Autor Tópico: Mais comida!  (Lida 2147 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #15 Online: 26 de Maio de 2015, 21:05:47
gostei das duas fotos! mas a do petit gateau eu achei sensacional! textura linda no bolinho...

estou me arriscando a fazer fotos das comidas no pub onde trabalho, críticas, dicas ou comentários de uma pessoa que já é mais profissional da área gastronomica serão bem vindas.

vê o que você acha, André:

http://imageshack.com/a/img538/3530/e4nda0.jpg
 
somente speedlight em cima da camera

Não sou o André mas vou opinar ainda assim. A composição ficou muito boa, gostei mesmo e me deu uma fome do cão agora, se houvesse outra fonte de luz talvez ressaltasse mais a foto e poderia diminuir o iso para capturar mais detalhes.

Sua foto definitivamente me convenceria a comer o sanduba!  :clap:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 26 de Maio de 2015, 21:58:33
Muito bom mesmo, André!

Não que seja seu caso, mas pra quem quer aprender foto de gastronomia e está no Rio ou Niterói, esse meu primo manda muito bem:

http://www.alexanderlandau.com.br/workshop


Pedrofstop

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #17 Online: 26 de Maio de 2015, 23:21:13
Não sou o André mas vou opinar ainda assim. A composição ficou muito boa, gostei mesmo e me deu uma fome do cão agora, se houvesse outra fonte de luz talvez ressaltasse mais a foto e poderia diminuir o iso para capturar mais detalhes.

Sua foto definitivamente me convenceria a comer o sanduba!  :clap:

eu falei andré por que é o criador do tópico, mas sim a opiniao de todos é bem vinda!! hehehehe  :D

boa ideia sobre a luz e o iso. foi fotografado em 3200iso. valeu a dica!


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #18 Online: 28 de Maio de 2015, 16:52:22
Valeu mesmo cara!! :D Agora estava novamente analisando as fotos, percebi que o DOF estava meio curto em algumas fotos, e a pimenta do primeiro prato meio que "fez falta". Eu particularmente curti o resultado, mas também acredito que talvez foi alguma limitação do local e iluminação do objeto a ser fotografado, oq fez com que usasse grande abertura para compensar o ruído e potência do flash.

Por isso venho contribuir com umas dicas que talvez lhe sejam úteis. Caso já conheça, favor desconsiderar meu post e nem me considerar chato hahaha, meu intuito é apenas trocar conhecimento! :D

Conhece a técnica de focus stacking? É muito (e principalmente) utilizada em fotos de produtos, pois assim tu consegue fotos de iso baixo e grande abertura sem comprometer o DOF e se livrando dos ruídos na imagem causados por iso alto. É um processo bem simples mesmo!

Video exemplo/tutorial:


Acho que isso ficaria sensacional nesse tipo de trabalho.


Conheço focus staking sim, mas nunca apliquei nem nunca estudei a técnica, vou dar uma olhada e ver se é aplicavel, pois esse job nao pode ser algo extremamente demorado pelo orçamento que fiz, mas vale como teste pelo menos!

Nessas duas fotos, não teve flash, apenas montei a mesa conforme a luz ambiente que entrava pelo local. Nas outras até teve, depois posto aqui mais alguma, foram feitas em velocidade bem baixa (algo como 1/13) em tripé e abertura mediana.


gostei das duas fotos! mas a do petit gateau eu achei sensacional! textura linda no bolinho...

estou me arriscando a fazer fotos das comidas no pub onde trabalho, críticas, dicas ou comentários de uma pessoa que já é mais profissional da área gastronomica serão bem vindas.

vê o que você acha, André:

http://imageshack.com/a/img538/3530/e4nda0.jpg
 
somente speedlight em cima da camera

Ficou bem bacana cara, não vejo o que eu mudaria, talvez os potinhos de molho que criaram um reflexo meio chato, mas é normal
@jacobfotografiacriativa


