Autor Tópico: Nikon D50 com flash Vivitar 285HV  (Lida 2554 vezes)

JuniorBH

  • Trade Count: (45)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.223
  • Sexo: Masculino
    • AcelerAção - Adrenalina sem Limites
Online: 24 de Outubro de 2006, 17:39:35
Boa tarde pessoal, comprei uma Nikon D50 e no momento não quero gastar uma nota com um flash para ela, já que tenho um Vivitar 285HV que usava na minha Fuji S9000 eu testei ele na Nikon e disparou normal, passei no Centro Fotográfico aqui em BH e me disseram que posso usá-lo sem problemas.

Já sei que ele só funciona no manual, minha dúvida é se ele com o tempo pode danificar a máquina ou posso usá-lo sem problemas?

Alguém saberia me responder?

Obrigado.
AcelerAção - Adrenalina Sem Limites http://www.aceleracao.com.br

Belo Horizonte - MG




Canon/Nikon User



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2006, 17:47:26
Sobre a compatibilidade, eu não sei responder, mas tenho que dizer que você está disperdiçando o excelente sistema de flash da nikon... Não dá nem para pegar um SB-600 usado?
« Última modificação: 24 de Outubro de 2006, 17:48:31 por Bruno Gomes »


JuniorBH

  • Trade Count: (45)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.223
  • Sexo: Masculino
    • AcelerAção - Adrenalina sem Limites
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2006, 17:58:20
Bruno, não estou preocupado com flash agora, eu raramente usarei o Vivitar, pois quando preciso usar flash o da própria câmera já serve, mas como às vezes pode aparecer algo pra fotografar exigindo um pouco mais de luz pretendo usar ele, gastar com flash agora pra ele ficar parado é besteira, entende?

No momento estou procurando comprar lentes boas e versáteis, estas sim serão muito mais úteis.

[ ]s.
AcelerAção - Adrenalina Sem Limites http://www.aceleracao.com.br

Belo Horizonte - MG




Canon/Nikon User



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2006, 18:04:59
Citar
Bruno, não estou preocupado com flash agora, eu raramente usarei o Vivitar, pois quando preciso usar flash o da própria câmera já serve, mas como às vezes pode aparecer algo pra fotografar exigindo um pouco mais de luz pretendo usar ele, gastar com flash agora pra ele ficar parado é besteira, entende?

No momento estou procurando comprar lentes boas e versáteis, estas sim serão muito mais úteis.

[ ]s.
 :thmbup:  


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2006, 18:11:48
Citar
Não dá nem para pegar um SB-600 usado?
Hoje eu penso que se tiver dinheiro pra pegar um SB600, guarda um pouco mais e pega um SB800. Depois que usei um SB800 e vi o funcionamento do sistema de controle de flashes auxiliares, me arrependi de ter comprado um SB600.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2006, 18:16:42
Citar
Citar
Não dá nem para pegar um SB-600 usado?
Hoje eu penso que se tiver dinheiro pra pegar um SB600, guarda um pouco mais e pega um SB800. Depois que usei um SB800 e vi o funcionamento do sistema de controle de flashes auxiliares, me arrependi de ter comprado um SB600.
Eu concordo. Mas sabe como é, às vezes você tem só R$600,00 na mão e mais nada pra juntar e comprar o SB800... aí entre ficar sem nenhum e pegar o SB600, eu iria de SB600 na hora. Depois, tendo a grana para pagar a diferença entre os dois, é só vender um e pegar o outro. ;)  


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2006, 18:27:21
Citar
Mas sabe como é, às vezes você tem só R$600,00 na mão e mais nada pra juntar e comprar o SB800... aí entre ficar sem nenhum e pegar o SB600, eu iria de SB600 na hora. Depois, tendo a grana para pagar a diferença entre os dois, é só vender um e pegar o outro. ;)
É, esse foi o meu caso, na verdade. Agora vou esperar as coisas melhorarem pra trocar o meu SB600 pelo SB800...

Mas do mesmo jeito o SB600 ainda sim é um bom investimento...
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2006, 18:29:45
Citar
"Já sei que ele só funciona no manual, minha dúvida é se ele com o tempo pode danificar a máquina ou posso usá-lo sem problemas?"
Pois é, eu ouvi falar que por causa da alta voltagem desse vivitar, com o tempo pode causar problemas na câmera... mas só ouvi isso, não conheço nenhuma história veridica.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2006, 01:00:30
Pelo que me lembro a tensão para este flash fica em torno de 7,5 ou 8 volts e acho que a Nikon deve prever uns 5 volts.
A diferença pode parecer pequena, mas eu não me arriscaria.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2006, 01:02:40 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


JuniorBH

  • Trade Count: (45)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.223
  • Sexo: Masculino
    • AcelerAção - Adrenalina sem Limites
Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2006, 08:40:30
Citar
Pelo que me lembro a tensão para este flash fica em torno de 7,5 ou 8 volts e acho que a Nikon deve prever uns 5 volts.
A diferença pode parecer pequena, mas eu não me arriscaria.
Eu vou verificar isso direitinho, pq ouví dizer que o 285HV trabalha com 6V... Por isso ele é "indicado" pra Fuji S9000 que trabalha nessa faixa também..

