Autor Tópico: Impressão A1 - 18 mpx - 60D  (Lida 6667 vezes)

rcschettino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
  • "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
Online: 07 de Março de 2015, 19:30:18
Pessoal, boa noite!

Hoje, uma cliente me ligou pedindo para fazer fotos para impressão no tamanho A1, para expor nas paredes da sua casa. Acontece, que para imprimir em 300dpi, acredito que as fotos da 60D (18mp - 5184 x 3456) não são suficientes para imprimir em alta qualidade.

Alguém conhece bem disso para me ajudar?
Alguém conhece algum lugar bom em Belo Horizonte/MG que faça esse tipo de impressão para que eu faça um "teste" de impressão em tamanho A1 com algumas fotos?
Canon PowerShot S110 - Canon EOS Rebel T3i + Canon EOS 60D + 18-135mm f/3.5-5.6 IS + 18-200mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 II + Flash Canon 580 EX-II + Flash YongNuo YN468-II


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2015, 21:39:02
A1 não é exatamente tamanho fotográfico, use um 60x90,  por exemplo

Dissertamos sobre resolução de impressão a um ou dois tópicos abaixo, "impressão de posters" acho

Vc não faz quadro deste tamanho com 300 dpi uma foto grande normalmente é observada a distancia

Procure calculadora do LEO Terra (coloquei o link no tópico), é muito boa.

Numa foto deste tamanho a resolução não é tão importante quanto o tratamento e gamut de cor (tem que ver com o LAB ou atelier o que pode ser feito), tudo será ampliado, qualidades e defeitos

Procure entender o que seu cliente precisa, ele vai expor as fotos sem emoldurar? Se vai emoldurar, vai ter passe-partout? Largura da moldura?

Estas informações/instruções são importantes para o seu cliente decidir certo e ter o seu trabalho valorizado

Abs
 



rcschettino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
  • "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2015, 21:56:36
A1 não é exatamente tamanho fotográfico, use um 60x90,  por exemplo

Dissertamos sobre resolução de impressão a um ou dois tópicos abaixo, "impressão de posters" acho

Vc não faz quadro deste tamanho com 300 dpi uma foto grande normalmente é observada a distancia

Procure calculadora do LEO Terra (coloquei o link no tópico), é muito boa.

Numa foto deste tamanho a resolução não é tão importante quanto o tratamento e gamut de cor (tem que ver com o LAB ou atelier o que pode ser feito), tudo será ampliado, qualidades e defeitos

Procure entender o que seu cliente precisa, ele vai expor as fotos sem emoldurar? Se vai emoldurar, vai ter passe-partout? Largura da moldura?

Estas informações/instruções são importantes para o seu cliente decidir certo e ter o seu trabalho valorizado

Abs

Vai emoldurar para colocar em uma festa na recepção do casamento, mas depois levará as fotos para o apartamento... eu vi a calculadora, entendi os conceitos...

Acontece que eu não serei responsável pela impressão. Ela já fechou um pacote de foto/filmagem do casamento com uma empresa que diz que vai entregar os quadros para colocar na festa/recepção no tamanho A1 (eu também estranhei o tamanho fora das medidas "padrão" fotográficas)... inclusive fiquei preocupado com isso, pois parece que a outra empresa vai realizar a impressão em uma gráfica "comum" ao invés de um LAB fotográfico...

Mas a noiva quer fazer o ensaio pré-wedding conosco, e não com o fotógrafo que vai fazer o casamento, pois ela prefere o nosso trabalho de ensaios externos... ou seja, tenho que produzir fotos para outra pessoa imprimir sei lá como... estou tentando, com a noiva, os dados dessa empresa que fez essa promessa para entender a impressão, mas tá complicado...