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #19 Online: 28 de Maio de 2015, 18:23:34
Foto de comida dá um baita trabalho, já tentei trabalhar um pouco com isso quando ainda namorava uma food stylist que fazia a montagem dos alimentos de algumas empresas grandes, e tem muuuuito detalhe. As suas fotos estão bem trabalhadas e bonitas., vc está no caminho certo, já acertou principalmente o angulo que é um detalhe que muitos erram!
Agora se me permite comentar sobre o que eu aprendi enquanto estava com ela, vamos as dicas e pitacos rs
Um ponto principal a se ter em mente, a comida que vc vê não é a que vc come, e uma foto publicitaria de comida tem que ser bem maquiada mesmo, muitas vezes usam até cola para montar o prato perfeitamente. A composição tem q ser perfeita, suas fotos estão bonitas, mas falta algo, um copo com "suco" ao fundo, um porta copo bonitinho, alguma coisa para enriquecer o assunto, e aquele guardanapo tá osso rsrs
Outra questão é o DOF que já comentaram, o focus stacking ajuda, mas não é essencial, vc precisa deixar o que importa em foco, como na segunda foto, mas a nitidez tem q ser impecável, por isso usam bastante as lentes tilt-shift, para deixar em destaque o plano que importa.
Pra uma foto sair perfeita, geralmente repetem varias e varias vezes, fazem vários pratos iguais, até acertarem o momento certo, aquele que dá agua na boca, mas por exemplo no caso do sorvete, o momento passou, a cauda escorreu demais e o sorvete está muito derretido. O que eles fazem é colocar gelatina ou algo do tipo na cauda pra engrossar e não escorrer tanto, e o sorvete, bem... não é sorvete rsrs, é uma massinha de açúcar com não sei o q, não lembro como faz então vc vai ter que dar uma procurada, e pra deixar com cara natural eles colocam bem pouquinho de sorvete de verdade embaixo para derreter.

Não vou me estender muito, são só dicas para caso vc queira entrar de cabeça nesse área! Tem que estudar muito, pegar livros e aprender esse malícias e artifícios que usam pra deixar tudo perfeito, por isso sempre tem um food stylist por trás das fotos, eles são os responsáveis por fazer essas coisas.

Se quiser procurar informações de onde minha ex trabalhava, a empresa chama SC ouvir falar alguma coisa, e eles faziam fotos pra wickbold, sadia, tal e qual e por ai vai.
Procure fotos dessas empresas, de receitas, aí vc vai começar a ter ideias de como incrementar as suas fotos, principalmente na composição :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #20 Online: 28 de Maio de 2015, 19:29:15
Foto de comida dá um baita trabalho, já tentei trabalhar um pouco com isso quando ainda namorava uma food stylist que fazia a montagem dos alimentos de algumas empresas grandes, e tem muuuuito detalhe. As suas fotos estão bem trabalhadas e bonitas., vc está no caminho certo, já acertou principalmente o angulo que é um detalhe que muitos erram!
Agora se me permite comentar sobre o que eu aprendi enquanto estava com ela, vamos as dicas e pitacos rs
Um ponto principal a se ter em mente, a comida que vc vê não é a que vc come, e uma foto publicitaria de comida tem que ser bem maquiada mesmo, muitas vezes usam até cola para montar o prato perfeitamente. A composição tem q ser perfeita, suas fotos estão bonitas, mas falta algo, um copo com "suco" ao fundo, um porta copo bonitinho, alguma coisa para enriquecer o assunto, e aquele guardanapo tá osso rsrs
Outra questão é o DOF que já comentaram, o focus stacking ajuda, mas não é essencial, vc precisa deixar o que importa em foco, como na segunda foto, mas a nitidez tem q ser impecável, por isso usam bastante as lentes tilt-shift, para deixar em destaque o plano que importa.
Pra uma foto sair perfeita, geralmente repetem varias e varias vezes, fazem vários pratos iguais, até acertarem o momento certo, aquele que dá agua na boca, mas por exemplo no caso do sorvete, o momento passou, a cauda escorreu demais e o sorvete está muito derretido. O que eles fazem é colocar gelatina ou algo do tipo na cauda pra engrossar e não escorrer tanto, e o sorvete, bem... não é sorvete rsrs, é uma massinha de açúcar com não sei o q, não lembro como faz então vc vai ter que dar uma procurada, e pra deixar com cara natural eles colocam bem pouquinho de sorvete de verdade embaixo para derreter.

Não vou me estender muito, são só dicas para caso vc queira entrar de cabeça nesse área! Tem que estudar muito, pegar livros e aprender esse malícias e artifícios que usam pra deixar tudo perfeito, por isso sempre tem um food stylist por trás das fotos, eles são os responsáveis por fazer essas coisas.

Se quiser procurar informações de onde minha ex trabalhava, a empresa chama SC ouvir falar alguma coisa, e eles faziam fotos pra wickbold, sadia, tal e qual e por ai vai.
Procure fotos dessas empresas, de receitas, aí vc vai começar a ter ideias de como incrementar as suas fotos, principalmente na composição :ok:

Bah Lucas, altas dicas! Darei uma olhada com toda a certeza e estudarei os detalhes que me passou, conhecia algumas artimanhas para bebidas, corantes que parecem sucos, sprays de água, vaselina para parecer que está "trincando", na montagem dos pratos usar palitos pra juntar tudo, mas foi tudo muito válido e eu curto muito essa área que é extremamente inexplorada aqui na minha região (o unico fotografo que faz fotografia de comida e aceita esse tipo de job aqui é eu)

Muito obrigado, abraçao!
@jacobfotografiacriativa