Autor Tópico: O que fazer quando o cliente não gostou das fotos?  (Lida 26407 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 21 de Outubro de 2015, 11:42:29
Danilo, se vc sente que o cliente não gostou de nada, sei lá, acho que o menos pior é devolver o dinheiro e mandar procurar alguém que faça do jeito que ele quer.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2015, 12:05:59
Danilo, se vc sente que o cliente não gostou de nada, sei lá, acho que o menos pior é devolver o dinheiro e mandar procurar alguém que faça do jeito que ele quer.

Já pensei nisso também. É triste, mas a ideia não é má. Porque eu vou fazer de novo sábado por exemplo, provavelmente ela não vai gostar também.

Uma estratégia que fiz foi, selecionei umas fotos, tratei elas e enviei para que ela vesse como ficariam. Estou aguardando a resposta dela...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2015, 12:47:40
Danilo, se vc sente que o cliente não gostou de nada, sei lá, acho que o menos pior é devolver o dinheiro e mandar procurar alguém que faça do jeito que ele quer.

Eu faria isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2015, 13:09:57
Eu faria isso.

Como eu fiz uma bobagem alterando um clausula no contrato que fizemos, eu ainda vou tentar forçar mais um pouco concluir o trabalho. Vontade de desistir eu tenho sim.

No entanto caso não tenha jeito, e chegarmos em um acordo que realmente o negócio é deixar para lá, eu digitei uns termos de "cancelamento de contrato" para assinarmos... Posso postar aqui. Derrepente pode ajudar mais pessoas que talvez um dia passe por isso.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2015, 13:13:56
O post era de maio 2015, a autora não apareceu mais...concordo com tudo que li aqui, inclusive vou absorver a idéia de incluir maquiagem no pacote, pois realmente tive uma experiência brutal onde a Make fez muita diferença.

Queria ver as fotos da moça  :(


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2015, 13:16:23
O post era de maio 2015, a autora não apareceu mais...concordo com tudo que li aqui, inclusive vou absorver a idéia de incluir maquiagem no pacote, pois realmente tive uma experiência brutal onde a Make fez muita diferença.

Queria ver as fotos da moça  :(

Antes eu incluia o Make, mas para reduzir um pouco o preço eu cortei esse serviço...


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2015, 13:58:53
Citar
Antes eu incluia o Make, mas para reduzir um pouco o preço eu cortei esse serviço...

Legal, enquanto a autora não volta, podemos explorar um pouquinho mais esse assunto, conte para nós como vc fazia...imagino que o preço da make era repassado ao cliente à preço de custo, já que vc não quer ganhar em cima disso, certo? Más no caso da logística, como funcionava? Vc deixava agendado e a cliente ia no local de trabalho da maquiadora ou vc levava a maquiadora no local do ensaio? o que funciona melhor?


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2015, 16:19:44
Antes eu incluia o Make, mas para reduzir um pouco o preço eu cortei esse serviço...

2x

tb cortei, até pq tu ficas responsável pela maquiadora, tem que arrumar lugar pra ela fazer a maquiagem, se for junto tb tem que ficar carregando mais uma pessoa. Agora eu sugiro que a moça faça a maquiagem, nem que peça para uma amiga e tal.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2015, 16:23:00
Isso aí é simples se vc fez contrato. Entrega as fotos e faz a cliente assinar um termo de recebimento, independente de ela pagar ou não. Pq se ela n pagar você vai ao Juizado Especial, ela será intimada e tal, tudo se resolve.

