Autor Tópico: DSLR para iniciantes  (Lida 5263 vezes)

emlm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Online: 25 de Maio de 2015, 09:46:06
Li diversos tópicos aqui falando sobre câmeras para iniciantes, acho até que essa é uma das dúvidas mais recorrentes... Gosto de fotografar paisagens e pretendo fazer um curso para aprimorar os conceitos, por conta disso a necessidade de comprar uma DSLR, não tenho pretensão alguma de me profissionalizar, porém gostaria de aprender cada vez mais. Para primeira câmera tenho olhado, por questão da limitação de valores a Nikon D3200 e a Canon T5, ambas numa faixa de 1700 a 1900 em sites como Submarino, etc... Gostaria de saber se eu teria bons resultados com qualquer uma das duas ou se me indicam outros modelos nessa faixa de preço...   :)


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2015, 09:51:03
Qualquer uma das duas atenderá a sua necessidade. O idel é comprar uma delas com uma lente que atenderá à sua fotografia. Se deseja paisagens, precisa de uma lente boa para paisagens. Se deseja uma lente para conseguir fotografar pássaros por exemplo, precisará de uma lente zoom.

Invista no corpo e pensa também no kit de lente que servirá para o que você deseja.  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2015, 10:07:54
Concordo com Lizandro.
Tu pode pensar na possibilidade também de pegar um corpo mais em conta e uma lente mais apropriada para o que tu vai querer fotografar.
Outra dica que eu dou é pra você procurar por câmeras usadas e bem conservadas, ou ver o preço no ML, onde é mais em conta ou com o Nelson Nakamura (No ultimo email que recebi dele a t5 estava R$1.390,00 c/ a 18-55mm).

"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


emlm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2015, 10:09:37
Qualquer uma das duas atenderá a sua necessidade. O idel é comprar uma delas com uma lente que atenderá à sua fotografia. Se deseja paisagens, precisa de uma lente boa para paisagens. Se deseja uma lente para conseguir fotografar pássaros por exemplo, precisará de uma lente zoom.

Invista no corpo e pensa também no kit de lente que servirá para o que você deseja.  :ok:

Obrigada pela resposta, já tenho pesquisado sobre quais lentes seriam mais interessantes adquirir, porém por enquanto iria investir no corpo e estudar um bocado para me aprofundar nos controles manuais, entretanto sei com toda certeza que para atingir os meus interesses a lente do kit não é realmente a ideal, alguns amigos me indicaram adquirir uma 18-135 mm, mas ainda é algo a pesquisar muito...


emlm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2015, 10:19:54
Concordo com Lizandro.
Tu pode pensar na possibilidade também de pegar um corpo mais em conta e uma lente mais apropriada para o que tu vai querer fotografar.
Outra dica que eu dou é pra você procurar por câmeras usadas e bem conservadas, ou ver o preço no ML, onde é mais em conta ou com o Nelson Nakamura (No ultimo email que recebi dele a t5 estava R$1.390,00 c/ a 18-55mm).

Olá, também vi a última tabela do Nakamura (E os preços estavam realmente melhores), mas infelizmente não vou conseguir dispor do dinheiro à vista  :( , precisarei utilizar o parcelamento. Olhando no Mercado Livre vi que na faixa dos 2 mil reais poderia pegar uma T3i, uma D5200 ou uma SL1... Acreditas que talvez fosse melhor pegar uma dessas?
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 10:30:00 por emlm »


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2015, 10:35:40

Ambas as marcas oferecem câmeras de qualidade, é difícil essa indecisão né? hahahaa
Aqui no fórum tem vários tópicos debatendo sobre as linhas de entrada e quais comprar.
No seu lugar: Eu pensaria em pegar uma t3i, câmera relativamente nova, filma full hd, tem uns kits que saem bem conta no ML (câmera+lente+cartão+mini-tripé) é básica e poderosa.

Outra dica é tu procurar no flickr imagens feitas com maquinas que estão entre suas possibilidades de compra, pra ter ideia do que ela pode te oferecer, etc.
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 10:36:11 por sbs »
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


emlm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2015, 10:49:59
Ambas as marcas oferecem câmeras de qualidade, é difícil essa indecisão né? hahahaa
Aqui no fórum tem vários tópicos debatendo sobre as linhas de entrada e quais comprar.
No seu lugar: Eu pensaria em pegar uma t3i, câmera relativamente nova, filma full hd, tem uns kits que saem bem conta no ML (câmera+lente+cartão+mini-tripé) é básica e poderosa.

Outra dica é tu procurar no flickr imagens feitas com maquinas que estão entre suas possibilidades de compra, pra ter ideia do que ela pode te oferecer, etc.

Opa, gostei da dica do Flickr, vou dar uma boa pesquisada por lá, observar o que o pessoal posta com essas câmeras. Nem me fale sobre essa indecisão, fiquei muito tentada pela SL1 por conta da portabilidade que citaram em um outro tópico por aqui, mas também gosto bastante das configurações da T3i, aí vejo as configurações da D5200 e aumenta mais ainda a dúvida sobre o que comprar   :shock:  , obrigada pela atenção em ficar tirando minhas dúvidas por aqui! 


emlm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2015, 06:06:56
Estou prestes a comprar uma Nikon D5200 pelo ML, mesmo preço da T3i, acham que é uma boa câmera de entrada? Em relação a velocidade ela seria melhor que a T3i? Devo investir mais um pouco e pegar uma SL1 ou a D5300? Queria fechar essa compra ainda hoje.. :(


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2015, 08:05:51
Uso Canon, a T3i citada irá te atender em tudo que desejar, acho uma câmera ideal para iniciantes em fotografia que desejam uma DSLR.

