Autor Tópico: Primeiro ensaio externo  (Lida 2216 vezes)

Uriel SM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 22 de Maio de 2015, 17:14:10
E ai galera, tudo bem?

Abaixo segue 3 fotos do primeiro ensaio externo que fiz, na verdade foi meu primeiro trabalho. Já me coloquei a prova no "Corredor Polonês" e tive alguns comentários que já imaginava ter, e que já me serviram de aprendizado. Mas não me dando por satisfeito, quero mais opiniões sobre essas fotos também, que ao meu ver foram as melhores do ensaio.

Meu equipamento(CANON SX50 HS) não é o que eu realmente desejava ter em mãos, no momento foi o que pude desembolsar, mas logo estarei avançando para um T5i!!  8-)

Já agradeço pelos comentários e críticas.  :ok:

1.
http://imageshack.com/a/img633/2411/vlQbsr.jpg

2.
http://imageshack.com/a/img540/461/NFsIY8.jpg

3.
http://imageshack.com/a/img673/7616/tmTCgg.jpg

**MODERADO**
REGRAS DE USO DOS RECURSOS

3.1. As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no máximo 800 pixels em seu lado maior e 500KB.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=17842.0

« Última modificação: 26 de Maio de 2015, 09:23:13 por dimigobbo »


S.SILVA

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2015, 15:11:19
É isso aí Uriel. O importante é praticar, independentemente do equipamento. Acho que a segunda foto mereceria uma correção nas cores. Basta comparar o rosto do garotão com a foto 3. Quanto à composição, eu mudaria o ângulo para evitar aparecer o chão como segundo plano, embora seja difícil com ele sentado. Em fotos de retrato, quanto mais distante o segundo plano, melhor, especialmente para se obter um bom desfoque, o que é um pouquinho mais difícil com a SX50, mas com certeza melhoraria um pouco.  Quando pegar a T5i, considere comprar a lente 50mm 1.8 - Você vai ver a significativa melhora nos retratos do rapazinho e de suas fotos em geral.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2015, 19:42:50
vc provavelmente cropou as fotos, nao gostei do resultado, faltou tb uma edição das cores nas fotos.

Boa Sorte e treine mais.
Ricardo Ghion


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2015, 08:42:46
Na minha opinião as fotos estão boas sim, haja vista que tirar foto de bebê não é o trabalho mais fácil do mundo!!! Eles se mexem mto, não fazem pose, tem que trabalhar com uma velocidade mto alta pra não ficar com "rastro" a foto, aí tem que rebolar pra luz ficar bacana...

Gostei mais da 1 e da 3.

Talvez o que vc precise treinar mais é a pós produção das fotos, pra dar uma caprichada e deixar as fotos mais únicas.

Thais Matos


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2015, 14:04:04
Não sei se é só impressão minha... Mas tenho observado que o pessoal não comenta mto qdo é fotografia de novatos... Qria muuuito que fosse somente impressão... Acho que todos estamos aqui com o objetivo de aprender e a ajuda mútua é fundamental...
Quem sou eu pra reclamar ou falar alguma coisa né, mas tem fotógrafos tão bons aqui, realmente excelentes que poderiam dar um pitaco...
Thais Matos


Uriel SM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2015, 15:17:27
Pois é pessoal, como eu falei foi meu primeiro trabalho. Até então nunca tive nenhuma experiência com fotografia, porém estou em busca de conhecimento e venho acompanhando vários tópicos aqui no fórum, além de ler vários sites e assistir muitos vídeos. Mas nem sempre a teoria se aplica à prática.     

Nesse ensaio minha maior dificuldade foi a questão da luz e da composição. No início tinha uma iluminação boa, comecei os clicks as 14h30, mas o tempo fechou e inclusive tive que terminar o ensaio por causa da chuva. No pós processamento realmente estou devendo bastante, talvez pela falta de prática.  :aua:

Obrigado pelas opiniões, é exatamente isto que venho buscar por aqui.  :worship:   

É uma pena que poucos dão suas opiniões, mesmo sendo um fórum de discussão.  :(



dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2015, 15:25:40
Bom, primeiramente não sou nenhuma profissional pra chegar aqui e dar tanto pitaco técnico nas suas fotos, mas vou comentar pelo pouco conhecimento que tenho. Eu sou apaixonada por fotos de crianças, elas já tem um encanto em si que deixam as fotos super espontâneas e únicas. Minha favorita foi a segunda, porém teria só prestado um pouco mais de atenção no CROP, certos lugares quando são cortados acabam deixando a foto um pouco estranha de se olhar. Em relação a edição, realmente se fosse aplicado algum tratamento mais profundo, pode ser que tivesse dado um encanto a mais. Qual programa você utiliza ?

No mais parabéns pelos Clicks  :D


Uriel SM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2015, 15:32:56
Eu utilizei o Lightroom, porém na hora de tirar as fotos não me atentei em tira-las em RAW, e todas ficaram em Jpeg, e acredito que nisso já perdi certa qualidade nas fotos.  :doh:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2015, 16:11:40
Cara, vou ser sincero. Eu não gostei, por alguns motivos.

