Autor Tópico: Fotografar com ASA menor do que está descrito no filme.  (Lida 2244 vezes)

fbioandr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Maio de 2015, 20:43:21
Olá galera!
Minha dúvida é qual o resultado que poder vir ao fotografar com um asa menor, por exemplo 100, sendo o filme de 400? Esqueci de mudar na maquina ao por um filme 400 :/
Pode mudar a config. da cam para o asa correto e terminar o filme com o asa do filme ou melhor manter e já era mesmo?
E na hora de revelar, no caso sei que ao puxar o filme de um asa menor para o maior é recomendado avisar, no caso inverso tbm é necessário avisar?

agradeço a ajuda desde já ;)


spitfire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2015, 22:18:54
Avisar o lab é necessário sim. Nos meus tempos de lab em casa fazia muito isso, mas sempre puxando para cima. Acho que para baixo as consequências são menos contraste e sensibilidade
Nikon D850 | D810 | D700 | 24-70mm f/2.8G | 50mm f/1.8G


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2015, 09:11:10
Depende do filme.

Tem filmes que sao tolerantes ate 2 stops paracimamou para baixo sem fazer nenhuma alteracaomna revelacao. Sendo assim vc nao precisaria avisar nada no laboratorio.

Outros filmes nao sao tao tolerantes mas vc pode compensar ate 2, 3 ou mais stops na hora da revelacao. Nesse caso, vc continuaria fotografando normalmente e avisaria o laboratorio para revelar como ISO100

E tem filmes que nao sao nem um pouco tolerantes, a fotometria teria que ser bem precisa. Nesse caso as suas fotos ja feitas ja eram, mas vc ajustando o ISO corretamente poderia aproveitar o restondo filme.

Para saber em que perfil seu filme se enquadra vc pesquisa na internet ou posta aqui que se eu souber eu te digo.


fbioandr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2015, 21:35:07
Depende do filme.

Tem filmes que sao tolerantes ate 2 stops paracimamou para baixo sem fazer nenhuma alteracaomna revelacao. Sendo assim vc nao precisaria avisar nada no laboratorio.

Outros filmes nao sao tao tolerantes mas vc pode compensar ate 2, 3 ou mais stops na hora da revelacao. Nesse caso, vc continuaria fotografando normalmente e avisaria o laboratorio para revelar como ISO100

E tem filmes que nao sao nem um pouco tolerantes, a fotometria teria que ser bem precisa. Nesse caso as suas fotos ja feitas ja eram, mas vc ajustando o ISO corretamente poderia aproveitar o restondo filme.

Para saber em que perfil seu filme se enquadra vc pesquisa na internet ou posta aqui que se eu souber eu te digo.

Vlw as infos galera!

Então Croix! Costumo usar o Superia X-tra 400 da Fujifilm, e foi justamente com ele que usei asa 100 na câmera por ter usado o Pro Image 100 da kodak. Costumo tirar fotos de rua, no dia a dia mesmo, nada profissional e gostei do resultado do x-tra 400 da Fuji (cores, contraste em relação ao da kodak). Agradeço a ajuda e se puder indicar algo, ficaria grato :)

vlw!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2015, 10:22:42
Vlw as infos galera!

Então Croix! Costumo usar o Superia X-tra 400 da Fujifilm, e foi justamente com ele que usei asa 100 na câmera por ter usado o Pro Image 100 da kodak. Costumo tirar fotos de rua, no dia a dia mesmo, nada profissional e gostei do resultado do x-tra 400 da Fuji (cores, contraste em relação ao da kodak). Agradeço a ajuda e se puder indicar algo, ficaria grato :)

vlw!

Eu nunca fotografei com esse filme mas pela pesquisa que fiz, parece que ele nao puxa muito bem, pelo relato que li. Por isso o resultado pode nao ser la muito satisfatorio se vc fotografar e revelar como ISO 100.

Nesse caso eu recomendaria fotografar o resto do rolo com ISO 400 e esquecer das fotos anteriores.


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2015, 19:17:05
O Tri-X PAN a 200 dá ótimos resultados.


W.Lazaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2015, 22:53:07
Olá. Pergunta: Você fotometrou para as sombras das cenas ou fotometragem normal (matrix ou média ponderada). Se foi fotometragem normal pode manter todo o rolo a ASA 100 sem problema, não se preocupe com altas luzes, elas vão ficar no lugar delas. Se esse for o caso você acidentalmente fez o que muitos de nós fazemos normalmente que é expor o filme a metade do iso da caixa e fotometrar para as sombras (+2 ev até +4 ev), você só terá um negativo mais denso, ou "a prova de balas" rs. Só fale com o seu lab para revelar a 400 mesmo e pedir para na hora de escanear ou ampliar ficarem de olho na correção de densidade. Seus negativos vão render positivos de cor mais pastel e contraste forte, mais ou menos como o trabalho do José Villa. Agora se você fotometrou para as sombras, bem...faça como o amigo acima disse...Abs.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2015, 23:39:06
O Xtra 400 aguenta na boa 2 stops a menos. Faça como o amigo falou, exponha o restante em ISO 400 e deixe o mimilab revelar normalmente. Na ampliação o laboratório compensará as subexpostas, cansei de fazer isso.