Alguém tem alguma idéia de como preparar uma foto sem saber onde vai ser impresso??? rsrsrsr
Canon PowerShot S110 - Canon EOS Rebel T3i + Canon EOS 60D + 18-135mm f/3.5-5.6 IS + 18-200mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 II + Flash Canon 580 EX-II + Flash YongNuo YN468-II


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2015, 22:31:23
Putz, pra ser bem sincero tenho medo dessas lacunas e esquisitices fotográficas tipo padrão ISO de papel, etc

Se ninguém tem (ou não passa) a informação necessária, nivela por baixo, JPG em sRGB e cropa para A1 e se for em gráfica mesmo, salve em PDF talvez seja necessário. Baixa tiragem neste tamanho quase certeza que vai ser uma impressão em latex ou solvente. Uma amiga de minha esposa tem uma "foto" dessas. Esta guardada num canudo a  2 anos e já desbotou (ou a foto é muito lavada mesmo), fiz um preço pra não pegar e economizei o dinheiro dela, muito ruim a foto

Guarde as suas fotos com carinho, provavelmente vão precisar de novo

Só um "off topic". Vc falou em fotos e no tamanho A1, apartamentão heim!!!

Bom trabalho

Abs



 


rcschettino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
  • "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2015, 22:44:51
Putz, pra ser bem sincero tenho medo dessas lacunas e esquisitices fotográficas tipo padrão ISO de papel, etc

Se ninguém tem (ou não passa) a informação necessária, nivela por baixo, JPG em sRGB e cropa para A1 e se for em gráfica mesmo, salve em PDF talvez seja necessário. Baixa tiragem neste tamanho quase certeza que vai ser uma impressão em latex ou solvente. Uma amiga de minha esposa tem uma "foto" dessas. Esta guardada num canudo a  2 anos e já desbotou (ou a foto é muito lavada mesmo), fiz um preço pra não pegar e economizei o dinheiro dela, muito ruim a foto

Guarde as suas fotos com carinho, provavelmente vão precisar de novo

Só um "off topic". Vc falou em fotos e no tamanho A1, apartamentão heim!!!

Bom trabalho

Abs



 

Quando falou do "apartamentão"... eu percebi que você realmente entendeu minha preocupação. A sala dela não deve ter mais de 15m²... ou seja, vai ver a imagem com a cara "enfiada" nela... não sei como os caras vendem esse tipo de coisa sem se preocupar com nada além da grana... fazem de tudo para fechar um "pacote"...

Olha só a doideira: cobraram menos de R$ 500,00 para fazer 10 quadros desse tamanho! Eu fico pensando: "O que vai sair disso com apenas R$ 500,00 ??? "

A noiva até está um pouco assustada com a minha preocupação com a qualidade, mas eu trabalho assim, não consigo "empurrar" nada para o cliente sem que tenha altíssima qualidade...
Canon PowerShot S110 - Canon EOS Rebel T3i + Canon EOS 60D + 18-135mm f/3.5-5.6 IS + 18-200mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 II + Flash Canon 580 EX-II + Flash YongNuo YN468-II


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2015, 23:34:48
500 conto?

Nem em sonho vai sair coisa boa ou é material roubado, não tem explicação para isso

O meu preço por quadro destes é de 180 mais ou menos com moldura de 4cm, vidro e impressão giclée em papel fotográfico

Se for da forma que estou pensando, os caras fazem uma gambi (já concorri com um pessoal  assim), moldura de 2cm e sem vidro, impressão em "equipamento de alta qualidade", papel 115/108 gramas ... sai uns R$85,00 total, levando em conta uma impressão a R$30 (peguei preço de banner para referencia), talvez um pouco menos... abaixo deste valor, não imagino o que seja mas estou curioso.

Na festa a qualidade não vai ser o diferencial, não vai ter luz para contemplar a obra,  vai fazer parte da decoração, talvez uma olhada rápida pelos convidados, agora ver isso todo dia, de perto, tenho minhas duvidas que vá durar muito tempo na parede.

Guarde as fotos em raw.



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2015, 00:56:55
« Última modificação: 08 de Março de 2015, 01:04:12 por Pictus »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2015, 08:57:59
Lendo os comentários, não vale a pena a preocupação.
A impressão não vai ser de qualidade, nem médio formato resolveria.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Março de 2015, 15:16:37

Alguém tem alguma idéia de como preparar uma foto sem saber onde vai ser impresso??? rsrsrsr
Cara, seguinte... Outro dia um amigo pediu pra fazer umas fotos descompromissadas pra eles também fazerem uns Banner pra colocar na festa de casamento. O que eu fiz?
Como a minha 5Dc tem só 12mp, Usei ela e minha 50inha e fiz diversas panoramicas no estilo do "método brenizer" que posso te resumir de forma prática o seguinte: Chegue perto deles e faça uma foto com uma 50mm ou 135mm de forma que encha o quadro e mais um pouco, tipo deixe eles usando 50% do visor, aí depois de feita a foto, faça diversas fotos ao redor deles, tipo umas 10 fotos ao redor como se fosse uma panoramica. O metodo brenizer prega a utilizacao da abertura maxima das lentes para ter um DOF curtinho e ao mesmo tempo pegar mais imagens desfocadas e dar impressao de lentes grande angulares de aberturas impossíveis, porém de forma prática dá pra usar F5.6 ou F8 e aí manter um DOF legal pra paisagem.
Eu fiz e deu certo, porém não tenho aqui como postar no trabalho link do flickr, da uma olhada no meu flickr, das ultimas fotos que tem um casal na areia, está com 100MP  :eek: :eek: :eek: :eek:
Acho que é o suficiente pra ficar tranquilo. A montagem no PS foi bem tranquila, precisei depois mexer bem pouco no LR pra tirar pedaços mal encaixados e substituir eles.
Lembre-se de fazer o seguinte, use em modo Manual a exposição e mantenha sempre a mesma em todas asa fotos. Foque nos modelos e depois desligue o AF nas demais fotos.
Boa sorte.
« Última modificação: 09 de Março de 2015, 15:19:57 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Março de 2015, 15:18:17
Faz um Brenizer(panorama) da noiva...
Agora que vi o comentário do Pictus, show, é isso mesmo.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #10 Online: 09 de Março de 2015, 21:11:49
Cara, seguinte... Outro dia um amigo pediu pra fazer umas fotos descompromissadas pra eles também fazerem uns Banner pra colocar na festa de casamento. O que eu fiz?
Como a minha 5Dc tem só 12mp, Usei ela e minha 50inha e fiz diversas panoramicas no estilo do "método brenizer" que posso te resumir de forma prática o seguinte: Chegue perto deles e faça uma foto com uma 50mm ou 135mm de forma que encha o quadro e mais um pouco, tipo deixe eles usando 50% do visor, aí depois de feita a foto, faça diversas fotos ao redor deles, tipo umas 10 fotos ao redor como se fosse uma panoramica. O metodo brenizer prega a utilizacao da abertura maxima das lentes para ter um DOF curtinho e ao mesmo tempo pegar mais imagens desfocadas e dar impressao de lentes grande angulares de aberturas impossíveis, porém de forma prática dá pra usar F5.6 ou F8 e aí manter um DOF legal pra paisagem.
Eu fiz e deu certo, porém não tenho aqui como postar no trabalho link do flickr, da uma olhada no meu flickr, das ultimas fotos que tem um casal na areia, está com 100MP  :eek: :eek: :eek: :eek:
Acho que é o suficiente pra ficar tranquilo. A montagem no PS foi bem tranquila, precisei depois mexer bem pouco no LR pra tirar pedaços mal encaixados e substituir eles.
Lembre-se de fazer o seguinte, use em modo Manual a exposição e mantenha sempre a mesma em todas asa fotos. Foque nos modelos e depois desligue o AF nas demais fotos.
Boa sorte.

Colega, só curiosidade, quanto vc cobrou para essa manipulação toda? Vi que fez para amigo... então preço sem desconto amigo :ok:


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2015, 00:49:12
Desculpe a demora em responder, nao recebi notificacao.
Eu fiz de graça mesmo, era essa a intencao pois nao sou profissional e nem pretendo ser.
Eu só fiz porque eles falaram que nao fariam making off e estavam tristes porque queriam ter algumas fotos nas mesas da festa e um poster na entrada.
Eles conhecem bem minhas fotos e ate indiquei alguns amigos profissionais e eles nao quiseram.
Acho que nesse caso nao cometi nenhum crime pois nao roubei trabalho de ninguem e tambem nao enganei ninguem.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A