Autor Tópico: Fotógrafo profissional: RPA ou abrir empresa?  (Lida 2649 vezes)

rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Online: 25 de Maio de 2015, 17:21:20
Pessoal, estou montando um plano de negócio para estruturar a minha transação total para a fotografia e queria saber quais as opiniões sobre RPA vs abrir empresa. Morei 23 anos fora do Brasil, então estou tendo agora que correr atrás do network, estudo de mercado, etc...sendo assim eu estava pensando que talvez fosse melhor emitir recibo RPA em vez de abrir empresa como PJ direto. Vocês tem alguma conta à partir de quando vale a pena mais ser PJ do que ficar passando RPA? Um paga mais na fonte o outro na hora da declaração. O que vocês acham?


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2015, 18:25:18
Pessoal, estou montando um plano de negócio para estruturar a minha transação total para a fotografia e queria saber quais as opiniões sobre RPA vs abrir empresa. Morei 23 anos fora do Brasil, então estou tendo agora que correr atrás do network, estudo de mercado, etc...sendo assim eu estava pensando que talvez fosse melhor emitir recibo RPA em vez de abrir empresa como PJ direto. Vocês tem alguma conta à partir de quando vale a pena mais ser PJ do que ficar passando RPA? Um paga mais na fonte o outro na hora da declaração. O que vocês acham?

Rawfa, hoje estive na Receita Federal para solicitar baixa de CNPJ de uma empresa que tive. Na verdade era uma Agencia de Turismo da minha mulher, e eu constava como administrador. Muito embora o governo viva dizendo que agora é fácil e rápido abrir uma empresa, parece que continua sendo balela. Abrir foi um parto e fechar é outro ainda maior.

Por outro lado entendo que não dá pra viver profissionalmente apenas na base do RPA. O imposto é alto pra dedéu. Acho que 25% de IR direto e mais 10% de INSS. Sendo assim, cada R$ 1.000,00 que você cobrar do seu cliente, você vai colocar apenas R$ 650,00 no bolso.

Então, mesmo sendo um parto abrir uma empresa - hoje está melhor, especialmente se for uma ME - não tenho dúvidas que é a melhor alternativa, pois o imposto vai ser escalonado, de acordo com seu faturamento. Acho que começa com 6% apenas. Pessoalmente acho que vale mais a pena, mesmo você tendo que contratar um contador para administrar a empresa, em termos contábeis e fiscais.
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 18:25:40 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2015, 19:00:52
Rawfa, eu tenho uma ME de consultoria e tradução no regime de lucro presumido, e só não estou no SuperSimples porque a consultoria não permite. Entretanto, se fosse só tradução, eu já estaria há muito tempo no MEI, Micro-Empreendedor Individual, uma espécie de "hipersimples". Nada de RPA: é péssimo nos impostos, as firmas para quem trabalhar detestam pois precisam recolher o INSS e eu diria até que pega mal, pois o processo do MEI é descomplicado e feito todo pela Internet e só mesmo quem acostumou ou é compensado de alguma forma não aproveitou esse programa.

A abertura da firma do MEI é toda feita pela Internet, vc ganha CNPJ imediato, não tem aborrecimento de alvará etc. Se vc não for sócio de outra empresa, abra sua firma agora mesmo lá no portal do Governo. Uma excelente iniciativa...

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual

 :ok:
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 19:02:07 por efilho »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2015, 19:23:43
Boatos que se tu adere ao MEI tu passa a se aposentar com um salário mínimo automaticamente. Então tem que ter bastante cuidado.

Eu fui direto pra ME, 6% de imposto etc.


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2015, 19:36:51
Caramba, isso realmente é sério.

Alguém sabe confirmar se com MEI você automaticamente se aposenta com salário mínimo???


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2015, 19:45:49
Caramba, isso realmente é sério.

Alguém sabe confirmar se com MEI você automaticamente se aposenta com salário mínimo???

O Microempreendedor Individual - MEI poderá aumentar a sua contribuição mensal do INSS para ter o direito a aposentadoria?
Os benefícios concedidos pela Previdência Social ao Microempreendedor Individual nesta categoria serão no valor de um salário mínimo. Mas, caso exerça outra atividade, além de MEI, contribuindo com 20% em relação a esta atividade e complemente com 15% a contribuição de 5% relativamente ao MEI, os valores das contribuições serão somados para compor a base de cálculo para concessão de aposentadoria, inclusive por tempo de contribuição e CTC.


Fonte: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/perguntas-frequentes/duvidas-relacionadas-ao-microempreendedor-individual/previdencia-e-demais-beneficios-do-mei


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2015, 19:51:33
Valeu.

Imagino que tanto um quando outro podem passar recibo, não?
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 19:57:17 por rawfa »