Autor Tópico: Ruído Canon 70D - O que é aceitável?  (Lida 8158 vezes)

Cleo02

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #15 Online: 28 de Maio de 2015, 16:49:22
Pessoal, esqueci de dizer que trabalho é com filmagem.


Cleo02

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #16 Online: 28 de Maio de 2015, 16:50:24
Pessoal, a lente canon 24 70mm f/2.8 LII encaixa na 70D, li algo sobre ela ser para full frame e algo sobre a lente ficar limitada pelo fator de crop da 70D. Trabalho com casamentos, qual a melhor lente (boa qualidade) para usar na câmera fixa que fica no tripé? Tem diferença entre lente canon 24 70 f/2.8 L, ou é a mesma coisa?
Trabalho é com filmagem.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 28 de Maio de 2015, 17:14:33
Pessoal, esqueci de dizer que trabalho é com filmagem.

Cleo mantenha-se no assunto do topico!!

Mas sim a 24-70 serve na 70D, so pelo fator de crop diminui seu campo de visão.

« Última modificação: 28 de Maio de 2015, 17:17:57 por Ricardo Ghion »
Ricardo Ghion


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 28 de Maio de 2015, 23:10:48
Bacana pela iniciativa. Alguns comentários:

a. Faltou elucidar se as imagens vieram a partir do RAW sem tratamento (imagino que sim)
b. Nessa condição de luz é perfeitamente aceitável 3.200
c. Faltou esse teste com uma cena cuja fotometria seja mais escura
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


FelipeSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 28 de Maio de 2015, 23:46:02
Bacana pela iniciativa. Alguns comentários:

a. Faltou elucidar se as imagens vieram a partir do RAW sem tratamento (imagino que sim)
b. Nessa condição de luz é perfeitamente aceitável 3.200
c. Faltou esse teste com uma cena cuja fotometria seja mais escura

Primeiramente, agradeço pelo elogio!

Sim, vieram do RAW totalmente sem tratamento! Bom, fico feliz pelo interesse do pessoal em algo mais profundo e vou tentar essa semana trazer algo mais detalhado com tudo sobre a parte de qualidade da 70D... Obrigadoo


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 29 de Maio de 2015, 08:04:32
Desculpem a ignorância, mas não seria mais interessante um teste com algum objeto com várias cores?

Ouvi dizer que o ruído é mais intenso em algumas cores, como o azul, por exemplo, do que em outras.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 29 de Maio de 2015, 08:51:01
Complementando o que o Thales falou:

Ruído, salvo algumas situações bem específicas é problema de pixel-peeper. Na prática dá perfeitamente para fazer uma impressão em tamanho bem razoável sem que o mesmo chegue a incomodar.Se o objetivo for impressão, ao redimensionar a imagem, muito do ruído simplesmente desaparece.

O objetivo de testar com uma imagem feita em baixa luminosidade é geralmente ver se as sombras não estão com excesso de ruido de croma ou mesmo hot pixels. A maioria dos programas que tratam imagens raw removem estes tipos de ruidos muito bem hoje em dia.

O ruido pode ter niveis bem diferentes dependendo da cor. Geralmente é mais acentuado em tons R, G e B puros e tende a ir para o lado do ruido de luminancia quando a luz é suficiente e para crominancia quando não. Ruído de luminância é bem fácil de tratar, é só não abusar da supressão, senão chapa os detalhes.

Por fim, a opinião de sites não deve ser levada 100% a sério sem que haja experimentação. Um monte de sites falam, por exemplo, que as Panasonic LX3/5 são ruins acima de ISO 400 e eu cansei de fazer fotos a ISO 800 que ficaram perfeitas impressas em 20x30 cm. Vai muito da situação e do saber tratar.

Não se preocupe muito com isso. Teste e veja a imagem no tamanho final pretendido. Não se prenda ao 1:1.




JulioRJ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 01 de Junho de 2015, 08:03:33
concordo com o AFShalders.

fora que pela quantidade de tratamento que a galera anda usando, uma redução de ruído é NADA. nem ligo em fotografar no máximo do iso ou até mesmo na expansão :D o momento é mais importante que isso tudo

"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds"


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 01 de Junho de 2015, 08:15:54
O maior problema que vejo em iso alto não é nem o ruido, e sim as cores que vão pro espaço.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Sanchesbmx

  • Trade Count: (38)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 438
  • Sexo: Masculino
  • Luz, Câmera e ação.......
    • http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx/
Resposta #24 Online: 02 de Junho de 2015, 22:45:47
AC. :D
Sanchesbmx
http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx
Canon  5D-MKIII /Canon 1DMK-IV /flashes 580exII-I 
Canon 24-70mmF2.8 L USM / canon 17-40MM f4 L USM
Canon.70-200mmF2.8-L-USM  /Sigma15mmf/2.8


FelipeSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 03 de Junho de 2015, 01:45:29
Bom, fico muito feliz que muitos tenham opinado sobre o assunto do tópico mas realmente cada um tem uma interpretação diferente sobre cada bem ou mal do ISO alto! Posso dizer com toda certeza que o momento é muito mais importante do que "miguelar" ISO para fotografar pela questão do ruído... Mas, seguindo com o intuito do tópico, trouxe dois exemplos a mais com grandes AC em iso alto principalmente na segunda ocasião que vou estar postando separadamente.

