Autor Tópico: O que fazer quando o cliente não gostou das fotos?  (Lida 26457 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #30 Online: 22 de Outubro de 2015, 09:52:42
2x

tb cortei, até pq tu ficas responsável pela maquiadora, tem que arrumar lugar pra ela fazer a maquiagem, se for junto tb tem que ficar carregando mais uma pessoa. Agora eu sugiro que a moça faça a maquiagem, nem que peça para uma amiga e tal.

De forma geral, mulher não sabe se maquiar. Nem a sua mulher, nem a sua amiga, nem aquela fulana que jura que sabe, a esmagadora maioria não sabe esfumar uma sombra, marcar um concavo de rosto e passar um blush da forma certa. Alias, você vai continuar fazendo isso até a "amiga que maquia" passar um pó translucido com talco (quase todos) e na hora que você jogar o flash no rosto da sua modelo (com softbox ou nao, nao importa), ele ficar bem bacana assim:



Se aconteceu com a Angelina Jolie, imagine o que não vai acontecer com sua cliente.
@jacobfotografiacriativa


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #31 Online: 22 de Outubro de 2015, 10:03:00
Se aconteceu com a Angelina Jolie, imagine o que não vai acontecer com sua cliente.

É... essa maquiadora aí já não deve maquiar mais né  :assobi:
Canon


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 22 de Outubro de 2015, 10:11:09
Isso é o efeito do iluminador (maquiagem que se usa por baixo do corretivo ou até da base) usando flash. Tb tem um pó branco da marca Mack (n sei como escreve) que dá este mesmo problema.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 22 de Outubro de 2015, 10:16:30
Isso é o efeito do iluminador (maquiagem que se usa por baixo do corretivo ou até da base) usando flash. Tb tem um pó branco da marca Mack (n sei como escreve) que dá este mesmo problema.

Se escreve Make rsssss  :D

O duro que o povão que eu encontro por aqui, por maioria, é beeeem sensível ao preço, aí eu decidi cortar este serviço e reduzir os custos. Eu tenho muitas amigas maquiadoras profissionais. Daí eu prefiro se for caso, indicar elas, mas daí ficaria tipo um serviço independente e opcional.

Não querendo sair do tema do tópico, mas aproveitando o assunto, muitas pessoas, se não for a esmagadora maioria, mal liga mais para qualidade de foto. Qualquer fotinha "de graça" com o celular já está bom. Então acho que nem todo mundo vai querer gastar a mais com a maquiagem para tornar a foto profissional mais bonita...
« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, 10:21:00 por Danilo_cs »


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 22 de Outubro de 2015, 10:18:43
Poisé. Eu acho que pelos comentários dela, acho o que ela queria eram fotos de corpo todo sem faltar nada. Mas fiz praticamente ao mesmo estilo das fotos que eu mostrei para ela em meu site.... Mas sei lá viu.....

O bom dessas coisas que pelo menos a gente aprende muito, o que fazer e o que NÃO fazer especialmente......
Algumas mulheres têm essa mania de querer que apareça o corpo todo (até o dedinho do pé) e sabe-se lá o motivo.
Mais elas não sabem da limitação que isso trás, que para ter isso e ao mesmo tempo desfocar o fundo, perde-se angulo e todo o fundo some por conta do uso de teles e normais claras.
Se ela quiser inteira + fundo é preciso usar lente Wide que consequentemente desfocam menos.

Mais vai explicar isso pra quem não entende...

Cara, por que você não posta exemplos para tentarmos ajudar? Pode postar de outros ensaios mesmo mais que tenha o mesmo perfil.

Pelo que descreveste, suas fotos ficaram mais parecidas com quais fotos abaixo, estou certo?

Meio corpo
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/19185513735/in/dateposted-public/
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/18998206068/in/dateposted-public/
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/17403103502/in/dateposted-public/
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/17404902255/in/dateposted-public/


Para que peguem de corpo inteiro, entra nas limitações que eu falei antes, precisa ficar longe e não pega quase nada de fundo, a não ser que use wides, mais dá pra fazer.
135mm e uns 12m de distancia
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/16415929907/in/dateposted-public/
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/16477031226/in/dateposted-public/

50mm a uns 5m de distancia.
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/16501233821/in/dateposted-public/
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/15880545544/in/dateposted-public/
« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, 10:24:52 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 22 de Outubro de 2015, 11:04:12
Que fotos lindas Silvano.... 

Ahhh as fotos delas eu tenho um pouco de receio de postar visto que ainda não tenho a autorização dela por escrito. Mas posso postar o link de fotos anteriores sim...

