Autor Tópico: O que fazer quando o cliente não gostou das fotos?  (Lida 26125 vezes)

denisedenise

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Online: 21 de Maio de 2015, 17:59:24
Olá. O que fazer quando o cliente diz que nao gostou das fotos, que achou todas feias por que ela estava assanhada. Depois de ter me detonado veio dizendo que queria todas as fotos no dvd porque ia mandar editar em outro lugar, sendo que o pacote dela so dá direito a 70 fotos. E mais, é uma cliente inadimplente, desde o ano passado está me devendo, só agora que fui atras é que teve acesso ao link no meu site.

detalhe:

A cliente chegou 1h e meia atrasada para o ensaio e quase nao tinha mais luz no local.

fotografei por pena porque ela estava gravida e nao quis cancelar o ensaio

passei mais duas horas além do combinado

ela nao investiu em figurino, cabelo ou maquiagem, foi parecendo que ia pra feira. :aua:


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2015, 18:17:24
Isso me cheira a CALOTE...
Se ela quer levar as fotos para editar em outro lugar, simplesmente cobre pelo seu serviço de fotografá-la, receba e só depois entregue as fotos, caso contrário, vai ser mais um serviço que você não vai receber


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2015, 18:20:24
Paciência, não discuta, entregue as fotos e pegue seu dinheiro. Não adianta discutir muitas vezes, dificilmente resolve e muitas vezes aumenta a dor de cabeça. Se ponha a disposição para ajudar no que puder.

Estou de fora, não conheço as duas, então não vou dizer quem está certo e quem está errado.


denisedenise

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2015, 18:27:53
No aspecto da fotografia em sí não há problemas. As fotos estão bem feitas. Detalhe, fiz trabalho para duas amigas dela e, modéstia a parte, os dois ensaios ficaram perfeitos, elas ficaram super felizes com o resultado, os ensaios ficaram muito legais. Essa moça, no caso, desde as negociações me deu trabalho, não levou a primeira parte da grana no dia do ensaio e ainda chegou uma hora e meia atrasada no ensaio que teria duração de 2h. O que mais me deixa chateada é que faço tudo direitinho, faço meu trabalho com responsabilidade e até hoje, nunca tinha passado por algo assim. Me dispus a tratar novamente as fotos para resolver algo que ela não tenha gostado, mas ela quer o dvd com todas as fotos, pois segundo ela vai pedir para outra pessoa tratar do jeito que ela quer.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2015, 18:32:18
Conversa fiada dela, assumindo que você fotografou direito.

Por isso que coloco no contrato que o cliente viu meu portfolio e aceitou o estilo, não podendo interferir no resultado final.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2015, 21:55:52
Entrega as 70 do contrato, depois de receberes o pagamento é claro... Ponto final...
JVc.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2015, 22:11:07
Bom, vamos analisar os fatos por partes. Todos erramos, eu ja errei e vou expor minha opinião sobre o que você relatou.

1.: Ela viu seu portfólio e gostou dele? Uma coisa que bato MUITO com os clientes é: Veja meu portfólio e saiba se voce gostou ou nao, é isso que eu vou produzir pra você, não vou ser outro fotógrafo. Se ela não viu seu portfólio, a culpa é sua que deveria ter mostrado a ela.

2.: Se ela viu e gostou, o trabalho que você realizou ficou condizente com o seu portfólio, está no mesmo nível de qualidade?

3.: Se a resposta for não e o motivo for a luz porque ela se atrasou, novamente, a culpa foi sua, deveria ter cancelado o ensaio e explicado os motivos, antes cancelar e nao realizar o trabalho (caso ela cancelasse) do que realizar um trabalho que ela não gostou por motivos técnicos que cabem a você.

5.: Você fez um contrato especificando as formas de pagamento, a questão de entregas e quantidade de fotos entregues? Se não, bom...


5.:
ela nao investiu em figurino, cabelo ou maquiagem, foi parecendo que ia pra feira. :aua:

Você orientou ela a ir num cabeleireiro de confiança dela e a maquiar com um maquiador X? Se não, novamente, a culpa é sua... Nos meus pacotes mais simples tenho maquiagem inclusa, nos mais completos tenho maquiagem, cabelo e produção de moda, justamente para isso não acontecer, pense a respeito disso, por mais que sua cliente se maquie, se ela ir num maquiador ruim (que é o que mais tem) ou ela mesma se maquiar (depois que comecei a conviver com maquiagem profissional percebi que a maioria das mulheres não sabe se maquiar direito) existem grandes chances de você ter um resultado ruim, e a culpa vai cair sobre você.




No mais, nao tem muito o que fazer, a culpa em geral foi sua, desculpe-me falar isso... o máximo que podes fazer é tentar uma negociação amigável, porém mesmo com um resultado que não a agradou você terá que receber pelo trabalho que fez, cobre conforme for combinado, entregue as fotos como ela deseja e tente ao máximo sair da situação sem sujar seu nome pros outros possíveis clientes, ja aconteceram alguns perrengues comigo nessas questões e foi o jeito
@jacobfotografiacriativa


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2015, 16:59:36
Esse seria o meu maior receio quando procuro trabalhos fotográficos hehehe

Uma vez acho que até abri um tópico sobre o assunto. Se eu achar eu posto aqui.

Mas o negócio é você se possível fazer mesmo o que o pessoal sugeriu. Fazer uma negociação amigável para seu filme não ser queimado. É melhor talvez ter um prejuizo a curto prazo com ela do que a longo prazo com outros.

Não daria para fazer um novo ensaio com ela não?


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2015, 02:48:55
Esse seria o meu maior receio quando procuro trabalhos fotográficos hehehe

Uma vez acho que até abri um tópico sobre o assunto. Se eu achar eu posto aqui.