Neste primeiro caso fotografei um objeto com cores leves em luz natural e já neste teste percebo a queda de cores... mesmo assim sempre fico feliz com a minha 70D que está me dando muitas alegrias e realmente segura o tranco... vamos lá!

Obs:
- Fotos em Raw e fotografadas com tripé em modo de disparo 2 segundos
- Fotos com a "cinquentinha" em F/4 por questão de nitidez...


ISO 100 - 50mm - F/4 - 6s
iso100 by Felipe Sousa, no Flickr
ISO 200 - 50mm - F/4 - 3.2s
iso200 by Felipe Sousa, no Flickr
ISO 400 - 50mm - F/4 - 1.6s
iso400 by Felipe Sousa, no Flickr
ISO 800 - 50mm - F/4 - 0.8s
iso800 by Felipe Sousa, no Flickr
ISO 1600 - 50mm - F/4 - 1/2s
iso1600 by Felipe Sousa, no Flickr
ISO 3200 - 50mm - F/4 - 1/6s
iso3200 by Felipe Sousa, no Flickr
ISO 6400 - 50mm - F/4 - 1/13s
iso6400 by Felipe Sousa, no Flickr
ISO 12800 - 50mm - F/4 - 1/25
iso12800 by Felipe Sousa, no Flickr




FelipeSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 03 de Junho de 2015, 01:54:53
Complementando o que o Thales falou:

Ruído, salvo algumas situações bem específicas é problema de pixel-peeper. Na prática dá perfeitamente para fazer uma impressão em tamanho bem razoável sem que o mesmo chegue a incomodar.Se o objetivo for impressão, ao redimensionar a imagem, muito do ruído simplesmente desaparece.

O objetivo de testar com uma imagem feita em baixa luminosidade é geralmente ver se as sombras não estão com excesso de ruido de croma ou mesmo hot pixels. A maioria dos programas que tratam imagens raw removem estes tipos de ruidos muito bem hoje em dia.

O ruido pode ter niveis bem diferentes dependendo da cor. Geralmente é mais acentuado em tons R, G e B puros e tende a ir para o lado do ruido de luminancia quando a luz é suficiente e para crominancia quando não. Ruído de luminância é bem fácil de tratar, é só não abusar da supressão, senão chapa os detalhes.

Por fim, a opinião de sites não deve ser levada 100% a sério sem que haja experimentação. Um monte de sites falam, por exemplo, que as Panasonic LX3/5 são ruins acima de ISO 400 e eu cansei de fazer fotos a ISO 800 que ficaram perfeitas impressas em 20x30 cm. Vai muito da situação e do saber tratar.

Não se preocupe muito com isso. Teste e veja a imagem no tamanho final pretendido. Não se prenda ao 1:1.

Muito bem explicado AFShalders, realmente quando comprei a 70D não confiei em sites que falavam até em ISO 800 ser "impossível" de usar, cara... até mesmo em uma T3i se consegue imagens ótimas em ISO800...

Muito obrigado pelas informações!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #27 Online: 03 de Junho de 2015, 08:54:10
Esse ultimo teste só veio para confirmar o que eu tinha dito, com iluminação correta até em ISO 3200 fica tranquilo, e qualquer fotografo que se preze, seja amador o profissional, sabe usar muito bem a iluminação.
Agora faça um teste e pegue uma em ISO 100 em RAW e outra em ISO 3200 com redução de ruído aplicada no Lr em uns 25 e um pouco de nitidez tb, na tela terá uma diferença mínima, imagina uma ampliação de qualidade! "haters gonna hate" :hysterical:

Com a SL1 eu não tenho tanta liberdade em ISO 3200, somente em algumas situações, prefiro compensar no flash e usar ISO 1600


FelipeSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 03 de Junho de 2015, 15:38:21
Esse ultimo teste só veio para confirmar o que eu tinha dito, com iluminação correta até em ISO 3200 fica tranquilo, e qualquer fotografo que se preze, seja amador o profissional, sabe usar muito bem a iluminação.
Agora faça um teste e pegue uma em ISO 100 em RAW e outra em ISO 3200 com redução de ruído aplicada no Lr em uns 25 e um pouco de nitidez tb, na tela terá uma diferença mínima, imagina uma ampliação de qualidade! "haters gonna hate" :hysterical:

Com a SL1 eu não tenho tanta liberdade em ISO 3200, somente em algumas situações, prefiro compensar no flash e usar ISO 1600

Acho sempre que ela se sai muito bem nessas condições de luz, ISO3200 não vejo quase nada dela realmente horrível! 70D  :wub: Logo posto o segundo teste...


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 03 de Junho de 2015, 16:01:07
Nesse tamanho, até 6400 uso tranquilamente. Tem um pouco de ruído, mas pra mim que já deixei a fase de analisador de pixel ta bem tranquilo.
Mas temos que analisar em diversas situações. Uma delas é que as vezes queremos áreas de sombra mais marcantes, em que o ruído é mais evidente. E como fala um fotógrafo amigo meu: é bom testar as fotos de sua câmera em diversas situações. Em casamento por exemplo, é bom vc sempre ter a possibilidade de dar saída em sua foto no tamanho 60x30cm (uma panorâmica em albúm quadradro) em qualidade excelente.

Só uma dúvida, a foto com ISO 3200 não devia ter sido feita com velocidade 1/4? Ela tá levemente subexposta em relação a anterior, o que influencia no ruído, nem que seja minimamente.