Autor Tópico: Ruído em raw + resumo do primeiro teste (NIKON D750)  (Lida 9191 vezes)

Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2015, 19:35:39

eu também espero alguém testar hahahahahah... to até dormindo na mochila (bag) e a câmera na minha cama kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu entendo! Sei bem como é  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #16 Online: 24 de Maio de 2015, 14:23:16
Galerinha!  Mais alguns detalhes sobre a câmera aos interessados:

Estou impressionado, simplesmente impressionado. Qualidade e nitidez sob qualquer tipo de luz, sob qualquer faixa de iso, até cropando fotos com faixa de iso de 10000 as imagens ficam com uma ótima qualidade e riqueza de detalhes.. tudo isso aliado à pouquíssimo ruído..esqueci o que é luminancia e redução de ruído. o raw dela é absurdo! a quantidade de informações que consigo tirar das sombras é inacreditável, e mesmo assim, mantendo  qualidade boa. dá pra praticamente sugar toda a informação do raw na edição sem perder quase nada de qualidade e nitidez da imagem. embora vc perceba logicamente a perca de qualidade, ela é mínima, realmente mínima.

a câmera faz muito mais fotos com a mesma bateria en el 15, consideravel mesmo!

Sexta fiz um presskit com fundo infinito preto (a pedido do cliente), usando faixas de iso de 50 (lo - 1), 100, 500, 1000 sob luz de flash (usei só dois pontos a fim de proporcionar uma luz mais dura, a pedido do diretor) 

e também fiz algumas imagens com luz contínua (também dois pontos) usando faixa de iso 6400, 8000 e 10000

eu não estou autorizado a divulgar essas imagens. mas vou fazer um breve resumo sobre esse trabalho

a faixa de iso 50 é muito boa pra pós, porém antes disso as cores são um pouco lavadas (mais do que o normal da nikon), então como a câmera nao produz ruído em amplas faixas de iso acho mais interessante usar 500 (+-) pra manter uma tonalidade mais bonita das cores

ontem trabalhei em um PUB inglês, o mais bonito da cidade. tinha palco, luzes coloridas pra tudo quando é lado, leds, e o resto da casa escura com uma luz fraquíssima mais amarelada que vela. lógico que o teto seria preto, acho que nem preciso comentar... (sim, uma verdadeira delícia de iluminação)

eu gostei das fotos de ontem (do pub) e esse álbum será postado na página do pub do facebook após a seleção das fotos que é feita pelo setor de marketing da empresa.. esse álbum eu estou autorizado a compartilhar o link aqui, acredito que amanhã eles já publiquem e eu já colo o link para análise das fotos. 
(se for contra as regras colar link de facebook de pagina aqui me avisem que aí eu não o farei)

vamos as configurações que usei ontem, no pub

fotos sem flash: de 6400 a 12800 de iso, velocidade 320, F 2.8 à 4, AF - S o tempo todo, AWB com algumas correções na pós e acho q é isso

fotos com flash: de 1000 a 3200 iso, flash rebatido em parede, lustre, mesa, pessoa de camiseta branca (kkkkkkk) ou qqr outra coisa no TTL -1 EV,  velocidade 30 ~ 40, F 2.8 ao infinito, AF - S o tempo todo, AWB com algumas correções na pós

as fotos estão com edição muito leve, só ajuste de histograma, temperatura e crop e transformaçao pra jpeg

amanhã tenho o link e postarei aqui o álbum para análise dos interessados, se for proibido linkar paginas de facebook ja me avisem..



Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #17 Online: 24 de Maio de 2015, 14:39:02


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #18 Online: 24 de Maio de 2015, 15:25:21
Pedrofstop o Raw ele sempre é mais limpo que o JPEG e este é um dos motivos para o RAW ou NEF ser usado e no photoshop existe o Noise Reduction na interface do camera raw e depois no editor vc tem filtros para a redução deste e há um truque na hora de bater a foto que no fotômetro vc diminui a velocidade e deixa a régua avançar um pouquinho +0,3 stop e aciona o Flash preferencialmente o externo assim o teu sensor vai ter mais tempinho pra capturar uma cor mas até um ISO 64000 a D750 tem que ir tranquila
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #19 Online: 24 de Maio de 2015, 15:41:28
http://imageshack.com/a/img911/9194/8iFfoR.jpg

3200 iso
f 3.5
70mm
60 vel

Só pra comparar claro que não ficou uma foto boa, mas esta foto eu tirei com uma D80 também em ISO 3200 usando a técnica que lhe escrevi

Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #20 Online: 24 de Maio de 2015, 15:54:33
Pedrofstop o Raw ele sempre é mais limpo que o JPEG e este é um dos motivos para o RAW ou NEF ser usado e no photoshop existe o Noise Reduction na interface do camera raw e depois no editor vc tem filtros para a redução deste e há um truque na hora de bater a foto que no fotômetro vc diminui a velocidade e deixa a régua avançar um pouquinho +0,3 stop e aciona o Flash preferencialmente o externo assim o teu sensor vai ter mais tempinho pra capturar uma cor mas até um ISO 64000 a D750 tem que ir tranquila

sobre o ruído que reclamei no começo, era meu visualizador de imagem do windows expirado.. foi uma coisa ridicula que aconteceu bem na hora que troquei de camera.. hahahahha, mas mesmo assim obrigado.. e 6400iso pra essa câmera é ruido zero, é só olhar acima que tem umas imagens de amostra


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #21 Online: 24 de Maio de 2015, 16:09:00
Falei em ISO 64000 não ISO 6400, 6400 nem é nada pra uma câmera FF, seria como um ISO 400 + ou - numa APS-C

sobre o ruído que reclamei no começo, era meu visualizador de imagem do windows expirado.. foi uma coisa ridicula que aconteceu bem na hora que troquei de camera.. hahahahha, mas mesmo assim obrigado.. e 6400iso pra essa câmera é ruido zero, é só olhar acima que tem umas imagens de amostra

cara, quanto mais longe vc tiver de produtos Microsoft e seus produtos caros e ruins melhor, invista na Apple ou softwares gratuítos como Linux vai sentir muito a diferença principalmente ao Mac OS, Preview e outros
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #22 Online: 24 de Maio de 2015, 20:07:59
Nem me fala.. próximo investimento é um macbook.. não aguento mais esse windows que vive dando problema e se enchendo de vírus
sobre o visualizador gerar ruído na imagem que anteriormente era em raw, acontece o mesmo se boto a imagem no plano de fundo. observem (sim, observem esta bost*)

imagem

http://imageshack.com/a/img540/9148/OPWDQa.jpg


e o screenshot da minha área de trabalho usando essa imagem para plano de fundo

http://imageshack.com/a/img905/8576/lM4ZHm.jpg



vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #23 Online: 24 de Maio de 2015, 22:22:56
Pedrofstop isto está fora da realidade, tua foto podia ter menos ruído em 1600 mas ta nítida e na tua screenshot ta desfocada, pare já de usar os produtos caros e ruins da Microsoft uma opção muuuito barata é usar Linux



Esta foto eu tirei com uma Olympus FE-210 X-7775 a câmera com qual eu aprendi a focar, enquadrar, bokéh entre outros e olhe como aparece, se gostou baixe ele aqui http://www.ubuntu.com/download/desktop e seja feliz e esta foto do link eu tratei no Rawtherapee um processador Raw do Linux muito bom

https://www.flickr.com/photos/107996864@N02/15025958193/

e caso não tenha muita grana compre um Apple usado se precisar ser um Apple pode ser este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652698801-macbook-air-11-inch-mid-2012-_JM se tiver em bom estado eu por exemplo comprei já faz um tempinho um iBook G3 2002 com Apple Mac OS X 10.4.11 Tiger que comprei por 300 Reais e uso ele só pra Photoshop CS 2 que a Adobe libera gratuitamente pra uso amador como é meu caso e esta foto eu tratei nele https://www.flickr.com/photos/107996864@N02/16528785464/ ou esta foto eu também tratei no meu resto de notebook https://www.flickr.com/photos/107996864@N02/16606496395/ pode conferir nos metadados "Photoshop CS4 for Macintosh", uma época usei CS4 por mais que seja velho ele funciona bem pra caramba e não pego mais computador de outra marca é outro tipo