Vou confirmar o valor dele e da Nikon.

Obrigado.
AcelerAção - Adrenalina Sem Limites http://www.aceleracao.com.br

Belo Horizonte - MG




Canon/Nikon User



ximiti

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
    • http://www.ximiti.com.br
Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2006, 18:41:38
Fala Junior,
não da mole não, na minha pentax não tem problema, entrei em contato com o pessoal da pentax e eles me disseram que a pentax aguenta estes flashs, mas a nikon é outra historia, tu pode queimar a sapata da maquina, te aconselho a catar logo o sb800 também, sei que é uma diferença enorme de grana de um para o outro mas conpença com a ajuda que ele da, não conheço estes flashs da nikon, mas acho que ele deve fazer parecido senão melhor que o meu, ai cara não arrisca não.
sds,
Rogerio Smith Vieira
Fotografo
www.ximiti.com.br

Canon 5D MkIII
Lentes Canon 17-40 F4 L USM/ Canon 70-200 F4 L USM/ Canon 50 F1.8/Canon 18-55 F3.5-5.6 IS
Flash 2x Canon 600EX
Memória CF extreme III 8g e SD Sandisk Extreme 32g
Rio de Janeiro RJ


JuniorBH

  • Trade Count: (45)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.223
  • Sexo: Masculino
    • AcelerAção - Adrenalina sem Limites
Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2006, 19:39:28
Graaande Ximiti, finalmente vc por aqui.. hehehehe

Então cara, olhei no manual da Nikon e na página 109 tá escrito isso:

"Utilizar apenas os flashes da Nikon. As tensões negativas ou acima de 250V no encaixe de acessórios (leia-se sapata do flash) poderão não só afetar o funcionamento normal da câmera ou do flash como também danificar seus circuitos de sincronização."

Até onde eu sei o Vivitar 285HV trabalha com 6V, mas já lí em um site que ele pode chegar a 12V....

Pelo que eu entendí posso usar ele normalmente, o que acha?

PS: Se ele não funcionar legal eu fico sem flash, no momento não vou gastar mil contos com um flash por nada nesse mundo, tem uns 5 meses que comprei a S9000 e cheguei a usar o flash 1 única vez....

[ ]s.
AcelerAção - Adrenalina Sem Limites http://www.aceleracao.com.br

Belo Horizonte - MG




Canon/Nikon User



Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2006, 19:57:58
Eu usava na 300D na boa.
E ela só pegava até 6V, segundo o suporte da Canon.
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


ximiti

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
    • http://www.ximiti.com.br
Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2006, 00:37:55
Citar
Graaande Ximiti, finalmente vc por aqui.. hehehehe

Então cara, olhei no manual da Nikon e na página 109 tá escrito isso:

"Utilizar apenas os flashes da Nikon. As tensões negativas ou acima de 250V no encaixe de acessórios (leia-se sapata do flash) poderão não só afetar o funcionamento normal da câmera ou do flash como também danificar seus circuitos de sincronização."

Até onde eu sei o Vivitar 285HV trabalha com 6V, mas já lí em um site que ele pode chegar a 12V....

Pelo que eu entendí posso usar ele normalmente, o que acha?

PS: Se ele não funcionar legal eu fico sem flash, no momento não vou gastar mil contos com um flash por nada nesse mundo, tem uns 5 meses que comprei a S9000 e cheguei a usar o flash 1 única vez....

[ ]s.
Fala Junior,
se o manual esta dizendo isso e tu ja tem a manha do flash e não pode gastar fundos e fundos com um flash, então vai com este mesmo e seja feliz, mas ainda acho que um dedicado é muito melhor, mas como você disse que quase não usa flash.
sds,
Rogerio Smith Vieira
Fotografo
www.ximiti.com.br

Canon 5D MkIII
Lentes Canon 17-40 F4 L USM/ Canon 70-200 F4 L USM/ Canon 50 F1.8/Canon 18-55 F3.5-5.6 IS
Flash 2x Canon 600EX
Memória CF extreme III 8g e SD Sandisk Extreme 32g
Rio de Janeiro RJ


JuniorBH

  • Trade Count: (45)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.223
  • Sexo: Masculino
    • AcelerAção - Adrenalina sem Limites
Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2006, 08:40:12
Oi Ximiti, blz?

Então cara, com certeza o TTL é bem melhor, adorei o integrado da D50, (que paresse ser TTL...) não tem nem comparação com o da S9000, mas o lance é esse mesmo, praticamente não uso o flash, é muito raro mesmo, daí no momento acho besteira gastar com um SB800 ou mesmo o 600, mas futuramente eu tendo a necessidade com certeza irei pegar um desses.

[ ]s.
AcelerAção - Adrenalina Sem Limites http://www.aceleracao.com.br

Belo Horizonte - MG




Canon/Nikon User