Autor Tópico: Ruído em raw + resumo do primeiro teste (NIKON D750)  (Lida 9198 vezes)

Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Online: 22 de Maio de 2015, 16:31:40
Fala galera! Meu primeiro post aqui, espero que não esteja infringindo nenhuma regra (apesar de ter lido todas, posso ter interpretado mal alguma coisa).
Qualquer coisa fora das regras peço aos moderadores que apaguem o tópico.

Tá, "vamo" lá: ontem chegou minha D750 (minha primeira full frame). já tive canon T2i, T4i, (até conhecer as cameras da nikon). aí migrei para uma d7000, que achei uma ótima câmera. digo isso para quando eu fizer algum comentário da D750 os leitores entendam de quais parâmetros estou comparando.

então.. fiz alguns testes e a câmera é sensacional. vou citar alguns pontos

foco rápido e preciso mesmo com pouca luz e com a luz auxiliar desligada (acho horrivel aquela luz, pois denuncia fotos espontaneas). ontem testei ela em um pub que trabalho as vezes, situações de baixa luminosidade e variedade de cores no palco. auto foco deu conta e o balanço de branco dela é ótimo.

clicando em modo Ch (modo de disparo contínuo), mesmo sendo menos qps, ela clica muito mais tempo antes de dar lag. fiz tipo umas 20 fotos clicando direto sem dar lag enquanto a d7000 travava e tinha que carregar a cada 11 ou 12 clicks no contínuo)

clicando com o live view (telinha maneira) ligado: ela não fica mais lenta (digo consideravelmente) do que em relação ao visor optico, achei bacana embora são poucos casos que acho que vou usar aquela telinha bacana em foto, só se for tipo pra bater uma foto segurando a camera acima da cabeça com os braços totalmente estendidos

modo de vídeo não vou comentar muito por que nem testei direito ainda, o que posso dizer é que é bem mais fluida a imagem e que poder mudar a abertura  é essencial


um comentário, fiquei de cara com o tamanho do quadro em 24mm (lente 24 - 70) (por ser full frame) (sim, é coisa de iniciante esse comentário porém acho válido pra quem ainda trabalha (ou fotografa por diversao) com cameras cropadas)


faixa de iso com ruído aceitável até 12800 fotografando em JPEG


ao fotografar em raw, depois de converter para jpeg surge um ruído intenso, que não tinha na imagem em raw. normal isso? (esse é o motivo das primeiras palavras no titulo) caso for normal, eu migro pra jpeg  :hysterical:

















Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2015, 16:56:02
ao fotografar em raw, depois de converter para jpeg surge um ruído intenso, que não tinha na imagem em raw. normal isso? (esse é o motivo das primeiras palavras no titulo) caso for normal, eu migro pra jpeg  :hysterical:

Cara, não tem sentido tu deixar de fotografar em RAW pra usar JPG.

Se isso ta acontecendo, ou está faltando algum ajuste na hora de exportar ou vc está com uma configuração errada.

Ou eu não entendi bem? Vc disse que o RAW aberto está bom e convertendo a imagem pra JPG ela fica com ruido, certo?

Prq se vc comparar o RAW sem ajustes com a imagem JPG ( cópia da cam ) aí o JPG vai estar mais bonitinho por conta dos ajustes da própria cam.


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2015, 17:16:06
Parabéns pela aquisição !

Posta as fotos aí pra gente ver  :snack:
"O importante é o que importa e vice-versa"


Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2015, 17:33:34
Se isso ta acontecendo, ou está faltando algum ajuste na hora de exportar ou vc está com uma configuração errada.

Ou eu não entendi bem? Vc disse que o RAW aberto está bom e convertendo a imagem pra JPG ela fica com ruido, certo?



