Autor Tópico: Diferença lente USM e STM?  (Lida 45960 vezes)

Priscila Souza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #15 Online: 27 de Maio de 2015, 12:59:30
Tenho uma 24-105 que estava trocando por uma 24-70 2.8, mas acabou não dando muito certo!
A lente é ótima, tem nitidez em todo o range e não distorce muito a imagem... se fosse f2.8 ou f2.0 (  :eek: ) seria perfeita! Estava trocando justamente por ser F4.0... prefiro trabalhar sem flash, aí ela é um pouco escura! Mas indico ela fortemente... mesmo em Crop... uma aluna minha comprou para sua T3i, e está com ótimos resultados! ;)
E essa questão de lente do kit... como já falado... é para as Crop mesmo, que vem com uma lente bem básica (18-55) e geralmente o pessoal não sabe tirar proveito da lente!
Eu uso a T3i também! Quando comprei, escolhi essa por ser um valor que eu poderia pagar e não tinha intenção de trabalhar com fotografia, apenas comprei por amar fotografia. Ainda assim, estou estudando bastante e utilizo essa em meus estudos. Estou interessada na lente 24-105... E tinha visto que faz parte de kit (vi na 6D). De repente investir na 6D já com a lente seria interessante. Sei que o investimento é alto, mas se pretendo seguir com isso, preciso ver bem onde aplicar o dinheiro. É tudo bem caro e não sou rica hehe Por isso venho aqui com minha dúvidas, pra ver a opinião de vocês que tem mais experiência. Meu receio é apenas investir no errado. Obrigada pela atenção!


Priscila Souza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #16 Online: 27 de Maio de 2015, 13:03:03
Tenho uma 24-105, e ela é ótima, principalmente para FullFrame, lembrando que é "L", anel vermelho, têm qualidade melhor das que não são L, mesmo sendo de kit.
Tive uma 17-55, e era ótima, principalmente para APS-C, cropada, uma das melhores da categoria.

As duas têm range similar para sua categoria. A 24-105 funciona numa APS-C como 38.4-168, e a 17-55 como 27.2-88 (em 35mm). Numa câmera cropada, acharia que uma 17-50/17-55 seria mais útil, além de ser f/2.8.
Esse "L"(anel vermelho) é aquela linha circular vermelha desenhada na lente?  Porque vi que a USM é a que possui essa linha vermelha e a STM não possui. Desculpe minha ignorância, nem sei se é o que estou falando. Obrigada!


JOUPETUTI

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 27 de Maio de 2015, 13:20:34
Esse "L"(anel vermelho) é aquela linha circular vermelha desenhada na lente?  Porque vi que a USM é a que possui essa linha vermelha e a STM não possui. Desculpe minha ignorância, nem sei se é o que estou falando. Obrigada!

A linha circular vermelha identifica as lentes "L", lentes de qualidade (e preço) superior da Canon. Realmente são melhores, otica e mecanicamente falando. Ela faz parte do kit da 6D, mas é excelente. Tenho uma 18-55 STM também, que é do kit da SL1, mas apesar de ser de kit, acho ela muito boa, porém escura em certas situações (f/3.5-5.6). Antigamente, as 18-55, 18-135, eram ruizinhas (já tive tb, não eram STM), mas acho essa STM bem melhor. Apesar disso, as 18-55, mesmo antigas, só são ruins se compararmos com as melhores, mas para começar na fotografia, acho que seria o suficiente, e posteriormente, com o desenvolvimento da fotografia, a pessoa parte para lentes e equipos melhores. Para uma T3i, sendo APS-C, cropada, acredito que uma 17-50 Tamron ou Sigma, ou 17-55 Canon, seriam mais úteis, devido a serem mais grande angulares que uma 24-105, mas dependendo do tipo de fotografia, esta última pode ser a mais indicada mesmo.
« Última modificação: 27 de Maio de 2015, 13:32:18 por JOUPETUTI »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 27 de Maio de 2015, 15:24:52
Muita confusão hein rsrsrsrsr

A linha L, circulo vermelho, não tem nada haver com USM.
Talvez toda L seja USM mas nem toda USM é uma L.

Exemplo: 85mm 1.8 USM e não é L.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #19 Online: 01 de Junho de 2015, 23:02:15
Uma pequena correção: STM = STepper Motor (Motor de passo)
 

SMOOTH TRANSITIONS FOR MOTION  = Transições suaves para o movimento   :D
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll