Autor Tópico: O que fazer quando o cliente não gostou das fotos?  (Lida 26155 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 22 de Outubro de 2015, 14:52:39
Complicado né?

Fiz algumas explicações a ela e torço para que dessa vez consigamos chegar a um denominador comum, como diz a minha mãe ;)

Agora vou descansar um pouco e esperar a resposta dela e testar o monitor que chegou hehehe

Novidades eu volto a comentar aqui....


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #46 Online: 22 de Outubro de 2015, 16:06:38
De forma geral, mulher não sabe se maquiar. Nem a sua mulher, nem a sua amiga, nem aquela fulana que jura que sabe, a esmagadora maioria não sabe esfumar uma sombra, marcar um concavo de rosto e passar um blush da forma certa.
:hysterical:

Assino embaixo!
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #47 Online: 22 de Outubro de 2015, 16:17:13
Já aconteceu comigo de eu fazer um trabalho e EU MESMA não gostar do resultado.
Na verdade, nunca tive tanta frustração em tratar fotos como naquela vez.

Frustrações:
1) Menino ao fundo limpando o salão enquanto a noiva assinava o livro  :eek:
2) Almoço de comemoração com gente muito séria e calada - nem parecia casamento, todo mundo com cara de cú nas fotos  >:(
3) Gente que não gostava de ser fotografada - ou fugiam ou tampavam o rosto  :aua:
4) Os poucos que aceitavam ser fotografados queriam fotos posadas, tipo aquelas fotos de família com 31 fulanos e todo mundo de cara fechada e tenso  :no:
5) Povo nada fotogênico. Nada mesmo.  >:D

No fim os noivos amaram as fotos assim mesmo. :shock:

Eu não tinha feito contrato, e eles levaram um tempão pra me pagar. Fora que tinham combinado de eu montar o álbum e eles só quiseram as fotos.

Enfim, fiz TUDO errado, desde não saber conduzir o trabalho até a parte de não fazer contrato e me lascar financeiramente. Mas foi bom: lição aprendida.

« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, 16:18:35 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #48 Online: 22 de Outubro de 2015, 16:49:12
Cristiane, acho que todo fotógrafo encontra um monte de defeito em seu próprio trabalho. Mesmo que tenha gostado, sempre tem o que melhorar. Eu considero isso uma parte extremamente importante para o desenvolvimento pessoal/profissional!
Se alguém considera o próprio trabalho ótimo é que a pessoa não tem conhecimento o bastante para uma auto crítica e aí ou corre atrás do conhecimento ou vira um fotógrafo de 50 reais o ensaio :hysterical:

Geralmente os clientes sempre curtem as fotos, pq é algo fora do padrão de fotos de celular que eles estão acostumados. O estranho é essa mulher extremamente critica do caso do Danilo, algo bem fora do comum.
Será que algum amigo fotógrafo dela está dando uns pitacos? rsrsrs


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 22 de Outubro de 2015, 17:27:59
Se escreve Make rsssss  :D

Não querendo sair do tema do tópico, mas aproveitando o assunto, muitas pessoas, se não for a esmagadora maioria, mal liga mais para qualidade de foto. Qualquer fotinha "de graça" com o celular já está bom. Então acho que nem todo mundo vai querer gastar a mais com a maquiagem para tornar a foto profissional mais bonita...
Muito triste o povo brasileiro pensar assim. Uma bela maquiagem faz a fotografia PULAR em qualidade, MUITO mais do que qualquer lente ou câmera é capaz de fazer.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 22 de Outubro de 2015, 19:25:40
Citar
Qualquer fotinha "de graça" com o celular já está bom

Triste más é a realidade...quando você volta de um casamento com o cartão cheio, entra no face e já tem 42 fotos mais granuladas que o brigadeiro da festa postadas pelos convidados e com 400 comentários, acabou-se o mistério...o problema mora também no tamanho da foto, chuto 80% das pessoas vêem todas as fotos durante a semana pelo celular numa telinha de 7", e 20% como nós, em uma tela de 22" de LED pois é nossa ferramente de edição.
Já escrevi antes isso, para se chamar a atenção precisa fazer uma composição diferente, ousada, a foto mesmo que vista pequenina vai chamar a atenção como algo diferenciado.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 22 de Outubro de 2015, 21:59:10
Muito triste o povo brasileiro pensar assim. Uma bela maquiagem faz a fotografia PULAR em qualidade, MUITO mais do que qualquer lente ou câmera é capaz de fazer.