Mas o negócio é você se possível fazer mesmo o que o pessoal sugeriu. Fazer uma negociação amigável para seu filme não ser queimado. É melhor talvez ter um prejuizo a curto prazo com ela do que a longo prazo com outros.

Não daria para fazer um novo ensaio com ela não?

Meu maior receio aconteceu =\
Depois de quase 1 ano e meio sem fazer ensaios "oficiais", cruzei com um cliente mais exigente que não gostou do que fiz.
Mas como escrito acima, a falha foi minha...
Vou fazer alguns ajustes, especialmente no contrato, para que diminua a chance disso acontecer.
Na minha opinião e de outros colegas de confiança que mostrei, as fotos ficaram muito boas, mas a opinião deles é a que vale. Fazer o que né?
Vou reagendar e fazer novas fotos e torço para que dessa vez consigamos chegar num acordo sobre as fotos.
=\
« Última modificação: 21 de Outubro de 2015, 02:49:49 por Danilo_cs »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2015, 06:39:48
Que culpa o fotografo tem se ela estava assanhada?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2015, 06:46:08
Golpe de gente sem caráter!
Só entregue mediante o pagamento
« Última modificação: 21 de Outubro de 2015, 06:46:59 por Rezende_SP »


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2015, 08:25:42
Percebi que no seu relato tem 2 idéias distintas:
- 1º você disse que ela não gostou porque ficou assanhada
- 2º você pontuou a falta de iluminação devido o horário e etc.

Observe que são 2 coisas diferentes, que tem "culpados" diferentes.

Na primeira situação, se o problema com as fotos foi a modelo em si. Que culpa você tem?
Embora possa ter faltado direção por sua parte, ela é a modelo e se ela não se gostou na foto pelo motivo X ou Y (características dela), então o problema é dela. Auto-estima.
É a mesma coisa se eu me achar feio nas fotos, problema é meu. Eu devia saber que não sou um galã :D

Já na segunda, não é viável culpar a cliente por falta da luz. Você poderia ter remarcado, como o André Luis Jacob mencionou. Você poderia ter mudado a locação, para um lugar que tivesse ao menos um pouco mais de luz. Você poderia ter usado um flash!

Enfim, assim como os colegas, também acho que deva tentar uma solução sem danos. Cobre o que achar justo e explica para ela que você só entregará as fotos mediante pagamento, etc etc.

Já pensou se essa mulher começa a te difamar nas redes sociais por aí?
« Última modificação: 21 de Outubro de 2015, 08:28:41 por jefersonperrot »
Canon


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2015, 09:01:12
Meu maior receio aconteceu =\
Depois de quase 1 ano e meio sem fazer ensaios "oficiais", cruzei com um cliente mais exigente que não gostou do que fiz.
Mas como escrito acima, a falha foi minha...
Vou fazer alguns ajustes, especialmente no contrato, para que diminua a chance disso acontecer.
Na minha opinião e de outros colegas de confiança que mostrei, as fotos ficaram muito boas, mas a opinião deles é a que vale. Fazer o que né?
Vou reagendar e fazer novas fotos e torço para que dessa vez consigamos chegar num acordo sobre as fotos.
=\

O que ele não gostou?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2015, 09:41:50
Que culpa o fotografo tem se ela estava assanhada?

Acredito que independente de haver espelho na locação/estúdio, o fotógrafo não só é a pessoa que está vendo os detalhes da foto como deve coordenar e orientar as correções de poses, expressões, detalhes de roupa e cabelo sim.

Obviamente que se a modelo apresenta-se sem maquiagem e cabelo produzidos o fotógrafo não vai providenciar tudo isso, mas uma mecha fora do lugar na hora da pose pode ser facilmente corrigida após a orientação do fotógrafo.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2015, 10:51:26
Que culpa o fotografo tem se ela estava assanhada?

Acredito que independente de haver espelho na locação/estúdio, o fotógrafo não só é a pessoa que está vendo os detalhes da foto como deve coordenar e orientar as correções de poses, expressões, detalhes de roupa e cabelo sim.

Obviamente que se a modelo apresenta-se sem maquiagem e cabelo produzidos o fotógrafo não vai providenciar tudo isso, mas uma mecha fora do lugar na hora da pose pode ser facilmente corrigida após a orientação do fotógrafo.

Pessoal, me desculpe se baguncei as coisas por ter aproveitado esse tópico. É que eu tinha comentado nele o receio de eu fazer um ensaio e a pessoa não gostar.
No caso acima, que vocês comentaram foi o caso da Denise, hehehe.  :D

O que ele não gostou?

Olha, quanto mais converso com ela, mais sinto não gostou de nada. Primeiro ela falou que o problema era os "recortes".
Daí eu expliquei que algumas fotos que eu mostrei a ela, era só para tipo, só para ver, para depois não perguntar: "Cadê a foto tal"? E eu ter que responder: "Olha essa foto não ficou boa por isso e por aquilo".

Expliquei também que fotos de meio corpo ou de rosto, não tem como algo não ficar para fora da foto.
Aí depois ela começou falar de outras coisas.


Enfim, assim como os colegas, também acho que deva tentar uma solução sem danos. Cobre o que achar justo e explica para ela que você só entregará as fotos mediante pagamento, etc etc.

Já pensou se essa mulher começa a te difamar nas redes sociais por aí?


Então, por hora a ideia é fazer um novo ensaio. Pedi para ela me enviar 1 ou 2 fotos que ela não gostou para mim analisar exatamente o que houve.

Golpe de gente sem caráter!
Só entregue mediante o pagamento
Quanto a isso, fizemos via Pag Seguro. Fizeram até rapidinho o pagamento, antes do dia marcado e tudo. Pago já está pago

Enfim..... =\