Autor Tópico: Mercado Prostituido  (Lida 6046 vezes)

dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Online: 29 de Maio de 2015, 10:04:12
Olhando algumas ofertas de sites de descontos, me deparei com um fotografo que está fazendo o seguinte pacote:

4 horas de cobertura fotográfica com 250 fotos em DVD e 60 impressas por R$ 459,90.  :o
(não sei se posso enviar link da promoção ou da página do fotografo, então não coloquei mas salvei)
Fui olhar o portfólio deste fotografo e me deparei com fotos um tanto quanto assustadoras. Tudo bem, sei que não sou profissional e que minhas fotos ainda estão longe disso, mas até que ponto compensa cobrar um valor tão baixo para demonstrar um trabalho assim ?

Outra promoção neste mesmo site era de:
Ensaio externo para até 3 pessoas, 50 fotos em DVD e 10 impressas (13 x 18 cm) R$49,90  :doh:

Como disse, sei que estou longe de ser uma GRANDE FOTOGRAFA, mas fiquei um pouco assustada com esses valores e promoções, contando ainda que anunciando nesses sites uma porcentagem deste valor vai pra eles, ou seja, a pessoa ao fazer um anuncio desse é somente pra ganhar portfólio ?
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, 10:08:37 por dianazanotti »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2015, 10:11:38
Diana,

esse tipo de promoção, o cara ganha em escala e já foi discutido aqui algumas vezes.
Imagine que ele consiga 100 clientes. Multiplique o valor cobrado por 100.. vai dar um valor significativo não é?
Aliado a isso, tem um lance de divulgação do trabalho onde vai que a metade gosta do resultado dele e resolva fazer outra sessão ou sugerir para algum amigo... Acho que no fundo, está mais ligado à divulgação do que propriamente o valor promocional.



Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2015, 10:18:01
xiiiiiiiii.... Diana, vc vai ver isso de baciada por aí.

Não se espante, é assim mesmo. No início, vc fica p*... acha um absurdo... mas quando for conhecendo um pouco mais do mercado, verá que há espaço para todo tipo de serviço e preço.

Tem que buscar seu próprio público, sempre atenta a quem está cobrando próximo ou muito mais que você.
Abs.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2015, 10:58:14
EMHO

4 horas de cobertura fotográfica com 250 fotos em DVD e 60 impressas por R$ 459,90

vamos lá...

60 fotos impressas, o cara vai gastar uns 60 conto.

pra entregar 250 fotos, ele vai clicar umas 500. 100 mil cliques que um corpo certamente aguenta, são 200 eventos, então podemos pensar que a depreciação de um corpo de dois mil reais custa 10 conto por evento.

Mídia de DVD mais caixinha mais custos de impressão de capinhas e tal, 10 conto

A comissão dessas compras coletivas variam de 30 a 50% então, na média, esse cara pagou 184 pilas de comissão.

4 horas de cobertura, mais 2 de edição, gravando o DVD e tudo, são 6h de trampo

Vamos lá, tirando todos os custos em vermelho citados acima, 195 reais em 6h de trampo. Isso dá mais de TRINTA REAIS POR HORA.

Tem muita, mas muita gente nesse Brasilzão que não ganha trintão por hora trabalhada...

Se o cara fizer 20 eventos desse, ele tira "de salário" 3900 Dilmas... Convenhamos... Se o cara tá trancado num escritório, ganhando 1500 Reais por mês, ele tá muito, mas muito no lucro com essa promoção.

De novo, minha humilde opinião...

Eu faria? Não. Eu não faria evento pra ganhar 195. Mas o cara faz...

Quanto à promoção do ensaio, esse tá quebrado.... kkk
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, 10:58:37 por althoffj »
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2015, 10:59:40
Tem fotografo que faz de graca e tem fotografo que esta ate pagando para fotografar.

Muitas vezes tais fotografos sao apenas hobistas nao visando lucro, mas sim vidando apenas fazerem fotos que gostam. Qualquer valor que entrar entao ja esta valendo.