Eu não tenho dúvidas quanto a isso, mas......

Cristiane, acho que todo fotógrafo encontra um monte de defeito em seu próprio trabalho. Mesmo que tenha gostado, sempre tem o que melhorar. Eu considero isso uma parte extremamente importante para o desenvolvimento pessoal/profissional!
Se alguém considera o próprio trabalho ótimo é que a pessoa não tem conhecimento o bastante para uma auto crítica e aí ou corre atrás do conhecimento ou vira um fotógrafo de 50 reais o ensaio :hysterical:

Geralmente os clientes sempre curtem as fotos, pq é algo fora do padrão de fotos de celular que eles estão acostumados. O estranho é essa mulher extremamente critica do caso do Danilo, algo bem fora do comum.
Será que algum amigo fotógrafo dela está dando uns pitacos? rsrsrs

Rssss

Já aconteceu comigo de eu fazer um trabalho e EU MESMA não gostar do resultado.
Na verdade, nunca tive tanta frustração em tratar fotos como naquela vez.

Enfim, fiz TUDO errado, desde não saber conduzir o trabalho até a parte de não fazer contrato e me lascar financeiramente. Mas foi bom: lição aprendida.
Pelo menos alguma coisa boa né?
No meu caso também geralmente eu não gosto do que eu fiz, e justamente na que eu gostei bastante, a pessoa não gostou nenhum pouquinho. Na verdade o casal não gostou de nada. Não sei quem influenciou quem, mas não gostaram...

A propósito, a última conversa que tive explicando porque fiz isso e fiz aquilo na foto, eu senti que ela ficou muito brava. Tentei explicar de forma direta, clara e bondosa, mas nem assim.

Daí combinamos de tentar outra vez. Vou fazer de forma totalmente diferente para ver se vai dar certo. Se não eu vou desistir.

:)

Desculpe se algum comentário eu não comentei ta? :ok:
« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, 21:59:57 por Danilo_cs »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 22 de Outubro de 2015, 23:24:06
A propósito, a última conversa que tive explicando porque fiz isso e fiz aquilo na foto, eu senti que ela ficou muito brava. Tentei explicar de forma direta, clara e bondosa, mas nem assim.

Daí combinamos de tentar outra vez. Vou fazer de forma totalmente diferente para ver se vai dar certo. Se não eu vou desistir.

Ela não explicou minimamente de quê não gostou, exatamente?

Desejo sinceramente que a segunda tentativa tenha sucesso, mas sem saber o que ela realmente quer, já começa complicada  :(
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 23 de Outubro de 2015, 01:41:48
Ela não explicou minimamente de quê não gostou, exatamente?

Desejo sinceramente que a segunda tentativa tenha sucesso, mas sem saber o que ela realmente quer, já começa complicada  :(

Então, ela me enviou uma lista de 48 fotos que ela não gostou. Basicamente são algumas fotos que fiz de meio perfil, perfil e alguns recortezinhos que ao ver dela é defeito e não tem conversa.

Na próxima eu vou fazer menos espontâneas e cada 10 fotos ou 10 minutos mostrar tudo que fizemos para ver ela acha que ficou bom antes de dar prosseguimento para as próximas.

Acho que vou fazer de mais longe para a todo custo não haver algum tipo de recorte.

Vou levar minha pastinha com algumas ideias de fotos, e tentar fazer com poses mesmo.

Sei lá, tipo parece que ela confia no meu trabalho mas ao mesmo tempo não confia no que eu digo. A saída mais fácil seria cancelar tudo, mas, a experiência seria muito ruim e ela certamente não sairia feliz nessa história, mesmo com o dinheiro devolvido.

Eu estou chateado mas ainda quero fazer ela feliz, hehehe

Viu obrigado pelo incentivo e pela torcida. Se esse treco sair eu posto as fotos aqui  :ok:


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #54 Online: 23 de Outubro de 2015, 08:21:59
Vou levar minha pastinha com algumas ideias de fotos, e tentar fazer com poses mesmo.

