Autor Tópico: Duvida equipamento NewBorn  (Lida 2197 vezes)

cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Online: 25 de Maio de 2015, 16:54:50
Oi Pessoal,

Sou novato na área de fotografia e ainda estou estudando bastante ( apenas como hobby ). Minha dúvida é a seguinte: Minha sobrinha vai nascer em breve ( umas 3 semanas ) e gostaria de fazer as fotos de NewBorn dela.
Estou na dúvida sobre qual melhor acessório adquirir nesse momento, um flash externo ( pensei no yn565ex ) ou uma lente 50mm 1.8g.
Meu equipamento atual é uma Nikon 5100, 18-55mm ( lente do kit ), 55-200 3.5 e um tripé antigo que me ajuda bastante.

Só tenho dinheiro nesse momento para 1 dos 2.
Qual vcs me indicam/julgam mais importante para ter uma qualidade aceitável?

Obrigado.:)


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2015, 17:29:41
Pega a 50tinha e um YN560 que estou vendendo por módicos 200 pilas.  :ok:


cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2015, 17:33:56
O YN560 tem ttl na sapata?


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2015, 17:35:38
Já fiz algumas pesquisas sobre esse assunto (também pra fotografia de bebes da família) e alguns lugares aonde li, sempre foi indicado tentar evitar o flash e usar uma lente clara aproveitando a luz ambiente, no caso a 50 1.8 iria ajudar e muito. Essa é minha opinião pelo pouco que entendo, mas com certeza irá receber muitas dicas boas por aqui. Boa sorte, e assim que fizer as fotos posta aqui pra gente ver  :wub:


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2015, 17:40:48
O YN560 tem ttl na sapata?
Não, TTL é para os fracos.  :ok:


cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2015, 17:42:26
Não, TTL é para os fracos.  :ok:
Kkkkk.
Mas eu ainda sou fraco.;D;D


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2015, 17:43:40
Não, TTL é para os fracos.  :ok:

No meu caminho de aprendizado uso TTL ainda,  :assobi:


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2015, 17:50:34
Kkkkk.
Mas eu ainda sou fraco.;D;D
Pense assim, você coloca o flash apontado para uma parede, não muito próxima do bebê, assim a luz bate e volta mais suave iluminando todo o ambiente e dando uma luz menos contrastada, você não precisa ficar mudando a potência do flash, tem até uma margem de movimento sem precisar mudar a potência do flash. Mas o ideal é complementar a luz natural com ele e/ou improvisar um softbox ou algo pra suavizar mais ainda a luz dura que sai do flash.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Maio de 2015, 11:52:05
Sobre o TTL, nos eventos eu usei até agora apenas Manual rebatido e deu resultado bom...agora comprei um 622c pra usar em eventos fora da camera, ai acho que usarei TTL devido a agilidade da coisa e o flash estára meio longe de mim, sei lá ainda...tenho que testar

Em Newborn vejo muita gente recomendar iluminação contínua, pra não incomodar a criança. Se a grana ta curta pegaria apenas uma 50mm 1.8 e abusaria da sua "claridade", dá pra usar até uma luminária, ou pegaria uma 50mm sem motor de foco e sobraria dinheiro pro YN560II, trabalho onde vc tem o controle da cena é fácil usar flash no manual vc ajusta a exposição com 2 ou 3 cliks. O TTL só acho válido para eventos onde a distancia do fotografado varia o tempo todo e há variações na iluminação do ambiente.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #9 Online: 26 de Maio de 2015, 12:07:48
Vlw pelas dicas.
Sobre a iluminação contínua já tinha ouvido falar, mas ainda to pensando em alguma gambiarra pra isso, já que não tenho equipamento adequado.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Maio de 2015, 12:14:10
Então new born, o pessoal gosta de lente que consegue se aproximar bastante do bebê, então alguma lente com boas características de macro é interessante, assim como grandes aberturas, porque o desfoque em algumas fotos deixa o trabalho mais bacana!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2015, 13:02:17
Se eu trabalhasse exclusivamente com newborn, ou com mais frequência pelo menos, eu apostaria em uma 50mm 1.4 ou a 85mm 1.8, a 85 é uma lente criada para retratos, causa um desfoque muito legal, uma boa pedida para esse tipo de fotografia.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2015, 14:14:13
O que me atrai muito em uma lente é a nitidez. Então pra esses casos o que vcs recomendam mais a 35mm 1.8, 50mm 1.8 ou a 85?
A 50mm 1.4g tá um pouco fora do meu orçamento no momento.

