Autor Tópico: Alguém já ofereceu seu serviço em porta de cartório?  (Lida 5659 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #15 Online: 21 de Maio de 2015, 10:57:04
Depende do seu trabalho, do seu portfólio, do cliente que você almeja atingir... se o cliente que você almeja atingir é realmente o que decide qual fotografo vai contratar pra cerimonia religiosa com poucas semanas de antecedencia e que provavelmente não valoriza muito o trabalho fotográfico (pois ele provavelmente nao vai aceitar um orçamento realmente justo), okay. Cada um, cada um.

O profissional que fotografou meu casamento em 2008, por exemplo, eu o conheci na porta do cartório e acabei fechando tanto o Civil quanto o Religioso com ele. Já fotografei 3 casamentos neste mesmo cartório, encontrei com ele, mas ele não me reconheceu, só me olhou feio...kkkkkkk

Isso ai prova meu ponto, você como cliente dele foi só mais um.
@jacobfotografiacriativa


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #16 Online: 21 de Maio de 2015, 11:34:46
Depende do seu trabalho, do seu portfólio, do cliente que você almeja atingir... se o cliente que você almeja atingir é realmente o que decide qual fotografo vai contratar pra cerimonia religiosa com poucas semanas de antecedencia e que provavelmente não valoriza muito o trabalho fotográfico (pois ele provavelmente nao vai aceitar um orçamento realmente justo), okay. Cada um, cada um.

Isso ai prova meu ponto, você como cliente dele foi só mais um.

Existem casos e casos, tudo depende do que o cliente quer, se ele fechar em cima da hora com o fotógrafo, ele não pode esperar muito. ( em cima da hora eu digo na hora do cartório onde nem conhece o trabalho do "fotógrafo da vez" aos 45 do segundo tempo)

Quando o cliente "escolhe o seu trabalho" pelo "trabalho" e não por preço ou outros fatores (claro que dentro do que ele pode pagar) e não pensa no melhor custo x benefício aí sim o cliente não será  "só mais um" do contrário ele não pode exigir muito, a atenção que é dada ao cliente tanto pré quanto pós casamento está inclusa no seu "trabalho".(o desafio é o cliente pesar isso)

"O importante é o que importa e vice-versa"


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #17 Online: 21 de Maio de 2015, 11:44:21
Existem casos e casos, tudo depende do que o cliente quer, se ele fechar em cima da hora com o fotógrafo, ele não pode esperar muito. ( em cima da hora eu digo na hora do cartório onde nem conhece o trabalho do "fotógrafo da vez" aos 45 do segundo tempo)

Quando o cliente "escolhe o seu trabalho" pelo "trabalho" e não por preço ou outros fatores (claro que dentro do que ele pode pagar) e não pensa no melhor custo x benefício aí sim o cliente não será  "só mais um" do contrário ele não pode exigir muito, a atenção que é dada ao cliente tanto pré quanto pós casamento está inclusa no seu "trabalho".(o desafio é o cliente pesar isso)

Cara, eu nao tenho esse pensamento pois ele acaba tentando retirar a culpa de um trabalho nao tao bom do fotografo (afinal, ele cobrou barato) e pondo a culpa no cliente (afinal, ele contratou de ultima hora/pagou barato e nao estava esperando muita coisa). Isso não acontece no mundo real, voce passa um orçamento de X mil reais e o fulaninho Photograffer faz por metade do seu valor e o cliente quer qualidade igual, ele é leigo, não entende ou finge que nao entende.

Hoje mesmo tava conversando com um cara no facebook e ele me mandou essa imagem aqui:



Esse cara que postou isso, pediu orçamento a esse colega que estava conversando, ele cobrou 2000 mil pela cerimonia/festa sem album (somente em formato digital) e a produtora de vídeo parceira dele cobrou 1900 pelo vídeo da cerimonia e da festa.

O fulaninho cobrou 1900 por tudo, video, festa, album e tudo o mais.
@jacobfotografiacriativa


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #18 Online: 21 de Maio de 2015, 11:52:53
Cara, eu nao tenho esse pensamento pois ele acaba tentando retirar a culpa de um trabalho nao tao bom do fotografo (afinal, ele cobrou barato) e pondo a culpa no cliente (afinal, ele contratou de ultima hora/pagou barato e nao estava esperando muita coisa).