Escrevi muita coisa, mas não vai sair seu computador nas fotos a não ser que fotografe ele e no mundo Ruimdows só fica quem quer, depois que migrei pro Linux que é gratuíto salvo documentos textos em PDF sem instalar complementos há mais de meia década e não me arrependo da mudança, se tiver paciência pra aprender a mecher e tiver computador com requisitos minimos necessários eu recomendo caso tenha alguma dúvida o tópico está saindo um pouco do foco e não é bom continuar mas pode me mandar Mensagens pelo fórum que te respondo e posso até te enviar alguma versão mais antiga do Linux, mas vc pode ser feliz e seja feliz to te falando como técnico de informática não como fotógrafo amador
« Última modificação: 24 de Maio de 2015, 22:25:28 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #24 Online: 25 de Maio de 2015, 06:37:14
cara... na minha opinião não saiu do foco do assunto.. e vou te dizer que sua mensagem fez eu pensar muito sobre o assunto! de verdade..

vou até conversar com alguns amigos mais entendidos do assunto.. se a interface dos programas lightroom e ps for igual enquanto não tenho um apple disponível vale a pena sim, pensando bem..

fica meu agradecimento à sua atenção!  :worship:


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #25 Online: 25 de Maio de 2015, 10:00:58
Rawtherapee




Gimp



O Rawtherapee é parecido com a interface do Camera Raw e o Gimp com o Photoshop e quando vc processa uma imagem no rawtherapee pode salvar direto ou abrir no Gimp para fazer mais edições e ele tem a função Noise Reduction
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 10:01:16 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 25 de Maio de 2015, 12:03:43
Primeiramente, gostaria de lembrar que o assunto a seguir não foge ao assunto do tópico, visto que se descobriu que foi isso que causava a degradação das imagens do colega. Dito isso, vamos ao assunto.

Pedro, não tenho intenção de influenciá-lo a ficar no Windows, migrar para Mac OS ou linux. Esta é uma decisão sua e obviamente você é livre para escolher o que quiser. Minha intenção é tentar esclarecer um pouco mais este assunto para que outras pessoas não pensem que precisem abandonar todo um sistema, e encarar outra curva de aprendizado, apenas porque não estão conseguindo visualizar suas fotos corretamente.

Quando eu tinha o Windows 7, eu conseguia visualizar minhas fotos perfeitamente. A qualidade era a mesma, fosse visualizando pelo Lightroom, fosse visualizando pelo visualizador de fotos do Windows. Aliás, gostaria de enfatizar esse fato, de que eu sempre usei apenas o visualizador de fotos do Windows; nunca instalei programas de terceiros para visualizar uma foto (nunca vi necessidade nisso).

Entretanto, quando mudei para o Windows 8.1 Pro, eu percebi que ao visualizar minhas fotos fora do Lightroom, as cores ficavam sem graça, fracas; a imagem perdia saturação e contraste. Depois de pesquisar um pouco, soube que eu teria que configurar alguns detalhes no painel de gerenciamento de cores do Windows. Nós não deveríamos ter que pesquisar e mexer com configurações "avançadas", eu concordo. A coisa deveria ser intuitiva e automatizada. Porém, isso resolveu meu problema.