Eu pedi para ela ver antes de fechar negócio estes links:
http://www.dcsdesenvolvimento.com.br/books/book-infantil-campo-mourao-r-l-viana/1
http://www.dcsdesenvolvimento.com.br/books/book-familia-rafael-juliana-campo-mourao/2
http://www.dcsdesenvolvimento.com.br/books/book-familia-carlos-familia-campo-mourao/3
http://www.dcsdesenvolvimento.com.br/fotografo-danilo-campo-mourao

Mas é meio que nem essas mesmo. Um cortezinho alí um cortezinho aqui.

Eu pedi para ela me dar um ou dois exemplos do que ela não gostou, daí ela me enviou umas 48 rsss.

Muitas que ela reclamou é isso. Um pedacinho dos dedinhos do bebê que ficou para fora ou pedacinho da mão ou pedacinho das costas dela.

Como eu expliquei a ela....algumas posso dizer que não ficaram boas para ser escolhidas, mas eu apenas queria mostrar o que não ficou bom, para não perguntar depois: Cadê a foto tal?! Tipo apenas como registro.

Mas pelo que eu entendi, ela generalizou.

Eu entendo que o cliente tem direito de exigir de ter o produto como ele quer, visto que ele está pagando com um dinheiro (na maioria das vezes muito soado) mas num precisa ser tãaaaao exigente né?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 22 de Outubro de 2015, 11:19:42
Se for só isso não é motivo para ela reclamar.

Mas nos ensaios eu sempre faço fotos de corpo todo e vou subindo o corte.
Como só uso fixas, acabando ficando mais longe no começo e isso ajuda a pessoa a relaxar, ai vou me aproximando e fechando o enquadramento.

Questão de maquiadora é cilada. Se não for sua funcionaria não tem como você garantir que ela não vá da cano no dia do ensaio.
Aí ela falta e você vira o responsável.
Eu não vendo mais pacotes com maquiagem, mas mando um mini guia que enfatizo a importância da maquiagem e mando uma lista de maquiadoras para o cliente contratar diretamente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 22 de Outubro de 2015, 11:32:44

Muitas que ela reclamou é isso. Um pedacinho dos dedinhos do bebê que ficou para fora ou pedacinho da mão ou pedacinho das costas dela.

Como eu expliquei a ela....algumas posso dizer que não ficaram boas para ser escolhidas, mas eu apenas queria mostrar o que não ficou bom, para não perguntar depois: Cadê a foto tal?! Tipo apenas como registro.

Mas pelo que eu entendi, ela generalizou.

Obrigado Danilo.
Não percebi nada de estranho nas suas fotos que pudesse ela reclamar tanto. Tem uma ou outra foto onde está sobrando céu e cortou mãos ou braço, mais poucas. Tente sempre recompor nesses casos.
Cara, NUNCA mostre fotos que ainda não passaram por seu crivo. Tente pelo menos retirar as fotos com esses erros mais básicos, que ocorrem na correria do click, cortes de mãos etcc para pelo menos ter só as melhores fotos pro cliente escolher.
Claro que depois você irá tratar, mais já faça um filtro antes.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 22 de Outubro de 2015, 11:44:06
Obrigado Danilo.
Não percebi nada de estranho nas suas fotos que pudesse ela reclamar tanto. Tem uma ou outra foto onde está sobrando céu e cortou mãos ou braço, mais poucas. Tente sempre recompor nesses casos.
Cara, NUNCA mostre fotos que ainda não passaram por seu crivo. Tente pelo menos retirar as fotos com esses erros mais básicos, que ocorrem na correria do click, cortes de mãos etcc para pelo menos ter só as melhores fotos pro cliente escolher.
Claro que depois você irá tratar, mais já faça um filtro antes.

É que até então eu nunca tive problemas. Inclusive todo mundo queria ficar com tudo.
Mas realmente eu devia ter filtrado ainda mais.
É que já aconteceu também de achar uma determinada foto horrível e o cliente gostar, pensando nisso e sobre apenas apresentar o registro...deu no que deu.
Outro agravante foi a necessidade de apresentar as fotos antes de uma viagem que eles iriam fazer. Então fiz só correções basiconas....


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #39 Online: 22 de Outubro de 2015, 11:51:06
Se escreve Make rsssss  :D


Na verdade é MAC mesmo

@jacobfotografiacriativa


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 22 de Outubro de 2015, 12:26:02
Na verdade é MAC mesmo



Ahhh eu achei que ele estava falando de maquiagem. As maquiadoras escrevem make. No caso ele queria saber o nome do produto né? :)

Mas enfim....
Eu vou tentar esclarecer algumas coisas com ela por email. Torço muito que dessa vez dê tudo certo.
Se der, eu posto pelo menos 1 foto aqui que achei bonita e que eu fiz o pós-tratamento...  :ok:


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #41 Online: 22 de Outubro de 2015, 12:30:57
Make é maquiagem (de make up), MAC é a marca...