A culpa é sim do cliente, ninguém colocou uma arma na cabeça dele e falou fecha com o mais barato sem conhecer o trabalho.

« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 11:53:24 por RPBORGES »
"O importante é o que importa e vice-versa"


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #19 Online: 21 de Maio de 2015, 12:20:21
A culpa é sim do cliente, ninguém colocou uma arma na cabeça dele e falou fecha com o mais barato sem conhecer o trabalho.

Sim, ninguém o obrigou, porém o código de defesa do consumidor num caso desse não vai proteger o fotógrafo porque o cliente poderia ter escolhido outro, oras... Seria o mesmo que você ir num restaurante, a comida ser péssima, atendimento horrível, você encontrar uma barata dentro da salada e quando for processar o restaurante o Juiz decretar que a culpa é sua, afinal de contas, do outro lado da rua tinha um baita restaurante fino que você poderia ter ido.
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #20 Online: 21 de Maio de 2015, 12:25:02
Claro que pra nós, fotógrafos com certo senso de profissionalismo, nós até desejamos que isso aconteça com o cliente que tiram orçamento conosco e fecham com o barateiro só pelo preço e nao valorizam nossa profissão. No mais, isso com certeza acontece com o dono do restaurante bacana também, mas no fim das contas se você não entrega um bom trabalho, a culpa é sua.
@jacobfotografiacriativa


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #21 Online: 21 de Maio de 2015, 12:39:11
Eu entendo o seu lado, mas eu vejo que o "bonito" é subjetivo e a "qualidade" também, o que é bom pra mim pode não ser pro outro e vice-versa,

Se o fotógrafo é "barateiro" e ele tem clientes, não vejo nenhum problema cada um tem sua história e seu momento, se está começando ou não, se é "promoção" se é "portifólio" não to aqui pra julgar.

Mas o cliente querer comparar um trabalho e atendimento com um fotógrafo que cobra 10x mais que o fotógrafo que ele fechou isso eu acho que o cliente tem que parar e pensar né, se o cara ta cobrando mais porque será ? ele quer pagar mais barato e ter o mesmo resultado ?

E não significa que o que esteja cobrando um valor maior seja um melhor fotógrafo mas a pessoa tem que se fazer essa pergunta.

O cara paga R$ 3,00 em um X-Tudo e quer que vem presunto em vez de apresentado, quer que vem maionese hellmann's ? Quer que acompanha uma coca de 250ml ?

Muita gente acho o lanche bom e gosta, mas não vai comparar o lanche com o cara da outra barraca que gasta R$ 6,00 só pra montar o lanche e cobra R$13,00.

Mais ou menos isso.
"O importante é o que importa e vice-versa"


ocram116

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Maio de 2015, 16:23:45
Pessoal, vou seguir o conselho de vocês e buscar outra forma de divulgar o meu trabalho. Não quero desmerecer quem assim o faz, mas fiquei convencido de que porta de cartório não é lugar de bons profissionais.
Obrigado a todos pela colaboração neste post, admiro muito o trabalho de vocês! :clap: :clap: :clap:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 21 de Maio de 2015, 17:51:01
Ai depende. Se o trabalho entregue está condizente com o portfólio do sujeito, pra mim não há nada do que reclamar. Se o trabalho estiver um bosta, mas o portfólio dele é igualmente uma bosta, o cliente tem nada que reclamar. Ou cabe um processo à biboca da esquina por não ter a mesma qualidade de atendimento e de comida que um restaurante francês. Isso provavelmente aconteceu se esse cidadão que está reclamando viu o portfólio do mais caro e contratou o mais barato esperando a mesma qualidade. Pra mim ser leigo não é desculpa para isso, já que em QUALQUER serviço, a TENDÊNCIA é que quanto menor o preço pior o serviço. Em qualquer serviço que contratamos, temos que averiguar a qualidade. Agora se o que foi entregue está mto aquém do que foi vendido, então a história muda.

Agora isso de forma nenhuma tira a culpa do "profissional", que deve sempre estar preparado pra oferecer um mínimo de preparo para o cliente.