Outras vezes sao pessoas buscando qualquer oportunidade para fotografar, para assim ganhar experiencia, criar portfolio, etc, oferecendo valores baixos para quem esta mais atento a acessibilidade do servido do que qualidade em si.

Nem todo servico eh obrigado a oferecer qualidade e nem todo mundo eh obrigado a comprar qualidade. Quem vai em um Tesco nao esta procurando alimento gourme. Quem compra assento em uma Reyanair nao nao esta querendo conforto e mordomia. Quem se hospeda em hostel nao esta querendo luxo. E tais empresas deixam isso bem claro.

Pq fotografos nao podem oferecer precos mais acessiveis, com a promessa de toneladas de fotos em um CD ao invez de qualidade? Se ha publico priorizando quantidade e despreocupados com qualidade (o que tambem nao eh errado), o que impede de alguem atender a demanda desse publico?



Pense que quem paga os valores mais baixos, dificilmente contrataria qualquer servico se nao houvessem tais valores baixos. E gracas a esses que cobrar valores baixos, muito mais pessoas sem condicoes de pagar um fotografo mais caro podem usufluir de fotos de ensaios, casamentos, etc.


Lembrando que gracas a prostituicao do mercados, hoje, nos classe media e classe baixa, podemos fotografar, dirigir, viajar, ver as horas em um relogio de plastico, desfrutar mais dosmprazeres materias tecnologicos e do beneficio capitalista, gracas a prostituicao do mercado que a China faz com sua mao de obra semi escrava.

Quem liga?


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2015, 11:26:53
Quanto você acha que alguém que ganha um salário mínimo pagaria por um ensaio?
R$500,00? R$1.000,00?....

A pessoa quer fotos, mas o que está dentro da condição dela é um ensaio de R$50,00, qual o problema? Ah, mas as fotos não são tops... quem está pagando sabe disso, mas quer um simples registro de sua família. Essa pessoa não tem o direito de ter fotos porque não pode pagar R$500,00?

E quanto ao fotógrafo que faz preços baixíssimos, se ele coloca este valor e sobrevive com isso, qual o problema?

Uma vez fizeram esse mesmo questionamento em um grupo de fotografia... a fulana fotógrafa que fez a promoção viu e foi dar o seu parecer. Ela tinha 3 filhos, separada, sustentava a casa sozinha, quem aqui sustenta sua casa e ainda tem filhos, sabe como é essa responsabilidade. Voltando... ela estava em uma dificuldade tremenda, as poucos clientes dela estavam pagamento o que ela pedia, até que chegou um dia que faltava o pão na mesa, o que ela fez? Ensaio de R$50,00, cara, ela conseguiu vários clientes em uma semana e salvou o mês, ficou tão feliz em poder sustentar os seus filhos e pagar as contas que continuou fazendo essas promoções.

Tem cliente para todo gosto, tem o que "QUER E SÓ PODE" pagar R$50,00 e tem o "QUER E PODE" pagar R$1.500,00.



dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2015, 11:38:14
Que fique bem claro que não estou JULGANDO a questão do preço.

Entendo que cada um paga o que pode, e entende que pagando mais barato pode não ter um serviço tão bom quanto se desembolsasse mais.

Porém a minha dúvida era saber até que ponto compensa esse valor, se realmente esse fotografo fez esse preço pra atingir um público que não pode pagar um preço alto OU se ele fez esse tipo de promoção pra ganhar portfólio.

Comecei a pouco tempo, e em relação a mercado fico bem confusa quando vejo esse tipo de promoção. Eu cobro um preço baixo, não desmerecendo meu trabalho mas ajusto ele ao que eu posso oferecer e ao público que tenho em minha volta, porém ainda muitas pessoas falam "da um desconto?" e fico pensando o que é caro e o que é barato em relação a cobertura de um aniversário onde o investimento já é grande, ou a um ensaio onde já está tudo incluso.