ISSO, exatamente isso. vc entendeu bem
imagine comigo. fotografo em 12800iso em jpeg totalmente limpo, como se fosse iso 800 na D7000

fotografo em 3200iso em raw, também fica totalmente limpo, mas depois de exportar (pelo lightroom, mesmo sem editar a foto, só exportando..) ela fica com um grão inaceitável, coisa pra 100k de iso (pra ter noção do grão)

quanto a configuração de exportação... eu sempre usei do mesmo jeito, e na d7000 eu não tinha esse problema


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2015, 17:38:12
ISSO, exatamente isso. vc entendeu bem
imagine comigo. fotografo em 12800iso em jpeg totalmente limpo, como se fosse iso 800 na D7000

fotografo em 3200iso em raw, também fica totalmente limpo, mas depois de exportar (pelo lightroom, mesmo sem editar a foto, só exportando..) ela fica com um grão inaceitável, coisa pra 100k de iso (pra ter noção do grão)

quanto a configuração de exportação... eu sempre usei do mesmo jeito, e na d7000 eu não tinha esse problema

Bom, sei lá.....como eu disse: uma imagem com ISO 3200 em JPG da cam é mais limpa do que a RAW, prq a JPG já recebeu os ajustes direto na cam.

Simplesmente abrir o RAW e exportar direto, sem fazer os ajustes de nitidez e redução de ruido, acho que não faz muito sentido.

Tenta ajustar isso aí e depois compara os dois arquivos JPG, o da cam e o exportado.


Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2015, 18:50:34
Pessoal, segue imagens de exemplo

nessa foto, foi usado 6400iso, jpeg, foto sem edição nenhuma.

http://imageshack.com/a/img538/9893/fOFKgx.jpg


já nessa foto, foi usado 5000iso, raw (nef), exportado para jpeg com qualidade maxima possível (lightroom), foto também sem edição nenhuma.

http://imageshack.com/a/img661/6058/kJDjEI.jpg

friso que antes de exportar, a foto em raw estava com qualidade simplesmente perfeita.
e na outra câmera, a qualidade continuava a mesma, depois de exportar.
alguma config especial? alguém? alguém sabe se é normal?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2015, 18:55:28
Manda o RAW pra eu ter noção do que vc diz perfeito.

Mas vc ta brincando de comparar um JPEG com redução de ruido ligado da câmera com um RAW sem tratamento nenhum, né?

Como eu disse, confira se a câmera não está com o noise reduction ligado.


Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2015, 19:20:27
tá, já podem me matar.. era meu visualizador de imagem que tava dando problema


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2015, 22:57:17
Fotos extremamente normais. Inclusive, ótima performance dessa máquina.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2015, 22:59:53
Então.. segue alguns testes de iso alto.. amanhã posto alguns de iso baixo sob alta luminosidade

todas as fotos são sem edição de luminância que reduz o ruído (dei um pontinho de contraste nelas no lightroom)
as fotos não são produzidas, nem de trabalho (exceto a da motinho), são apenas para relato de ruído em iso alto


12800 iso:

http://imageshack.com/a/img913/7096/z7uPRd.jpg
http://imageshack.com/a/img537/9451/23a1Ap.jpg

25600 (hi - 1) iso:

http://imageshack.com/a/img537/8201/kspvdJ.jpg
http://imageshack.com/a/img661/7355/HumBwR.jpg

51200 (hi - 2) iso:

http://imageshack.com/a/img537/78/5336YQ.jpg











Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2015, 23:01:33
Pessoal, pra deixar bem claro, o problema de ruído em raw já foi solucionado. NAO ERA NADA. era meu visualizador de imagens do computador expirado e fazendo aquilo de maldade acredito eu. instalei outro e tá tudo certo! obrigado pra galera que deu uma atenção


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2015, 00:28:17
Valeu cara.

Tenho curiosidade do desempenho da D750 frente a D610. Estou devendo uns testes aqui pro forum ainda.

Excelente desempenho.
 :ok: :ok:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2015, 07:27:01
Valeu cara.

Tenho curiosidade do desempenho da D750 frente a D610. Estou devendo uns testes aqui pro forum ainda.

Excelente desempenho.
 :ok: :ok:

eu também! Me disseram que essa câmera é a prova d'água até 1m  :shock: isso procede?
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2015, 10:00:08
Cara, sei não, mas vou esperar outro testar.

 :D :D

Sei que a essas câmeras com parte do corpo de magnésio são resistentes a chuva (desde que estejam com lentes devidamente seladas), mas mergulhar elas é outra história.


Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2015, 11:18:51
Cara, sei não, mas vou esperar outro testar.

 :D :D

Sei que a essas câmeras com parte do corpo de magnésio são resistentes a chuva (desde que estejam com lentes devidamente seladas), mas mergulhar elas é outra história.


eu também espero alguém testar hahahahahah... to até dormindo na mochila (bag) e a câmera na minha cama kkkkkkkkkkk