Quanto a Nikon D5200, pelo que leio, é uma excelente câmera, acredito que quem utiliza Nikon pode te dar mais informações, mas pelas minhas leituras também irá suprir suas necessidades como iniciante.

Após você ter lido bem sobre o assunto, percebo que se definiu pela D5200, correto? Minha sugestão... vai fundo, será uma excelente câmera para seu aprendizado..

Abraços e boas fotos.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2015, 08:11:54
PAra tentar te ajudar mais um pouco, segue um Post aqui do fórum sobre um colega que estava em dúvida exatamente entre Nikon 5200 e Canon T3i, deixando a paixão por marcas de lado, achoo o tópico interessante pois cita as características de cada uma e possíveis pontos positivos e negativos, acho legar dar uma conferida, pode te ajudar a decidir...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97408.0
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2015, 08:28:29
emlm
Tenta buscar comparativos na internet sobre as duas câmeras, no meu caso quando estava na duvida entre Canon e Nikon fui de Canon pensando no R$ das lentes. Outra coisa é que as câmeras de entrada da Nikon infelizmente não tem motor de foco no corpo da maquina, o que te 'obriga' a comprar lentes com motor de foco o que acaba por encarecer mais elas.
A vantagem da T3i é o visor articulado, que pode ser bem útil ou não, vai depender do teu uso.

A SL1 tem boas configurações, ai vai de tu pensar se o tamanho dela é vantagem ou desvantagem para ti, porque por ex por ela ser pequena e se tu tiver a mão grande creio que a pegada não fique tão boa, entende?
Mas faz o que teu coração manda, se joga, esses modelos são ótimos, compre aquilo que mais te agrada, oq não vale é comprar uma coisa que não vá te satisfazer ;)
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


emlm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2015, 08:45:53
PAra tentar te ajudar mais um pouco, segue um Post aqui do fórum sobre um colega que estava em dúvida exatamente entre Nikon 5200 e Canon T3i, deixando a paixão por marcas de lado, achoo o tópico interessante pois cita as características de cada uma e possíveis pontos positivos e negativos, acho legar dar uma conferida, pode te ajudar a decidir...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97408.0

Ronaldo, muito obrigada, vou ler esse tópico sim! Devo decidir hoje mesmo qual modelo comprar e vocês tem me ajudado muito por aqui, acho que boa parte entende dessa indecisão do primeiro investimento, tenho outras duas câmeras, mas essa é a primeira dslr então sempre dá esse nervoso de comprar algo e depois querer outro...  ;)


emlm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2015, 08:56:00
emlm
Tenta buscar comparativos na internet sobre as duas câmeras, no meu caso quando estava na duvida entre Canon e Nikon fui de Canon pensando no R$ das lentes. Outra coisa é que as câmeras de entrada da Nikon infelizmente não tem motor de foco no corpo da maquina, o que te 'obriga' a comprar lentes com motor de foco o que acaba por encarecer mais elas.
A vantagem da T3i é o visor articulado, que pode ser bem útil ou não, vai depender do teu uso.

A SL1 tem boas configurações, ai vai de tu pensar se o tamanho dela é vantagem ou desvantagem para ti, porque por ex por ela ser pequena e se tu tiver a mão grande creio que a pegada não fique tão boa, entende?
Mas faz o que teu coração manda, se joga, esses modelos são ótimos, compre aquilo que mais te agrada, oq não vale é comprar uma coisa que não vá te satisfazer ;)

Valeu mais uma vez por todas as dicas, tenho mãos pequenas, porém vou em alguma loja física hoje a noite pra tentar ver alguns modelos pessoalmente, realmente ergonomia é um negócio que conta demais. Acho que estou realmente quase decidida pelo modelo, porém resta agora  a dúvida de pagar um pouco mais barato comprando no ML, Zamax ou um pouco mais caro em lojas como Submarino e Ponto frio... Alguém indica algum bom vendedor pelo ML?  8-) :D


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2015, 09:12:54
Valeu mais uma vez por todas as dicas, tenho mãos pequenas, porém vou em alguma loja física hoje a noite pra tentar ver alguns modelos pessoalmente, realmente ergonomia é um negócio que conta demais. Acho que estou realmente quase decidida pelo modelo, porém resta agora  a dúvida de pagar um pouco mais barato comprando no ML, Zamax ou um pouco mais caro em lojas como Submarino e Ponto frio... Alguém indica algum bom vendedor pelo ML?  8-) :D

Faça isso! Nada melhor do que ter contato com aquilo que tu pretende comprar, eu tb fiz isso antes de comprar a minha ;) hihi
Quanto as lojas, ML é confiável sim, depende do vendedor, é só tomar atenção na qualificação dele, vendas concluídas, tem uns kits bem bons lá, só dar uma pesquisada.
Boa sorte na compra, e poste suas fotos aqui para nós vermos depois :)
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


emlm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2015, 10:01:51
Faça isso! Nada melhor do que ter contato com aquilo que tu pretende comprar, eu tb fiz isso antes de comprar a minha ;) hihi
Quanto as lojas, ML é confiável sim, depende do vendedor, é só tomar atenção na qualificação dele, vendas concluídas, tem uns kits bem bons lá, só dar uma pesquisada.
Boa sorte na compra, e poste suas fotos aqui para nós vermos depois :)

Hahahaha, ainda não estou nem engatinhando na fotografia, quem sabe daqui há alguns meses com muito estudo consigo tirar algumas que possam ser postadas por aqui, né?  ;)