Autor Tópico: Dúvida_Nikon Coolpix L830  (Lida 5742 vezes)

NayC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 24 de Maio de 2015, 21:14:02
Boa noite!

Gostaria de saber se podem me ajudar. Tenho uma Nikon Coolpix L830 e quando tiro fotos, ficam ótimas! No entanto, quando passo para o pc e amplio, mesmo que pouco, fica com uma resolução ruim. Isso é normal? Já deixo claro que sou beeem leiga no assunto.......rs.

Obrigada!


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2015, 08:54:25
Bom, o forte da linha L (Life Series) não é a qualidade de imagem.
Ela tem como virtudes ser quase totalmente automática (facilidade de uso) e oferecer um zoom excelente.

Justamente por ser automática, em algumas situações ela vai ajustar o ISO em valores que degradarão a imagem. Veja alguns exemplos no link mais abaixo: a 7ª foto (o retrato do sujeito) tem uma qualidade boa, pois o ISO ficou em 200 (valor baixo). Por quê? Porque havia uma boa luz (dispararam o flash) e muito provavelmente a câmera estava sobre um tripé ou local firme (embora em mãos firmes também seja possível), pois a velocidade ajustada ficou baixa (1/30s).

Na 22ª foto (a do pato/marreco/sei lá), usaram o zoom máximo, então uma velocidade rápida é ajustada (para evitar tremor/borrão) e, como a lente é escura (a abertura ficou restrita), o ISO subiu para 400. O resultado é uma imagem um pouco pior (quando ampliada, claro).

e Na 39ª foto (a do balcão com o porta-papel e temperos) o local é escuro (ambiente interno), aplicaram algum zoom (fechando um pouco a lente), e a velocidade baixa, que gerou uma combinação com o ISO alto (640) deixou a qualidade muito ruim.

Dicas? Lugares com boa luz, mãos firmes, tripé, uso do flash (mesmo em locais com alguma luz; pesquise sobre flash de preenchimento), o mínimo de zoom possível (para que a lente possa usar a maior abertura disponível)...
Suas fotos são utilizadas em ampliações?

Link para a pág. com as fotos:

http://www.photographyblog.com/reviews/nikon_coolpix_l830_review/sample_images/

 :ok:
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 08:55:55 por fs_isa »


russo.rafa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2015, 18:20:52
Seria bom também checar as configurações da câmera. Verificar se a qualidade das fotos está no máximo ou próximo disso.

Lembro que a alguns anos atrás compartilhava uma câmera Sony com o meu irmão e para que ele pudesse bater mais fotos, ele piorava a qualidade das fotos nas configurações, o que era uma droga.

Câmera: Sony A3000
Lentes: SEL-1855 e SEL-55210


NayC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2015, 19:50:24
fs_isa

Muito obrigada pela resposta e por todos os detalhes!  :D
Não uso minha máquina profissionalmente. As ampliações seriam no caso de querer recortar uma parte da foto para postar nas minhas redes sociais....rs. Pelo visto, minha máquina não é muito boa né?  :shock:
Bom...mas vou seguir suas dicas e pesquisar mais sobre o flash, ISO e velocidade. Quem sabe assim não consiga melhorar um pouco minhas fotos...kkk.

russo.rafa

Obrigada pela resposta!
Eu configurei ela para a melhor resolução: 4608 x 3456, mas mesmo assim quando amplio as fotos, não ficam muito boas. :(

 


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2015, 09:40:42
fs_isa

Muito obrigada pela resposta e por todos os detalhes!  :D
Não uso minha máquina profissionalmente. As ampliações seriam no caso de querer recortar uma parte da foto para postar nas minhas redes sociais....rs. Pelo visto, minha máquina não é muito boa né?  :shock:
Bom...mas vou seguir suas dicas e pesquisar mais sobre o flash, ISO e velocidade. Quem sabe assim não consiga melhorar um pouco minhas fotos...kkk.

russo.rafa

Obrigada pela resposta!
Eu configurei ela para a melhor resolução: 4608 x 3456, mas mesmo assim quando amplio as fotos, não ficam muito boas. :(

Resolução é  tamanho, e não qualidade. Megapixel é tamanho, e não qualidade.  :ok:
Eu tenho uma superzoom, e a comprei decidida a não ficar ampliando a imagem pra ver os defeitos que obviamente existem. Isso acaba virando mania, mas se formos pensar, não serve pra nada, afinal a maioria de nós sequer imprime em 10x15, o que dirá fazer ampliações maiores. Desde comecei com a digital, raras são as fotos minhas que foram pra o papel.