pergunta muito simples aqui, mas que eu não sei a resposta: até que ponto o uso de teleconverters não influencia na qualidade da foto.
Porque pelo que eu sei, um tele numa lente fixa de 50mm não altera a qualidade da imagem, se o teleconverter for tb de boa qualidade, mas e mais de um tele e/ou em lentes de zoom? Dá pra, por exemplo, por 2 teles numa 200mm ou numa 85-250 e transformar elas em 800mm/340-1000mm ( :shock:)


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2015, 21:26:37
Todo teleconverter irá influenciar negativamente na qualidade da foto.

A diferença de um TC bom para um ruim é o quanto irá degradar.

Teoricamente você pode colocar quantos TC's você quiser, mas isso fará você perder muita, muita luz. (E consequentemente o AF).

Vale lembrar que um TC2x é recomendo para objetivas com abertura máxima F/2.8 e um TC1.4X já é recomendado para objetivas com abertura de F/4 ou F/2.8. A utilização de teleconverter em lentes escuras fará você não ter AF.

Como você comentou do uso de um TC numa 50mm, não vejo sentido no uso. Um TC 2x numa 50 1.8 fará você "ter" uma 100mm F/3.5. Um tc de boa qualidade é o preço equivalente de uma 85mm F/1.8.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2015, 06:33:39
Concordo com o colega, não tem utilização real para lentes de range menor que 400 mm (e claras)!
D200


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2015, 09:05:26
Dá pra, por exemplo, por 2 teles numa 200mm ou numa 85-250 e transformar elas em 800mm/340-1000mm ( :shock:)
Sim, mas vai ficar com qualidade de camerazinha superzoom, além do custo muito maior.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2015, 09:25:19
A evolução da tecnologia está "aliviando" o impacto do teleconversor (TC) na qualidade da imagem e na eficiência do autofoco. A Olympus tem um TC otimizado para a linha Pro (40-150 e em breve a 300), e as novas DSLRs já oferecem sistemas de autofoco bastante satisfatórios até f/8 com a lente toda aberta (quando é medida a luz e ajustado o foco da imagem), como a Nikon D750. Assim, no caso da Nikon que uso, já é possível colocar o TC14 e o TC17 junto lentes f/4 como a 300/4 e a 70-200/4, com resultados de imagem e AF bastante satisfatórios. O TC20 já é meio problemático com essas lentes. Mas essa "degradação" é em nível profissional, pois para uso amador as imagens são muito satisfatórias (para mim, pelo menos)...

Agora, usar TC "genérico" é só para diversão ou "foto de registro", pois a qualidade degrada bastante...  :ok:


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2015, 16:52:02
Eu sempre usei câmeras de filme, aprendi com elas, e to passando pro digital agora, mas mantendo as minhas lentes. Ou seja, AF pra mim nem existe, tranquilissimo, e lentes claras eu tb tenho. O que eu não sabia era dessa correspondencia de luminosidade, o TC corta pela metade a abertura da lente? E em relação a qualidade da foto, em termos técnicos, qual a perda de qualidade da foto?


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2015, 17:16:20
Boa tarde a todos ...
Concordo com o exposto acima mas discordo em algumas coisas .
O TC  realmente degrada e bastante na qualidade das fotos .
Discordo quanto ao fato de que nao deve-se usa-lo em distâncias focais curtas .
Eu por exemplo uso uma 50 f 1.2 + TC 2x que me dá uma 100 f 2.4 com excelentes resultados .
Tambem uso uma 85 f 1.4 + TC 2x que ficou numa quase 180 f 2.8 tambem muito boa .
Em zooms nao gostei de nenhum resultado .
Em distâncias focais acima de 135mm NO MEU CASO , e em particular COM ESSE TC 2x , original Nikon , nao gostei em nads dos resultados .
Experimentei com 135 , 200 , 300 , 600 mm e degrada muito , e o TC 2x e original .
Talvez um TC 1.4x me traga melhores resultados , mas vou ficar sem saber pois nao vou comprar .
O quanto degrada , E EXATAMENTE como alguem disse , fica com qualidade de saboneteira de 150x , ou seja ..... muito ruim .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2015, 17:23:53
Lucas ....
E exatamente como vc disse , o TC dobra a distância focal , se for um 2x , triplica se for um 3x , e multiplica pelo fator , caso seja um 1.4x .
Mas tambem divide a luz , se sua lente for uma 50 f 1.2 por exemplo , ficaria uma 100 f 2.4 ou uma 150 f 3.6 ...
Nas minhas experiências com TC , embora haja quem nao concorde , a degradação e tanto maior quanto maior for a distância focal da lente utilizada com o TC ....
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2015, 17:29:30
Eu sempre usei câmeras de filme, aprendi com elas, e to passando pro digital agora, mas mantendo as minhas lentes. Ou seja, AF pra mim nem existe ....

E exatamente o meu caso .
Nao por necessidade mas por gosto pessoal .
Comprei uma nikon Df só pelo prazer de usar minhas lentes manuais .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2015, 17:32:38
Quanto a se usar 2 TCs eu nunca tinha ouvido falar , porem em tese e possivel , mas se apenas um já degrada bastante os resultados imagine então com dois ....  :no:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Maio de 2015, 19:03:26
...O TC  realmente degrada e bastante na qualidade das fotos...

O Nikon TC-200, antigo e fora de linha, faz com que a perda possa ser realmente grande, mas os TC 14E II e o TC 17E II são muito bons. Até o TC 20 E II fornece resultados aceitáveis. É claro que a experiência própria é somente na 70-200/4 com o TC 17 EII na D750, mas como os resultados correspondem às análises na Internet, assumi que as análises estejam corretas. Entretanto, TC genérico é realmente ruim nesta era de detalhismo total, mas não podemos "meter o pau" em um TC de qualidade por conta do uso de xing-ling...  :)
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 19:06:09 por efilho »