Tinhamos que começar uma campanha de conscientização dos clientes, porque a quantidade de pessoas que tenho visto com depoimentos medonhos de trabalho de fotógrafos que contrataram.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #24 Online: 21 de Maio de 2015, 20:30:44
Bom, assim como há péssimos fotógrafos, também há péssimos clientes. Infelizmente de vez em quando damos azar com clientes, isso é inevitável! Se ainda não aconteceu contigo, prepare-se pois pode ocorrer a qualquer momento.

Mas uma coisa é fato: Carreira boa tem muito comprometimento, muito planejamento e um pouquinho de sorte, mas a maior escalada para o sucesso eu chamo de PACIÊNCIA e METICULOSIDADE. Há meio que um falso entendimento que distingue o "mal profissional" do "bom profissional" através do preço.

Por experiência própria acho isso uma grande balela, para mim é o comprometimento que distancia o bom profissional do mal profissional. Dito isso, acredito que ninguém começa por cima, mas se você começar muito debaixo acho que jamais conseguirá sair da mediocridade.

Se tu só atende gente feia, só cobra barato, entrega trabalhos medíocres e sempre está rodeado de pessoas do mesmo nível de mediocridade etc eu te garanto: Você NUNCA vai sair da mediocridade!

Lembro de quando eu era guri e estudava no ensino fundamental e rolava fotos de turma, etc etc. Os fotógrafos daquela época, que já estão no ramo há mais de 15..30 anos ainda estão trabalhando! E eu que entrei no ramo há muito menos tempo (me julgo fotógrafo há meros 2 anos), tenho muito menos experiência, muito menos contatos e know how no ramo estou tirando fotos de melhor gosto, tenho um equipamento muito mais atualizado, me preocupo em fazer sempre workshops e felizmente estou indo na direção que pretendia desde o começo gradativamente.

Gastei muito dinheiro com fotografia sim, mas acho que esse investimento veio da mesma fonte que 90% dos demais colegas: Outro emprego! Minha história deve ser mais uma parecida com a dos demais: Resolvi comprar uma câmera, resolvi estudar fotografia, gostei muito da atividade, comecei a entrar em contato com profissionais, fiz cursos, estudei muito, investi grana, fiz upgrades de equipamentos e em algum momento decidi que poderia trabalhar e viver bem com isso, mas sempre conciliando 2 profissões para evitar colapso financeiro.

Foi aí que percebi que o desespero e pressa atrapalham bastante. Você passa a se cobrar muito e as vezes se frustra (passei muito por isso). O investimento que eu fiz ainda não retornou, mas ao menos as contas começaram a ser pagas com fotografia e os investimentos cessaram já que possuo tudo que preciso para trabalhar bem.

Todo fotógrafo passa um sufoco aqui e ali, é natural, mas porra, ficar no sufoco durante 20 anos não dá né? Esses caras das antigas que não estruturaram e nem direcionaram suas carreiras, não investem neles mesmos e etc são tristes exemplos. E o pior é que quanto mais vagabundo é o fotógrafo, menos humildade e companheirismo possui. Esses caras acham que sabem muito e não tem humildade de trocar experiências com outros colegas etc. O tempo passou, o mundo girou e eles continuam no mesmo lugar sabe?

Por isso eu indico o que eu tenho praticado até então e graças a Deus vem dado certo: Com paciência e bom gosto você consegue sim ganhar $$$, mas o retorno é demorado e você precisa conciliar ambos empregos se quiser sobreviver, mas nunca se rebaixe.

Mantenha-se orgulhoso de seu trabalho, entre em contato com fotógrafos de referência próximos. Acredite, quanto melhor o fotógrafo, mais prazer em lhe ensinar ele terá! Todos os bons fotógrafos que conheço se interessam muito pela fotografia e vêm os colegas em ascensão como colegas e não como rivais. Estão abertos a trocar experiências, a ensinar e a dar oportunidade de trabalho. Ofereça-se para ser assistente (todos precisam de assistentes), foque-se no seu objetivo e evite pegar serviços que podem manchar tua reputação e te desviar do objetivo.

