Autor Tópico: Dúvidas a respeito da correta utilização do filtro polarizador  (Lida 2062 vezes)

diogotmr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Bom dia amigos.

Acabei de encontrar este fórum e, logo, sou novo no pedaço. Peço desculpas caso tenha criado o tópico indevidamente.

Bem, comprei filtros polarizadores para duas das minhas lentes que uso na minha Nikon D3200.

Já sei o uso geral do filtro, mas minhas dúvidas são:

- Meu filtro é circular, ou seja, existe uma graduação conforme vc movimentar o aro do filtro. Dentre dessas variações existe uma equivalente a "desligar" o filtro, torna-lo sem efeito para a imagem?;

- A segunda pergunta tem relação com a primeira: posso utilizar o filtro de forma "fixa" ou o ideal é coloca-lo apenas em situações específicas? (p.s.: uso minha camera principalmente para fotos externas, paisagens, arquitetura, etc...)

- Por fim, já tinha um filtros UV para minhas lentes. Posso utilizar o polarizador em conjunto com o UV, sobrepondo-o?

Muito obrigado!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2015, 10:38:34
Tem uma posicao em que o efeito polarizante quase nao aparece, mas sempre polariza um pouco.

Pode usar junto com uv, desde que nao vinhete.

Se vai usar direto ou so as vezes, vc q decide hehehe. Acho q o principal eh q vc perde alguns stops, entao acabo tirando quando vou para interiores ou qdo anoitece.
D600 - E-M10


diogotmr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2015, 07:58:05
Tem uma posicao em que o efeito polarizante quase nao aparece, mas sempre polariza um pouco.

Pode usar junto com uv, desde que nao vinhete.

Se vai usar direto ou so as vezes, vc q decide hehehe. Acho q o principal eh q vc perde alguns stops, entao acabo tirando quando vou para interiores ou qdo anoitece.

Obrigado Kokimoto!

O que significa "perder stops"?

E qual o efeito negativo que trás ao usar em ambientes internos?


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2015, 09:25:05
Obrigado Kokimoto!

O que significa "perder stops"?

E qual o efeito negativo que trás ao usar em ambientes internos?

Diogo, bem vindo.

"Perder stpos" é, a grosso modo, perder a luminosidade que entra pela lente. Com isso, você precisa compensar com um disparo mais "lento" ou ajustar com um  ISO mais alto.

O efeito negativo em ambientes internos é exatamente a falta de luz. Levando em consideração que o filtro polarizador age sobre os raios solares para minimizar os reflexos, não faz muito sentido usar num local abrigado da luz do sol, já que este mesmo filtro também absorve de certa forma a luz.

Tentei ser o mais prático na resposta e menos técnico, já que você tá iniciando. Logo logo você vai entender alguns termos muito comuns, como perder stpos ou lente rápida, por exemplo.  :ok:


diogotmr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2015, 09:41:09
Diogo, bem vindo.

"Perder stpos" é, a grosso modo, perder a luminosidade que entra pela lente. Com isso, você precisa compensar com um disparo mais "lento" ou ajustar com um  ISO mais alto.

O efeito negativo em ambientes internos é exatamente a falta de luz. Levando em consideração que o filtro polarizador age sobre os raios solares para minimizar os reflexos, não faz muito sentido usar num local abrigado da luz do sol, já que este mesmo filtro também absorve de certa forma a luz.

Tentei ser o mais prático na resposta e menos técnico, já que você tá iniciando. Logo logo você vai entender alguns termos muito comuns, como perder stpos ou lente rápida, por exemplo.  :ok:

Valeu Isaacwga!  :ok:

Perguntei pq acho pouco prático ficar colocando e tirando filtros o tempo todo. Mas pelo visto vou ter que me acostumar com isso hehe  :D


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2015, 10:13:31
Lembrando ainda que, por melhores que sejam seus filtros, haverá perda de qualidade da imagem quando sobrepor os dois.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2015, 10:56:32
Lembrando ainda que, por melhores que sejam seus filtros, haverá perda de qualidade da imagem quando sobrepor os dois.
Eu desaconselho total usar filtros no SOL, a não ser que queira o efeito polarizador.
Mesmo que uses um TOP, na hora que fizer um contraluz tu vai ver que não te entrega a mesma qualidade do que SEM ele.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


diogotmr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2015, 20:40:29
Muito obrigado pessoal!  :ok:
As dicas de vocês vão me ajudar bastante!


andregcesa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2015, 11:14:06
Para fotografia de paisagens o polarizador é essencial, o principal filtro, e diria que obrigatório ter um, as cores ficam vivas, depois de usar um polarizador fotografias em dia de sol sem ele perdem completamente a graça. Seu maior efeito vai ser ao meio dia e próximo desse horário, entre 10 e 16 h. Por do sol não faz sentido usar. Quanto mais grande angular a lente, mais visível será o seu efeito, mas se a lente é ultra grande angular ele só irá polarizar parte do céu, ou seja, uma parte ficará bem azul e a outra não, deve tomar um pouco de cuidado com isso. O ideal é usar em lentes que não giram à frente, para facilitar o uso. Filtro UV acho completamente desnecessário.