Eu costumo tirar bastante retratos de meio corpo e paisagens com pessoas.
Dificilmente tiro corpo inteiro. ( normalmente são fotos de família e amigos ).
A minha sobrinha é 'desculpa' pra pegar outra lente/equipamento. ;D


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2015, 15:32:49
Eu costumo tirar bastante retratos de meio corpo e paisagens com pessoas.
Dificilmente tiro corpo inteiro. ( normalmente são fotos de família e amigos ).
A minha sobrinha é 'desculpa' pra pegar outra lente/equipamento. ;D

Então se vc pegar uma 35 ou 50mm vai servir para seu propósito perfeitamente...acho que a 50mm será mais útil, já que gosta de retratos e closes mais fechados. Pessoas com paisagens a 35mm é perfeita, não precisa se distanciar demais...ai vai do seu gosto e escolha pessoal. Qualquer uma te trará os resultados esperados e bem melhores que sua lente de kit.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2015, 09:16:16
Minha sobrinha vai nascer em breve ( umas 3 semanas ) e gostaria de fazer as fotos de NewBorn dela.
Estou na dúvida sobre qual melhor acessório adquirir nesse momento, um flash externo ( pensei no yn565ex ) ou uma lente 50mm 1.8g.
Meu equipamento atual é uma Nikon 5100, 18-55mm ( lente do kit ), 55-200 3.5 e um tripé antigo que me ajuda bastante.
Eu te indicaria a 50mm. Mas não adianta você ter a lente, mesmo com boa abertura, mas não ter um ambiente bem iluminado ou espaço adequado para fotografar com essa distância focal.
Por isso você precisa analisar o lugar onde pretende fotografar o neném, antes de comprar qualquer equipamento precipitadamente.

Minha dica, bem prática, pra quebrar um galho:

1. Durante o dia, vá ao quarto/sala onde pretende fotografar o neném, abra as cortinas para entrar toda a luz natural, mas mantenha a janela de vidro fechada para não entrar vento frio. Pegue sua câmera com a 18-55 (em 18mm) e faça a fotometria (em três ou quatro pontos do ambiente) com máxima abertura, velocidade entre 1/80 e 1/125 e iso 800 (acho que mais que isso sua câmera irá gerar muito ruído).
Se indicar muita subexposição, talvez nem a abertura 1.8 da 50mm resolva seu problema de luz. Então, neste caso, te indicaria comprar um flash ou luz contínua.

2. Se a fotometria estiver ok, veja se a distância focal será favorável. Coloque um cesto pequeno (de uns 50cm X 30cm aproximadamente - LxP) nos mesmos três ou quatro pontos em que fez a fotometria anteriormente, coloque sua lente em 50mm e tente fotografar o cesto por inteiro, sem se contorcer pelo chão.
Caso não consiga, talvez seja melhor pensar em uma 35mm.


Olha, isso é um teste bem tosco, mas pode ser útil pra você avaliar melhor seu investimento.

50mm é a distância focal mais usada mundialmente para a fotografia newborn. Mas não quer dizer que seja a df indicada na sua situação.
Quanto a luz, muitos fotografam com a luz natural do dia entrando pela janela do estúdio/casa. Mas, é claro, nem todos os fotógrafos dispõem desta luz. Então usa-se flash (não vejo problema nisso) ou luz contínua (sobretudo nesta última, sem a invasão de qualquer luz natural, pois a temperatura de cor é muito diferente entre estas duas).

Eu costumo tirar bastante retratos de meio corpo e paisagens com pessoas.
Dificilmente tiro corpo inteiro. ( normalmente são fotos de família e amigos ).
A minha sobrinha é 'desculpa' pra pegar outra lente/equipamento. ;D
Neste caso, compre o equipamento que mais satisfaça seus desejos fotográficos de forma geral.
« Última modificação: 27 de Maio de 2015, 09:17:23 por padilhadim »