Tenha humildade para aprender e pedir ajuda aos mais experientes, experimente bastante nas horas vagas, foque num plano e direcione sua carreira e opte por serviços que te colocam em contato com o seu público alvo, ainda que eles nada tenham haver com o pretendido. Exemplo: Tu quer ser fotógrafo de casamento de socialites e aparece um convite para fotografar aniversário de 3 anos do filho de uma socialite da cidade! É um serviço que vai te dar visibilidade e te colocar bem próximo deste público se fizer um bom trabalho, logo, vale muito a pena fazê-lo!

Um tiro no pé demora muito mais para ser esquecido pela sociedade do que bons acertos, ou seja, o cheiro de merda fede mais e dura mais tempo do que de perfume!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Desculpe o desabafo nesse tópico, mas senti a necessidade de me abrir um pouco. Tem que ter muito cuidado em como investir na carreira  para evitar ficar preso no limbo da mediocridade. É foda quando tu tá iniciando e aparece um trabalho, você não tá com NADA na agenda e percebe que esse trabalho não serve para ti.

Caralho, tu fica a ponto de explodir por dizer não a algo que tu tá realmente precisando do ponto de vista financeiro mas quer passar longe do ponto de vista profissional. Só quem passou por isso sabe a dor no coração de ver as verdinhas voando pra longe  :aua: :aua: :aua:

Resumo: Cuidado com a carreira que escolhe e com os passos que decide seguir. É difícil escapar de péssimas escolhas!
« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 20:31:51 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #25 Online: 21 de Maio de 2015, 21:43:42
puts alcure, vou imprimir isso e colar pela cidade, genial.

Noto a mesma coisa aqui, fotógrafos de carreira, a 30 e tantos anos trabalhando, que tem equipamentos tops de linha pelo tempo que trabalham mas que só conseguem angariar clientes porque estao a 30 anos no mercado e todos ja conhecem (e quem nao tem um gosto por fotografia ou consegue ver qualidade e diferenciaçao no trabalho acaba contratando). É foda, nao me vejo fotografando 30 anos da vida (na verdade nao me vejo fotografando a vida inteira profissionalmente, pelo menos, não SOMENTE fotografando) a mesma coisa, sempre, na mesma cidade, com o mesmo foco, com o mesmo tipo de cliente... e por ter essa visão fui visto por algumas pessoas como meio arrogante, por nao querer começar la do fundo do poço mas com o tempo (dois anos de estudio aberto) consegui angariar uma lista de clientes que hoje tenho orgulho, não somente por terem dinheiro, mas por serem clientes que valorizam a fotografia de forma geral, que se importam acima do preço.

Respondendo sua pergunta inicial, ja tive sim clientes ruins, clientes que acham tudo caro mas acabam fechando, clientes que no inicio do trabalho notei que nao era pra mim, pedia fotos que eu nao estava afim de fazer, coisas que considero brega e acabei fazendo e nunca foram pro meu portfolio, clientes que depois incomodaram porque queria receber todas as fotos sem tratamento, clientes que falaram mal de mim pra algumas pessoas... mas felizmente consegui afastar esse carma, consegui ter uma cartela de clientes que é mais de 90% satisfeita (fiz pesquisa anonima de publico com meus clientes) com o resultado, atendimento e derivadas. É uma longa caminhada e não é nada fácil, mas vale a pena.
« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 21:45:20 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #26 Online: 21 de Maio de 2015, 23:15:42
Alcure e Jacob,  entendo vocês mas cada um tem sua meta e seus planos,  e todos (ou quase todos imagino eu)  começou do começo. Todos passamos ou iremos passar por situações semelhantes. Agora cada um tem seu público alvo e acredito que no momento do desabafo foram ditas palavras desnecessarias mas acho que temos que fazer a comparação eu x eu, não com os outros. Acredito que o foco é evoluir sempre e acredito que nesse ponto a maioria das pessoas que estão no fórum pensa da mesma forma.
 :ok:
"O importante é o que importa e vice-versa"


Moisés-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #27 Online: 25 de Maio de 2015, 17:38:27
Se o próprio fotógrafo ficar na porta do cartório, acho que tira um pouco da moral do profissional.... talvez contratar alguém para panfletar seria o ideal.
Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, Mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena!

Canon 60d - Canon EF-S 18-135mm + Ef 50mm F/ 1.8 + EF-S 10-18mm f/4.5-5.6
Canon Demi C