Depois, quando eu tentei usar minhas fotos como papel de parede, eu vi que o desgraçado do Windows compactava a foto pra caramba, e reescalonava para caber na resolução nativa da área de trabalho (talvez tenha sido isso que aconteceu com sua foto). Mais uma vez eu tive que pesquisar sobre o assunto, e descobri que ele não fazia isso com fotos PNG, apenas com JPEG. Sendo assim, quando eu queria usar uma foto como papel de parede, eu a exportava em PNG e na resolução nativa da área de trabalho. Assim elas não sofriam compactação, reescalonamento, mudança de cores ou qualquer outra degradação de qualidade.

Abaixo estão alguns exemplos:



E aqui a foto sem estar na área de trabalho, para ver que não houve degradação.



A foto abaixo está em ISO 2000 com redução de ruído aplicada.



E aqui a foto sem estar na área de trabalho, para ver que não houve degradação.



Pedro, se for mudar mesmo, eu aconselharia que fosse para um Mac, mesmo que usado, como o amigo disse. Pelo menos no Mac você não teria que abrir mão do Lightroom e Photoshop, ou até mesmo de outros programas como DXO Optics Pro 10 e Capture One Pro 8.

A qualquer outra pessoa que esteja tendo problemas para visualizar suas fotos exportadas no Windows, eu aconselho desinstalar programas de visualização duvidosos, de baixa qualidade ou que de alguma forma possa fazer bagunça no seu sistema operacional. Se está tendo problemas usando apenas o visualizador do Windows, recomendo uma rápida pesquisa. A solução para seus problemas pode estar a 5 minutos e alguns cliques de distância. Eu, particularmente, acho que vale a pena tentar antes de encarar mudanças radicais de paradigmas e ter que dedicar tempo a novas curvas de aprendizado.
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 12:26:09 por Murilo Rêgo Neto »
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #27 Online: 25 de Maio de 2015, 13:18:21
Murilo, suas palavras foram com certeza profissionais ao extremo. antes de comentar qualquer coisa eu vou agradecer a sua atenção.


sim amigo, é muito complicado sair de uma plataforma e ir pra outra, ainda mais que agora que vi que linux não possui LR nem PS, dois programas que trabalho e não há forma de substituílos de momento pois estou em um fluxo de trabalho grande que conta com a edição deles, coisa que não se aprende da noite pro dia.

enfatizo que gosto do sistema windows. meu maior problema com ele é a quantidade de vírus que pega tornando o notebook lento (mesmo sendo de boas configs)
quando eu mudar de sistema operacional, será pra um produto apple, pois consigo usar os mesmos programas e o resto do operacional eu vou me virando até pegar a prática. agora mudar de programas (tipo linux) + operacional seria uma mudança complicada mesmo.

bom, ainda estou tentando resolver o problema do grão no visualizador de imagens do windows (esse já resolvi instalando um programa underground desses baratinhos mesmo)

o que ainda não resolvi foi o grão como plano de fundo, mesmo já tendo ativado o windows e tudo..
segue imagens da barbárie: (mesmo exportando em outros formatos antes de colocar no fundo de tela, como você sugeriu)

fiz agora o teste, depois de ler sua contribuição

Foto: (1600 iso, pouca granulacao)


http://imageshack.com/a/img911/8111/NQyaPH.jpg

a mesma foto na area de trabalho (em formatos diferentes ficou igual)


http://imageshack.com/a/img911/5730/ruOGHq.jpg






fica o agradecimento desde já aos colegas.. e a minha dúvida ainda está no ar.. embora nao esteja mais desesperado pois sei que é coisa do meu pc e na verdade as fotos estão lindas e maravilhosas (rsrsrsrs)













Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #28 Online: 26 de Maio de 2015, 12:27:58
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.379764582229374.1073741857.239292282943272&type=1

primeiro album do pub com a D750


criticas e sugestoes sempre, digo, sempre muito bem - vindas. desde que mantendo a educação  :D :ok:


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #29 Online: 27 de Maio de 2015, 00:03:13
Dei uma olhada aqui e gostei de tuas fotos!!!!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/