Fui no site dessa pessoa que fez a promoção do site de descontos e o que encontrei ? Fotos de casamento onde a noiva está com olhos vermelhos, o noivo com olho fechado, muitas fotos fora de foco, flash estourado na cara da noiva, fotos bem amadora (COMO DISSE, SEI QUE TAMBÉM COMETO MUITOS ERROS) porém na promoção dizia, "de R$1.500,00 por R$459,90" ...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2015, 11:59:42
Eu nunca fiz mas tenho colegas na área que já entraram nessas promos do peixe e cia. O cara sempre pensa que vai ficar conhecido e fidelizar o cliente, mas esse tipo de cliente é fiel ao preço baixo, não ao fotógrafo, então qualquer um que venha com uma promoção melhor leva facinho facinho.

A maioria é gente que tem uma relação difícil com o dinheiro, que não reconhece o fotografo nas fotos, que pensa fotografia em quantidade e não qualidade.

Isso sempre existiu e sempre vai existir, e não é só na área de fotografia não, em qualquer área é assim, esse tipo de aventura não estabelece, poucos profissionais sobrevivem mantendo essa estratégia, a maioria quebra ou deixa o mercado precocemente.

Cada um sabe quanto merece ganhar, e todo fotografo escolhe os seus clientes... eu escolho os meus...
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, 12:00:39 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2015, 12:07:33
Eu nunca fiz mas tenho colegas na área que já entraram nessas promos do peixe e cia. O cara sempre pensa que vai ficar conhecido e fidelizar o cliente, mas esse tipo de cliente é fiel ao preço baixo, não ao fotógrafo, então qualquer um que venha com uma promoção melhor leva facinho facinho.

A maioria é gente que tem uma relação difícil com o dinheiro, que não reconhece o fotografo nas fotos, que pensa fotografia em quantidade e não qualidade.

Isso sempre existiu e sempre vai existir, e não é só na área de fotografia não, em qualquer área é assim, esse tipo de aventura não estabelece, poucos profissionais sobrevivem mantendo essa estratégia, a maioria quebra ou deixa o mercado precocemente.

Cada um sabe quanto merece ganhar, e todo fotografo escolhe os seus clientes... eu escolho os meus...

 :clap: :clap: :clap:

Concordo 100%
Concordo também com os colegas acima, que resumidamente, disseram que cada qual sabe onde seu sapato aperta.
Não é questão de julgamento, mas há profissionais e públicos distintos para todas as áreas.
Se estivesse a beira de passar fome tbém poderia entrar nessa de oferecer serviços baratinhos.
Assim como se já fosse reconhecido no mercado gostaria de cobrar (bem) mais pelos trabalhos.

Essa questão de preços é complicada mesmo Diana... cada qual tem sua necessidade, expectativa, composição de custos e por aí vai.






fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2015, 12:10:46
Tem mercado para tudo.

Mas o que acaba ocorrendo é uma intersecção com hobby, que não ocorre em outra profissões.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2015, 12:32:16
Isso sempre existiu e sempre vai existir, e não é só na área de fotografia não, em qualquer área é assim, esse tipo de aventura não estabelece, poucos profissionais sobrevivem mantendo essa estratégia, a maioria quebra ou deixa o mercado precocemente.

Cada um sabe quanto merece ganhar, e todo fotografo escolhe os seus clientes... eu escolho os meus...

Discordo. A Kodak, Ford, Rayenair, Tesco, muitas lojas de usados, entre outros, sucessem usando tais estrategias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 29 de Maio de 2015, 12:36:13
Tem mercado para tudo.

Mas o que acaba ocorrendo é uma intersecção com hobby, que não ocorre em outra profissões.

Talvez nao tao evidente mas ocorre sim. Como os que vendem comida em trailers quase como um hobby e acabarem competindo com restaurantes. Ou familias que acabam usando espacos vagos na casa para receber pessoas, e no final abrem um albergue, competindo com  os hoteis.