Não vou falar da câmera em si pq acho que vc usou bem ela. Mas a saturação pra mim passou do ponto. Mas isso é facilmente corrigido pelo photoshop.

Agora, o mais importante, é estudar composição. Digo isso pq vc, pelo visto, ainda está na fase de enquadrar e clicar, sendo que fotografia é mto mais que isso. Em todas as fotos vc encaixotou a criança no quadro, não deu espaço na foto pra respirar. Me senti um pouco sufocado. rsrs. Isso foi agravado pelo fato de ter cortado a foto em lugares bem incômodos como na mão da criança. A foto 3 foi a que mais foi comprometida, pela poluição (não sei pra onde olhar pra foto), por estar levemente fora de foco e pelo corte na mão.

Desculpe se pareci duro, mas deixo minha sugestão. Sei que é o primeiro trabalho, mas sempre achamos o máximo nossas fotos quando começamos. Comece a estudar composição fotográfica.

Abraços
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 16:12:35 por Rafa_Meira »


Uriel SM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2015, 16:30:31
Rafa_Meira, primeiramente obrigado pelo comentário. O motivo das minha fotos estarem aqui no fórum é justamente para serem analisadas com outros olhares além do meu, e críticas mais duras também fazem parte do aprendizado.

Quando abri essas fotos no computador e parei para analisar, também senti falta de algo, e acredito que uma profundidade de campo, uma paisagem de fundo mais adequada, seria o ideal.

Esqueci de comentar que, esse meu "primeiro trabalho", fiz por pura intenção de treinar, tanto que não cobrei nada para fazer essas fotos. Minha esposa e eu, escolhemos duas amigas dela que tem bebês e ofereci para elas o ensaio. Esse foi o primeiro e ainda vou fazer o segundo. E fiz questão de postar minhas fotos aqui no fórum para melhorar o resultado do segundo ensaio, porque sinceramente não fiquei satisfeito com esse do menino, mas me valeu muito a experiência.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2015, 16:32:43
Valeu Uriel.

Dica de ouro, comece a olhar o que está em volta e não focar somente na "cara" do bebê. Explorar ambiente, momentos únicos, detalhes, tudo isso é importante.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2015, 23:56:50
Minha dica, se for apenas um treino, pegue uma boneca. É uma coisa a menos para se preocupar.

Vc vai conseguir pensar com mais calma na composição, luz etc...

Se vc achar o resultado sem graça, por faltar o bebe, é pq falhou em algum ponto.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Juliana Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2015, 08:06:29
Oi Uriel!
Tbm estou começando, então não tenho muita ''moral'' pra dar palpite hehe
Mas fiz um cursinho chamado Uso Criativo da Luz, é um curso pela internet, recomendo muito! E lá você aprende várias noções de enquadramento, coisas que você não pode cortar (como a mão do bebê na segunda e terceira foto)... Fazer uso de linhas que o cenário te dá pra levar o olhar até o assunto, criar molduras com as folhas das árvores, enfim...Utilizar o ambiente ao ter favor, pra não tirar fotos tãão perto do rosto do bebê. Recomendo bastante o curso!
E você foi muito corajoso eu fazer seu primeiro trabalho com um bebê! Não é nada fácil, eles não param quietos e não posam pras fotos... Então parabéns!
Abraço!


Uriel SM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2015, 11:54:40
Oi Uriel!
Tbm estou começando, então não tenho muita ''moral'' pra dar palpite hehe
Mas fiz um cursinho chamado Uso Criativo da Luz, é um curso pela internet, recomendo muito! E lá você aprende várias noções de enquadramento, coisas que você não pode cortar (como a mão do bebê na segunda e terceira foto)... Fazer uso de linhas que o cenário te dá pra levar o olhar até o assunto, criar molduras com as folhas das árvores, enfim...Utilizar o ambiente ao ter favor, pra não tirar fotos tãão perto do rosto do bebê. Recomendo bastante o curso!
E você foi muito corajoso eu fazer seu primeiro trabalho com um bebê! Não é nada fácil, eles não param quietos e não posam pras fotos... Então parabéns!
Abraço!

Oi Juliana!

Me "obriguei" a fazer as fotos com um bebê pois meu foco é nessa galerinha, e com certeza o fato dos pequenos não pararem quietos e não posarem para as fotos me da mais vontade de tirar muitas fotos deles. Adoro crianças, e ter paciência de clicar na hora deles, tirar o dedo do botão e brincar com eles ou dar uma bala, acho fundamental para um bom resultado, e me coloquei nesse teste de fogo logo de cara porque no momento é a única opção que tenho, pois não tenho condições de pagar um curso. E por outro lado, as mães que ofereci o ensaio sabem que estou dando meus primeiros passos e estão me acompanhando nesse começo.


Uriel SM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2015, 11:55:08
Segundo ensaio!!! Achei o resultado melhor... Em breve posto outras fotos.