Talvez isso dê certo. Pelo menos para quebrar o gelo durante o ensaio.

Pensa comigo, você está tão chateado com o fato quanto sua cliente deve estar desconfiada. Sendo assim, a chance dela parecer inanimada na sessão é grande.

Talvez tendo uma base sólida do gosto dela e começando por ele, ela se sinta relaxada e deixe você trabalhar da sua forma...

Tenta explicar isso para ela. E se ela aceitar, tenta mostrar umas fotos. (acho válido também mostrar fotos de outros fotógrafos, pois é um trabalho diferente com idéias diferentes **)

Acho que com isso você estipulará uma meta, podendo alcança-la e ultrapassa-la no ensaio.

Você vai ver, vai dar tudo certo! Vocês ainda vão rir juntos disso tudo :ok:


** - Quando digo para mostrar trabalhos de outros fotógrafos não estou dizendo para copiá-lo, mas sim para explorar o gosto da sua cliente. As vezes um ângulo mais ousado que o fotografo X usa e você não a agrade demais, e etc...  :ok:
Canon


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 23 de Outubro de 2015, 08:24:06

Acho que vou fazer de mais longe para a todo custo não haver algum tipo de recorte.
Acho que pode ser isso mesmo, como comentei, as mulheres tem essa cisma em querer que apareça até o dedinho do pé na foto.

Tente usar uma 50mm, não precisa ficar tão longe para aparecer o corpo inteiro e ao mesmo tempo dá pra fazer fotos  desfocadas.
Se quiser mostrar mais o fundo, chegue mais perto e use lentes mais WIdes, de preferência fixas pois as Zoom distorcem mais e pode apresentar aquele especto de "engordar" a pessoa. Só cuide com o angulo, não faça fotos inclinando a camera pra baixo que muda a proporção cabeca/tronco x pernas deixando as pernas mais curtas.
Boa sorte, vai dar tudo certo. Mostre pra ela e cada tipo de foto pra ver qual ela gostou mais e vai marcando e só vá para outro take quando ela aprovar.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 23 de Outubro de 2015, 10:44:51
....Talvez isso dê certo. Pelo menos para quebrar o gelo durante o ensaio.
Você vai ver, vai dar tudo certo! Vocês ainda vão rir juntos disso tudo :ok:

Muito obrigado pelo apoio em...Fiquei feliz com suas palavras  :ok:

Acho que pode ser isso mesmo, como comentei, as mulheres tem essa cisma em querer que apareça até o dedinho do pé na foto.

Tente usar uma 50mm, não precisa ficar tão longe para aparecer o corpo inteiro e ao mesmo tempo dá pra fazer fotos  desfocadas.
Boa sorte, vai dar tudo certo. Mostre pra ela e cada tipo de foto pra ver qual ela gostou mais e vai marcando e só vá para outro take quando ela aprovar.

Obrigado por suas palavras também e pelas dicas. Fiquei feliz pelo seu apoio.
No entanto eu só tenho uma lente. É a crise né hehehe  :D
Nunca consegui comprar outra além da que veio com a camera. A minha é 18-105mm


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #57 Online: 23 de Outubro de 2015, 11:01:12
Vai uma dica de quem não entende: procure puxar mais na nitidez e menos no desfoque e veja o que ela acha.
Fotografos gostam de bokeh (f/1.4, 1.8).... amadores nem sempre (eu sou um deles, f/8, 10...)
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 23 de Outubro de 2015, 11:23:18
Vai uma dica de quem não entende: procure puxar mais na nitidez e menos no desfoque e veja o que ela acha.
Fotografos gostam de bokeh (f/1.4, 1.8).... amadores nem sempre (eu sou um deles, f/8, 10...)

Valeu pela dica...eu vou tentar!



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #59 Online: 23 de Outubro de 2015, 17:08:05
Vai uma dica de quem não entende: procure puxar mais na nitidez e menos no desfoque e veja o que ela acha.
Fotografos gostam de bokeh (f/1.4, 1.8).... amadores nem sempre (eu sou um deles, f/8, 10...)
Bokeh não tem relação com abertura somente... se tiver uma lente 1.4, fotografe em 3.2 ou 2.8 que vai ter os dois, Bokeh e nitidez.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr