Autor Tópico: Como calcular a distância focal com variáveis da distância do objeto à camera?  (Lida 6528 vezes)

legr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6






Desprezando os efeitos estéticos e as distorções causados por uma telefoto ou uma grande angular como calcular a lente necessária proporcional à distância do objeto da câmera, para enquadrar um rosto inteiro ou do peito pra cima, em uma câmera com sensor APS-C?

Tem alguma equação matemática que pode me ajudar a calcular esses dados?

Valeu!


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Tem alguém querendo a resposta para o dever de casa?  :assobi: :D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Existe sim, "basta" usar o angulo de visão, que leva em conta a DF e o tamanho do sensor.

Essa pagina faz isso:

http://dofsimulator.net/en/
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


legr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Tem alguém querendo a resposta para o dever de casa?  :assobi: :D

:aua: Como não tenho muita experiência prática pra fazer tudo no "olhômetro" quero aprender um pouco da teoria por trás pra fazer melhores estimativas antes de sair pra fotografar.
« Última modificação: 19 de Maio de 2015, 18:04:46 por legr »


legr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Existe sim, "basta" usar o angulo de visão, que leva em conta a DF e o tamanho do sensor.

Essa pagina faz isso:

http://dofsimulator.net/en/

Apesar que eu queria entender um pouco da matemática pura mesmo, esse site é muito completo e dá pra perder algumas horas testando vários settings nele. Valeu brother!
« Última modificação: 19 de Maio de 2015, 18:08:04 por legr »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
A melhor estimativa pra isso vc vai aprender com o tempo e prática...

Pode até existir cálculo pra isso, mas garanto que não será prático pra usar no seu dia a dia.

Esqueça isso e vá fotografar!


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Se sua ideia for aprender a forma de calcular isso posso te ensinar.

Usando a imagem que você usou, com as mesmas variáveis, podemos chegar à formula usando semelhança de triângulos.

Consideremos como variável de uma medida linear do sensor na máquina em questão como sendo H, então a formula seria:

X*H=Z*Y

Levando em consideração que para uma retrato de uma pessoa de 1,80 metros de altura, o retrato toma aproximadamente 0,5 metros de quadro; teremos o seguinte:

X*15,6=50*500  (medidas em milimetros)

X=1600 milimetros ou 1,6 metros

Mas serve para qualquer caso, se você quiser saber a distância focal da lente a usar para uma determinada distância, é só lançar o valor de X e calcular Z.

Obs: esse valor de H é para sensor DX na posição paisagem, para posição retrato o valor é de 23,5mm.  :ok:


legr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Se sua ideia for aprender a forma de calcular isso posso te ensinar.

Usando a imagem que você usou, com as mesmas variáveis, podemos chegar à formula usando semelhança de triângulos.

Consideremos como variável de uma medida linear do sensor na máquina em questão como sendo H, então a formula seria:

X*H=Z*Y

Levando em consideração que para uma retrato de uma pessoa de 1,80 metros de altura, o retrato toma aproximadamente 0,5 metros de quadro; teremos o seguinte:

X*15,6=50*500  (medidas em milimetros)

X=1600 milimetros ou 1,6 metros

Mas serve para qualquer caso, se você quiser saber a distância focal da lente a usar para uma determinada distância, é só lançar o valor de X e calcular Z.

Obs: esse valor de H é para sensor DX na posição paisagem, para posição retrato o valor é de 23,5mm.  :ok:

Era exatamente isso que eu tava procurando. Fiz com o tamanho do sensor APS-C e funcionou perfeitamente.

Valeu mesmo!


carlos_blau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Se duvidar deve ter também algum app de smartphone que faça esses cálculos... já vi app pra calcular profundidade de campo e exposição com filtros ND...
Canon 6D / TS-E 24mm 3.5L II / EF 24mm 1.4L II USM / Samyang 14mm 2.8 ED AS IF UMC
Tripé Manfrotto 055XPRO3 / Cabeça Manfrotto 410 / Filtros Hoya


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Tinha uma forma bem prática que aprendi há décadas nos livros de fotografia do meu pai:
Imagine uma moldura do tamanho do sensor. A D.F. em milímetros é a distância que essa moldura imaginária deve ficar do seu olho. O que você vê dentro da moldura é o seu campo de visão.
Isso sempre deu bastante certo pra mim e só não funciona com fish eye.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Tinha uma forma bem prática que aprendi há décadas nos livros de fotografia do meu pai:
Imagine uma moldura do tamanho do sensor. A D.F. em milímetros é a distância que essa moldura imaginária deve ficar do seu olho. O que você vê dentro da moldura é o seu campo de visão.
Isso sempre deu bastante certo pra mim e só não funciona com fish eye.
:ok:

Usando uma moldura de "slide" é perfeito para corpo Full Frame. Para aps-c é só reduzir a "janela".
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Não sei se essa moldura que vocês falaram é o que eu estou pensando mas se for eu já procurei pra caramba (e não achei) uma que eu pudesse usar como chaveiro. Alguem saberia dizer onde encontrar uma bacana?
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Não sei se essa moldura que vocês falaram é o que eu estou pensando mas se for eu já procurei pra caramba (e não achei) uma que eu pudesse usar como chaveiro. Alguem saberia dizer onde encontrar uma bacana?

vai em qualquer cara que trabalha com placas e adesivos, pede um retalho de acrílico ou PVC e corta uma...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Nao precisa fazer calculo algum.

Distancia focal eh a distancia entre o ememento principal da lente e o sensor.

Pegue um cubo exatamente igual ao tamanho do sensor, com o mesmo comprimento da distancia focal (distancia entre sensor e elemento principal da lente.

Sesenhe duas linhas, mimicando a tragetoria da liz (imagem) desde de sua origem (lente) ate o negativo.

E observando a linha vc sabe como enquadrar de acordo com tal distancia focal.

Como seu sei disso? Eh simplesmente a maneira que se faz com cameras sem viewfinders.
Se vc tivesse dedicado um tempinho para experimentar ou iniciar seus estudos com camera pinhole, tambem saberia. ;)



Um exemplo pode ser visto nessa imagem. Ta vendo duas linhas no topo da camera formando um triangulo? Sao ssas as linhas de orientacao para enquadro, indicando o quanto aberto ou fechado eh a imagem, podendo entao saber a distancia ideal para fotografar alguem de corpo inteiro sem cortar os pes e a cabeca, ou sem deixar a pessoa muito distante, por exemplo.