Inclusive, eu nunca me preocupo se o cliente vai pagar, pq se eu cobrar na justiça a multa que estipulo no contrato é mais cara que o serviço. Num Juizado Especial, sabendo o endereço certinho da cliente, em dois ou três meses o assunto está resolvido.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2015, 17:57:00
Legal, enquanto a autora não volta, podemos explorar um pouquinho mais esse assunto, conte para nós como vc fazia...imagino que o preço da make era repassado ao cliente à preço de custo, já que vc não quer ganhar em cima disso, certo? Más no caso da logística, como funcionava? Vc deixava agendado e a cliente ia no local de trabalho da maquiadora ou vc levava a maquiadora no local do ensaio? o que funciona melhor?
Usando este método eu apenas fiz 2 álbuns. Como estes foram feitos na casa da pessoa, então a maquiadora foi lá, junto comigo e fez a maquiagem.
No segundo, eu não inclui no preço, mas a pessoa chamou esta mesma maquiadora. A Maquiadora nos acompanhou no ensaio no parque e até nos ajudou, mas no caso ela foi a convite da cliente....

Isso aí é simples se vc fez contrato. Entrega as fotos e faz a cliente assinar um termo de recebimento, independente de ela pagar ou não. Pq se ela n pagar você vai ao Juizado Especial, ela será intimada e tal, tudo se resolve.

Inclusive, eu nunca me preocupo se o cliente vai pagar, pq se eu cobrar na justiça a multa que estipulo no contrato é mais cara que o serviço. Num Juizado Especial, sabendo o endereço certinho da cliente, em dois ou três meses o assunto está resolvido.

No caso ela ja pagou, mas se for acaso de desistirmos quero fazer o mais amigavelmente possível....

Talvez a barreira que apareceu depois do ensaio seja porque eles não estão entendendo alguma coisa direito. Torço para conseguir esclarecer tudo no email resposta que vou enviar....


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 21 de Outubro de 2015, 20:21:53
Que culpa o fotografo tem se ela estava assanhada?

Se o cliente quis ser fotografado assim. O fotografo nao tem culpa nenhuma.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #26 Online: 21 de Outubro de 2015, 20:37:58
Danilo, algo que me deixou curioso, as fotos desse ensaio ficaram tão abaixo do que você está acostumado a entregar?
Se ela te contratou pelo que já viu do seu trabalho e as fotos estão no mesmo nível então não tem do que reclamar, afinal era o que ela estava esperando. Pior ainda é se ela te contratou com expectativas acima do que você poderia oferecer conhecendo o seu trabalho, erro dela...


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 21 de Outubro de 2015, 23:43:52
Danilo, algo que me deixou curioso, as fotos desse ensaio ficaram tão abaixo do que você está acostumado a entregar?
Se ela te contratou pelo que já viu do seu trabalho e as fotos estão no mesmo nível então não tem do que reclamar, afinal era o que ela estava esperando. Pior ainda é se ela te contratou com expectativas acima do que você poderia oferecer conhecendo o seu trabalho, erro dela...

Então...
Na minha opinião, inclusive comentei até isso com ela, as fotos ficaram acima da minha expectativa. Eu tratei e completei algumas fotos e estas ficaram lindas, na minha opinião e de um colega nosso muito respeitado da cidade. Mas nada disso adiantou.
Claro que muitas fotos saíram boas e outras nem tanto e outras eu não acertei, mas pelo que eu entendi ela não gostou de nada. Foram 110 fotos que eu quis mostrar. Era só pra escolher 10. Mas ela disse que nem dez.
Assim que eles falaram que não gostou, na dúvida, eu conversei com este nosso colega que é super experiente e ele também disse que não tem o que reclamar... mas nada disso a convenceu....


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #28 Online: 21 de Outubro de 2015, 23:56:24
E ela falou o que ela queria do ensaio pelo menos? Pq se ela só critica e não sabe dizer o que quer, ela quer é problema...


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 22 de Outubro de 2015, 08:25:48
E ela falou o que ela queria do ensaio pelo menos? Pq se ela só critica e não sabe dizer o que quer, ela quer é problema...

Poisé. Eu acho que pelos comentários dela, acho o que ela queria eram fotos de corpo todo sem faltar nada. Mas fiz praticamente ao mesmo estilo das fotos que eu mostrei para ela em meu site.... Mas sei lá viu.....

O bom dessas coisas que pelo menos a gente aprende muito, o que fazer e o que NÃO fazer especialmente......