Autor Tópico: upright flower  (Lida 839 vezes)

João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Online: 26 de Maio de 2015, 08:14:33
IMG_1809 by jandersaraujo, no Flickr

IMG_1808 by jandersaraujo, no Flickr

Outras menos sensuais:
IMG_1776 by jandersaraujo, no Flickr

IMG_1773 by jandersaraujo, no Flickr

Obrigado a quem criticar... mas se puder, não venha tão upright  :D

Edit: Canon PowerShot SX510 HS
« Última modificação: 26 de Maio de 2015, 08:15:58 por João da Ega »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2015, 09:00:07
Oi João! Qual seu conhecimento sobre composição e fotometria? Sabe como trabalhar com os parâmetros de sua câmera?


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2015, 09:18:20
Oi João! Qual seu conhecimento sobre composição e fotometria? Sabe como trabalhar com os parâmetros de sua câmera?

Ola, Pris.
Primeiro, um mea culpa. Acho que devia publicar fotos mais bem cuidadas.
Foram fotos tiradas rapidamente (coloquei no macro, no pontinho verde e voilà), porque é no jardim de fórum onde trabalho, e fiquei com vergonha, rs
Já li (pouco) na net sobre composição e algumas outras coisas sobre fotografia.

Sobre o primeiro aspecto, acho que os pecados são que as flores não estão inteiras, ou seja, estão "cortadas". É esso? (na última, acho que a composição esta ok).
Sobre fotometria, bem acho que estourou na "haste" (sei lá o nome disso) de uma das flores da segunda foto, e talvez em todas as outras fotos tenha ficado um pouco superexposta, mas não muito.

Se quiser, pode apontar os principais defeitos.

Edit: sobre saber trabalhar com os parâmetros da câmara, acho que tá falando de iso, abertura, velocidade, né? Tô iniciando experiências, fiz algumas em baixas exposições (lightpainting, aquelas de riscos de luzes de carros) tudo bem tosco.
« Última modificação: 26 de Maio de 2015, 09:25:04 por João da Ega »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2015, 09:47:55
Bem... vamos por partes. Não me incomodo em cortes em temas de fotos, DESDE QUE não pareçam terem ocorrido sem querer. Ou corta mostrando que sua intenção é esta e planeja o corte de forma que fique legal ou enquadra tudo. O mais ou menos, só uma pontinha da flor ou da folha cortada fica parecendo erro ou desatenção. Não esqueça que em uma imagem tudo importa, não só o que quer clicar. Se o fundo não for interessante e ele estiver focado, ele vai atrapalhar sua imagem. O fundo de suas fotos não é legal, principalmente das 2 primeiras, o que ajudou a atrapalhar. Mesmo em modo macro, se não chega bem perto, fazendo realmente uma macro (o que nas suas não é), não consegue desfocar o fundo. Nestas situações, pode ser mais interessante dar um zoom... se afastar e aumentar a distância focal da lente para ver se diminui o DOF.

Em relação a fotometria, olhando o exif de suas fotos, você clicou no modo automático com fotometria matricial... então a luminosidade da cena é que vai fazer a câmera decidir como ajeitar os parâmetros. A fotometria não está na haste... o foco pode estar, mas a fotometria é global. E as 2 últimas estão subexpostas e não o oposto (veja a parede branca da última... está cinza e não branca... cinza 18%... padrão de fotometria do automático sem compensação da câmera)

Por isso... estude, clique com atenção, aprenda sobre sua câmera e... poste, já que quer comentários construtivos. ;)


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2015, 09:50:35
Muito obrigado!!! :ok: :ok:

Edit: Realmente deixei passar batido isso de modos de medição (tô vendo agora) nos breves estudos que fiz.

Pra quem quiser ajudar: nesse caso, o modo mais adequado seria o "ponderada ao centro"?
« Última modificação: 26 de Maio de 2015, 10:05:11 por João da Ega »