Já fiz curso de maquiagem, pra eu aprender mesmo não maquio profissionalmente tbm não! kkkkkkkkkkkkkk
O que o Jacob disse é verdade, a maioria das mulheres não sabe se maquiar, só joga 1kg de pó na cara e um blush que fica parecendo a Filó ou que levou um soco na cara... Borra o rímel, não esfuma sombra, enfim um horror... Mas concordo com os demais fotógrafos que cortaram esse serviço para reduzir custos, realmente é um serviço meio caro qdo é bem executado... =/

A namorada do Jacob é maquiadora (não é??) acho que pra ele fica mais fácil por conta disso, nem todo mundo tem essa carta na manga... Rs Aí acaba sendo uma coisa a mais para o fotógrafo se preocupar...

Na minha humilde opinião vai do bom senso de quem tá sendo fotografado!! Se vc se auto maquiou ou aquela amiga sem noção te maquiou e ficou feio e mesmo assim o cliente quiser fazer as fotos, fazer oq?? É o que ele quer e acabou, só não cobre fotos belíssimas comum make horrível... Ensaio exige uma preparação do fotografado... Bacana quem oferece o serviço, mas não dá pra generalizar e falar que é sempre culpa do fotógrafo se não tem!

Thais Matos


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #42 Online: 22 de Outubro de 2015, 13:31:17
Então, pelo que li a cliente foi bem categórica quanto ao enquadramento das fotos, se vai repetir o ensaio de repente vale dar uma estudada nisso, pedir pra ela mandar varias referências do que ela gosta pra entender mais oq ela espera de um ensaio e conversar com ela sobre isso, não estou falando pra vc copiar o trabalho dos outros, mas sim como disse pra vc tentar entender um pouco oq ela espera de um ensaio  :ok:

Quanto a questão da produção tb é algo que deve ser conversado e explicado direitinho para o cliente, o por que de ter um profissional para fazer a maquiagem e cabelo, conversar sobre as roupas que vão usar... Eu nunca dou desconto, mas dou a opção de tirar alguns serviços ou quantidade de fotos para reduzir o valor, então eu tb dou a opção (em ultimo caso) de fazer com ou não um profissional de maquiagem e cabelo, ou, tb, de trazerem seu próprio profissional para isso... caso a modelo quem decida fazer o make eu converso com ela oq é legal de fazer ou não, procuro saber oq ela consegue fazer, peço pra ela fazer alguma produção e me mandar fotos, e ai definimos como pode ser feito, de modo geral, pra mim tem funcionado bem, mas mesmo assim eu costumo insistir o máximo para que seja feito com um profissional...

Metade dos ensaios que estão no meu blog a maquiagem e cabelo foram por conta das modelos, http://ensaios.tumblr.com/  :ok:
« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, 13:32:19 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 22 de Outubro de 2015, 13:36:03
Como eu disse, tirei a maquiagem do meu orçamento, mas tenho pra indicar.

E na conversa que faço anterior (e pessoalmente) eu dou um jeito da pessoa ficar meio que com medo de fazer a maquiagem sozinha ou com qualquer aventureira, ai ela acaba levando a sério. Ou chama uma profissional, ou uma amiga que REALMENTE tem talento para maquiagem.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #44 Online: 22 de Outubro de 2015, 13:54:44
Eu ja tive esse problema de cliente não gostar  :( :no:
Ela fez o pré-wedding com a gente e, quando entreguei as fotos ela reclamou que estava muito gorda. O problema é que ela ERA gorda.

A única foto que ela realmente gostou pra caramba, é uma onde o corpo dela está quase inteiro atrás de um arbusto, só aparecendo o rosto  :doh:. Na época eu não sabia do esquema de fotografar os gordinhos, tentando umas composições pra esconder o corpo e etc...

Ela não fez nenhuma crítica direta ao meu trabalho, falou que tinha ficado gorda, que não estava bem naquele dia, que estava inchada. Deixei de lado a questão dela ter atrasado 1h pro ensaio, ofereci um novo ensaio pra ela e ela não quis e tbm não quis o dinheiro de volta, falou que ia aceitar daquela forma.
No final, não fechou o casamento com a gente pq ela encontrou um fotógrafo que fazia o trabalho de 4 em 1 só (até hoje eu me pergunto o que isso significa) e, quando recebeu as fotos, odiou tudo que o cara tinha feito e veio choramingar pra gente tratar as fotos do cara, arrependida por não ter feito com a gente e etc.

Enfim...
« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, 13:55:12 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket