Autor Tópico: Artista dos direitos autorais  (Lida 1476 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2015, 15:46:44
Vi bastante esse assunto ressoando na web recentemente, vi inclusive tbm uma moça que fazia parte da exposição, falando que não ia acionar judicialmente o Principe Ricardo.

É uma questão que envolvem direitos autorais, direito de imagem e publicação na internet.

O cara tá colocando o dedo na ferida, esta ganhando dinheiro com tudo isso, e esta ganhando tbm bastante publicidade com toda essa polêmica.

Se juridicamente ele ja passou pela corte americana, ninguém segura mais.

Eu sempre entendi que o cara que edita que publica a imagem, mesmo que faça bem pouco por ela, acaba sendo o principal autor da foto.

Ele esta na dele se promovendo e realizando lucros em cima dessa longa discussão.

Aqui no BR acho que daria uma baita confusão, mas não sei se o resultado da corte seria o mesmo...
« Última modificação: 26 de Maio de 2015, 15:54:36 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2015, 15:57:40
Ah, da licença, transformador uma ova! :fight:

Se eu soubesse que havia algo meu aí nessa parada eu podia até não ganhar ( prq se fosse um brazuca a se meter com algo de alguém dos "state" ou "dasoropa" eu aposto que dançava, pois o discurso seria outro ), mas que eu ia incomodar ao máximo, isso eu ia.

E podem vir dizer que o que ta na net não tem dono...que não sei que ....é por isso que o mundo ta esse lixo!

Sinceramente: Falta de vergonha na cara e de EDUCAÇÃO!....no mínimo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2015, 16:09:22
Ah, da licença, transformador uma ova! :fight:

Se eu soubesse que havia algo meu aí nessa parada eu podia até não ganhar ( prq se fosse um brazuca a se meter com algo de alguém dos "state" ou "dasoropa" eu aposto que dançava, pois o discurso seria outro ), mas que eu ia incomodar ao máximo, isso eu ia.

E podem vir dizer que o que ta na net não tem dono...que não sei que ....é por isso que o mundo ta esse lixo!

Sinceramente: Falta de vergonha na cara e de EDUCAÇÃO!....no mínimo.

Então, mas vamos discutir algumas questões, não é para provocar ninguem pessoalmente, o objetivo é discutir entender e avançar nas ideias, nos conceitos, então vamos tacar lenha na fogueira:

A internet é um espaço público??? Sim, virtual, mas é publico, não é???

Ora se eu posso fotografar um espaço publico, então tbm posso reproduzir uma tela publicada na internet.... ou não???
« Última modificação: 26 de Maio de 2015, 16:16:03 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2015, 16:35:06
Veja bem.

Internet é um local publico sim, mas mesmo assim ele não poderia apoderar de uma coisa que não foi lhe permitido usar e modificar o original para  intitular como sua obra, muito menos para lucrar em dinheiro.

O interessante que ele parece conhecer bem esta situação, então vai a pergunta? o porque ele manteve os nomes do autores?? será para alguém ficar enfurecido e abrir um processo??, e ele ganhar novamente em cima disto, pois não acredito que alguém pagará 90,000 em fotos de insta.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2015, 16:44:44
O negocio, pelo que eu entendi, é que ele tira uma foto da foto e isso não é crime e nem infringi direito autorais.
Ele fez isso com outdoors famosos, senão me engano.
E agora fez a mesma coisa na internet, só que ao invés de tirar uma foto, ele capturou a tela.

Como os outdoors e a internet ficam em lugares públicos, não tem como reclamar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 26 de Maio de 2015, 19:29:07
Com certeza ele não é bobo, conhece as leis e sabe como ficar imune, tlvz até orientado por algum advogado, sei lá.

Independente da forma usada não ser passível de condenação, acho lamentável.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2015, 08:44:57
Eu nao ligo pq se eu ligasse eu estaria sendo hipocrita. Afinal, eu consumo e aproveito muitas obras de criadores "transformistas", que se aproveitaram de obras originais sem pedir permissao ou retornar alguma recompensa. Pratica largamente feita na industria da musica e principalmente literatura.

Acho que se tal pratica dependesse unicamente e religiosamente de permissoes de autores originais, nao teriamos inumeras revolucoes culturais e artisticas que tanto desfrutamos e apreciamos. Inclusive alguns grandes fotografos do passado e atuais que temos suas obras como referencia (nao diferente da musica e literatura).


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2015, 00:48:06
« Última modificação: 31 de Maio de 2015, 00:49:09 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2015, 15:26:25
Ta aí uma prova de que o valor de uma foto nao tem nada a ver com a foto em sim.  ;)

http://www.b9.com.br/58107/arte-2/lembra-do-artista-que-vendeu-prints-do-instagram-dona-das-fotos-agora-vende-versoes-mais-baratas/

O valor das coisas esta no contexto (incluindo nome Do autor e pedigri da obra), disponibilidade, demanda.

Isso tambem vale para aquele topico, da mulher querendo pagar uma sessao de fotos com um servico que vale 20 reais.

Nao importa o quanto se gastou em equipamento, estudo, experiencia. Se a percepcao que o cliente tem do trabalho eh 20 reais, eh isso que o trabalho vale para ele.