Autor Tópico: Instagram como portfolio  (Lida 8110 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Maio de 2015, 12:10:00
Não sei se ja foi aberta essa discussão, mas para aproveitar a oportunidade de relacionamento com a comunidade, o que os colegas acham de se usar o Instagram exclusivamente para o portfólio, e quais seriam os detalhes importantes para ser eficiente na divulgação do trabalho e relacionamento social???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2015, 13:31:32
Depende do seu publico alvo, hj muitos tem mas são os mais jovens que utilizam o tempo todo! Vc deve ter em mente que para divulgar suas fotos bem por lá deve ser um usuário bem ativo, curtir, comentar, seguir.
Pode ser uma boa ferramenta de divulgação, mas se eu procurasse um fotografo e ele só tivesse o instagram como portfolio, já estaria riscado da minha lista!
O ideal é ter todos os meios disponíveis, instagram, facebook, site, etc. Um site passa um ar mais profissional, o instagram atinge um publico jovem, e o facebook te deixa mais próximo do cliente! :ok:


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2015, 14:24:23
Não sei quanto ao Instagram (pois não tenho), mas o Facebook detona a qualidade da sua imagem.
Isso não é legal para um portfólio fotográfico profissional.


sbs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2015, 14:57:56
É legal ter para usar como meio de divulgação, por ser uma rede social que é só de fotos e se popularizou muito você pode atrair mais clientes lá.
Se por exemplo alguém contrata seus serviços e posta uma foto lá, se tu for usuário a pessoa te marca e todo mundo que segue ela tem acesso a ti, o que pode fazer com que as pessoas olhem só por curiosidade ou realmente se interessem e entrem em contato para contratar seus serviços.
"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores".


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2015, 15:03:41
Não sei se ja foi aberta essa discussão, mas para aproveitar a oportunidade de relacionamento com a comunidade, o que os colegas acham de se usar o Instagram exclusivamente para o portfólio, e quais seriam os detalhes importantes para ser eficiente na divulgação do trabalho e relacionamento social???

Pelos relatos que leio, lugares fortes em relacao a industria (NY, Los Angeles, Vancouver, etc), Instagram tem ajudado fotografos a fazer contatos e obterem oportunidade. Nao me refiro somente contato entre fotografo e cliente em potencial, mas sim entre fotografos e pessoas mais influentes dentro da industria da moda, estudios comerciais e servicos de casamento, por exemplo. E para o Instagram ser efetivo deve ser constantemente atualizado.

Pessoalmente eu nunca usei, apesar de ter uma conta.
Mas internet nunca foi o meu forte para mostrar meu trabalho.


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2015, 15:15:31
Conheço muita gente que divulga o trabalho TAMBÉM pelo instagram, não usa somente essa mídia, mas a utiliza, pelo instagram dependendo da hastag que você usa, você consegue muitas visualização pois ela fica nas páginas mais acessadas do instagram. Tá rolando uma divulgação na internet de um concurso que vai ter no instagram para fotógrafos http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/05/premio-dara-us-10-mil-fotografos-do-instagram.html.

Eu mesma sigo o Andre Knapp no instagram, ele é um fotógrafo que divulga fotos do cachorro de estimação dele, porém só com essas fotos ele já tem mais de 360k seguidores, ou seja, um dia ele já pode usar isso pra conseguir clientes rsrsrs.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2015, 22:42:41
Daí você divulga lá e ninguém vai perceber a diferença das suas fotos e de todas as outras feitas por populares em seus celulares, além de ser obrigado a cropar em 1:1.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2015, 23:08:10
Daí você divulga lá e ninguém vai perceber a diferença das suas fotos e de todas as outras feitas por populares em seus celulares, além de ser obrigado a cropar em 1:1.
Nao é obrigado nao. Voce pode usar um aplicativo "instasize" para postar em qualquer formato.  ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2015, 23:16:27
Eu acho legal principalmente pelo fato de possuir uma visibilidade internacional. Além de voce poder acompanhar fotógrafos de fora do Brasil mais facilmente. Diferentemente do facebook, os hashtags sao bastante úteis e te ajudam na visibilidade do seu trabalho. Pessoalmente, eu acho que é a melhor mídia social para fotógrafos. O layout é enxuto e valoriza mais as fotos do que os textos. É bem rápido e de fácil utilizaçao. Pra mim, o facebook é coisa do passado. ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2015, 23:17:25
E pra quem quiser seguir o nosso instagram: @irminawalczak

 :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2015, 23:35:45
Nao é obrigado nao. Voce pode usar um aplicativo "instasize" para postar em qualquer formato.  ;)

Continua postando em 1:1 porém com bordas.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2015, 23:53:09
Continua postando em 1:1 porém com bordas.
:shock:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2015, 08:58:18
Esse ano me obriguei a usar, mas ainda não tenho uma base de seguidores significativa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #13 Online: 28 de Maio de 2015, 15:52:22
Tem uma outra fotografa Boudoir de SP que a maioria dos contatos ela consegue pelo instagram, o insta dele é ALEXIAMAGALHAESSB, ela fotografa algumas meninas famosinhas que marcam ela, e o pessoal vendo já entra em contato. No facebook a pagina dele tem em torno de 500 curtidas já no insta ela tem 7.379 seguidores kkkk


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2015, 08:33:20
O Instagram é um meio que está aí. Com ele eu consigo alcançar um público que minhas imagens não alcançam por outro meio.

Nunca fechei nenhum trabalho lá, mas já tive contato de editores de revistas conceituadas e consegui contato com fotógrafos que admiro. Então só por isso pra mim já vale a pena...

Meu trabalho não é vendável assim... mas sigo umas pessoas que parece que fecham muitos contratos por lá.. por exemplo: http://instagram.com/cesaroliveiraacosta/

O segredo lá é usar as palavras chave corretas.

Daí você divulga lá e ninguém vai perceber a diferença das suas fotos e de todas as outras feitas por populares em seus celulares, além de ser obrigado a cropar em 1:1.
Discordo disso.. Por muito tempo usei o IG somente pra fotos de celular.. Mas é totalmente perceptível a diferença de uma boa foto de uma foto de celular, mesmo pelo Instagram.
E por isso que decidi migrar e começar a divulgar meu trabalho também lá.
Sobre o formato quadrado, o IG foi pensado pra isso, mas tem sim como burlar sim, só colocar borda.

Pra facilitar meu lado, o que eu faço é o seguinte:

- Em todas as fotos que vou tratando no Lightroom e decido que vou publicar lá, já escolho de vai ficar na proporção 1:1, 3:2 ou 2:3.
- No LR, criei 03 perfis de exportação, chamados por exemplo IG quadrado, IG paisagem, IG retrato. O que ele faz é colocar uma assinatura, e nos formatos paisagem e retrato colocar uma borda branca de preenchimento pra formar uma imagem quadrada final.. a imagem final é exportada em tamanho 800px. (o recomendado é 640px se não me engano, mas tenho feito com 800 mesmo).
- Outra coisa que as exportações fazem automaticamente é salvar essas fotos direto numa pasta do dropbox.. Depois é só entrar pelo celular e pegar as imagens de lá...

como referência, http://instagram.com/luciano_queiroz
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, 08:45:50 por Luciano.Queiroz »