Eu mesmo comprei a minha camera pinhole de um cara que comecou por hobby e hoje vende os frutos do hobby dele.


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #12 Online: 29 de Maio de 2015, 12:41:38
EMHO

4 horas de cobertura fotográfica com 250 fotos em DVD e 60 impressas por R$ 459,90

vamos lá...

60 fotos impressas, o cara vai gastar uns 60 conto.

pra entregar 250 fotos, ele vai clicar umas 500. 100 mil cliques que um corpo certamente aguenta, são 200 eventos, então podemos pensar que a depreciação de um corpo de dois mil reais custa 10 conto por evento.

Mídia de DVD mais caixinha mais custos de impressão de capinhas e tal, 10 conto

A comissão dessas compras coletivas variam de 30 a 50% então, na média, esse cara pagou 184 pilas de comissão.

4 horas de cobertura, mais 2 de edição, gravando o DVD e tudo, são 6h de trampo

Vamos lá, tirando todos os custos em vermelho citados acima, 195 reais em 6h de trampo. Isso dá mais de TRINTA REAIS POR HORA.

Tem muita, mas muita gente nesse Brasilzão que não ganha trintão por hora trabalhada...

Se o cara fizer 20 eventos desse, ele tira "de salário" 3900 Dilmas... Convenhamos... Se o cara tá trancado num escritório, ganhando 1500 Reais por mês, ele tá muito, mas muito no lucro com essa promoção.

De novo, minha humilde opinião...

Eu faria? Não. Eu não faria evento pra ganhar 195. Mas o cara faz...

Quanto à promoção do ensaio, esse tá quebrado.... kkk

Concordo com você. E digo mais:
1- Nas impressas ele não vai gastar R$ 60,00;
2- Na comissão pela quantidade e indicações ele consegue perder menos ;
3- Na depreciação do equipamento, recupera uma boa parte vendendo.
Então, como você mesmo frisou, o cara estar o dia inteiro no escritório por R$ 1.500,00 e se depara com esse mercado: "É negócio pra ele com certeza."

EMHO, o mercado mudou e os clientes também. Hoje é muito fácil produzir uma foto e vê-la impressa. Claro que não estou falando de qualidade (pra nós que conhecemos), mas pro público geral.
Na casa do meu irmão mesmo por exemplo, chego lá e vejo várias álbuns da UNIKO impressos com fotos das viagens deles. Fotos de celular misturadas com de máquina, outras envelhecidas, mas pra eles custou só a impressão e o tempo de colocar as fotos no software da UNIKO.
Aí te pergunto: Se não existisse esse serviço, eles pagariam uma pessoa pra fotografá-los na viagem e produzir um álbum? Certamente que não.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 29 de Maio de 2015, 13:00:32
4h horas por 500,00 é melhor do que ser freelancer de casamento recebendo 200-400 reais por mais de 8h.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


SRMuniz

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2015, 13:33:36
Penso que quem vai indicar o preço do seu trabalho, é o mercado onde você esta inserido, dificilmente você conseguirá ser um fotógrafo reconhecido sem começar por baixo.
R$500,00 Dilmas para um fotógrafo que esta começando, para fazer 500 fotos e entregar um DVD é um bom negócio, ou acha que alguém que trabalha e tem um salário fixo na faixa de 3-4 contos negaria um bico em um dia de folga por R$500,00, difícil....

Quando falo começando, digo em uma pessoa com uma.

60D ou T3i - sem câmera de backup (e como tem isto...)                       - 2000,00
flash Ex430                                                                                             - 700,00
Lente 50mm 1.8 + 18 55mm o kit - raramente um tamron 17 50mm      - 600,00
3 jogos de SDcard 16Gb                                                                          - 150,00
PC para editar as fotos                                                                            - 1000,00
Lightroom e Photoshop sem licença                                                         - 20,00 (na 25 de março)

Total R$4470,00 - ou seja em 9 eventos ele pagou o equipamento que provavelmente irá durar uns 100.

Agora pergunto não é negócio?